Ruy Castro > A vida em vão Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Esse texto me emocionou, admirável Ruy.
Eu tanbém me sinto triste, até deprê, com os inocentes pagando pelos pecadores. A empatia cada vez mais seletiva, oram pra uns e demonizam os outros, eis nosso legado religioso.
Acho que a inocência já foi morta pelos fanáticos.
Sempre que vejo um par de tênis 'made in Vietnam' lembro da inutilidade da morte e mutilação de mais de um milhão de pessoas naquela interminável guerra. Pouco depois do seu final, terminou a URSS, e o paÃs seguiu o caminho da China nas reformas de mercado. Guerra completamente inútil.
O Rei David já falava isso, lá é uma Terra Santa que as Igrejas e a ganância humana a transformaram em fonte de dinheiro através de dÃzimos e hoje, Indústria de Armas pelo Mundo afora. Aliás, é bom perguntar quem vende armas pra essa gente. Será que é o PCC daqui? Que consegue "roubar" metralhadoras de dentro de um Quartel Militar?
Rei David é aquele que mandou o marido (Urias) de Bet ir pra guerra, só pra o tal David ficar com ela? Quanta ética eles espalhou a partir deste ato? E depois o próprio foi endeusado, com direito a estrela na bandeira?
A resposta à sua última pergunta é só quem já estava lá dentro do quartel, não lhe parece? Tem de ser. Só pode ser. Não há como não ser.
Melancólico, né, carÃssimo? Eu não precisei chegar à "idade provecta": tendo alcançado a idade de proveta - fazer filho tá cada vez mais difÃcil, só garanto na base da proveta - só tenho a concordar com as idéias em seu texto, Ruy. Pr'aqueles de coração mole, é simples condoer-se com os desgraçados, a quem falta tudo; e, mesmo a quem isso não atinja, em não tendo nada a ver com o pato, levam na cabeça. Esse negócio de guerra é uma Herda - e quem se dá bem com ela (e há não poucos), o é igualment
Sem dúvida , não há vencedores em guerras onde jovens são levados a campos de batalha, mata outros jovens c/ele, mortos pela ganância ,desprezo e falta de empatia q governantes nefastos tem pela vida humana. C/sempre , Tio Sam está por trás destas batalhas , seja pelo comando de republicanos ou democratas , cultivando ódio e incitando sua continuidade . Hoje c/o veto a proposta brasileira de paz mostraram o q de fato são. A história os condenará mas isso não trará os mortos de volta.
Padre Antônio Vieira, 3 séculos atrás, disse e até escreveu que a História está ligada às "entranhas dos que sofrem" e isto inevitavelmente está correto mesmo nos nossos dias (ainda que seja formalmente escrita pelos hoje "vencedores")...! Não é consolo; é realidade...!
Carlos, meu caro, ainda há a possibilidade da história não condená-los coisÃssima nenhuma: lembremos que ela sempre é escrita por quem tá por cima da carne seca.
Nenhuma das vidas perdidas de ambos os lados foi em vão. Foram mortes trágicas, mas as pessoas tiveram vidas da melhor forma que conseguiram. Os israelenses, claro, com mais conforto, os palestinos com muito menos e bem mais sofrimento. Os palestinos mereciam uma vida com tanta dignidade quanto os israelenses, mas os governos sequenciais em Israel não permitiram. Mas a vida é única cada uma do seu jeito. E todas contam, menos para Netanyahu, seus ultradireitistas, e o Hamas, claro.
Todos sofreram e perderam.
Comentário perfeito. Parabéns.
assino embaixo.
Todos os 'players' perderam, todos sem exceção. E a vida foi jogada para as cucuias, infelizmente.
Jogamos vida para a cucuia na pandemia e assistimos a grande mÃdia postar foto do maior responsável vestido de anjo. Nojo.
Obrigada Ruy, vc expressa tão bem os sentimentos de tantos de nós.
Compartilhamos , mas temos que sair do nada .Como faz a ONU, nada.
Por que mantêm a foto do sujeito todo sorridente, mesmo se tratando de uma tragédia?
A insanidade subjugou a humanidade. E os herdeiros dos insanos jogam gasolina na fogueira, para saciar seus instintos sádicos. Assim caminha a desumanidade!
Essas guerras no Oriente Médio são complicadas e nunca acabam. No governo Jimmy Carter, há quase 50 anos, houve o acordo de Camp David, que resultou no assassinato de Anwar Sadat por grupos de guerrilheiros árabes. Após o Acordo de Oslo, judeus ortodoxos e fanáticos mataram o ex primeiro ministro de Israel Yitzhak Rabin. Parece-me que os radicais sempre infligem seus objetivos e não querem conviver em paz. Uma grande pena!
E por aqui copiamos o fanatismo , com direito a afirmar que a terra é plana e continuar elegendo-os.
Ruy Castro sempre lúcido e objetivo em suas análises. Essa guerra entre árabes e judeus não tem fim. É uma mistura de polÃtica e religião. Radicalismo de ambos os lados. Como resultado, mortes e mais mortes, a maioria de inocentes.
Tem que ir na gênese do conflito...Israel e invasor e ponto.
Toda guerra é suja, mas esta é imunda. Não e preciso dizer mais nada.
Sim, a mais pura verdade!
Toda a guerra é errada. E, como já ensinou o velho barbudo, sempre tem dinheiro nas suas causas. E como disse outro antigo, o patriotismo é o último refúgio dos @analhas.
Sem dúvida, um texto digno de Rolando Lero
E esse Michelin sempre de pneu furado, gado raso
Quem é vc? Que utilidade vc presta ? Um bun dão eu sei... Rs o as no de sempre.
Eu sempre quis saber porque gente deste baixÃssimo nÃvel intelectual e moral lê Ruy Castro. Creio ter descoberto: só para deixar um comentariozinho ridÃculo, para tentar diminuir um grande homem. Fracassam é claro, mas não se apercebem disto e sempre estão por aqui. Pobres diabos...
perfeito
Sem comentário!
Quando um indivÃduo não tem argumentos. apela para bordões.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Quando observamos a história e constatamos que o mundo vive num looping macabro infinito, realmente não da pra evitar esse sentimento de desilusão. Os valores humanistas infelizmente são lampejos de excessão nesse mundo bizarro. Basta com as ideologias.
Governo Bolsonaro não pode ser considerado ditadura meu caro escriba, teve eleições livres, o STF funcionando, o legislativo funcionando e a mÃdia opinando! Consideras isso ditadura???? By the way, na minha opinião o perÃodo de 64-85, apesar de governo radicalmente da direita , foi um perÃodo de desenvolvimento dos mais fortes para o paÃs!
Ele não disse que era uma ditadura, mas que estávamos a caminho. E escapamos por bem pouco. E sobre "o perÃodo de desenvolvimento dos mais fortes", bem, não tem nem como comentar.
Ary, você não percebeu o obscurantismo predominante durante este (des)governo e o caminho aberto para a ditadura rasgada que aconteceria no segundo mandato? O fato de ter eleições e Legislativo e Judiciário funcionando etc. não definem uma democracia. Mas se você encara como aceitável e normaliza o perÃodo 64-85, os tempos do Bozo lhe devem ter sido muito bons mesmo. E ficaria melhor num segundo mandato, não é mesmo?
Ruy, seu grande hipócrita, “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito”.
Um pneumático cheio de si e grávido de gás produz de graça o que ninguém pediu: nada.
AÃ, que lindooooo! E fino.
Os extremistas, na falta de argumentos, classificam os equilibrados de isentões e insistem para que eles façam participem de sua insânia. Ruy morno é dez.
Cara, desculpe mas vc tentando ser poeta fica mais ridÃculo ainda, se enxerga não ?
Isento e imortal!
Engano do autor: O Hamas alcançou seu primeiro objetivo: congelou o processo de paz entre a israel e Arábia Saudita. E o segundo também, ao estilo Isis: propaganda da causa com base em terrorismo e mortes chocantes.
Só perdedores, com destaque aos inocentes. Sem lado certo, todos errados.
Me associo a sua tristeza e frustração caro Ruy. Em gênero, número e grau.
Ambos os múltiplos lados: os americanos, com o veto esdrúxulo a uma resolução humanitária da ONU, e nós todos.
Pô, Ruy...Parei de ler no primeiro parágrafo... Então, a "ditadura" de Bolsonário foi pior que a de Getúlio e a de 64? Certos neopetistas tão extrapolando....
Onde foi que o senhor fez interpretação de texto, Carmel? A ditadura da cavalgadura "foi" ? DifÃcil.
Ô Camilo, quem vc pensa que é ? Vai tomar no seu culo, seu agasalhador de arbÃtrio.
Carmelito vc falando as neiras de novo, tá sem grana pro psicólogo ? Te trata moço, és muito idiotizado, continua na terapia pra ver se salva alguma coisa.
Lula e seus seguidores têm que descer do palanque...Já passou da hora....
Se instalada, seria. Com certeza. Para Bolsonaro deveriam ter morrido uns 30 mil e essa era a meta que ele almejaria se tivesse tido sucesso no seu intento.
Sim, o cara é um pândego. E engana bastante gente hein?
Essa "guerra" começou a 75 anos, nao a 10 dias atrás
Sim, começou há 75 anos, não há dez dias.
Acho que, como em qualquer guerra, todos os lados perdem. PoderÃamos ter aprendido a não chegar nestes extremos de sofrimento com as lições da história desde os tempos mais remotos. Mas parece mesmo que a guerra e os massacres fazem parte de nossa natureza.
Isso, Ana, como cantou Sting, "There's no such thing as a winnable war. It's a lie, we don't believe anymore"...
Saia de cima do muro. Não faz teu tipo . A periferia vai dominar o centro como sempre, na História.
Na guerra tem um lado que nunca perde: a indústria bélica.
Dói sim, amigo Ruy Castro. Dói ver tantos inocentes sendo massacrados, a maioria sem idade para escolher um lado. Opressores e oprimidos irmanados na dor. E quem não fica triste vendo essa marcha de morte diária tem uma pedra fria no peito.
Ahh Rui. Serviu como desabafo? Porque, cara, o pessoal de lá não esta nem ai para o que voce faloueo que você fosse la falar pessoalmente.
Eu assino o jornal e quem escreve está sujeito a elogios e criticas. Os horrores das guerras não começaram com o lançamento do iPhone pra cá, e quase a totalidade dos colunistas estão fazendo textos "piegas".
Como jornalista ele pode e deve expor suas ideias para seus leitores. Ninguém é obrigado a ler o que Ruy Castro escreve e muito menos tecer comentários sem sentido.
Pô Paulo, as vezes é melhor não dizer nada!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > A vida em vão Voltar
Comente este texto