Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Cláudio Lopes Rodrigues

    A posição da Folha não se assemelha ao unilateralismo de ideias. Ao publicar o artigo do professor, demonstra o seu compromisso em estimular o debate e acolher opiniões divergentes.

    Responda
  2. Maria de Felipe Martinez

    A polêmica, se é que existe, resulta ridícula nestes momentos em que já não cabe qualificar como massacre o que Israel está fazendo em Gaza: trata-se de um genocídio segundo todos os parámetros. Estamos assistindo ao mesmo em tempo real e é bem provável que no futuro muitos se perguntem como foi que se deixou esse horror acontecer.

    Responda
  3. newton penna

    O terrorismo de Estado tem de ser qualificado como tal. E até agora, o silêncio do Tribunal Penal Internacional, que foi tão "eficiente" com a Rússia, é simplesmente constrangedor.

    Responda
  4. Domingos Sávio Oliveira

    Que dogma é esse onde o Estado terrorista de Israel não pode ser criticado, o Estado de Israel é tão terroristas quanto o grupo Hamas, Israel viola todas as regras internacional de guerra, viola direitos humanos e comete crime contra a humanidade ao promover extermínio de civis, não tem nenhuma diferença do Hamas, não tem como passar pano pra terrorista.

    Responda
  5. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Gaza é uma região sitiada, bloqueada e controlada em todas as suas fronteiras, inclusive o mar, mas ainda assim o Hamas consegue adquirir milhares de mísseis e armamentos pesados e planejar ações terroristas e invadir um país fortemente armado e vigiado, e não estamos falando de fronteiras cobertas por matas ou vegetação densa, mas de desertos e descampados. Tampouco falamos de grandes extensões de terras, Gaza é diminuta. Difícil explicar esses acontecimentos.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Explicando: O Hamas construiu túneis, para passar despercebido, e executar os cruéis ataques contra inocentes em Israel. A população palestina sempre foi vítima e não tem nada a ver com isso.

  6. Denise Ambrosi

    Sintomático.

    Responda
  7. Denise Ambrosi

    Nenhum artigo dessa Folha sobre o veto dos EU ontem sobre a proposta do Brasil na ONU.

    Responda
  8. Paulo Bruno Cardoso

    Ler o artigo de Nasser e afirmar que ele está fomentando o ódio e apoiando terroristas é uma coisa totalmente estúpida. Ou seria má fé dessa extrema direita que o Bozo tirou do armário.... o mundo inteiro sabe que Israel cometeu e continua cometendo inúmeros crimes de guerra contra os palestinos, além dos crimes de guerra ignoram totalmente o direito humanitário daquele povo que vive espremido numa faixa de terra totalmente controlada por Israel. Israel mata mais que o Hamas.

    Responda
  9. AILTON SOUZA

    Pergunto e a Folha o que acha da manifestação do Professor. Deveria se manifestar porque existe várias formas de se fazer terrorismo!

    Responda
  10. Luiz Gomes

    Infelizmente a grande imprensa brasileira simplesmente segue a mesma linha dos jormais americanos e europeus, nao havendo espaco para vozes dissonantes, do discurso de sempre. Falta coragem e vies critico mantendo.brasileiros simplesmente desinformados e sob uma unica otica. Lamentavel!

    Responda
  11. renato mocellin

    Esperar isso da Folha é muita ingenuidade. A Folha sempre foi subserviente aos norte-americanos e israelenses. Não condundir o povo judeu com o Estado de Israel, como não confundir o Hamas e o povo palestino. Estado de Israel e Hamas são terroristas, com a diferença que o poder do Estado de Israel é infinintamente superior. Folha continua sendo a porta-voz de um neoliberalismo canhestro e de um imperialismo decadente.

    Responda
  12. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    A folha considera o Hamas terrorista porque os eua os considera e jamais vai condenar Israel. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  13. Paulo Luizona Castagnao

    O professor, errado não está! O contra ataque de Israel foi infinitamente desproporcional. Mas o verdadeiro terrorista é Netanyahu, o qual a maioria do povo israelense repudia!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Hoje, porque até ontem parecia o Presidente vitalício de Israel.

  14. Maria Antonia Di Felippo

    Benjamin Netanyahu o Hitler do século XXI. Quem vai parar esse monstro?

    Responda
  15. Rafael Gallina Delatorre

    Li o artigo. Realmente não há menção de defesa de terroristas. Portanto o primeiro abaixo assinado atenta contra a liberdade de expressão e, mais grave ainda, demanda prejuízos ao prof. Professores sempre sendo perseguidos e prejudicados... Essa atitude cabe aos adeptos do fascio, o que parece ser o caso do atual governo em Israel, e que tem diversos apoiadores por aqui. Não é comportamento adequado a um povo que foi tão oprimido no passado.

    Responda
  16. Sidinei Magela Thomaz

    A definição de terrorismo, segundo o chatGPT, parece servir como luvas para Israel: "O termo "terrorismo" se refere a atos de violência ou intimidação que são cometidos com o objetivo de criar um clima de medo, pânico e terror em uma população específica ou em uma sociedade em geral. Esses atos podem ser realizados por grupos organizados, organizações ou indivíduos e são geralmente motivados por razões políticas, religiosas, ideológicas ou sociais."

    Responda
  17. benjamim picado

    enquanto dona folha se promove às custas do conflito, ontem completaram-se 6 dias de operação policial na maré. ao que parece, gaza também é aqui. e somelier de indignação é a profissão da moda.

    Responda
  18. Antonio Rici

    Acho que o Professor está correto, é tão terror o ataque de Israel quanto do Hamas.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      O ataque de Israel não é defesa é vingança, é extermínio. Tenho preocupação quanto ao futuro dos israelenses, como consequência dos atos criminosos do vingativo Benjamin Netanyahu.

  19. Evando de Abreu

    Sem o menor aviso os terroristas atacacaram uma rave, estupraram, sequestraram, mataram crianças, mulheres, idosos sem piedade. Quando é que Israel ou qualquer país fez algo parecido? Tentar justificar isso é um absurdo. Nossos patriotas de 8 de janeiro são chamados de terroristas por este governo não eleito. Valha-nos Deus.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Ricardo, esse bolsonarista nem deve saber do que você está falando, quando relembra a violência cometida por Ariel Sharon lá atrás.

    2. Ricardo Botto

      Evandro, Sabra e Chatila lembra de algo? Se não, pesquise. Recomendo que veja o filme Valsa para Bashir.

    3. Maria Antonia Di Felippo

      Imitando o rei da Espanha: Evandro, por quê não te calas?

    4. Rafael Gallina Delatorre

      Matar crianças, idosos, sem piedade vem sendo feito na Palestina a décadas. Só agora foram 27 hospitais, dezenas de escolas, destruídos pelo estado de Israel. Grande parte dos mortos são crianças. Não se permite ajuda humanitária, pessoal tomando água salgada para não morrer. Afirmando que se trata de defesa, ou seja, todos em Gaza são terroristas. Na minha visão isso é praticar o terror, é desumano.

    5. SERGIO TEIXEIRA DE SOUSA

      O que a guerra no Oriente Médio tem haver com um tentativa de golpe? Nunca vi em país algum fo mundo patriotas quebrarem o patrimônio público com objetivo de colocar o terror. Não sou fã do Lula, tampouco do geno cida, mas falar que o atual PR não foi eleito e tentar se colocar no maos alto pedestal que existe, e no mínimo insano. Os votos da maioria dos brasileiros valem menos do que o seu? Não aceita o resultado das urnas, é terrorismo do mesmo jeito...Aceita que doi menos e deixa de mi-mi-mi.

    6. Angelica Gomes

      Estava até concordando com você, mas quando li "patriotas"... ficou bem difícil continuar!

    7. Carlos Soares

      Talvez vc não tenha entendido o texto porque em nenhum momento houve tentativa de justificar os atos terroristas do Hamas. O que foi abordado é a maneira como a qual Israel tem feito a contra ofensiva. Afinal, na Palestina tbm tem crianças, mulheres, idosos; isto é: civis. Ou não?

    8. PAULO PETRASKI

      Governo não eleito? Muuuu muuuuu muuuuuu

  20. Marco A Moreira

    O professor tem direito de comentar o leitor de concordar ou não. O que está fora disso chama-se censura. Li o artigo, concordei em partes.

    Responda
  21. GERALDO DE FARIAS SEABRA FILHO

    O professor está correto: não se pode dar tratamento diferente a quem faz ou pratica a mesma coisa, ou ainda pior. Se o Hamas é terrorista, Israel também é.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Foram as crianças palestinas que atacaram estupraram e mataram na rave?

  22. Eduardo Galvao

    Os monstros apocalípticos não podem ser contidos. Eles tem 90 bomba atômicas. Não duvide, eles se suicidam e levam todos juntos. O mau não tem limites.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Benjamin Netanyahu perdeu razão, no momento que começou o extermínio do povo palestino.

  23. Eduardo Galvao

    Israel atual é um monstro, uma besta-fera, em tudo que eles tocam transforma em pódio Vingança e morrrtes. Não seria de admirar, com todo poder do que o monstro tem, ter deixado a porta aberta para os inconsequentes do Hamas provocar essas mortes, para ser justificado desejo de sangue da besta-fera. Esse monstro do mal, somente pode ser contido com orações.

    Responda
  24. Cassiano Laureano Couto

    Faz sentido ambos serem terroristas, pois na guerra não há lei, não há distinção de quem é soldado ou civil em ambos os lados. Além disso, há quanto tempo Israel suprime e encurrala os palestinos? A culpa é dos EUA e Russia, que usam o oriente médio para se atacarem sem se ferirem.

    Responda
  25. antonio brito

    Como assinar apoio ao professor?

    Responda
  26. Adilson Fornazieri Maturana

    Os autores do texto precisam ler melhor o artigo do professor Nasser. Ele não afirma que Israel praticou "limpeza étnica", justamente porque tem dúvida se o conceito de genocídio pode ser empregado nesse caso.

    Responda
  27. José Augusto Bernabé

    Alguém aí avise esse Salem Nasser de que Harvard, por esse tipo de declaração está sofrendo um êxodo de financiadores, e que isso pode desencadear um efeito dominó que fatalmente atingirá os "especialistas" fajutos daqui e também o Consórcio Nacional de Imprensa.

    Responda
    1. MARIA AMALIA GINDRO SANTOS

      Tipo uma chantagem - com dinheiro querem impor " verdades"

    2. Wilian Moreira

      Então a posição moral correta é calar a boca pra ganhar dinheiro?

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Harvard continuará mesmo sem esses bernabes!

    4. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Bernabe continua mugindo.

  28. PAULO PETRASKI

    Bolsominions por favor parem de passar vergonha e se informem mais. Sei que vocês tem dificuldade em interpretar texto, em entender a diferença entre fatos e fake news, porém nunca é tarde. Israel e EUA tem muita, mais muita responsabilidade no que esta acontencendo nessa guerra.

    Responda
    1. PAULO PETRASKI

      Evando, obrigado por citar Paulo Freire, o Brasileiro mais estudado e apreciado nas principais universidades do mundo. Mas você só o conhece de nome né rsrsrs. Referente a sua questão, aqui ninguém é a favor ou esta na defesa do que o Hamas fez. Se você fosse um pouquinho menos preguiçoso procuraria estudar todo o contexto e história dessa guerra, antes de fazer seu comentário. Abraços.

    2. Evando de Abreu

      Fala aí Paulo Freire. Invadiram uma rave, trucidaram mulheres, velhos, crianças, impediram a fuga dos palestinos, usando-os como escudos. Aconselho a se informar melhor.

    3. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Muito bom, petraski, mas infelizmente precisa desenhar porque esse bando não sabe ler.

  29. José Geraldo Pereira Baião

    Todo o apoio ao professor Nasser!

    Responda
  30. Gilberto Rosa

    Sinta-se abraçado professor, nós é que devemos muito a pessoas corajosas como você.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Varela, os palestinos também são um povo semita, poderias usar sionismo. Um pensamento não se valida, ou invalida, com base na origem da pessoa, isto é um preconceito.

    2. Alex Varela

      Muita coragem do árabe defendendo os árabes com argumentos antissemitas

    3. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Apoiado!

  31. André Silva de Oliveira

    Israel é um Estado democrático de Direito que sofreu uma agressão absurda pelo Hamas, uma organização terrorista sobre a qual não há nenhum controle social. Não cabe tratar os dois como equivalentes - a posição do professor da FGV é incongruente e evidencia que se apoia em um sistema de crenças equivocado e, possivelmente, antidemocrático.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Todos nós sabemos que o Hamas é uma organização impiedosa, extremistas e terrorista.

    2. André Silva de Oliveira

      Sob qualquer aspecto, o que o Hamas fez só pode ser classificado como barbárie não somente contra Israel, mas contra a Humanidade. Se Cisjordânia e Gaza tivessem governanças democráticas e limpas (não corruptas), nada disso teria acontecido - a história não registra guerra entre duas democracias. O professor, como intelectual, é responsável pelo que diz e escreve.

    3. Nestor Bercovich

      O conflito não começou agora, o Hamas não nasceu de um repolho e portanto seu ataque terrorista deve ser condenado mas também analisado no contexto histórico, onde aparece claramente a violência e a humilhação sistemáticas do Estado de Israel contra os palestinos.

    4. Pedro Tadeu Oliveira da Silva

      É difícil entender que Gaza é um campo de concentração há décadas. Não se trata de defender esse ou aquele, mas condenar todos os que praticam a violência, seja um estado nacional, seja terrorista. De qualquer forma, é inaceitável que um estado que se diz democrático pratique violência contra um povo por décadas.

    5. Felipe Araújo Braga

      Israel massacra o povo palestino. O atual governo de Israel apoiou Bolsonaro e ainda alegrou fazer lá o quê ele não pôde aqui. Por fim, até da piada de Bolsonaro sobre os quilombolas os membros do clube hebraica riram.

    6. Marli Moras Garcia

      Israel promove limpeza étnica na faixa de Gaza. Genocídio.

    7. Ricardo Botto

      Sugiro que você ouça a entrevista dele no canal de Bob Fernandes assim como a do professor Michel Gherman no mesmo canal.

  32. Valdeci Gomes

    Israel prática terrorismo de Estado em seu mais alto grau, só que tudo fica acobertado pela imprensa ocidental.

    Responda
  33. Franco Oliveira

    Não é preciso ser o gênio da lâmpada para saber que Israel é governado por uma coalizão de direita a extrema-direita. Lembremos o que essa mesma coalizão tentou fazer no Brasil - até bomba os caras quase explodiram em um caminhão de combustíveis que se dirigia ao aeroporto de Brasilia. Não acredito que os judeus apoiem a terrorismo, mas resta obvio que o atual governo de Israel sim. Além disso eles apoiam massivamente a invasão de territórios e um tentativa de expulsar os palestinos.

    Responda
    1. Ademar Adams

      Concordo plenamente. O povo judeu em grande parte é pacífico, mas o estado de Israel é violento, grileiro de terras palestinas e genocida.

  34. Jose Miguel Arias neto

    Texto bem do tipinho da folha que apoia o estado de israel e diz que ´faz noticiário neutro. ai saí isso aí um texto anódino com gosto de abobrinha.

    Responda
  35. José bello

    A matéria do dia 10 foi a mais verdadeira e lúcida que já li na folha. Parabéns, professor!

    Responda
  36. Robson J Oliveira

    israel é um estado terrorista que pratica o terrorismo de Estado contra os palestinos. Assim como o estado alemão na segunda guerra, israel tem como pratica o genocidio e exterminio do povo palestino, uma politica tao xenofoba e racista quanto o nazifacisno, Nao aprenderam nada!!!

    Responda
  37. george costa

    Israel estado terroris ta

    Responda
  38. Iraia Galindo

    "Nasser afirma que a decisão do jornal de se referir ao Hamas como grupo terrorista deveria também ser aplicada a Israel e seus governantes.". A Folha jamais faria isso, por não ter compromisso com a verdade.

    Responda
    1. Mario Habka

      A folha de São Paulo decepciona a verdade !!! Mente e é tendenciosa!!!

  39. Cleomar Ribeiro

    ... fundação Getúlio Vargas não deveria ter voz pública já que é uma instituição criada para homenagear o ditador G. Vargas e os seus parceiros visíveis e invisíveis!!!... Eu gostei do texto do Sr. Nasser apesar dele ser FGV... Tem-se que drenar as asas destas instituições passa-pano para anhangueras-dictadores!

    Responda
  40. LUIZ LEAL

    O patrulhamento ideológico que estamos assistindo é alarmante. Qualquer pessoa pode se manifestar livremente a favor de vidas inocentes ou contra atrocidades - desde que não faça a mínima crítica às ações do Estado Judeu de Israel.

    Responda
  41. CARLOS FREDERICO DANTAS ANJOS

    E viva a liberdade de expressão. Parabéns Prof. Nasser. O mundo clama por paz. Chega de guerras.

    Responda
  42. Marina Gutierrez

    Ilustre professor : alguem escreveu o seguinte: " A primeira vítima da guerra é a verdade, a maioria das vitimas restantes são civis."

    Responda
  43. Enrique Castro

    É muito preocupante ver que o fascismo está de volta com muita força. Eliminar (silenciar, desacreditar) quem pensa diferente é uma das bases da ideologia fascista. Este movimento, muito claro nos países da OTAN (vejam o caso Zaki na Itália), irá provocar problemas graves.

    Responda
  44. Jorge Alves

    Parabéns, professor Nasser, toda a solidariedade.

    Responda
  45. Valter Luiz Peluque

    Apoio ao professor. Opinião necessária.

    Responda
  46. Arno Costa

    O debate não foi na PUC RJ?

    Responda
  47. Eduardo Rocha

    Total apoio a Nasser. A liberdade está dos dois lados, e na mesma proporção...

    Responda
  48. Antonio Luiz Silva de Mello

    Grande professor!

    Responda
  49. Antonio Luiz Silva de Mello

    Dizem que em briga de maresia contra rochedo quem quem se lasca é carangueijo. No atual conflito, quem se ferra são os inocentes, o resto é tudo farinha do mesmo saco.

    Responda
  50. Austin Assis Andrade

    Se indignar com as atrocidades do Hamas não é se indignar com os palestinos. Se indignar com as atrocidades de Israel não é se indignar com os judeus. A violência cometida pelo Estado de Israel não é segredo para ninguém. A indignação no ocidente é sim seletiva.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Há muita informação na imprensa dando conta do aumento alarmante do antissemitismo no mundo. Será que essa prática de tentar colar a pecha de antissemita em qualquer um que critica o governo de Israel não está contribuindo para isso?