Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Fernando Gabriel

    Esse é um colunista inteligente e provocador delicado! Muito melhor que os doutores da USP que esbravejam nessa Folha apenas em busca de sucesso.

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    Considerando que o próprio "deus" que existe nas escrituras da três principais religiões que têm origem no oriente médio teve que mandar uma chuvarada de dezenas de dias porque "ele" mesmo não gostou do que os humanos que ele próprio criou estavam fazendo (e ele com certeza previu isto, ou não é onisciente), ele também odeia os humanos. George Carlin é que sabia das coisas.

    Responda
  3. LEANDRO DUCA

    Perfeito!

    Responda
  4. Tersio Gorrasi

    Como saber quem realmente ama a Deus ou só se diz crente de alguma forma? Como saber se um ateu realmente tem algum amor ao seu semelhante? Não há diferença, crentes veneram ídolos ou livros e ateus veneram o universo. Só muda o endereço da adoração

    Responda
  5. Rodrigo Soares

    Não tem nada de Deus. Brigam por território

    Responda
  6. Regina Célia Baldin

    Reflexão excelente!

    Responda
  7. Rives Passos

    "A crença de que só existe uma verdade e que você próprio está em posse dela é a raiz de todos os males do Mundo''. Max Born - Físico contemporâneo de Albert Einstein.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      O Borne do Max aguenta altíssima voltagem, parece.

  8. Rives Passos

    Vejam o que anotei: "Matei 2 homens, recebi uma medalha. Por amar um outro homem fui expulso do Exército ". Soldado que esteve na guerra do Vietnã.

    Responda
  9. ALAIN RUTA

    Sempre guerra em nome de Deus, em nome de uma religião. Olhemos a quantidade de organizações religiosas, observem seus ensinamentos que pouco divergem, as promessas são idênticas, seus cofres abastados. E tudo serve para vermos o nosso mundo com a violência aumentando, a falta de fraternidade é gritante, a palavra Deus de mais a mais vulgarizada, coloca-se a responsabilidade de ser ou não ser realizado, ou adquirido em um ser supremo.

    Responda
  10. Rives Passos

    "Confesso que, quando observo o fanatismo desses crentes, me sinto satisfeito de ser ateu. Até porque, de certo modo, contribuo com a paz. Uma das poucas coisas que todos os fanáticos concordam é: eles, sem exceção, me odeiam também.". Muito bom: parece que seu mandamento maior é: "Odiai-vos uns aos outros, como nunca vos ensinei".

    Responda
  11. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Deus, aposentou-se depois de criado o universo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Minha hipófise, caríssimo, é a de que Ele vazou do Brasil há não muito, e arrumou cidadania finlandesa. Ficou o filhote, em meio às goiabas. E não parece que resolve muito, não.

  12. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

    Ótimo artigo ! Parabéns pela inspiração!

    Responda
  13. Pablo Leite

    Excelente. Uma coisa extremamente contraditória é que a maioria dos cristãos não seguem o que Jesus disse. Aliás, creio que a maioria jamais pensou de verdade em uma única palavra do seu idealizador, porque se tivessem pensado, veriam que estão num barco que não é para elas.

    Responda
  14. Lilia Adão

    Concordo!!!

    Responda
  15. Edgar Candido Ferreira Candido

    Concordo com o artigo, acredito em Deus, não em religião. Religião para mim tem duas coisas em comum, cada um delas tem sua verdade absoluta e em todas elas Deus precisa de dinheiro.

    Responda
    1. Lilia Adão

      É o que sempre digo... o problema não é a religião em si mas sim as igrejas, em suas múltiplas faces!!!

  16. Raymundo De Lima

    Deus errou ao enviar sua tribo para a Terra Prometida? Ou Terra Sagrada? Prometida ou Sagrada, mas onde está o sagrado prometido que só brota ódio, desavença, segregação, fanatismo, terroristmo, guerras? Por isso que Freud preferiu visitar Athenas, Grécia, e nunca o lugar onde só produziu religiões e fanatismo. Realmente, Ricardo, onde há pessoas que amam Deus, odeiam os seres humanos.

    Responda
  17. Ricardo Arantes Martins

    E cá no Brasil muitos se dizem cristãos mas professam ódio e caos, prontos para trair a nação com um golpe e de Cristãos nada tem pois para eles o Messias é um Mito e são adoradores de Baalsonaro

    Responda
  18. Márcio Queiroz

    Deus um ser abstrato que só existe na cabeça dos que dominam através das religiões. Agora, se qualquer crente provar a existência de Deus. Dou 1 milhão de dólares pra ele, melhor, 1 bilhão de dólares. Quem quer tentar a sorte aí heim?

    Responda
  19. MATEUS VAZ DE S Sá

    Ateus, católicos, pastores, espíritas, umbandistas, etc... estão todos no mesmo barco. A dialética, a luta dos contrários, é o motor de tudo o que se produz neste barco, inclusive Deus e o Diabo independentemente da vontade do ser humano. No mais, vamos prosseguir na luta pensando que um dia moldaremos o mundo segundo nossa vontade.

    Responda
  20. Jadir Ferreira de Souza

    O ser humano sempre vai achar uma desculpa para odiar, três maiores exterminadores de humanos do século 20 eram ateus, Stalin ,Mao e Pol Pot.

    Responda
    1. Rives Passos

      Qual a religião de Mussolini, Hitler, Bush? Sinceramente, não é por aí a discussão.

    2. Rives Passos

      Stalin foi coroinha...pesquise.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Mataram muito mais do que as bombas atômicas. Mataram de forma sistemática inclusive seus aliados, que por uma razão ou por outra decaíram de seus gostos. Como diria um blogueiro de direita: quem mata um é assassino, matando muitos é conquistador, matando todos é Deus.

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      As bombas atômicas foram lançadas por eles ?

    5. MATEUS VAZ DE S Sá

      Em compensação Hitler era católico, amigo íntimo de Pio XII.

  21. maria eloisa montero miguez

    Atribuir ódio a Deus e isentar o homem de sua responsabilidade em cultivar e propagar o ódio. Ódio é sentimento dos homens!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      De deuses também. Janer Cristaldo, o blogueiro de direita, gostava de contar que se tornou ateu, após ler a bíblia de ponta a ponta. Depois daqueles morticínios do velho testamento tinha um apocalipse para não deixar dúvidas. Era brabão mesmo. Ele dizia que sua vida melhorara muito depoios da ruptura.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Feitos à imagem e semelhança. Lembra ?

  22. José Cardoso

    Bom. O Deus de Israel era dado a uns genocídios periódicos. Maomé espalhava a fé pela espada. E mesmo o cristianismo talvez não existisse hoje se Constantino não tivesse se convencido de que a cruz era um poderoso talismã militar, que o levou a ser o último imperador de um mundo romano unificado.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Não nos esqueçamos da cristianização das Américas. Genocídio dos bons!

  23. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Há um grande equívoco no título 'Vejo que boa parte das pessoas que amam Deus odeiam os humanos', pois não se trata de amor mas de idolatria, veneração ou obediência temerosa. Ninguém pode amar aquilo que exige conformidade e submissão...

    Responda
  24. Paulo Augusto

    E o pior: odeiam e matam em nome de uma fantasia....

    Responda
  25. Eduardo Rocha

    Deus sempre foi uma arma de guerra, uma espécie de bomba atômica das razões. Você aperta o botão da vontade de Deus e cabum! Uma ogiva de absurdo detona megatons de justificativa. Todo religioso quer no fundo ser um Openheimer, um destruidor de mundos, mas do mundos dos outros...

    Responda
  26. Carla C Oliveira

    Muito bom, Ricardo.

    Responda
  27. Ricardo Arantes Martins

    Não são Judeus, Cristãos ou árabes que amam ao mesmo Deus e vivem se matando, mas antes matam-se entre si e por muitas vezes invocam religião para justificar suas incurias. Veja no Brasil em que ditos evangélicos tem pastores que transbordam ódio em seus discursos fazendo com que fiéis ataquem a terreiros ou imagens católicas, sem qualquer respeito pois se intitulam donos da verdade

    Responda
  28. Marcos Benassi

    Ricardíssimo, estás atrasado, compadre: brazuca fostes, já o tinha sacado faz cinco anos. Nóis, cá, num têmo na vanguarda da ciência, não tamo mais esperto que o resto do mundo, nádegas: só levêmo tabefe continuado de evângelo-bozolóide, com direito a péssima estética e tentativa de górpe. Podes achar pouco, mas é risco, inclusive, de morte: quanta gente não foi pro beleléu - rima com céu - na Pandemia? Se for mulher e preta, peorou: evangélica ou não, aumentou o risco de sifú. Trans? Triplicou.

    Responda
  29. Edgardo Victor Olaszek

    Genial. O melhor resumo da maior tragédia da espécie humana : a religião.

    Responda
  30. Ricardo Lobo

    Ódio ao próximo, morte aos infiéis. Religiões. O entendimento do homem como ser racional, dotado de alma, permitiu o desesreito com os demais seres vivos do planeta. A terrível quebra de contrato com a natureza. Com relação a seus semelhantes estamos vendo agora o teatro de horror.

    Responda
  31. Joao Pinheiro

    São pessoas vis que deturpam as religiões para manipular as mentes que nelas creem a fazer o que eles querem.

    Responda
  32. Gil Carlos Dias

    Na verdade, os fanáticos sai um bando de idiotas que amam ser ignorantes. Do que, infelizmente, conseguem fazer um grande mal para a sociedade, quando bem manipulados. Malamalafaia e Magno Malte que o digam.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Opa, caro Gil, muita hora nessa calma: magno *Malta*. Malte, origem da breja e do Sacrossanto uísque, até fazem mal, em excesso. Mas não por princípio, como o senador.

  33. Pedro Cardoso da Costa

    Talvez Deus seja apenas o pretexto mais profundo e aceito sem contestações exacerbadas. Mas as pessoas iriam se odiar por qualquer outra referência. Como se amá-las, não existe receita; como se respeitá-las, existem todas as receitas possíveis.

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Sim, parece que neste aspecto a humanidade está progredindo (horizontalmente, claro). Agora é possível chá sem ar os outros sem recorrer a mais desculpas que seu próprio interesse, seja qual for, qualquer justificativa serve. Ficou até mais fácil para os ateus.

  34. Alaor Magno

    Deus é uma proposição analítica que permanece sempre verdadeira, uma vez que o atributo é uma repetição do sujeito (p.ex. o sal é salgado ). Os crentes usam como máxima por não terem respostas as suas insatisfações e fracassos diante do que não sabem e tem preguiça de pesquisar e se entregam de maneira bestial a cultuar ícones e a literaturas de baixa qualidade que são vendidas de porta em porta.

    Responda
  35. Ivan Bastos

    Amam deus, odeiam pessoas. Amam cachorros, odeiam pessoas. Amam gatos, odeiam pessoas. E la nave va.

    Responda
  36. Regina Fonseca

    O dia em que os religiosos aprenderem a deixar Deus em paz, acredito que teríamos mais paz.

    Responda
  37. Diógenes Moraes

    Amar a Deus é fácil. Difícil é amar o vizinho.

    Responda
  38. Francisco Blazquez

    Segundo Rap, o horror em nome de Deus vai prosseguindo, como voltou a acontecer nestas semanas. Estranho....tinha a nítida impressão que a guerra sobre disputas territoriais e do direito a existir de Estados...mas posso ter me enganado. Afinal não sou nem cientista geopolítico e nem humorista para entender profundamente do assunto.

    Responda
  39. Erica Luciana de Souza Silva

    O problema não é ser crente, ateu, candomblecista, umbandista, espírita, xiita, sunita, judeu, budista ou qualquer outra coisa. O problema tem a ver com o ser humano q, por essência, não aceita o q lhe parece diferente, insisti em dominar o outro e converte-lo ao q lhe parece ser o certo. Se cada um vivesse no seu quadro, não teríamos problemas. A questão do meio ambiente está nisso tb.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Oi Erica! Tempos atrás, minha cara, perguntou meu endereço. Use marcos.benassi em gmail, por favor. Um abraço!

  40. adenor Dias

    Me ensinaram desde criança, a adorar um Deus milagreiro, que envelheci e não vi! A cada dia que passa, os homens contradiz este Deus que só verei quando morrer! Imagine se meu cérebro apodrecerá na terra, como eu sentirei a benção de Deus, ou a rejeição? Outra contradição, se todos os humanos são filhos de Deus por que temo que controlar a natalidade? Se estamos fazendo filos Deus, pode fazer as pencas! Quanto mais filhos de Deus melhor...

    Responda
  41. MARCOS CESAR MORAES

    Ótimo artigo. Deus é um objeto q cada crente se apropria como melhor lhe conforta. Uma dose de egoísmo. A partir disso...

    Responda
  42. DANIELA FRANCO

    Texto BRILHANTE!!

    Responda
  43. Gaya Becker

    Boa parte das pessoas religiosas é chegada num fanatismo que noosssaaa!

    Responda
  44. Chiara Gonçalves

    Bom demais, gajo!

    Responda
  45. orlando gomes de freitas

    Verdade que ninguém diz,mas que todos sentem e,por medo da opinião alheia deixam de expressar. Acreditar em um ente místico em pleno século 21 é um descalabro, uma mentira que não se pode esconder,mas que é propagada por malandros,dito pastores,de toda sorte!

    Responda
  46. Neimar Oliva

    O problema não está em qual seja a sua fé ou ausência dela. O problema é se você é praticante ou não praticante. Até o ateu "não praticante" tem paz! Exceto em algumas manhãs de domingo se tiver campainha em casa.

    Responda
  47. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Maior verdade que publicaram até hoje.

    Responda
    1. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Só analisar e constatar.

  48. Sérgio Silva

    Me parece mais verossímil acreditar no Coelhinho da Páscoa e Papai Noel do que na existência de um Deus. Vida que segue.

    Responda
    1. Pablo Leite

      O coelhinho e o Noel existem, são criações comerciais bem documentadas para estimular o consumo.

  49. wilson mazza junior

    Muito bom!!!! Kkkk Deus ainda criou o diabo para punir no fogo do inferno aqueles seus filhos que pecam...

    Responda
  50. Fabio Campos

    E, mais uma vez, os comentários dão razão ao texto. Isso acontece muito por aqui.

    Responda