Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Aderval Rossetto

    Precisam replantar com árvores, mesmo exóticas, desde a Ilha de Calor no MT uma faixa de duzentos quilômetros de largura até SP, para os ventos voltarem a trazer a umidade do Atlântico subindo Rio Amazonas.

    Responda
  2. Helio Souza Reis

    Só os trogloditas do agronegócio, os desmatadores, os madeireiros, os garimpeiros ilegais não se assustam com o Rio Solimões seco.

    Responda
    1. Albert Niches

      Sim, mas o que mudou no atual governo? Nada!

  3. paulo Raulino

    Isso é muito assustador, com reflexos para todo o globo. Que em definitivo sirva de alerta para aqueles adeptos dos desmatamentos. As consequências serão irreversíveis. Por outro lado, a seca no NE brasileiros é muito pior, é cotidiano e a miséria e o sofrimento da população não tem paralelo no país. Mas ninguém está lembrando!

    Responda
  4. Dionisio DeBarros

    Isso eh muito mais assustador que o conflito Israel-hamas. Precisamos trabalhar duro e rezar para reverter esse quadro. Caso a devastacao da natureza persista, suas consequencias vao fazer do mundo um lugar insuportavel para viver daqui em diante.

    Responda
  5. Daniel Pimentel

    Enquanto a tiurminha monolítica do mercúrio, cloroquina e arminha na mão refestelam-se em seu habitat de feno, pagamos o alto custo e o mor.ti.ci.nio levado as últimas consequências pelo aped.euta, o delta da ignorância, o inominável. O plano ge.no.ci.da de extirpar os povos originários continua em curso com os atos dos 04 anos passados e os inevitáveis reflexos do estímulo a crimes, queimadas, boi, pária, familicia e liberdade para ser abjeto.

    Responda
    1. Albert Niches

      A devastação nunca foi interrompida. Nem em governos passados, nem no atual governo. além disso, o presidente anterior foi consequência, não causa de nossas mazelas politiqueiras, inclusive do teu deus ll.

    2. ARY OLIVEIRA

      O mundo inteiro queimando carvão, petróleo, querosene, madeira para produzir energia durante dezenas de anos e a culpa por esses efeito colateral e' o bozó, Atualmente nem indio quer mais tomar banho com água fria.

  6. Gustavo Michelin

    Isso aí é tudo culpa do Bolsonaro

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Ele não tem essa capacidade!

  7. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

    Que tristeza!

    Responda
  8. Eduardo Freitas

    Resultado da destruição da floresta amazônica. O problema vai piorar ainda mais.

    Responda
  9. Angela Oliveira

    Muito triste essa situação. Já viajei para a Amazônia algumas vezes, e nave#uei por vários trechos do Solimões. Em novembro do ano passado o barco em que eu estava pegou um banco de areia em numa área em que o rio, geralmente, é abundante. O Solimões é um presente da natureza, e sem ele não há vida para aquelas numerosas populações robeirinhas.

    Responda
  10. José Benedito de Moraes

    Falou, falou e nao apontou a causa. Desmatamento, garimpos ilegais ou grileiros? Ou todos?

    Responda
  11. Marcos Santo

    por mais soja nessa país do agro que faz bem #agroehpop

    Responda
  12. Gaya Becker

    Estamos vendo a herança maldita no ambiente criada no desgoverno do miliciano e seus aceclas, Ricardo Sales, por exemplo, que alguns paulistas elegeram para representar São Paulo.

    Responda
    1. Daniel Pimentel

      Não sei se o amor venceu viu Gaya, mas que foi interrompido o terror do extermínio de povos originários, de toneladas de traquitanas sepultando mercúrio em rios e afluentes, do óbvio ululante de não mais termos um limítrofe, doente, expressando seu monossilábico taokei…ah isso foi interrompido! Agora Gaya, sempre existiram aqueles que limpam o espelho quando a cara tá toda melada! Ricardo Saques deveria estar preso, e ainda acredito que será! Obrigado pelo seu comentário!

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Mas agora o amor venceu. O ex morador da Airbnb de Curitiba já resolveu tudo durante as viagens recorrentes ao exterior.

    3. José Benedito de Moraes

      Os ultimos 20 anos, 4 anos de governo opositor e 16 anos de governo petista. Tamos vendo a herança maldita. Milicianos do Lulla!

  13. Gaya Becker

    Estamos vendo a herança maldita no ambiente criada no desgoverno do miliciano e seus aceclas, Ricardo Sales, por exemplo, que alguns paulistas elegeram para representar São Paulo.

    Responda
    1. José Benedito de Moraes

      Os ultimos 20 anos, 4 anos de governo opositor e 16 anos de governo petista. Tamos vendo a herança maldita. Milicianos do Lulla!

    2. José Benedito de Moraes

      NPC

  14. marcos fernando dauner

    sojalândia !

    Responda
  15. Diva Negri

    O que foi desfeito em quatro anos, não será refeito em 10 anos!

    Responda
  16. Jose Feliciano

    João o desgoverno de fato fez muito para a situação atual: incentivou o desmatamento, as queimadas, a exploração a qualquer custo enfim promovem o caos ambiental. Porém o atual governo tem atuado bastante na reversão do desmantelo. Mas não é num passe de mágica que se reverte, além dos fatores naturais da época na região devido ao El Niño. Eu nasci naquela região e sei o que estou afirmando. Ainda bem que o desgoverno foi estirpado.

    Responda
    1. Márcio Santana

      Os insanos do fascismo miliciano são incapazes de demonstrar compreensão ou solidariedade, prezado José Feliciano. Para eles, somente o extermínio dos povos originários daria satisfação. São sádicos incorrigíveis.

    2. Marcos valerio André da silva

      João a questão é poder fazer algo tão rápido quanto a seca. A questão é que precisamos estar prontos para esta realidade, em anos de el ninho, está deva ser a realidade, pelo menos a nova. Precisamos reverter o desmatamento para tentar atenuar este processo.

  17. JOAO MORENO

    E o desgoverno federal nada faz?

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Preferia o desgoverno genocida? Perdeu, mané!

    2. CAMILO DE MELLO

      O atual sim, já o anterior é o responsável por esse cenário de horror climático.

    3. CAMILO DE MELLO

      O atual sim, já o anterior é o responsável por esse cenário de horror climático.