Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivo Ferreira

    Religiões, câncer da humanidade.

    Responda
  2. Telma Saraiva

    Israel é um país minúsculo, com cerca de 9 milhões de habitantes rodeado de países densamente povoados governados por ditaduras, autocracias, teocracia. Quem está em guerra contra Israel? Governos que não querem sua existência: Hamas, Hezbollah, Síria, Irã. Espero incoerência da esquerda, mas a incoerência dos católicos, ortodoxos, luteranos me deixa surpresa.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Corrigindo: Hezbollah não é um governo, mas o braço armado do Irã.

  3. Telma Saraiva

    Eu não tenho dados estatísticos, mas desconfio que haja mais judeus cristãos do que árabes cristãos. Há judeus cristãos em Israel e espalhados no mundo todo. Por que eu não deveria apoiar a existência de Israel?

    Responda
  4. Felipe Vasconcelos

    Independentemente da simpatia por este ou aquele povo, o que é natural, não se trata de dizer que um é malvado e o outro é bonzinho, mas de buscar a possibilidade da existência de dois Estados, para ambos os povos, de modo que os conflitos cessem ou possam ser melhor administrados, evitando mortes.

    Responda
  5. Telma Saraiva

    Os protestantes históricos dão ênfase ao Novo Testamento, daí a espiritualidade ser mais centrada na Graça do que na Lei. A Bíblia é um todo indivisível.

    Responda
  6. Francisco Elias Fernandes

    Os católicos, ortodoxos e luteranos (protestante) dão um peso maior ao Novo Testamento daí a espiritualidade ser mais centrada na Graça do que na Lei.

    Responda
  7. Ney Fernando

    Nenhuma explicação para a adoração que os evangélicos dedicam aos bolsonaristas. Não tem nada a ver com amar seus inimigos, pois eles parecem ser bem amigos faz tempo e até impuseram ao STF o terrivelmente evangélico Mendonça (e o Kássio com Ká).

    Responda
  8. sergio ribeiro

    Já tinha visto esta explicação, porém fica sempre a dúvida: como pode Israel ser a terra dos eleitos se eles não reconhecem Jesus como o Messias?

    Responda
  9. José Cardoso

    Meu palpite é que, apesar do termo evangélicos, os protestantes dão um peso bem maior ao antigo testamento que os católicos ou ortodoxos. Isso porque a leitura da Bíblia sempre foi muito mais importante para eles. E a maior parte da Bíblia fala da história dos judeus habitando a região que hoje é a Palestina. O apoio aos israelenses é uma consequência.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Uai, Juliano, não deixa de ser uma explicação bastante razoável. Eu, incréu e muito mais simplório, cria que era somente uma confusão criada de modo proposital pelo tiozão da IURD, que me parecia - e, de acordo com sua explicação, erradamente - ter sido pioneiro no furto de símbolos judaicos e sua incorporação oportunista nos rituais de sua igreja. Isso sem prejuízo da igualmente oportunista aproximação Bozolóide de um certo "Judaísmo de direita" Brazuca, exemplificado pelos aplausos na Hebraica

    Responda
  11. Felipe Araújo Braga

    Do ponto de vista cristão, partindo dos evangelhos: os judeus - usados por Deus para o propósito da salvação da humanidade para preparar caminho para a vinda do Messias - rejeitaram Jesus. Eles não o aceitam até hoje. Muitos sírios, libaneses, egípcios e até palestinos são cristãos - e estão sendo perseguidos por Israel - então por que ficar defendendo os judeus? Até os muçulmanos crêem em Jesus, mas os judeus não!

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Eu só posso responder por mim. Israel compartilha os valores do Ocidente, da democracia, da liberdade. Lá você pode ter a religião que quiser ou não tê-la, ao contrário dos países de maioria muçulmana que queimam igrejas cristãs. O muçulmano que se converter ao cristianismo, perde o emprego, é preso e pode morrer. Veja o que a Arábia Saudita faz.

    2. Telma Saraiva

      Felipe, "vocês" ? O mundo evangélico é imenso e diverso, porém bem menor do que o católico. O seu problema é a generalização. Se os muçulmanos cressem em Jesus, eles não seriam muçulmanos.

    3. Antônio Augusto Soares

      De acordo, se os judeus rejeitam Jesus (toleram por conveniência), não se entende o porquê da postura dos evangélicos nacionais.

    4. Felipe Araújo Braga

      Telma, vocês defendem os judeus dizendo estar baseados na Bíblia, sendo que os judeus nem acreditam em Jesus! Os muçulmanos acreditam e muitos árabes são cristãos. Por que defender justamente os que estão contra Jesus?

    5. Telma Saraiva

      Outro problema: nesses espaços de comentários da Folha, vemos um ódio visceral aos cristãos evangélicos. São centenas ou até milhares de pessoas que não crêem em Jesus. Segundo a sua visão, por que elas podem não crer em Jesus e os judeus não? A sua mensagem tem mais problema. Escrevo depois, se for o caso.

    6. Telma Saraiva

      A sua mensagem tem vários problemas. Israel não está perseguindo egípcios, nem libaneses nem sírios. Outro problema: se os muçulmanos crêem em Jesus, por que eles não são cristãos? Qual é a sua religião?

  12. Gustavo Carvalho

    O artigo explica bem o que eu sempre disse: a culpa das atrocidades que acontecem naquela região não é dos judeus nem dos palestinos, é do gado evangélico. O mundo só vai viver em paz quando se livrar dessa peste.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Nunca perturbamos ninguém. Não temos representação no congresso nacional.

    2. Gustavo Carvalho

      Telma, vc acha que alguém quer o seu amor? Só queremos que vcs parem de perturbar o Brasil e o mundo.

    3. Telma Saraiva

      Glauco, parabéns. Você está próximo da santificação. Eu ainda não consigo amar um sujeito que escreve essa mensagem desavergonhada.

    4. MARCO Augusto

      Seu ódio de gado esquerdopata o define como possesso.

    5. GLAUCO NASCIMENTO

      kkkk...Eis que surge uma nova categoria de mensagem de extermínio em massa: contra todos os evangélicos! "Pai, perdoe-o, pois não sabe o que fala!" Esse é o típico "tolerante", que apenas dissemina ódio contra quem ele não gosta.kkk... Que DEUS o abençoe e mude seus pensamentos.

  13. Klaus Serra

    Não gosto de nenhuma religião, é um atraso para a civilização. Evangélicos são loucos por dinheiro e usam o nome de GZuz para arrecadar dos fiéis incautos.

    Responda
  14. Raymundo De Lima

    Sou do tempo que os chamados "crentes", "biblas", "protestantes", hoje evangélicos, divulgaram sua raiva aos judeus porque eles e os romanos cruxificaram e mataram Jesus Cristo. Mas com evangélicos norte-americanos, brancos, dominates nas rádios e tvs bolaram marketing pró Israel da "direita e ultradireita". Judeus ricos, evangélicos tb ricos? Mas quando Israel era quase-socialista com kibuts, Ben Gurion, onde estavam os cristãos?

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Culpar os judeus pela morte de Jesus nunca fez parte da teologia protestante. Em canais do Y2be , que tratam sobre a guerra, vejo isso, mas eles não são protestantes.

    2. Raymundo De Lima

      Outro engano e autoengano: Terra Santa, Terra Prometida, que brota ódio, guerras, mortes, não diálogo? Que marketing eficiente 'terra santa', há até turismo para 'terra santa', só para gente que não quer ver o outro lado da história e da realidade brutal. Que tal visitar a destruição da Faixa de Gaza e outros lugares 'santos'???

  15. Eduardo Rocha

    O sonho dos evangélicos é fundar uma teocracia no Brasil, ou seja, o mesmo sonho do Hamas na Palestina. E é claro que se arragoam herdeiros de Israel. Querem vínculo com quem tem poder. Alguém acha que os crentes ficariam do lado de algum pobre crucificado?

    Responda
  16. Paulo Augusto

    Defendem Israel porque faz parte da estória do livrinho de fantasias.

    Responda
  17. Cleomar Ribeiro

    ... crentes insurrecionistas não amam nem suas irmãs e irmãos! Vai amar seus inimigos? ... A guerra iniciada foi provocada e pontencializda por netanyhu e seus parceiros insurrecionistas, eles abriram as portas para Hamas atacar a população Israela!... Isto municiou evangélicos que odei não-evangélicos! Os crentes insurrecionistas sempre estão prontos para abrir fogo.

    Responda
  18. ISAIAS DA SILVA

    Juliano, menos. Não ter as mesmas convicções não significa ser contra uma religião. Tenho amigos pró e contra Israel e Palestina. Na sua lógica, tenho de parar de gostar de um deles. E você termina dizendo que vários evangélicos pensam o que lhes mandam pensar, como se fossem incapazes. Quem é o preconceituoso, eu ou você?

    Responda
    1. Rives Passos

      Parece que o Sr. não entendeu nada do artigo. Ele não propõe disputas. Ele apresenta a motivação para o que aí está? Sempre lembrando: "a interpretação literal da Bíblia é sinal de ignorância do intérprete". Esse é um dos motivos de ausência de Paz no mundo, desde sempre!

  19. NEY HAMILTON MICHAUD

    E o mais bizarro nesse imbroglio neopentecostal é que o estado de Israel tem políticas públicas que eles abominam e associam sempre à esquerda: legalização do aborto, descriminalização do uso da maconha e casamento homoafetivo. Ah! E não esqueçamos que os judeus não acreditam que Jesus seja o salvador....

    Responda
  20. Joao Quadros

    Numa boa isso me cheirou a um pouquinho de antissemitismo. Creio que os evangélicos não precisam de discurso anti-Israel para serem visto como legais. Não conheço um soh evangélico real que não esteja orando para D'us proteger todos os inocentes desse conflito ( de todos os lados). Os inocentes não são os covardes e pérfidos.

    Responda
  21. James Russo

    Meu caro articulista a meu ver a descriminação de evangelicos ocorre principalmente por causa de suas atitudes fortemente reacionárias em relação a todos os avanços civilizatorios, Vide preconceito em relação a homossexuais, ataques a políticas publicas de aborto, moralismo inacreditável e na maioria das vezes extremamente hipocrita, pois seus pastores são os primeiros a cometerem inumeros abusos inclusive de ordem sexual, machismo estrutural , misoginia, xenofobia e outros bichos por aí.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Quer dizer que ser contra o aborto ( considerando que o feto eh sim uma vida humana inteira), eh ser anti civilização??? Credo. Todos os oastores e evangélicos são hipócritas? E vc me parece seguir o mesmíssimo caminho de julgar sem conhecer. Credo duplo

  22. Jaime Souza

    Lamentável que a Folha de São Paulo tenha virado esse papel higiênico abjeto.

    Responda
  23. GLAUCO NASCIMENTO

    Baixei o ebook, vou ler e tirar minhas conclusões. Hoje em dia - após os ataques terroristas do Hamas- estão falando bastante sobre "Dois Estados". E muitas vezes, quando alguém comenta sobre isso deixa subentendido que é Israel quem não quer a presença dos Palestinos. Mas isso é uma falácia. Vide o caso da Cisjordânia, vizinha de Israel, com população palestina. Precisamos entender que política adotada por Israel ao longo dos anos para resolver a situação não foram as mais adequadas.

    Responda
    1. GLAUCO NASCIMENTO

      Isaías, meu caro, muito obrigado pela educada resposta. Não sou um especialista sobre este tema, e as poucas fontes das quais me informei mostram sim erros por parte do governo israelense. Mas não vi uma forma de "sabotar" o plano de "Dois Estados". Não quero parecer condescendente com os erros do lado de Israel. Mas entenda, o Hamas não representa os palestinos como um todo. Assim sendo, transformá-los em sinônimo é um erro. E acredito que quando tal grupo se desfizer, chegaram a um acordo.

    2. ISAIAS DA SILVA

      Glauco, Israel atende seus árabes melhor que a maioria dos países mulçumanos. Ok. Mas até aí o Irã também acolhe bem seus judeus. A questão aqui é que Israel sabota a política de dois estados com seus assentamentos. Não foram as mais adequadas é a maneira polida de dizer que optou por sabotar.

  24. andre pedrosa

    Pram im, a religião é o capim do povo, principalmente desses bolsominions mal...ditos!

    Responda
  25. Ricardo Arantes Martins

    Nada justifica o que o Hamas fez. Um gesto covarde e grotesco. Nada justifica o que o Estado de Israel vem fazendo nas últimas décadas que aumenta seus territórios sobre a palestina sempre que há um ataque terrorista. que nunca deixou que houvesse uma nação palestina, mas um povo sem reconhecimento internacional a fim de que pudessem resolver seus problemas e seguir com suas vidas.

    Responda
  26. Ricardo Arantes Martins

    Questão 887 do livro dos espíritos, Kardec pergunta: Jesus também disse: Amai mesmo os vossos inimigos. Ora, o amor aos inimigos não será contrário às nossas tendências naturais e a inimizade não provirá de uma falta de simpatia entre os Espíritos? e teve a seguinte resposta

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      “Certo ninguém pode votar aos seus inimigos um amor terno e apaixonado. Não foi isso o que Jesus entendeu de dizer. Amar os inimigos é perdoar-lhes e lhes retribuir o mal com o bem. O que assim procede se torna superior aos seus inimigos, ao passo que abaixo deles se coloca , se procura tomar vingança.”

  27. Telma Saraiva

    Estou aguardando os comentários cheios de ódio da esquerda brasileira.

    Responda
    1. Gustavo Carvalho

      Pode passar a sacolinha!

    2. Telma Saraiva

      Vocês são incoerentes. Ao invés de defender as minorias, como os ucranianos, vítimas de uma guerra sangrenta e expansinista, voces apoiam o imperialista e ultradireitista Putin que trata seu próprio povo no cabestro. Deduzo que vocês não têm ideia do que seja uma ditadura, não viveram na ditadura militar do Brasil.

    3. Telma Saraiva

      São tão previsíveis quanto os Bozol.

    4. Telma Saraiva

      Estão culpando os evangélicos pela guerra entre Israel e os palestinos!! . Aff...Só me resta rir. Vocês, petistas, são tão previsíveis.

    5. Ademar Adams

      Você fala em ódio da esquerda? Ninguém demonstra ter mais ódio que os bolsonaristas, como você. Sou de esquerda e defendo o amor que Cristo pregou. Israel ainda está no “olho por olho, dente por dente”.

    6. Antonio Carlos Orselli

      Faria melhor se esperasse ódio de quem é odiento por natureza, Telma. De gente que carrega a bíblia no sovaco e prega população armada e morte de trinta mil numa ditadura de extrema direita. Fique bem.

    7. edilson borges

      os comentários com ódio da esquerda brasileira são mesmo muito comuns, eu só não entendo bem pq odeiam tanto o campo progressista, que parece tolerar bem até os intolerantes. os conservadores que tem ódio da esquerda deveriam pensar melhor e canalizar seus esforços prá conseguir melhorar o mundo, cuidar da própria vida, olhar menos pro bumbunzinho alheio.