Opinião > Educação profissional e o novo mundo do trabalho Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ensino profissional veio junto com a Ditadura Militar do Golpe de 1964. Foram feitos esforços em vão para formar técnicos, o máximo que se formou foi o Lula, torneiro mecânico do SENAI que em seguida aposentou por invalidez e virou presidente. O resto foi tudo um fracasso. Agora temos um ensino médio que ensina a fazer bolo de pote, brigadeiro e vender em portas de estação de trem e metrô.
O empresário imediatista quer usar dinheiro de escolas públicas para formar mão de obra técnica quando tem SENAI/SENAC que oferecem tais cursos, duvido que esse empresário colocaria seus filhos numa escola apenas técnica.. ...Hoje a tecnologia da informação e a IA extinguem postos de trabalho e evoluem rapidamente que conhecimentos técnicos logo ficam obsoletos. Escolas públicas devem ser propedêuticas para preparar o aluno para quaisquer áreas existentes na sociedade.
SENAI/SENAC são quebrados. O dinheiro que o governo federal destina a essas entidades desaparecem e vão parar na FIESP para gastos excêntricos. Os cursos do SENAI/SENAC são pagos e bem caros, poucos tem acesso. O SESI é feito apenas para a frequência de industriários e a maioria da população fica a ver navios. Paulo Guedes queria estancar a sangria desse resquÃcio militar de financiar escolas privadas, mas não conseguiu devido à forças ocultas.
Crescimento sustentável e educação profissional eis ai dois dos novos dilemas
Há uma grande confusão conceitual. Ensino médio tem como finalidade preparar o aluno para a universidade. Ensino técnico tem como finalidade ensinar uma profissão técnica. Não cabe um ensino médio que ensine ao aluno uma profissão. Se o aluno deseja cursar ensino médio e obter uma profissão para ingressar logo no mercado de trabalho, ele deve cursar um instituto federal, por exemplo.
Institutos Federais não formam técnicos e sim graduados em ensino superior de diversas áreas. Cabe aos estados e municÃpios arcar com a educação técnica em nÃvel médio em vez de gastar em shows de cantores sertanejos que levam milhões de reais dos cofres municipais de diversos municÃpios com intuitos eleitoreiros.
Exatamente! Para formar mão de obra técnica existe o SENAI/SENAC e escolas técnicas federais-CEFET's, estaduais-FATEC's e EATEC's, que tem por todo o Brasil. ...O empresário é sempre egoÃsta e só pensa no hoje e no lucro dele. Esquece que a engrenagem econômica depende do capital em movimento, para gerar lucro, que virá das demais pessoas em diversas áreas da sociedade. .. Empresários querem filhos de trabalhadores em escolas técnicas enquanto seus filhos estudam em escolas propedêuticas.
Hoje compramos um daqueles robozinhos para limpeza doméstica . Desistimos de contratar faxineira . Somente neste ano, tivemos quatro diferentes . Ninguém quer mais trabalhar em casas ; apenas em apartamentos de sala-cozinha , um banheiro e dois quartos
Como todo mundo gosta de palpitar sobre educação aqui vai mais um palpite. A educação devia ser vista como um programa de computador. Existe o programa principal, que chama os sub programas sempre que necessário. Após a alfabetização, os alunos aprenderiam sobre construção civil, mecânica, eletricidade, medicina e administração. Nos primeiros anos só aulas práticas. Depois, a matemática, fÃsica, quÃmica e biologia iriam sendo introduzidas, chegando ao máximo na universidade.
Me lembrou o programa do Amaral Neto, o repórter. No século passado ele falava exatamente a mesma coisa, do mesmo jeito, desqualificando o trabalhador brasileiro, elogiando os europeus e estadunidenses. É sempre a mesma estratégia, desqualificação e promessas de um reconhecimento que nunca vem. Não por esse caminho. A fórmula de transformação é simples, retirar os meios de produção dessa gente mentirosa e entregá-los aos trabalhadores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Educação profissional e o novo mundo do trabalho Voltar
Comente este texto