Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mario Kurtz Filho

    O responsável por isso é o ministério da educação... no governo petista com (2003-2018) 12 ministros... de 2018 em diante mais cinco ministros... como pode ter um rumo??? Educação no país nunca foi prioridade. E o mec avaliza isso.

    Responda
  2. Marcelo Fernandes

    Podem anotar aí: em breve teremos o doutor analfabeto, ou o analfabeto doutor. Tanto faz, a tragédia será a mesma.

    Responda
  3. Maria Izaura Cação

    Não tem graça não! Precarizar a formação docente incide, diretamente, sobre a queda de qualidade da educação recebida pelas crianças e jovens brasileiros.

    Responda
  4. marcos fernando dauner

    Faculdades PPP . o importante é ter o canudo . Para emoldurar e colocar na parede .

    Responda
  5. josé cláudio do nascimento

    O Brasil sendo Brasil. Nossos governos aumentaram a oferta de vagas através da diminuição da qualidade a fim de satisfazer empresarios e inflar as estatisticas.

    Responda
  6. Giovani Ferreira Vargas

    Petezada pedagógica perdendo o controle do ninho... Sindicatos de professores vendo seu poder minguar... Kkk

    Responda
    1. Geraldo Jorge Oliveira Goncalves

      O golpista ciumento fez a borrada e respingou em seus olhos. Bíblico: o pior cego é aquele que não quer ver o MDB.

    2. Paulo d'Avila

      como é que pode o cara ficar feliz com a constatação de que a qualidade da educação está caindo? Deve ser algum problema de cognição, para dizer o mínimo.

  7. valdonir estivalet teixeira

    Ensino também vivendo o momento fastfood. Pela janela de uma destas consigo ver aulas e até ouvir , as vezes. E aí, entendo o por quê o ensino virou um negócio e de qualidade péssima. Pobre Brasil, no processo inverso das melhores práticas no mundo.

    Responda
  8. Edson José Neves Júnior

    Essas aí não são instituições de ensino, são fábricas de diploma.

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      PPP

    2. josé cláudio do nascimento

      Infelizmente, é isso mesmo Edson.

  9. Arno Costa

    Fiz pós ead na uff e UFSCar. Excelentes. Agora estou fazendo um curso na facuminas. Um horror!

    Responda
  10. Arno Costa

    O primeiro gráfico está ao contrário.

    Responda
  11. SERGIO VICENTIN

    FSP em campanha pela privatização das universidades e pela precarização do ensino e pesquisas ?

    Responda
    1. Geraldo Jorge Oliveira Goncalves

      Não! FSP noticia a precarização da educação que resulta em leitor que lê mas não entende o que leu.

  12. renato leitao

    EAD é uma aberração.

    Responda
  13. Marcos Longaresi Carvalhães

    Bem feito, preferiram beneficiar empresários do ramo de universidades particulares, por intermédio do FIES, do que construir universidades públicas, em que pese que a doutrinação nelas é massante. Aí bateram no peito que estavam beneficiando milhões de universitários, que na sua maioria estão endividados, acho pouco e bom.

    Responda
    1. Geraldo Jorge Oliveira Goncalves

      Precarização da educação é acabar de ler a notícia de que o golpista Michel Temer do MDB afrouxou as exigências e afirmar que foi o PT. Taí o atraso geral, explícito e ostensivo.

    2. josé cláudio do nascimento

      PT expandiu as EADs particulares a fim de obter estatística e agradar empresário. PT não se importa com educação. Para Lula, o progresso é comer picanha ( ele mesmo disse isso na mídia).

  14. Gislene Maria Bicalho

    A formação docente pelo EAD é uma aberração. Normalmente, são pessoas com baixo nível de letramento, que pagam aos que têm condições para fazer os trabalhos, provas ou auxiliá-los nas atividades on line. Se esse processo fracassado de formação docente continuar, a educação brasileira, que está entre as piores do mundo, irá descer para o último lugar.

    Responda
  15. Marcos José

    Esse resultado para mim significa que abrir uma instituição de ensino particular é um bom negócio, uma grande demanda de alunos procurando diploma e assim melhores salários. A dúvida fica quanto a qualidade dos profissionais formados.

    Responda
  16. Cassio Silveira

    O problema é a especulação do ensino, é tratar a educação como negócio. Quais são os grupos de especulação educacional que mais lucram no Brasil? Educação é coisa séria, que só pode ser executada pelo Estado ou por organizações sem fim lucrativo.

    Responda
  17. joão moreira

    Axo qui vol contratar um profiçional formadu numa destas falcudadis

    Responda
  18. joão moreira

    Axo qui vol contratar um profiçional formadu numa destas falcudadis

    Responda
  19. Cesar Cusatis

    Essas entidades particulares de EAD são simples fábricas de diplomas e não contribuem em nada para a formação real dos matriculados. Ministro da Educação precisa agir!

    Responda
  20. João Batista de Junior

    É necessário fretar o EAD e ter mais fiscalização nos cursos existentes. Rever quais as especialidade que podem ser ministrada a distância.

    Responda
  21. daniel Rodrigues Santos

    A Crítica é mal formulada. Estudei em faculdade privada presencial e pública EAD. A EAD foi melhor. Mas o pessoal quer comparar os cursos Ead da UniEsquina que cobra 89 reais de mensalidade e tem polo em S. J. PONTE PENSA com os cursos da USP, que vc gasta uma fortuna pra entrar (poucas vagas e vestibular elitista)

    Responda
  22. daniel Rodrigues Santos

    A Crítica é mal formulada. Estudei em faculdade privada presencial e pública EAD. A EAD foi melhor. Mas o pessoal quer comparar os cursos Ead da UniEsquina que cobra 89 reais de mensalidade e tem polo em S. J. PONTE PENSA com os cursos da USP, que vc gasta uma fortuna pra entrar (poucas vagas e vestibular elitista)

    Responda
  23. Laudgilson Fernandes

    O pior é a qualidade deste ensino. Criam expectativa para milhões de jovens sujeitos ao subemprego, mão de obras em excesso, e salários sofríveis.

    Responda
  24. Geison Neves

    Por outro lado, é extremamente difícil entrar numa instituição pública superior. Jovens quase morrem de estudar para conseguir uma vaga na universidade. Outro desafio é estudar em tempo integral pois a maioria dos brasileiros precisam trabalhar. Por isso estão recorrendo ao ensino à distância.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      EXATO! É mais fácil se tornar um técnico do judiciário (bom salário) do que entrar na USP. Além do mais não tem USP em Rifaina, Monte Alegre do Sul, Pontal do Paranapanema.

  25. JAILSON DE BEZERRA

    Conheço sim. Não sou nenhum irresponsável para falar do que não conheço. E pelos comentários à minha crítica está clara a versão errada propagada. Não somos cidadãos de segunda classe simplesmente por não cursarmos o presencial.

    Responda
    1. daniel Rodrigues Santos

      Muitos críticos ao EAD nesse espaço estão com medo de perder a reserva de mercado.

  26. Assuncao Cristovao

    Não, ensino a distância não tem a mesma qualidade do ensino presencial. Como alguns alunos são muito aplicados e muitos professores (na maioria das vezes, só monitores) extremamente dedicados, alguns estudantes conseguem atingir seus objetivos, mas a maioria só consegue o diploma mesmo.

    Responda
    1. Geraldo Jorge Oliveira Goncalves

      Na presente oportunidade, sugestão a quem de direito: somente autorizar e reconhecer tutores e/ou monitores diplomados com as melhores notas em universidades de excelência tudo coletado, tabulado e controlado por autoridades reconhecidamente competentes. Competência, eficiência e primeiro mundo à vista!

    2. Julio Shiogi Honjo

      Vale lembrar que instituições renomadas, como Usp, há grande concorrência para o preenchimento das vagas, levando à aprovação apenas aqueles mais dedicados e preparados. Por conseguinte a tendência é serem bons profissionais, independentemente da qualidade do ensino. Então, o sucesso dos cursos não é só em consequência da competência dos docentes, mas também da qualidade dos alunos.

  27. Nelson Maria de França

    Desde criança ouço falar - aos berros - que "o Brasil só vai pra frente quando a educação estiver disponível a todos". Eis aí, a educação chegou! A Folha disponibiliza una coluna intitulada: "cuide-se". Eu digo o mesmo: "cuide-se".

    Responda
  28. Matheus Crisostomo

    Tenho dó das futuras gerações de alunos de escola pública.

    Responda
  29. Julio Shiogi Honjo

    Trabalhei com um colega que se formou em direito naquela faculdade de final de semana. Quem é do tempo antigo do sul de São Paulo sabe onde é. Trabalhava, estudava e fazia um bico num escritório de advocacia. Não mediu esforços para aprender e aprimorar, o que o levou à aprovação num concurso para magistrado. Hoje é desembargador com méritos. Então, a dedicação e a competência do aluno pode ser mais importante do que a qualidade do ensino. Pode influenciar, mas nem tanto.

    Responda
    1. Geraldo Jorge Oliveira Goncalves

      O dilema é justamente aí: seu testemunho é um caso de exceção e precisamos que a excelência seja regra como nas Harvard’s e MIT’s do primeiro mundo. Senão cairemos sempre no “a cada mil, e olhe lá!, sobressai um.”

  30. Evandro Luiz de Carvalho

    Muitíssimo simples, quem diploma é o MEC. Assim vc pode estudar até em casa, depois faz uma sequência de avaliações pelo MEC, se passar é diplomado.

    Responda
  31. JOSE RADA NETO

    Não há qualquer dúvida que 90% do ensino a distância é um engodo, que forma uma classe de profissionais sem o preparo adequado. A venda de diplomas universitários é o objetivo do ensino a distância e que interessa ao governo na medida em que supre uma mão de obra barata para atuar como professores ao mesmo tempo em que infla os índices educacionais do país.

    Responda
  32. Carla A R

    Um diploma desses não vale nada no mercado. Nada mesmo. Imagine um professor com 1400 alunos, a tristeza que não deve ser?

    Responda
  33. marcos fernando dauner

    Reza a lenda que quando um cidadão é pego na BR, com contrabando no veículo ,os remédios jurídicos são um "habeas corpus" para soltarem o cidadão e um "habeas carrus" para liberarem o veículo .

    Responda
  34. marcos fernando dauner

    Quando eu frequentei minha pós graduação , (faz tempo isso) , foram dois anos de curso, aulas todos finais de semana ( sexta feira á noite e sábado o dia inteiro) , com professores da USP que vinham de avião, de SP. . Agora é curso de Um ano, via computador, e um encontro , tipo happy hour, de vez em quando .

    Responda
  35. marcos fernando dauner

    Em breve irão criar cursos de C. Contábeis sem cadeira de Auditoria . Para formar aqueles que vão trabalhar naquela lojinha que quebrou e deve alguns bilhões de reais .

    Responda
  36. JAILSON DE BEZERRA

    Sou aluno de EaD pela UnB, e posso garantir que a qualidade é a mesma ou superior à presencial. Não estou entendendo o porquê dessa caça às bruxas ao ensino à distância. A quem está interessando essa cruzada? O péssimo profissional se forma até nas faculdades ou universidades de excelência.

    Responda
    1. Amanda Marques

      O problema está em utilizar a modalidade EaD exclusivamente para reduzir custos e ampliar o lucro, como fazem instituições de cunho privado-mercantil. Neste caso deixa de existir formação com qualidade.

    2. Julio Louzada

      E como vc pode garantir que é igual ou superior a algo que você não fez? Não digo que não existem cursos EAD de qualidade, mas com certeza existe uma máquina de produzir diplomas a baixo custos, que remunera muito mal os docentes e não garante qualidade alguma aos egressos que está usando essa modalidade para ganhar rios de dinheiro.

    3. marcos fernando dauner

      para "garantir" algo . v. precisa conhecer, profundamente, a realidade . V. conhece , profundamente, a realidade das faculdades e seus cursos presenciais ?

  37. marcos fernando dauner

    virou avakalhassão total ! Já vi grades curriculares de cursos de ADM sem nenhuma cadeira de Direito e nenhuma cadeira de Contabilidade . Como pode uma aberração dessas ? Só "Adm. do Oitavo setor" e coisas desse tipo

    Responda
  38. marcos fernando dauner

    Cursos feitos á distância ,"com sinal de fumaça" em fakuldades ppp ! que maravilha ! E nossos Conselhos Regionais de profissão tem coragem de registrar egressos disso !

    Responda
  39. Paulo Sarmanho

    A maioria paga mal os professores, cobram caro dos alunos, não fazem pesquisa, meras transferidoras de conhecimento e repassadoras de diplomas= formam péssimos profissionais. E viva a "iniciativa privada".

    Responda
  40. Rodrigo Costa

    Qualquer UniEsquina pode diplomar, via wireless, por uma razão muito simples: tá na moda.

    Responda
  41. Julio Shiogi Honjo

    Não há cursos de direito à distância, mas há advogados conges e leitores do Pequeno Príncipe de Maquiavel, formados então presencialmente. Os professores eram ruins ou os alunos? Como foram diplomados?

    Responda
  42. Francisco Paulo Almeida

    Traduzindo: a EAD está forçando as faculdades a diminuírem os preços do ensino presencial e a melhor solução encontrada pelo MEC é tentar proibir esse tipo de curso.

    Responda
  43. Gustavo da Silva Sabino

    Achamos os culpados! São eles que derramam profissionais mal capacitados todos os anos no mercado; de médicos e advogados até professores... O ENADE sempre mostrou os pífios indicadores de qualidade dessas mesmas instituições há quase duas décadas.

    Responda
    1. Gustavo da Silva Sabino

      Verdade! Citei mesmo... O resto foi de sua cabeça! Kkkkkk

    2. Julio Shiogi Honjo

      Gustavo, aprenda a redigir. Citastes especificamente "...de médicos e advogados...".

    3. Gustavo da Silva Sabino

      Meu comentário é sobre cursos prensenciais... Vc precisa ler mais as edições anteriores!

    4. Julio Shiogi Honjo

      Não há cursos de direito à distância, mas há advogados conges e leitores do Pequeno Príncipe de Maquiavel, formados então presencialmente. Os professores eram ruins ou os alunos? Como foram diplomados?

    5. Julio Shiogi Honjo

      Informe-se. Inexistem cursos à distância de medicina nem direito porque é vedado!

  44. Severo Pacelli

    Triste essa onda de cursos a distância. Um ensino para "inglês ver". Esse modelo de educação fraca e arcaica, favorece sempre a classe dominante e acalma o povo, hoje e sempre considerado gado manso no curral. O cara sai iludido com um curso tecnológico ou superior, mas sequer sabe matemática básica. Sequer sabe a história de seu país. Vive num mundo mágico de conhecimento raso.

    Responda