Drauzio Varella > Planos de saúde estão num beco sem saída e a única opção é a prevenção Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
A verdade é que, gostamos ou não, a saúde é uma questão pública, pois o estado de saúde da população afeta a sociedade como um todo, inclusive economicamente. Assim sendo, um governo sério deveria encarar a questão com polÃticas públicas condizentes, a começar com programas de prevenção e atenção à saúde, senão vai surgindo um poço sem fundo onde no momento afundamos enquanto nação...
Hoje em dia tem paciente que vai ao cardiologista e o médico não mede nem a pressão arterial. Certa vez fui ao pronto socorro de um hospital do meu convênio com a pressão arterial alterada. O plantonista não me deu nenhum remédio pra baixar a pressão e já encheu minha boca de AAS e me levou pro centro cirúrgico pra fazer cateterismo. Resultado: não sabiam nem fazer o exame e no final de três dias de internação disseram que não era nada. Não digo o nome do hospital porque é vergonhoso pra eles.
Senhor Rubens, boa noite. Diz sim, precisamos saber pra evitar.
Pelo contrario, vc deveria nao so dizer o nome do hospital, como denuncia-lo.
Falou tudo!
A grande verdade é que os planos de saúde estão com mensalidades inviáveis para o grosso da população.
Os médicos são mal formados, como todos profitda saúde! Os planos de saúde um grande engodo!
Sou segurado de um plano de saude,,digamos conhecido,que adotou o sistema de coparticipação,25% em consultas e exames,claro procedimentos mais comuns,só que a transpsrencia passa longe 25% de quanto é a quem?existe uma tabela ou paga-se em cima do valor estipulado por médicos e laboratórios de imagens e outros. Fica a sensação de estarmos nas mãos deles. Oremos.
Infelizmente, os médicos não sabem mais diagnosticar. Só sabem mandar as pessoas fazerem mil exames para darem remédios errados. Hoje em dia não dá mais ara confiar nos médicos.
A prevenção deveria liderar as campanhas dos planos de saúde, checkups anuais e exames de sangue simples. Tem toda a razão o jornalista, no fim o custo benefÃcio para os planos seria muito maior.
Dr Drauzio não sabe da realidade da tal Estratégia Saúde da FamÃlia.
Quem está num beco sem saÃda são os contribuintes/usuários! É pagar pra morrer na maca! Ora bolas doutor!
Li um comentário duma pessoa dizendo que prevenção não adianta. Como assim ? Eu tenho um plano: todo estudante da rede pública dia nÃveis básico e fundamental, antes de ingressarem nas escolas teriam que fazer exames básicos, tipo hemogramas e etc.,. Só aà já seriam detectados pro lemas de saúde que, necessariamente, não impediriam de o aluno frequentar aulas, mas ficar aos cuidados do SUS, para resolver prováveis enfermidades. O resto é blá blá blá...
Os custos da medicina aumentaram é continuarão a aumentar no futuro. Não só pra planos particulares e também sus . Serviços médicos e medicamentos necessitam de pesquisas , que são caras , diagnóstico com custos elevados e abandono do tratamento preventivo.
Todas as áreas exigem pesquisas, que são caras. A diferença é que na medicina temos o corporativismo da classe, médica que se julga superior e manipula seus procedimentos e decisões para consistentemente aumentar sua remuneração (incluindo aqui a sonegação de impostos).
Dr.drauso foi perfeito esse o cara conheço pessoalmente duna gentileza em comum sou suspeito por ser fã dele
Dr. Drauzio parabéns pela coluna, mas senti falta de um aspecto importante que o senhor não comentou: a morte da clÃnica. Há muito ela deixou de ser soberana e os médicos, cada vez mais, se mostram altamente dependentes da tecnologia. Quase nunca um médico vai além da escuta da queixa e o pedido de um sem número de exames.
“A clÃnica é soberana” e o raciocÃnio médico ficaram no passado. Hoje é a tecnologia que prevalece.
Dr drauzio foi preciso e cirurgico em suas analises. Conhece bem o sistema. Parabens pela coluna
Não viemos habitar esse planeta considerado inferior na escala dos mundos só para compartilhar o mal. Nossa missão pequena ou grande é sempre para o bem de todos e o exemplo disso tem que partir de quem ocupa cargos públicos e recebem uma remuneração espetacular e desproporcional em termos éticos, mas não fazem nada de bem, ou seja, levantam e dormem anestesiados pelo ódio, o egoÃsmo e a mente contaminada pela corrupção em prol de si e de seus compadres.
Petróleo e mensalão que o diga!!
Quer achar uma saÃda para o beco? 1 - Todo servidor público, e seus familiares, do judiciário, legislativo e executivo, em todos os nÃveis, só podem ser atendidos em hospitais públicos. 2- Parar de aumentar plano de saúde em grupo em 26% contra uma inflação de 5%. Rápidinho os nossos preciosos impostos vão deixar de ir para o ralo.
Nacib, vou começar a pagar meus impostos com ilusão. Será que resolve?
De ilusão também se vive.
Tá louco? Imagina compartilhar a recepção de uma UPA, sempre lotadas, com a mulher de um General, ou com a filha do presidente da Câmara. Certamente vai ter carteirada. É capaz até de darem cafezinho e flores para essa gente. Num pode não!
Última vez que fui ao cardiologista foi há dois anos. No otorrino quando operei em 1994. Fui agora e querem fazer cirurgia. Da última, meu olfato declinou. Com 70 anos, estou evitando custos com plano de saúde. Entrego quase vinte mil de IRPF pro governo e não tenho retorno. Mesmo assim contÃnuo fazendo minhas doações.
A solução definitiva é desprivatizar a saúde. Fora os EUA, todos os paÃses de primeiro Mundo tem saúde pública de qualidade
Ed Deffe - parece nome de robô -, Drauzio é suspeito...Lembra da Gripezinha antes daquele. Carnaval fatÃdico. Mirar em exemplos de sistemas de saúde pública em paÃses desesenvolvidos é saudável. Porém, Deffe, não esqueça, estamos.no Brazil. Aqui , os problemas maiores para que alguma coisa "de. certo", continuam sendo a corrupção e a impunidade.
Paga-se na UE em geral a contribuição obrigatória por lei que dá um atendimento razoável e uma pequena parte das despesas e dos remédios para evitar abusos. Pode-se fazer um seguro adicional além do obrigatório. Não há filas de espera.
Minha parente de 40 anos paga 800 euros por mês pelo seguro de saúde complementar alemão.Não vai atrás de lugar comum. Tá cheio de mentiras e ilusões na internet.
Não é assim. Só Canadá e Inglaterra possuem sistemas universais. Nos outros sistemas há forte limitação do que pode ser atendido e em muitos há pagamento pelo atendimento, como na Alemanha. Igual o Brasil é muito raro. Só que um sistema universal careceria de muito mais recursos, a classe média teria que pagar muito mais imposto.
A SuÃça trabalha exclusivamente com seguros que são obrigatórios. Drauzio enaltece o SUS, mas conheço gente que espera anos por uma cirurgia. Os paÃses da UE tem saúde pública, mas bem fiscalizada.
D Berenice, até antes de Obama, os EUA não tinham programa de saúde pública. Conta a lenda que, inspirado no Planserv, um plano de saúde criado pelo governo baiano para atender o funcionalismo público estadual, e onde a mensalidade é proporcional ao salário do servidor, Obama criou o "Obama Care". AÃ, veio Trump e pam !
Por que as empresas não oferecem academias, fisioterapeutas...... conveniadas ou práticas de exercÃcio funcionais via vÃdeos..... ?
Os seguros de saúde privados alemães postam vÃdeos - sérios e bem feitos - para orientar os seus clientes. É justamente isto - prevenção - que o Dr. Dráusio se refere.
Folha, aguardo meu comentário sobre o "empréstimo" do FINEP, uma organização estatal,de $220 milhões , para o novo plano de saúde, do ex-dono da SulAmérica
Brasileiro precisa morar pelo menos 1 ano na Europa (Alemanha por exemplo) e aà vai saber que custa caro ir ao médico e entender que médico não prescreve receita e solicita exame a toque de caixa.
Exato. o brasileiro não conhece como funciona no mundo.
Cardoso, vc è parente se FHC ? Aquele, que disse que tinha "um pé na cozinha" ?
Falta um olhar para o lado do usuario do plano de saúde. A pessoa paga religiosamente em dia até que... não pode mais pagar... desiste, afinal nem todos são ricos. O que a operadora faz com a reserva financeira deste usuario? Gasta em Miami, faz propaganda. É indecente.
Com viagens nababescas duas vezes por mês para conhecer o mundo, pouco se importando com o limite destes gastos, certamente não sobra nada para atender a saúde dos brasileiros, não só daqueles que a duras penas ainda mantém um plano de saúde, mas, principalmente, daqueles amontoados no corredores dos hospitais do SUS. Triste
O maior indicador de saúde é a renda. Os clientes dos planos de saúde correspondem aos 25% da população mais rica. Consequentemente a prevenção não muda muito o custo da medicina, porque esse custo não está exatamente relacionado à saúde, mas a elaborações de serviços referentes a consumo, ou seja a estratégia de faturamento das empresas que atuam sobre a demanda pelo espetáculo secundário à carência psicológica nos distúrbios funcionais.
Nossa...Que visão elitista...E como que prevenção não funciona ? Jisus...O mundo tá acabando, mesmo.
Sim, verdade
Rasssssss você tem plano de saúde? Peça uns consulta psiquiátrica rsss
que bobajada, escreveu nada com nada. prevenção custa barato e evita tratamentos caros. controlar a glicemia e a pressão arterial, que não custa quase nada, é só orientação e medicação barata, esvaziaria as enfermarias de cirurgia vascular de uma forma que vc nem imagina. o custo de uma amputação, sem nem levar em conta o fator de incapacitação, só a conta do hospital mesmo, trata de um monte de diabéticos.
Cadê meu comentário, Folha ?
Acho que o tema é bastante sensÃvel para a folha, provavelmente porque os planos de saúde são grandes anunciantes. Também fui censurado em definitivo, por algo que não me parecia nada ameaçador.
Os planos verticalizados, como a Prevent, não padecem dessa mal, porque controlam melhor os custos da rede própria
Vc deve estar brincando. A consulta ‘robotizada’ e refém dos exames tem lugar comum na Prevent Sênior.
Recentemente,, essa mesma FSP publicou coluna dando conta de que o ex-dono da SulAmérica - o mesmo que vem dando carona em seu jatinho de Sarney a LulaIII - , conseguiu um "subsÃdio" de $220 milhões , junto ao Finep, instituição governamental para o setor de...Pesquisas...Essa dinheiro, ainda segundo o artigo da Folha, seria para que o ex dono da SulAmérica possa tocar sua nova empresa de saúde privada. Acorda, Drauzio! Acorda, Brazil !
Sou fã do Drauzio, mas sugerir que médico ganha pouco é forçar a amizade. Talvez seja pouco perto dos 500 ou 600 reais que eles cobram por uma consulta particular de 15 minutos. Se existe algum profissional muito bem financeiramente no Brasil, esse é o médico.
Não é a realidade geral.
Equivocado.
Os planos de saúde, boa parte deles é um engodo. A luta de todos nós deve seguir para o fortalecimento do SUS. Eu estava com aneurisma abdominal, tinha plano de saúde e precisava fazer a cirurgia urgente, mas jogavam de um canto para outro e nada. Até que graças a Deus, minha filha conseguiu uma consulta no Hospital Dante Pazzanese. Demorou um pouco, porque é muita gente, mas consegui fazer a cirurgia. Estou muito bem graças a Deus e os profissionais de saúde daquele grande maravilhoso hospital
Saúde não mercadoria, pelo menos não deveria ser tratada com tal. (Abner Nazaré Cândido)
Haverá uma saÃda. O lobby é forte.
Os hospitais tb são culpados. Qdo um idoso é internado, o hospital sabendo que este é portador de plano de saúde, começa a prescrever todos os exames existentes, Tomografia, ressonância, etc.. E depois a mensalidade do plano de saúde sobe significadamente por longos 6 meses. Qdo um idoso é internado, devemos acionar um médico conhecido para dar alta o mais rápido possÃvel para evitar infecção hospitalar e frear a sanha do hospital por exames e mais exames.
Tenho vários parentes, inclusive minha mãe, que morreram de infecção hospitalar. A internação em hospital tornou-se um perigo. Estão praticamente todos contaminados por múltiplas bactérias. Não dá mais para controlar.
A ausência de uma gestão eficiente na saúde pública, o SUS, empurra uma multidão para os planos de saúde. O governo precisa ocupar seu espaço na saúde, na segurança e na educação. A gente já paga - e muito! - por tudo isso. Mas não recebe nada em troca.
Pois é João. Com viagens nababescas duas vezes por mês para conhecer o mundo, pouco se importando com o limite destes gastos, certamente não sobrará nada para atender a saúde dos brasileiros, não só daqueles que a duras penas ainda mantém um plano de saúde, mas, principalmente, daqueles amontoados no corredores dos hospitais do SUS. Triste.
A constituição brasileira diz que saúde e educação de qualidade para todos é dever do estado. Não é de graça. Todo trabalhador paga impostos suficiente para ter saúde e educação de qualidade de primeiro mundo. E o salario mÃnimo suficiente para dar todo o conforto a uma famÃlia de 4 pessoas para que seus filhos cresçam fortes, sadios e inteligentes sem precisar de auxÃlios de ninguém. Falta os trabalhadores se unir e cobrar dos polÃticos e do judiciário o cumprimento dos seus direitos.
Ótima notÃcia. Tomara que seja verdade. Que quebrem. Disto, quiçá, nascerá polÃticas de saúde de igual modo prometido nas campanhas eleitorais. O que já tá ruim pode piorar ainda mais para brotar esperança de melhora.
Tá com peninha dos Planos, dotô ? Não esqueça que essas instituições, junto com bancos e operadoras de internet e celular, estão entre as maiores financiadoras das campanhas eleitorais de presidentes, senadores... E não esqueça de que elas "existem" muito pela ineficiência da saúde pública, que tem um SUS de pernas e braços abertos à corrupção. Saúde, Brazil !!
Dilmar, o que Drau,ii deveria estar fazendo seria cobrar uma devassa nas contas do SUS,além de uma cpi, ou cOisa que o valha, para escancarar a relação promÃscua entre planos de saúde e parlamentares e gestores. O buraco émais encima,gente boa.
Ele não está com pena dos planos, apenas constata que estão com um sério risco de quebrarem. E que sim, isso é um problemão, pois afetará não só as operadoras como também seus clientes e, de quebra, a saúde pública como um todo, queiramos ou não...
O que se vê é um descompasso entre os planos, o governo e os médicos e quem paga a conta é o paciente, que paga sempre mais caro e obtém um serviço cada vez pior. Inclusive os médicos e hospitais agem como se não houvessem gastos, com pedidos de exames excessivos e sem necessidade. E o atendimento é cada vez pior. Outro dia, eu que tenho um plano de Boa qualidade, tive que esperar 11 dias para obter o resultado de um simples RX. Um absurdo.
Os grandes culpados são os próprios médicos. Não sabem a causa da maioria das doenças. Qualquer médico hoje só sabe dar diagnóstico com imagens de tomografia e ressonância já com laudos. Raio x está obsoleto para eles. Suas consultas não podem ser baratas. Médico bom é aquele que cobra fortunas para diagnósticos ou cirurgias.
Bota culpado nisso...O governo autorizou, nessa semana, a criação de mais de 900 cursos de medicina. Espelunca, para receber cotistas e mauricinho s patricinhas que, de ido ao alto custos dessas escolas, querem se formar no mais breve possÃvel, para se formarem e, sem fazer a prova da Residência, irem as baladas gastar o dinheiro dos plantões. Deus cuide desses pacientes.
Empresas de saúde investir em programas massivos de reeducação alimentar e de incentivos à atividades fÃsicas, com algum tipo de compensação para quem investe na auto saúde, inclusive com redução no cálculo do vlr da mensalidade, que deveria ser customizada?
Então pague mais Arthur.
Saúde e Educação é dever do Estado. E ponto.
Alguns planos bastante conhecidos parecem ter decidido, inclusive, desrespeitar abertamente decisões judiciais em favor dos seus clientes, que pagam mensalidades cada vez mais altas...
Às vezes eu vejo os planos para idosos como as vendas de indulgências pela igreja católica, um dos estopins da reforma protestante. Se você pagar está seguro (com a vida eterna, se diria na época). Já fazer exercÃcios regulares, comer direito e beber pouco, (corresponde ao pecar menos de outrora) é muito difÃcil...
Seria interessante um artigo sobre a relação entre a derrocada do atendimentos público de saúde e o crescimento da saúde suplementar. o De quando a saúde deixou de ser direto para ser mercadoria. Vc destrói o público, mata um monte de gente por negligência, ou não, e aparece com a "solução". Depois diz que a solução é inviável e ... Tome dinheiro público!
Dr. Drauzio daqui á pouco o senhor será considerado um comunista se continuar falando das mazelas da saúde privada. Para pelo menos 30% da população, o SUS deveria extinto e esse negócio de saúde pública, médico da famÃlia, mais médicos, campanha de vacinação e prevenção são coisas de quem come criancinhas. Cuidado Dr. Drauzio, essa gente apoia que pobres paguem por saúde de primeira ganhando salário de quinta! (Contém ironia)
Ô Oliveira, se ligue...Dotô Drauzio não está falando sobre "asazelas" dos Planos,mas sim da aludida dificuldade financeira que esses Planos estado passando. Se ligue !
Quando temos um CFM que apoiou um ministério da saúde, que aprovou o uso de medicamentos sem comprovação cientÃfica para o combate do covid, já dá o tom da nossa angústia. Os médicos que deveriam ser punidos por conduta irregular, são defendidos pelo conselho de classe.
Ele não está afirmando que a culpa de tudo isso seja do ex presidente, apenas dando um exemplo, tirado da funesta gestão passada, de como o CFM não colabora para melhorar a prática médica, por politiqueiro e corporativista que se tornou (ou sempre foi)
Kkkkkkkkk La vem Bolsonário...Então, a culpa da Saúde pública tá uma merda, é culpa tb do Bozo ? Passa pano...Passa que limpa...SQN
Precisamos de mais médicos. Democratizar o acesso ao curso e a especialização em Medicina, sobretudo para a periferia. E também tornar a prevenção polÃtica publica. Mas, como o povo vai comer direito se uma lata de coca cola custa menos que um suco de fruta batido? Como o povo vai ter saúde se um kilo de cenoura custa mais que um pacote de salgadinho? Muita coisa precisa mudar... Muita mesmo...
É preciso considerar também a baixa qualidade, como um todo, do atendimento da maioria das operadoras. Uma realidade que se vive já a alguns anos.
Talvez seja também necessário melhorar a formação dos profissionais de saúde, além de passar um pente fino nos mais de 330 cursos de medicina no paÃs.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Drauzio Varella > Planos de saúde estão num beco sem saída e a única opção é a prevenção Voltar
Comente este texto