Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Rodrigues

    É uma pena que os palestinos também não tenham essa força de acionar advogados, polícia e ministérios públicos. Os israelenses confundem palestinos/árabes com terroristas.

    Responda
  2. Alberto Melis Bianconi

    Eu diria que é o contrário. Os defensores de Israel confundem críticas contra a atuação do Estado de Israel com antissemitismo. E não é que não saibam a diferença, já que convenientemente excluem o PT. É um erro interessado. (E, a propósito, não preciso reafirmar o terrorismo do Hamas todo vez que faço uma crítica a Israel, não é mesmo?.)

    Responda
  3. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    A questão é que o governo terrorista de Israel quer nos fazer crer que só o Hamas é terrorista. Aí a indignação localizada contra o governo vira indignação contra todo o povo

    Responda
  4. Manoel Cardoso

    Por que os Estados Unidos não apoiam a criação de um Estado Palestino? Eu gostaria de entender essa incivilidade toda. Alguém isento pode explicar isso?

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se apoiassem de fato Angélica, ele já existiria.

    2. Angelica Gomes

      Apoia sim, Manoel.

  5. Idario Costa Junior

    O Estado de Israel nitidamente é um estado terrorista. Obviamente tem direito a se defender e combater a organização terrorista que o atacou, porém assisto atônito o massacre que estão realizando. O estado de Israel, de Natanyahu, é MUITO PIOR que o Russo em desrespeito aos seus vizinhos, porém conta com o apoio americano e inglês, além de outros motivos, pelo mesmo interesse que tem de massacrar civis do oriente, como já fizeram no Iraque e Afeganistão.

    Responda
  6. Joao Cellos

    Esperava que o advogado também utilizasse tal energia quando o bolsonaro fez comentários racistas na hebraica do RJ. Como disse o próprio advogado: antissemitismo é o mesmo que racismo. Ainda estou no aguardo da manifestação da Conib sobre algo que aconteceu, repito, dentro da hebraica RJ.

    Responda
  7. Emilio Bazzani

    Bloqueiam, excluem, impedem desenvovimento, não se cria um estado para os Palestinos, como criado Israel. Força e reação despropocional massacrando civis, ajuda incondicional dos xerifes americanos, ONU reprovando mas sem voz ativa... e querem o que?

    Responda
  8. joao jose ramos da costa

    Não é anti semitismo É ANTI SIONISMO precisam de saber diferenciar os dois

    Responda
    1. Antonio Benedito Alves da Silva

      Correto!

  9. José Fernando Marques

    Discordo de alguns comentários postados aqui. Criticar o Estado judeu é direito de qualquer um. Hostilizar os judeus como povo ou disseminar ódio contra eles, não. Acho que o Hamas e a direita israelense são equivalentes. Mas isso não nos autoriza a atacar a população de um país. É preciso entender que há uma oposição em Israel que defende a existência de um Estado palestino. Paz!

    Responda
    1. Eduardo Nogueira

      O problema é que oportunamente encaram qualquer critíca a política externa israelense como antisemitismo, semióticamente há uma construção Israel/bem enquanto Palestina/islamismo/mal, o q é no o miímo uma abordagem simplória da questão, Israel não está nem nunca esteve disposta a ceder, gasta muito mais em guerra do que gastaria em intervenções q integrassem os vizinhos.

  10. Antônio Augusto Soares

    Separar povo de estado, ou melhor, separar povo judeu de estado si o nista, é o raciocínio velhaco. Inventar teorias sociais para livrar a cara.

    Responda
  11. Bruno Sebastião Neto

    Quando um estado institucionalizado é terrorista(Israel) a lógica é de reação contra os judeus !

    Responda
  12. Matheus Battistoni

    A crítica ao judaísmo, que prega a ideia da existência de um povo preferido por Deus é fundamenta o racismo sionista, é perfeitamente válida. Esse autoritarismo judaico só funciona em Israel, não no mundo livre. Em vez de criticarem o Likud, ficam contra os humanistas que os criticam, vexame.

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Exatamente! A tal Conib não conseguiria jamais dar uma explicação razoável e justificada minimamente na coerência do que se diz por "luzes da razão" da política moderna sobre os postulados de "povo eleito" que vários segmentos envolvidos na fundação da Israel moderna (bem como na precedente incursão judaica na palestina nos séculos XIX e XX). Esse tema derruba a legitimidade da existência de Israel (sua origem primordial é um alegado mandamento de Jeová para Abraão tomar a Palestina) .

  13. wilson kfouri

    Qualquer crítica ao estado de Israel que pratica limpeza étnica na Palestina hà 76 anos é considerada antissemita pelos judeus. O bombardeio ao hospital de Gaza é um crime hediondo de guerra e deve ser repudiado por todo ser humano com um mínimo de dignidade

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Aliás, como fez o Paulo Sales, no comentário antes (abaixo) do seu.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Caro Wilson, a censura da Folha não visa o uso de calão, visa evitar posições contrárias às do jornal. Se você faz outro comentário reclamando de censura eles muitas vezes acabam liberando o comentário original.

    3. wilson kfouri

      Tive que substituir a sionistas por judeus para meu comentário ser publicado.Aviso aos moderadores que a sionista não é palavrão

  14. Paulo Sales

    Vocês não fazem imprensa. Fazem jogo nojento

    Responda
  15. Paulo Sales

    Jornaleco nojento!!!

    Responda
    1. Roberto Silveira

      Cancela sua assinatura e não leia nada da Folha, uai! Leia o Haaretz que é o maior jornal de Israel. Também vais achar nojento?

  16. Paulo Sales

    Este jornal perdeu o rumo. Está nojento

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Acho que foi você quem perdeu a razão.

  17. Paulo Sales

    Folha , libera meu comentário

    Responda
  18. Paulo Sales

    A imprensa é por demais cruel. "As pessoas confundem o que são críticas a Israel ou ao sionismo (que defende a existência de um estado nacional judaico)" Netanyahu é sionista, seu gabinete é sionista. Chegou ao gabinete pelas mãos dos sionitas. Se há equivocados, boa parte disso é da imprensa brasileira que não sabe informar. É leviana e covarde! Pensa que só manchete vende jornal e nao a informação cuidadosa e didática. Esse jornal é noje nto!!!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Eu disse que iam me censurar, são uns pândegas.

    2. Alberto Melis Bianconi

      Calma, né? Aqui a jornalista reporta a posição da Confederação Israelita, não afirma nada em seu próprio nome. E mesmo essa confederação não nega o direito de criticar o sionismo, e sim são sionistas (aposto que a Folha vai censurar), eles acusam ataques antissemitas, que se for o caso sim, trata-se de racismo.

    3. Mykel Alexander Santos Gomes

      Concordo! Seria interessante saber sobre o financiamento da Folha, dos jornalistas (cursos pagos, bolsas em graduação), e se há grande parcela de sionistas entre os financiadores da Folha, pois em Harvard dois dos maiores financiadores (judeus e por lógica dado o contexto, sionistas) deixaram de apoiar a faculdade devido a manifestações dos alunos e alguns professores.