Equilíbrio e Saúde > Doença transmitida por gatos está descontrolada, diz pesquisador Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Matéria muito informativa e esclarecedora. O tÃtulo faz jus a realidade do descontole da doença.
Essa matéria é um completo desserviço, colocando a culpa nos gatos de uma doença que é tratável e que não é perigosa para os seres humanos, mas apenas para os felinos. Parabéns Folha pela manchete sensacionalista que vai servir apenas para que os gatos sejam ainda mais estigmatizados e mortos pelos homens.
Talvez, The Last of Us, nem seja tão ficção assim. A galerinha pra quem as palavras machucam deve estar em polvorosa.
Engrosso o coro dos inconfirmados com o tÃtulo da matéria. Demonizam os gatos, vÃtimas de tutores sem consciência que abandonam seus felinos, ajudando a disseminar a esporotricose, doença tratável porém com medicamentos de custo elevado pelo tempo de tratamento, em média seis meses.
A zonoonozes Dà O MEDICAMENTO E FAZ O EXAME gratuitamente, basta que as pessoas se disponham a levar os gatinhos até uma de suas unidades nos bairros ou da matriz em Santana. E o medicamento NÃO É CARO, comprei diversas vezes para doar por menos de 20 Reais uma caixa com 15 drágeas, vc só tem que pesquisar, mas a preguiça mental do brasileiro entre outras coisas resulta na falta de humanidade e compaixão para com um pobre animalzinho indefeso que não tem culpa NENHUMA desse estado de coisas.
É meio esquisito que o ministério da saúde não possa, com um canetada bem dada, modificar os processos de notificação, tratamento e fornecimento de medicações pra uma doença como esta, em franco aumento de casos. Tanta coisa se encaminha via caneta, qual o óbice, será?
Essa manchete é de uma irresponsabilidade total. Absurdo!!!
É importante reforçar que a esporotricose tem tratamento, cura e o diagnóstico dos animais pode ser feito em clÃnicas veterinárias. Por isso, o animal com suspeita de esporotricose não deve ser abandonado, maltratado ou sacrificado. Com tratamento adequado e informações corretas sobre os cuidados necessários, é possÃvel promover a cura do animal.
A esporotricose é uma micose profunda provocada por fungos da famÃlia Sporothrix – encontrados na terra e em materiais em decomposição, como madeiras, galhos, folhas – e que pode afetar animais e humanos. A doença se manifesta quando há contato dos fungos com partes mais profundas da pele, por meio de um corte. Também conhecida como “doença de jardineiro” ou “doença da roseira” – porque era registrada somente em zonas rurais e em pessoas que lidavam diretamente com plantas ou terra.
Foi uma péssima escolha editorial tratar uma doença séria é comum dessa forma, com essa manchete. Irresponsável e lamentável a escola de palavras.
Folha por favor editar matérias curtas, objetivas e com soluções do problema.
É preciso ter mais responsabilidade ao comunicar, ainda mais sabendo que hoje em dias as pessoas tendem a ler somente o tÃtulo. O gato infelizmente é uma vÃtima e um veÃculo, porém, o causador é um fungo que vem de plantas. Muito mais fácil culpar os gatos e chamar o centro de zoonoses para capturar, matar e cremar, invés de responsabilizar as pessoas, prefeitura ou quem quer que seja, pelo cuidado com as plantas. Lamentável a falta de responsabilidade com a informação.
A esporotricose existe há mtos anos e pessoas que jamais tiveram contato ou mesmo gatos se infectaram apenas mexendo em seus jardins. É conhecida como Doença do Jardineiro por acometer esses porfissionais que lidam com plantas e por anos foi desconhecida da maioria da população. No Rio, devido ao clima e geografia da cidade ela está disseminada há mais de trinta anos. Gatos são vÃtmias da doença devido aos hábitos peculiares desses animais que cavam a terra para esconder suas fezes e urina.
Descontrolada está a Folha no afã de assustar as pessoas e demonizar os gatos. Obrigada pelo desserviço na maneira acusatória e criminosa como a Folha induz pessoas afoitas a concluir que os gatos são culpados por essa doença. Fique tranquila Folha. Você vai ter outra chamada mais assustadora do que essa com a perseguição e outras atrocidades contra os gatos. Parabéns aos envolvidos e vivam com isso!
Da última vez que culparam os gatos, não deu muito certo.
Publicação mal formulada. Prejudica os gatos, sem ajudar os humanos. A Folha tropeça mais uma vez. Lamentável.
A folha é sensacionalista com noticias que causam sustos nas pessoas, sem limites e ética.
Matéria mal Feita com chamada tendenciosa, culpando o gato pela doença da qual ele é vÃtima. Ao invés de informar e buscar prevenir, visa propagar a desinformação e o ódio contra os felinos que já sofrem de mais por maus tratos estigmas da sociedade.
Estou perplexa, como é que um jornal como a Folha, veicula uma matéria desta. Dá vontade mesmo, de cancelar a assinatura, como falou um assinante aqui. Quanta ignorância!! O gato é vÃtima, tanto quanto, outros seres vivos. Este fungo vive na terra e ao cavar, o fungo se aloja nas unhas. Muito indignada.. não terminei nem de ler a matéria. Espero que a Folha avalie as matérias que publica com mais rigor. Basta, a quantidade de desinformação, ao qual somos expostos diariamente.
Por estas e outras, inclusive na parte polÃtica, já cancelei minha assinatura 3 vezes, mas, sem vergonha, e para não deixar de ler jornal, volto a assinar.
Eu cancelei minha assinatura da folha por conta de matérias como essas, que servem somente pra provocar matança de animais inocentes.
O que mata é a ignorância.
Mas continua aqui lendo e comentando...
Povo dorme com bicho, beija, cheira, lambe e pega doença.
Na vdd os maiores transmissores de forma geral são os humanos. Que msm sendo racionais não tomam os cuidados básicos de saúde.
Pior é quem tem esse tipo de pensamento. Doença pior não existe... E vc deve se lembrar que o pior vetor de doenças de tudo que é tipo é gente como vc, seres humanos cheios de preconceitos
Com humanos tb!
O caso é que quem transmite a doença não são os bichanos que convivem com os donos, pois esses, são cuidados. São os animais inocentes que são abandonados por pessoas irresponsáveis. .
ImportantÃssimo o alerta sobre a questão sanitária, mas é fundamental destacar a responsabilidade dos tutores pelo abandono dos animais, fator relevante para a disseminação de doenças. Deve ser salientada também bem a responsabilização por maus-tratos à queles que pretenderem agir causando danos a animais de rua e até mesmo aos que possuem tutores.
Na verdade isso está ocorrendo pelo desmatamento e falta de higiene humanas, ou seja, o HOMEM É O PRESPONSÃVEL e não o inocente felino, ele é apenaS UMA VÃTIMA. A doença sempre existiu, mas com o aglomeramento de pessoas nos gdes centros, dematamento e sujeira gerados por esses mesmos humanos isso se disseminoou e os pobres gatinhos que são abandonados aos montes nas ruas por pessoas irrsponsáveis que não crastam seus bichanos e abandonam os filhotes tornou o pobre animal a maior vÃtima.
La vem a matança de gatos. Pobres animais.
Coloca o alerta em letras garrafais no começo da matéria: "Em seres humanos a esporotricose é benigna, mas pessoas imunodeprimidas merecem atenção, porque nelas há a possibilidade de evolução para formas graves. É o caso de pacientes com HIV e câncer e idosos com o sistema imune comprometido, por exemplo"
Esse tipo de chamada só levará à morte dos gatos. Não adianta dizer que os gatos não devem ser maltratados ou mortos nas últimas linhas do texto. Desserviço!
 Miau!
Puxa Folha, os gatos já são animais domésticos cercados de superstições e preconceito e essa manchete sensacionalista ajuda a reforçar esse preconceito, ainda mais quando os proprios animais sao as principais vitimas desse descontrole. Mas, vale tudo por um clique, não?
Sensacionalista? Isso se chama informação. Eu não sabia dessa doença até ler a reportagem. Agora a imprensa tem que deixar de informar por causa do preconceito de alguns? Sem falar que no fim da notÃcia já deixaram o alerta.
Já resgatei muitos gatos das ruas, de situações de abandono e maus-tratos... apenas um deles apresentou sintomas, foi medicado, tratado, acompanhado e hoje está livre dessa doença. Criei um espaço amplo, todo fechado e seguro, gatificado com prateleiras, esconderijos, plantas, água corrente, ração de qualidade... todos são castrados, vermifugados e vacinados... sem acesso às ruas e vivem sua vida felina felizes e saudáveis....
Obrigada Andreson. Deveria haver no mundo, e sobretudo neste paÃs de néscios, mais pessoas como vc. Aqui a ignorância campeia e a maldade, prima irmã da mesma, serve a esses boçais como desculpa para maltratar ainda mais os pobres gatinhos que mal algum causam ao ser humano e que só estão aqui por obra de sua irresponsabilidade. Em Guainazes um gatinho foi morto a pancadas por estar com a doença - esporo tem cura, AIDS não, mas todos fazem sexo irresponsável.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio e Saúde > Doença transmitida por gatos está descontrolada, diz pesquisador Voltar
Comente este texto