Ilustrada > Ideia de que agricultura foi revolução para humanos é mito, diz David Wengrow Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ricardo Arantes Martins

    As pessoas escrevem qualquer coisa para atingir a fama, vendas e dim dim. Simples assim.

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ... quando a população rural ( a população rural quando está sob ataque, caipira e roceira) somente tem acesso aos alimentos se tiverem dinheiro para comprar na rede de mercadosda Regiåo mostra que ESTA populaçåo está proibida de plantar suas sementes, batstas, mandioca arroz e feijão! Não tem terras para o plantio! ... A terra foi dominada pelos operadores de sistemas de escravidão...

    Responda
  3. Vlademir Colla

    Só sei que a agricultura, independente de que ela representa hoje, foi o início da nossa desgraça, o pecado original, só a partir daí os humanos precisaram viver do trabalho.

    Responda
  4. Henrique Marinho

    Totalmente oposto ao que diz Harari em Sapiens, e J Diamond em Colapso. Sou mais estes que o resenhado pelo colunista, que só deu um lado da história.

    Responda
    1. Henrique Marinho

      Caro José Antonio: interessante e construtiva sua crítica, muito distinta de outras que temos de comentários aqui na FSP. Abs

    2. José António Eleutério

      Prezados Henrique, li Harari, Diamond e este do Wengrow, que para mim, fez muito mais sentido, não só pelas sólidas evidências apresentadas mas porque é coerente com a diversidade e simultaneidade dos diversos desenvolvimentos sociais em diversas localidades sob diversas condições. Sds

  5. Ronaldo Almeida

    A matéria faz uma omissão fundamental: o trabalho foi escrito por David Wengrow e David Graeber. Wengrow não é antropólogo, é arqueólogo; antropólogo era o Graeber, que morreu em 2021. Para alguém que, sem qualquer informação ou fundamento, disse "preferir a Utopia" de Thomas More, um conselho: leia o livro. Quem possui um mínimo de informação perceberá que trata-se de uma obra de fôlego, riquíssima em evidências. Não à tôa, levou 10 anos para ser concluída.

    Responda
  6. Vinicius Oliveira

    Muito bom ver uma área nova (Antropologia) já estar dando seus frutos, para o bem da sociedade moderna com verdades que antes eram escondidas.

    Responda
  7. Thyrso de Carvalho Jr

    Eu prefiro Utopia de Thomas More.

    Responda
    1. Antonio Renato de Andrade

      Se você não pensar fora da caixa, não evolui e nem descobre novas possibilidades. Einstein disse isso de outra forma e Umberto Galimberte em seus estudos sobre a técnica.

  8. Antonio Bergamo

    Tudo leva a crer que nossa sociedade foi construída com o que há de pior do ser humano oriundo da Europa, é para pensar?

    Responda
  9. Celso Aparecido Florêncio

    É verdade que os Incas tinham organização social e "tecnológica" de elevada complexidade. Mas, igualitária, de modo algum! Era uma sociedade extremamente hierarquizada e socialmente desigual. Não sei onde o autor buscou tais informações. Mas, claro, pode ser uma abordagem equivocada da jornalista, autora da matéria.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Mas o autor fala de sociedades anteriores aos incas.

    2. Maria Lopes

      Um antropólogo respeitado e que faz pesquisa longa sabe menos que você? Que tal apresentar suas referências para as informações categóricas que faz? E que ele precisamente desmente.

  10. Eduardo Souza

    Faz sentido mas seria legal ter mais elementos pra entender a tese do autor aí.

    Responda
    1. Fernando Araújo

      Ele é autor do livro "o despertar de tudo", no qual este assunto é tratado, vale a leitura

  11. Emanuel Mello

    Tibunitim

    Responda
  12. Elvis Pfutzenreuter

    Indígenas também praticam agricultura, diversas culturas economicamente importantes foram domesticadas na América pre-descobrimento.

    Responda
  13. Júlio Pedrosa

    Muito confuso. Ou o pensamento do autor é difícil de compreender ou foi mal traduzido. Em todos os lugares a agricultura foi revolucionária e permitiu o surgimento de aglomerados humanos maiores. Acho que temos aí uma boa porção de anacronismo ao analisar Hobbes, Rousseau e outros pensadores.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Wengrow e Graeber contestam a noção de revolução da agricultura, defendendo que a domesticação de várias espécies arrastou-se por mais 3 mil anos, mesclanda à atividades forregeadoras. Tampouco foi um processo linear, por vezes interrompido em alguns agrupamentos para ser retomado mais adiante. Mostram, com abundância de evidências, grandes agrupamentos humanos cujas atividades eram a coleta e a caça. Mas, melhor é ler o livro.

    2. Luiz Carlos D Oliveira

      Concordo contigo Elzimar é Júlio, porém vamos analisar a Noção de "tempo" e "revolução" hoje uma revolução acontece em dias ou pouquíssimos anos, há quinhentos/seiscentos anos uma revolução durava mês ou muitos anos, (a difusão/divulgação dos fatos eram muito lentos) agora imagine isso a 4 Ou 5 mil anos atrás.

    3. elzimar fernanda nunes ribeiro

      Também fiquei confusa com o título, mas no corpo do texto está melhor esclarecida a ideia do pesquisador, de que a agricultura não teria surgido repentinamente num corte abrupto com as práticas anteriores, e sim que ela teria se desenvolvido de forma paulatina ao longo de milênios, num contexto de convivência com a coleta, a caça e a pesca.

  14. Pedro Luis S C Rodrigues

    Patético. Jornal publica uma groselha desse calibre, claramente um panfleto politico disfarçado de ciencia, e depois quer se colocar na posição de arbitro do que é ou não fake news

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      De onde você tirou isso? Como pode contestar um trabalho de pesquisa, levado a cabo por mais de 10 anos por dois intelectuais que lecionam ou lecionaram (Gareber morreu em 2020) nas melhores universidades dos EUA e Reino Unido, sem sequer conhecê-lo? Paté ti co.

    2. Maria Lopes

      Pretensão e água benta, cada um toma quanto quiser.

  15. Alberto Melis Bianconi

    Fico me perguntando se foi o jornalista que escreveu escreveu sem entender, nada ou se o tal antropólogo disse essas tolices mesmo. No século XVI Rousseau e Hobbes temiam que os indígenas do Novo Mundo contestassem a civilização europeia e as dominassem (afinal era uma ameaça, né mesmo?) com base em civilizações que existiram milhares de anos antes? Civilizações ricas, igualitárias e sem agricultura? Não canso de me surpreender com a imaginação humana.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Preguiça não, seletividade sra. Elizete. Se é isso mesmo que antropólogo diz, agradeço a informação.

    2. Elizete Barioni Abdala

      Ele explica essa tese no livro, o jornalista é que foi preguiçoso, assim como vc, q provavelmente não vai ler o livro e não se interessa em saber coisa alguma, a não ser repetir platitudes.

    3. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

      Nem é tão novidade o que ele fala nesse ponto: o colonizador desqualifica a cultura do colonizado para justificar sua conquista. Vemos isso ainda hoje em todo canto.

  16. José Cardoso

    Acredito que o surgimento de sociedades predadoras ocorreu em diversos lugares do mundo. Também nas Américas, Incas e Mexicas dominavam outros povos pela força das armas quando os espanhóis chegaram. A sociedade pacífica é superior mas instável, e acaba desaparecendo.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Desconfio que ela desaparece antes de aparecer.

  17. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Milênios de evoluções isoladas, às vezes entrecruzadas, produziram toda uma gama de sistemas agrários fundamentalmente distintos e com desempenho muito desigual, que ocupam os diversos meios exploráveis do planeta. Os sistemas agrários europeus enriqueceram-se com as novas plantas (batata, milho etc.) e especiarias (cúrcuma, pimentas etc.) provenientes das Américas, Ãsia, Ãfrica, Austrália e Nova Zelândia. A Europa se apoderou dos cultivos dessas outras regiões e as usou para área de cultivo.

    Responda
  18. JOSE EDUARDO MARINHO CARDOSO

    Milênios de evoluções isoladas, às vezes entrecruzadas, produziram toda uma gama de sistemas agrários fundamentalmente distintos e com desempenho muito desigual, que ocupam os diversos meios exploráveis do planeta. Os sistemas agrários europeus enriqueceram-se com as novas plantas (batata, milho etc.) e especiarias (cúrcuma, pimentas etc.) provenientes das Américas, Ãsia, Ãfrica, Austrália e Nova Zelândia. A Europa se apoderou dos cultivos dessas outras regiões e as usou para área de cultivo.

    Responda
  19. Cleomar Ribeiro

    ... valeu e obrigado pela conversa!!!...

    Responda
  20. Luiz Carvalho

    Na verdade o mundo contemporâneo é uma fake News soberba, invenção de nações que se tornaram poderosas às custas da destruição de comunidades muito desenvolvidas mas foram consideradas inferiores para serem aniquiladas e dominadas pelos “conquistadores”.

    Responda
    1. DORIVALDO SALLES OLIVEIRA

      Alberto, mas antes avalie bem. Lembre-se do Gal. Custer.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Basta considerar o vizinho inferior para conseguir aniquilá-lo? Bom saber, o mundo não perde por me esperar.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.