Luiz Felipe Pondé > No conflito entre Israel e Palestina, quem tem olfato treinado sente o fedor do antissemitismo de longe Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Artigo asqueroso, como o Pondé...
No conflito Israel e Palestina, quem estuda e não se deixa enganar por ideólogos direitistas com tu sabe muito bem que ali não há santos, Netanyahu é um notório corrupto que está em uma sanha para aleija o Estado de Israel, que criou um campo de concentração a céu aberto e que por consequência fortaleceu extremistas. Extremistas de direita precisam criar inimigos para justificarem sua incompetência. Só tolo para ir na onde de Pondé, o hype do autismo já passou?
"Filósofo" Pondé: o tiozão do churrasco.
Quando se trata de guerra, todos estão errado! Um dia deste eu ouvia dizer que o mundo foi globalizado, uma vez globalizado, deveria haver negociações entre os homens do poder que evitasse as guerras...
Semitas: Ãrabes e Judeus. Todos têm o direito de escolher o seu destino
No conflito entre Israel-Palestina, quem não é treinado percebe o preconceito árabe de longe. Leia Orientalismo, de Edward Said.
Que horror de texto, quanta ironia grotesca
Ponde está certÃssimo. São os judeus que construiram um oásis num pedaço do deserto. Se dessem para eles um pedaço do sertão brasileiro teria criado um outro paraiso aqui e certamente os ptistas, msts e psois iam protestar. Enquanto isso na palestina iria imperar as matanças entre as diversas facções xiitas, sunitas e outras que vão sendo criados.
Fico triste em constatar que um Dr. em filosofia pela USP não possa separar criminosos de vÃtimas (dos dois lados), e utilize um crime praticado para justificar outro, e ainda pior, utilizando o argumento do preconceito para justificá-lo. Triste sinal dos tempos que vivemos...
Credo. Esse cidadão é pago pra escrever esse tipo de coisa? Melhor contratar o chat gpt pra ser colunista da fsp
artigo inútil. comparar Hamas com Psol? um despropósito. FSP, escolha melhor os seus colunistas.
Maristela, o artigo é útil para quem contrata o colunista, infelizmente. Fiquei tentado a usar o canal de denúncia, contra os preconceitos exibidos em vários dos comentários aqui, porém o maior promotor do preconceito é o colunista! A fsp deveria agora por a mão na própria consciência.
Sugiro que o colunista se mude para Israel e nunca mais volte ao Brasil. Afinal, ele usa as colunas para enaltecer o governo de Israel, a polÃtica daquele paÃs contra os palestinos, etc etc etc. Vá filosofar em Israel, junto ao Bibi e aquele povo tão gentil e educado com os vizinhos desde que foi alçado a categoria de paÃs pelo brasileiro Oswaldo Aranha. E não esqueça de tecer loas a Oswaldo Aranha por esse ato na ONU. Desde então Israel tem sido um mar de rosas, um verdadeiro paraÃso!
Voce ainda esta na idade do (Brasil, ame-o ou deixe-o cara??)Socorro,tudo que voce tinha a dizer parou no inicio.Pessoas que usam este slogan ainda!! nao dà nem para continuar a ler!!Entendo que nao entendeu nada do colunista.
Essa é sua resposta ao que ele especulou? Tudo que ele disse ali não é verdade? Sugiro que tu sim te mudes para o Afeganistão. Mas não esqueça de uma lingerie com burka, claro
Sou comunista e contra o terrorismo do Hamas, também condeno o terror que Israel acomete aos palestinos há décadas. Pagar de santo com o sangue escorrendo pela boca não tá rolando mais.
Pondé usa o antissemitismo como panaceia em defesa de seu encantado ocidente judaico cristão.
O texto não fala absolutamente nada disso. Leia novamente.
Nossa, que texto grosso, rasteiro, total falta de respeito e empatia com o sofrimento das populações civis israelense e palestina, exploração da dor para um debate ideológico. HorrÃvel.
@vera Queiroz. Tão mal que disse: "vai de encontro" ao invés de "vai ao encontro". Sutilezas da lÃngua, desconhecidas por ele.
Augusto escreve mal e pensa que pode "orientar" o debate. Será?
Marcia, a sua revolta com o texto vai de encontro ao que o Pondé expôs: a hipocrisia de certos setores ideológicos que se recusam a considerar o Hamas como um grupo terrorista. Que é o que são. Entendeu?
O que leva tantas pessoas pelo mundo todo a abraçar o antissemitismo?
Tem razão, Augusto, os israelenses não querem dizimar os palestinos, eles querem apenas mantê-los num gueto (faixa de gaza) para que permaneçam do modo obediente e submisso, e se assim aceitarem continuarão tendo água, luz e entrada de comida fornecida por nações "antissemitas". Puxa...os israelenses são tão bonzinhos....
Elcio, de inde vc tira que o povo Judeu quer dizimar o povo Palestino?
Ó Deus, quanto antissemitismo no mundo... Por que os israelenses não podem dizimar o povo palestino sem serem perseguidos? Ó mundo cruel.
Qual é cara, então, ser solidário à causa palestina é ser antissemita? Você sabia que na Alemanha dos anos 30/40 defender judeus era considerado ser anti-ariano?
Credo, não é possivel, acredito que a Folha está acima disto.
RidÃculo!
Pondé colocando o dedo na ferida da hipocrisia da esquerda. Que são sim, antissemitas, em sua grande maioria.
Depois da colombina alucinada, aparece o Jr.
Como não tenho a MENOR esperança no ser humano ou a MENOR ilusão Rousseauniana sobre nossa espécie e comungo do espÃrito cético e niilista de Pondé, louvo o texto. Que os desgraçados ultra-racistas, ultra-homofóbicos, ultra-sexistas, ultra-antissemitas, estupradores e assassinos sejam punidos até a última munição do último fuzil de um soldado israelense. E que Deus nos livre da sociedade ainda mais homofóbica, sexista e teocrática pregada por essa turba raivosa e imbecil.
Leo, depois do seu comentário também perdi.
Concordo totalmente.
Esse texto é puro suco de preconceito. O macaco fala do rabo alheio e esquece de ver o seu próprio.
Não adianta explicar sr. João Larizzatti... seria melhor que o sr. desenhasse para o juninho.
Explique o que escreveu, Sr. João.
Concordo. Mas Luizinho está bem mais para pavão, que fala da feiúra do outro e não olha para seus pés horrorosos.
Esse artigo é horroroso, parte do pressuposto fake que os partidos de Esquerda apoiam o Hamas, e que defendem a violência que eles cometeram em Israel. Nao me venha citar apoio de perfil anônimos e irrelevantes de Esquerda que fizeram isso, eles nao tem nem identidade. O que PSOL e PT se opõem é que Israel mate a maioria dos palestinos em Gaza por causa da ação do Hamas.
Isso
Não é yoda a esquerda. Mas a sua maioria. Raras exceções.
Ainda bem que grande parte do povo judeu não pensa nem tem esse entendimento. O povo palestino luta por seu território assim como o povo judeu lutou e conseguiu em 1948.
Favor avisar o Celso Amorim, guru do Lula em polÃtica internacional. Ele e outros quetais da esquerda precisam de um belo choque de realidade. E não, não sei bolsonarista e abomino o coiso sociopata e todo o seu gado zumbi.
Ok, então você pode nos explicar qual o choque de realidade o atual governo brasileiro precisa ter? Esse seu comentário soou mais ou menos como um crÃtico da NASA dizer que a agência espacial precisa de um choque de realidade porque na lua existem muitas crateras.
Seria um paradoxo ou um sentimento reverso de atitude? Pondé expõe os palestinos da mesma forma que o povo alemão dos anos 30, levado pela propaganda de Goebbels, falava dos judeus: um povo atrasado, falho em caráter e humanidade, ao contrário do povo ariano, avançado e futurista. Fico aqui imaginando como seriam as matérias do Pondé se ele tivesse nascido naquela Alemanha e fosse um dos articuladores do jornal "Observador Racial". Com certeza não seria diferente do que ele escreveu aqui hoje.
Augusto, li e reli o texto do Pondé e não mudo minha opinião. No mundo atual não existe mais o antissemitismo, depois do fim da Alemanha dos anos 30/40 não existe mais o ódio aos judeus; existe apenas entre seus inimigos árabes seculares, mas esse ódio é reciproco dos judeus. Mas é sempre assim, toda vez que há rebeliões no seu "gueto" particular em Gaza os israelenses tentam lembrar o mundo que ainda são vÃtimas de "nazistas", como se não agissem da mesma forma que seus antigos algozes.
Elcio, não tem absolutamente nada do que vx falou no texto do Pondé. Leia novamente.
O Pondé está querendo se alistar no exército israelense para entrar em Gaza e fuzilar algumas crianças e mulheres palestinas? Afinal, como disse o Bibi, "são todos animais". Acho que o Pondé pode ser um pouco melhor que isso.
Excelente, artigo, Pondé! Espere que ajude os tribalistas identitários da FSP a refletirem mais e a regurgitarem menos militância.
Excelente para os cÃnicos que apoiam a extrema-direita israelense e o genocÃdio do povo palestino.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
É engraçado como certos ruminantes se incomodam com o comentário alheio: Israel é o estado mais progressista do Oriente Médio, e.g., é permitido o aborto, união homoafetiva, uso recreativo de maconha e a convivência pacÃfica com árabes. Já a teocracia imposta pelo Hamas...Onde estaria o extremismo?? Netanyahu não é um primeiro ministro bem visto pela população e é possÃvel fazer uma boa crÃtica à s ações de Israel sem endossar o terrorismo, os crimes do Hamas e o antissemitismo.É o que Pondé fez.
Na Alemanha dos anos 30 e 40 também existiam grupos identitários (embora não fossem chamados por esse nome na época e sim por "inimigos do reich"), eram os judeus, comunistas, ciganos, gays... Ah, e como essa gente regurgitou...
Militância de extrema direita pode né?
Um dos piores textos sobre a guerra em curso, sem análise, sem argumentos, sem discussão, pura viagem vaga, querendo ser irônica, sobre tópicos soltos, vaivém de nada. A FSP demitiu os que pensavam, deixou os confusos, ocos.
Augusto, um nariz menos treinado poderia sentir um odor de machismo no seu comentário... Quanta arrogância vomitada pelos defensores do Pondé, e por ele, nem se fale. Esse deveria ser o último texto desse senhor aqui nesse jornal.
Se eu achasse a opinião dele importante, pediria para você me explicar. Mas dispenso ambas, tenho outras fontes, ótimas e confiáveis.
Vera, leia de novo pra ver se vc consegue entender o ponto de vista colocado.
Surtou?! Folha, nada contra loucos escrevendo loucuras, elas são bem vindas... o surto aqui é de desonestidade, uma verborragia diversionista sem sentido algum! Vergonha alheia.
Luizinho, a história, deves saber, não se faz com SeÂ…Golda Meir e o popularÃssimo Bibi são a manifesta ação da extrema direita, não apenas desde Israel, mas no mundo inteiro. Existe uma esquerda em Israel que não citas, mas certamente sabes como a trata teu guru Bibi. Repito: vá te tratar dessa hojerizah à esquerda. Já és um senhor!
Este colunista só passa vergonha...ninguém é contra o Estado de Israel...e lamenta o que aconteceu a eles, mas seus métodos opressores ...Israel não quer justiça, quer vingança contra um povo que vem sendo expulsos de suas terras e sem direito ao desenvolvimento, mas o colunista é um desonesto INTECTUAL, não diz que quem fortaleceu o hamas foi Israel, quem vai sofrer a carnificina , o genocÃdio, a limpeza eticnica será a palestina... cuca volta pra escola, e vê se sprende história....
Texto horroroso. Lamentavelmente a folha virou um panfleto pró israel e qq besteira escrita a favor desse estado terrorista é permitida. Ponde se mostrou ser mais um boca de lixo ao escrever tanta besteira entre tantos neste jornal. Só se fazem textos pró israel, ou mostrando o ponto de vista dos judeus ou justificando esse genocÃdio. O que a folha está fazendo é propaganda de guerra, que é proibida pela ONU. Mas infelizmente no Brasil não se tem controle de nada. Força Palestina.
Edgar ALves, Assino embaixo.
Passo por aqui para alertar quanto à utilização de termos referentes a povos ou populações historicamente excluÃdos. Temos de ter cuidado ao empregarmos termos como "negros", "judeus", "palestinos" ou "mulheres" como agentes coletivos de dominação ou opressão. Assim, no atual contexto, ao nos referirmos à s polÃticas colonialistas ou de apartheid do Estado de Israel em relação aos palestinos, não utilizemos termos como "judeu" ou "judaico" para tratar daquele Estado ou de seu povo.
Há boas ironias e ironias idiotas. Mas a sua ironia rasa debandou para o cretinismo, mesmo para aqueles que como eu reconhecem o Hamas como organização terrorista e ditatorial.
Essa pessoa não tem vergonha de tanta indigência e desonestidade intelectual?
Pondé resolveu tirar a ferrugem que começava a aparecer em sua serra-elétrica!
Excelente texto. Claro, objetivo e verdadeiro.
Os atos terroristas do hamas foram hediondos, mas, por favor, alguém avise o Pondé que a notÃcia sobre crianças em uma gaiola é fake news. A imagem já estava no tiktok dias antes do atentado terrorista. Infeliz o paÃs cujos “filósofos” divulgam fake news, ainda que com bias intenções.
Sim há antissemitismo, mas a crÃtica ao estado terrorista de Israel ( que não representa o povo judeu) sempre é chamada de antissemita é um truque dos sionistas para se curar as criticas
A esquerda ficaria discutindo nos bares e as feministas teriam ideias inovadoras de como exterminar os homens. Torto Arado seria o novo Corão. Todos seriam todes. (A tempo: não sou do PL, nem evangélico; sou vitima da esquerda “correta”)
Gostei do seu comentário. Ainda bem que eu sou de esquerda e gosto de discutir problemas no botequim; bem melhor do que ser de direita e partir para o extermÃnio de inimigos imaginários.
No entanto, apenas no entanto, nos atentanto à realidade histórica, e não à essa distopia, enxergando o que acontece todos os dias, os palestinos continuarão vivendo em um Gueto de Varsóvia reinventado, com energia racionada, com 95% da água contaminada, com escolas fechadas, várias modalidades de violência. Imaginar uma distopia não nos aproxima da verdade, e a verdade é que existe é uma distribuição desigual de forças.
Vejam quantos comentários antissemitas. Hitler ri em Hades.
Deixe se ser desonesto, o que se vê são crÃticas a sionistas de extrema-direita como você.
Ok, então, se para você, ser solidário à causa palestina é ser antissemita, blz.
Perfeito.
Texto necessário. A esquerda é incongruente. A violência policial nos morros cariocas é abominável, mas o terrorismo do Hamas é "ato de resistência". Há violências e violências para a esquerda. Aliás, chamar os judeus de "colonialistas" é pressupor que eles não tem direito a parte alguma daquela terra já ocupada por eles desde tempos bÃblicos. Há violência bolsonarista e há violência esquerdista. São mais parecidos do que imaginam.
São idênticos.
Usar uma fábula para justificar roubar terras e matar pessoas e no mÃnimo falta de leitura de fatos reais falta de conhecimento histórico pra não dizer falta de humanidade
Nada de mais no front: o "inteligentinho Pondé" sendo... Pondé.
Perfeito Ponde, o resto é mi-mi-mi de militonto!
Que ser desprezÃvel! hoje e sempre.
Não entendi sinceramente, a matéria de Pondé, de quem admiro e sou leitor assÃduo, diga-se de passagem. Hoje, quem será massacrado, sem qualquer direito à defesa é o povo palestino, em nome da eliminação do Hamas. Isto feito por Israel. Ao afirmar que o objetivo do Hamas é a extinção de Israel, a recÃproca é verdadeira em relação a nação palestina (seja Gaza, cisjordânia).
Vontade de vomitar com tantos argumentos falaciosos vindos de um "filósofo"... Hoje você se superou, Pondé. Uma vergonha para seus pares. Deve ser muito ruim quando você se olha no espelho, né?
Texto i di o ta
Sinceramente, tive asco de ler essa matéria por completo. Com certeza, esse "filósofo" está adorando o castigo que o povo palestino está sofrendo, sem água, sem luz, sem comida, debaixo de bombas a cada dois minutos. Eu achava que o Pondé era um cara genial e sagaz, mas acho que eu estava errado. Cara, ser solidário ao povo palestino não significa apoiar ás ações do Hamas.
Não consegui ler até o final. Ele, basicamente, diz que defender a paz é ser antissemita. Graças a Deus outras pessoas compactuam com sua fala, inclusive eu.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > No conflito entre Israel e Palestina, quem tem olfato treinado sente o fedor do antissemitismo de longe Voltar
Comente este texto