Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. GLAUCO NASCIMENTO

    Deve ser triste perceber que o país na tem (nunca teve) qualquer relevância no cenário mundial. Os iludidos estão percebendo isso agora. Mas antes tarde do que nunca.

    Responda
  2. Marcos Longaresi Carvalhães

    E com relação a diplomacia brasileira ela ganhou mas não levou, na realidade ela ganhou o que a Maria ganhou atrás da horta.

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Esse veto das superpotências é resquício da II WW. O mundo evoluiu BRICS está assumindo seu justo lugar no mundo, mas os gringo não querem largar o osso.

  3. Marcos Longaresi Carvalhães

    Colocaram esse gaga do Joe Binden para governar uma nação poderosa, deu no que deu, ninguém respeita ele, também o homem vive caindo nas escadarias da Casa Branca e volta e meia ele estica a mão e cumprimenta fantasmas, era prefirivel deixar o louco e fanfarrão do Donald Trump, pelo menos dele o Hamas tinha medo.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      "... do Trump o Hamas tinha medo", hehehe. Ai, ai.

  4. Luiz Carvalho

    Biden engoliu a história do ataque feito por Israel que acusou a jihad islamica apresentando um vídeo fake ué foi retirado do “ar” porque continha o horário que não conincidia com o horário que Israel bombardeou o hospital. Em troca Biden se apresenta como o todo poderoso que fez deiz

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Tudo amação Os caras procuram descreditar por todos os meios o inimigo, Quando Ucrania corrupta é encorajada a entrar em guerra com uma superpotência pode ter a certeza que alguém está empurrando os idiotas para o caos.

  5. Cleomar Ribeiro

    ... betam propostas da presidência do conselho ( Hoje o mandato éexercido pelo Itamaraty) porque existe Nas propostas vozes de Putin e seus parceiros bilionários insurrecionistas!!! Os anhangueras-vermelhos e Verdes amarelos estão bailando e cantando as canções de Putin e seus compositores bilionários russos insurrecionistas!!!...eles estão operando em redes visíveia e invisíveis!!!...

    Responda
  6. Edson Shindi Yamada

    Mais um episódio de derramamento de sangue de palestinos e judeus, bem mais dos primeiros (como de costume), e mais uma resolução do Conselho de Segurança da ONU que, pela enésima vez, é vetada pelo EUA, em prol de Israel - enquanto não se alterar o sistema de votação do Conselho de Segurança, tudo ficará como está!!!

    Responda
  7. marcos fernando dauner

    A idade limite para exercer o cargo de Presidente da República ou Primeiro Ministro deveria ser sessenta e cinco anos ! Em qualquer país .

    Responda
  8. Pedro Luis S C Rodrigues

    Todo o mundo ri do multilateralismo. Ainda bem, porque a ONU fica a cada dia mais rídicula e é simplemenste ignorada nas tomadas de decisão dos países. No máximo fazem alguma deferencia retórica. Basicamente é um cabide de emprego

    Responda
  9. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    O Brasil esperar algo diferente dos eua é ridículo. O Brasil não deveria ser imparcial nesta guerra. A Palestina vive um estado de apartheid imposto por Israel. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  10. Marcelo pires

    O colunista fala o que está realmente acontecendo...e o que poucos querem ouvir.....a verdade.

    Responda
  11. DANIEL STORCH

    Nunca vi um jornalista da Folha criticar o uso do direito de veto pela Rússia nas suas três guerras que iniciaram na ultima década, estranho né? Acho que ele acha que os Russos e Chineses não precisam seguir os mesmos padrões do que os outros mortais

    Responda
    1. Joao Maluf

      Pesquisa um pouco melhor que você achará.

  12. VICTORIA SILVA

    Muito bem pontuado: os EUA declararam falência do recém -nascido multilateralismo

    Responda
  13. José Cardoso

    Só acho que a resolução brasileira deveria amarrar a ajuda humanitária e o fim da evacuação do norte do enclave à libertação dos reféns. Só há um 'apelo' a essa libertação.

    Responda
    1. jose sousa

      E também à libertação das 174 crianças detidas em prisões do governo de Israel.

  14. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Se consideram o dono do mundo e o mundo assim permite.

    Responda
  15. Rodrigo Correia do Amaral

    Assustadora foi a incapacidade da diplomacia estadunidense de derrubar a proposta brasileira no voto... Israel também joga fora uma declaração do Conselho de Segurança da ONU, apoiada por 12 países, que condenava a ação do Hamas como terrorismo. Ao invés de utilizarem mais este recurso na construção das suas estratégias de poder na região, apostaram no isolacionismo.

    Responda
  16. Roney Maluf Dos Reis

    12 votos, 2 abstenções, 1 veto. Vitória moral e humanitária da diplomacia brasileira.

    Responda
  17. José Bernardo

    Imensa a pequenez que Biden e os EUA vêm mostrando nesse episódio...

    Responda
  18. Anna Amélia Meule

    Excelente texto.

    Responda
  19. Marcos Benassi

    Poi Zé, carissimo, esse foi um péssimo tiro do Tiozinho Sam. Eu achei meio exagerada a afirmativa que li em algum lugar acerca da "neutralização" do Brasil como player diplomático; entretanto, lendo este seu texto, acabo por encontrar algum sentido na coisa. Multilateralismo significaria admitir como válidas decisões de um colegiado internacional, sob a batuta de um vizinho americano. Usando de seu poder de veto, acaba por botar-nos em pretensa "inocuidade". Não sei se funciona, mas...

    Responda
  20. Marcos Medeiros

    Absurdo o veto dos EUA, diante da triste realidade pela qual passam os palestinos e os civis de diferentes nacionalidades que estão na região de Gaza. Não existe diferença sobre esse grave tema entre Democratas e Republicanos. Com isso, somente aumenta o ódio, não por acaso, contra os EUA e Israel que se espalha pelo mundo diante dos acontecimentos.

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Enfim uma a uma vem caindo as máscaras dos EUA, livre comércio, liberalismo, diretos humanos tudo isso é o correto qdo interessa ao "isento juiz do mundo"