Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Samuel Firmo

    Querer desqualificar o fenômeno China, dizer que a diferença de relação que a China estabelece, que é proporcionar ganhos a outros ao invés de só buscar espolia-los, como faz os EUA, é ruim, só sendo muito parcial.

    Responda
  2. Gilberto Rosa

    Faz 18 anos a China não tinha um trem bala, hoje tem mais da metade de toda linha de trens bala no mundo, talvez o colunista diga que foi por acaso. EUA não está nem entre os 10 países com maior linha de trens bala, por acaso, EUA nem trem bala tem, prefere investir em armas, gasta mais do que os 10 maiores países somados gastam em armas. Isto diz muito.

    Responda
    1. LUIZ LEAL

      Verdade Gilberto. E enquanto os Estados Unidos distribuem sanções, bombardeios, invasões e apoio militar a genocídios a China usa o soft power, com apoio ao desenvolvimento de muitos países, para virar de vez a balança em seu favor.

  3. Gilberto Rosa

    Imaginar que um projeto gigante como da rota da seda surgiu do acaso, aniquila com o texto todo no início. Por fim, diz que uma tal comunidade internacional vai acompanhar, o colunista compartilha da visão desta tal comunidade.

    Responda