Luiz Felipe Pondé > No conflito entre Israel e Palestina, quem tem olfato treinado sente o fedor do antissemitismo de longe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Ponde eh um dos únicos que não apelam à coisas ridÃculas como falta de proporcionalidade de isr el. O Hamas já deu a proporção em 2014, 1 soldado israe lense por 1004 terroristas. Só não sei se vai ter tanto terrorista assim. Ponde vc eh um filósofo raso e populista, mas hj acertou em cheio. Continue assim
Eu sabia que o antissemitismo iria retornar com força com a popularização dessa tal teoria da interseccionalidade. Esse pessoal é binário, enxerga tudo como uma relação entre opressores e oprimidos. Uma espécie de submarxismo caricato. E para a lógica deles, judeus são brancos ricos, portanto opressores de árabes pobres (palestinos). O Hamas comeria esse povo vivo com torradas e chá pela manhã.
Bem por aà Tattana. Infelizmente as pessoas perderam sua humanidade e nada aprenderam com o holocauto. é a versão 2.0 do ant semitismo
A história ajuda; também a dissimular os erros do presente. Um estado binacional ou dois estados talvez lá longe seja a solução. E claro, se sonhar com os pés no chão vale a pena, um estado laico e uma pessoa um voto.
Isra el eh um estado laico, se tem dúvidas põe no google
Terroristas atacaram e a maioria destes morreu, por que matar a população do outro lado, apenas vinganca , isto resolve ?
Eu não sei pra quanta gente eu preciso explicar que os palestinos são vÃtimas do Hamas, e não, os terroristas não acabaram e eles dominam tudo em Gaza, se o Hamas baixar as armas, haverá paz, se Isr el baixar as armas, não há mais Jude us
Valeria a Pondé, a quem respeito muito, ler um pouco mais de intelectuais que dominam o assunto, como o professor Michel Gherman. Deixar de analisar o conflito estruturalmente por pertencer a uma das culturas, está muito aquém do que se espera de um pensador como Pondé.
Que sacada inteligente: imaginem viver em um paÃs governado pelo Hamas. Parabéns, grande Podé.
Texto clarÃssimo e irretocável! Parabéns, Pondé!
Apenas um analise sem julgamento. Você e sua famÃlia gostaria de viver em um pais governado pelo estado de Israel ou pela organização terrorista Hamas ?
Israel era parte do império Otomano até a primeira guerra mundial e os judeus lá eram tratados melhor que no ocidente. Aà os brancões europeus exterminar eles, e no fim da guerra ninguém queria eles. Então, numa solução racista como sempre, tiraram povos inteiros de onde estavam para colocar os judeus lá. O Pondé está incondicionalmente do lado deles não porque são judeus, mas porque são europeus brancos. O fedor do racismo do Pondé se sente dez mil km longe.
Pondé está certÃssimo.
Israel é um paÃs menor, ou do tamanho do estado de Sergipe, com uma população de cerca de 9 milhões de pessoas, rodeado de paÃses maiores, densamente povoados, governados por ditaduras, autocracias e teocracias. Não bastasse o ataque terrorista do Hamas, o Hesbollah, a SÃria e o Irã acabaram de ameaçar entrarem na guerra. Com tamanha covardia, o que será de Israel? Que Deus os ajude.
Decepcionado por uma coluna tão tendenciosa, por um articulista tão considerado...
Este artigo está fora do tempo e do lugar. Não é hora de discutir o antissemitismo diante da situação objetiva que temos: um exército muito bem treinado e equipado com armas de última geração combate uma população que nem exército tem. O Hamas eh abominável e o que fez mais abominável ainda, mas não tem tanques de guerra ou caças supersônicos. Basta um pequeno fragmento de alvenaria ser arremessado com força, devido à explosão de um mÃssil ou bomba, e bater na cabeça de uma pessoa, para matá-la.
5. Existem palestinos que apoiam uma solução de dois estados e não se opõem à existência de Israel. Por exemplo, a Autoridade Palestina, que governa partes da Cisjordânia, aceita a ideia de uma solução de dois estados, em que Israel e um futuro estado palestino coexistiriam.
É preciso morar fora de Is ael para abstrair e deixar de lado uma boa parte destas certezas. Afinal o que está em jogo aqui é o processo de paz. E ela não pode ser alcançada sem alguma concessão por ambas as partes. O cotidiano pal estino não é pacÃfico. É difÃcil esperar uma abordagem compreensiva por parte de quem sofre cotidianamente. O nome deste exercÃcio se chama "empatia". Wear their shoes!
Eu moro há anos em isr el e vc não tem ideia do que é a Cisjordânia. Não fala porcaria
4. Pondé poderia beneficiar-se de definições claras, evitar generalizações, considerar uma abordagem mais equilibrada, reconhecer posições matizadas e incentivar o diálogo construtivo. (Cont.)
3. O antissionismo abrange uma variedade de perspectivas e não se limita à oposição à existência de Israel como estado judeu. Algumas pessoas podem ser crÃticas de polÃticas ou ações especÃficas do governo israelense, especialmente no contexto do conflito israelense-palestino, sem advogar pela dissolução do estado de Israel. (Cont.)
2. Sugerir que o antissionismo tem raÃzes no antissemitismo é algo controverso, uma vez que o antissionismo abrange uma variedade de perspectivas. (Continua)
1. Pondé faz um vasto uso de ironia para enfatizar falhas na interpretação do conflito israelense-palestino, usando para isto cenários extremos. (Continua)
Perfeito. Segue abaixo a hipocrisia gemebunda dos humanistas de meia tigela: "limpeza étnica!", eles esbravejam no teclado... "genocidio palestino"... sem pensar que a população de Gaza cresceu nos ultimos 20 anos, que genocidio significa acabar com a população. Não importa, a ignorancia é o valor dessa gente.
Os extremistas dos dois lados querem a mútua destruição. Não vai dar certo. Anti-semitismo é um fato, existe. A solução de dois Estados é a única que pode resolver tragédia de dois povos. E fica cada dia mais difÃcil. Para os fanáticos de qualquer lado há um livro ótimo de Amos Oz, Como curar um fanático.
Como alguém pode considerar o Pondé um intelectual? Isso é um homem bobo, falacioso, que sempre age de má-fé. Não há de se ter respeito a um pulha dessa laia.
O texto eh excelente, parece que o problema é o leitor
Menos, Bráulio! Procure entender a ironia do texto e perceberá que é uma situação muito real e perigosa, prinicipalmente depois do que vimos os extremistas muçulmanos fazer com o Afeganistão.
Sim, palestinos são semitas. O fedor está insuportável!
E o que dizer do Filossemitismo ? Alega que existe o antissemitismo, para, a priori, desqualificar qualquer crÃtica a qualquer ação de Israel - Cortar água, comida, energia não devem ser criticados pois imperativos, antiterroristas. Bombas sobre a população civil de Gaza? São "animais humanos" (Baratas? Há não muito os que hoje fazem eram assim qualificados, já esqueceram...). Coutinho é filossemitista, Pondé é folissemitista e todos o adotam para fechar os olhos à barbarie "justificada"...
Você parece se esquecer que os israelenses (principalmente civis) foram covarde e traiçoeiramente atacados, José. E como você sugere que eles se defendam, se estão cercados de Estados hostis por todos os lados? Distribuindo flores?
Tivesse interesse pela História veria q Israel quando ainda não tinha território, TB foi um hammas.
Que artigo horrÃvel, ele distorce totalmente a questão. Ser antissionista não é ser antissemita. (Abner Nazaré Cândido)
Tão profundo quanto uma bacia de água, consegue ser pior do que Olavo de Carvalho.
Lembrando Nelson Rodrigues, do qual o Pondé tanto gosta: "ele tem um raciocÃnio tão profundo que se uma formiguinha o atravessar vai molhar até as canelas."
Gandhi, citado por Servan-Schreiber no prefácio do livro O Desafio dos Judeus, de 1988: “….Encontrei num livro de Cecil Roth um somatório variado do que os judeus trouxeram ao mundo, em literatura, ciências, medicina, artes, filosofia….É a ocasião que eles têm de acrescentar à sua inestimável contribuição o precioso bem que é a ação não violenta”.
Pondé perfeito, coragem para falar a verdade, por isso incomoda tanto. Parabéns !!
Acompanho o Pondé e o acho interessante. Mas este foi a sua coluna mais infeliz de todas as que li. Misturou sua crÃtica à esquerda, muitas vezes procedente, com a trágica situação da Faixa de Gaza. Totalmente inoportuna, rasteira e grotesca.
Mas esta foi a sua coluna...
Esse puxa-saquismo, essa tendenciosidade, esse humor sem graça em nada contribuem para a humanidade. Herr Pondé, pare de ofendé o bom senso!
Pondé poderia descrever também o mundo onde a extrema direita consegue fazer a grande Israel, afinal parcialidade quando declarada não é pecado, esse é o caso de sua coluna. Pelo jeito tá mal informado, não sabe que a extrema direita está no poder em Israel. Seria democrático o paÃs grande da extrema direita que quis garrotear o judiciário em Israel?
A mente dos filósofos imagina tudo, mas gostariam mesmo de ser profetas e assistirem todas as suas previsões acontecerem, Só que um profeta de verdade é ungido que procura evitar o pior.
Brilhante
Pondé você está ficando cada vez mais maluco. Ainda bem que sua platéia é pequena.
É sério isso? Como é possÃvel um artigo desse calibre! Inventa um faz de conta histórico que sinceramente agride a inteligência. Não sei não Folha, mas o jornal tá descendo vertiginosamente a ladeira com colunas desse quilate. Não tem nada de aproveitável parece que nunca leu nada sobre o tema, desconhece o debate sério de um conflito complicadÃssimo em termos históricos, destila preconceito e mais uma vez só interessa lacrar. Lamentável.
O Pondé seria um "treinado"? É isso mesmo? Esse sujeito bobo, querendo causar a qualquer custo, é um blefe em tudo, até em sua crÃtica ao antissemitismo.
Perfeito.
O Hamas e o Irã, assim como o ban dido Netanyahu, não querem e nunca permitirão a paz. Enquanto isso, inocentes palestinos e judeus são massacrados. Para que possam voltar à nervosa calmaria anterior ao 07 de outubro, a extrema direita israelense tem de deixar o poder.
Em nome do combate ao antissemitismo, Pondé defende o genocÃdio contra os palestinos, um povo semita. Quem só considera semita o judeu é racista. O judaÃsmo também condena o homossexualismo e não existe rabino mulher. Os judeus viviam em paz na Palestina antes do sionismo; os palestinos são mortos e tem as suas casas derrubadas depois do sionismo. O fedor do antissemitismo judeu contra os árabes também se percebe à distância.
A surpreendente fragilidade da defesa de Israel diante dos criminosos dos Hamas é o que mais deveria nos assustar. Os atacantes eram amadores, com as poucas armas obtidas apesar do forte bloqueio de Gaza (como conseguiram tantos foguetes?). Às vezes grandes potências sofrem derrotas rápidas como a França na segunda guerra. Para Israel, com inimigos bem mais perigosos que o Hamas, as consequências seriam muito piores que para a França ocupada.
Pondé está pra filosofia como Netanyahu para o Nobel da paz! Filósofo trend da revista Avon!
Begin foi Nobel da paz. Vai vendo
O texto peca pelo sentimentalismo. É incapaz de ser imparcial. Texto juvenil, tÃpico de adolescente raivoso, descobrindo o mundo. Presta um desserviço ao debate.
Que texto tão cheio de verdades. Deveria ser obrigatório nas escolas do Brasil. Sabendo que o mundo demorou despertar para o genocÃdio dos judeus por Hitler, agora muito me alegro vendo que gente tão influente como o Pondé, mesmo ateu, dissemina a verdade sobre o que está acontecendo. Sou professor e já vou levar esse texto aos meus alunos.
Seus alunos são judeus ?
Vixe, o cheiro de ranço não recomenda a leitura. Abraços a@s colegas de nariz mais resistente.
Que texto mais mal construÃdo. Primeiro que parte de uma premissa de que à esquerda brasileira apoia o fim do Estado de Israel. Segundo que alça o Estado Palestino a grupos radiciais, como Hammas e Hizbollah, que “assumiriam o poder”. Narrativa um tanto quanto limitada.
Não sei quantas vezes vi esse mesmo argumento. Tá engraçado - pelo ridÃculo. Grande parte da esquerda não gosta mesmo de Israel e não gostaria de que Israel existisse. E, sim, parte da esquerda apoia o Hamas. São verdades ululantes. Não adianta atenuar
Sim sim, a realidade é essa, o antissemitismo está em todas as Guerras. Porque isso? seriam os Judeus de hoje descendentes do Povo de Arão, no primeiro holocausto, que fez um Bezerro de ouro aos pés do Monte segundo a BÃblia? Sou mais cético, vendo os Bilhões que correm em todas as Guerras financiando os Amigos e os Inimigos a teoria dos "holocaustos" cai por terra e escancara a teoria do Money, esse é o Deus de hoje.
Parabéns pelo texto lúcido. Cuidado na rua para não se encontrar com os leitores deste jornal. Você corre o risco de ser agredido, decapitado e carbonizado. Afinal de contas são militantes das entidades pró Hamas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > No conflito entre Israel e Palestina, quem tem olfato treinado sente o fedor do antissemitismo de longe Voltar
Comente este texto