Muniz Sodre > Uma massa falida Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Parte do problema vem do fato de candidatos e partidos que se dizem de esquerda, até socialistas, quando chegam ao governo fazer o mesmo dos governos anteriores de direita. Vide o governo atual de Lula e de Alberto Fernández na Argentina. (Abner Nazaré Cândido)
Lula nunca foi de esquerda. Lula é trotshista
Um personagem de um livro de Huxley que reli recentemente dizia que todo governo é representativo, e acrescentava: mesmo os de Hitler, Mussolini e Stalin (o livro é do perÃodo entre guerras). Há sempre bastante apoio interno, mesmo que numa eventual eleição livre o ditador possa eventualmente perder.
Volkskomiker. Muito bom! É a sÃntese do tempo, só que esse volks está turbinado na nuvem. Boa, articulista!
Só as cariocas?
Bem o povo, ou melhor, sua fração majoritária, tem o direito de escolher se lascar. Uma fração majoritária escolheu isso aqui em 2018 e quase repetiu a dose em 2022.
Massas !? Impermeáveis?! a bens civilizatórios?! Sociedade progressista? Generalidades e imprecisão. Um tema bom para reflexão em texto incompreensÃvel e genérico.
Poi Zé, sêo Muniz, haja fé em Redentor, viu? Justo a Argentina, aquela na qual uma Psicanálise sul-americana cresceu e se promoveu antes e mais do que em seus vizinhos, que se orgulhava de ser mais civilizada do que a vizinhança... É falta do famoso "senso de noção", construto indefinido cientificamente, mas que qualquer um entende: depois de observar as peripécias do TrAmp e do Bozo, só com muita fé em Redentor pra votar num estrupÃcio histriônico que nem o Milei. Pentecostalismo de Godzilla.
Tá certo Prof., a massa falida é o estado mental doente do povo. Creio que estamos em tempos de pragas bÃblicas, é a pandemia, o derretimento dos polos, a seca histórica do Amazonas, o dilúvio no sul, guerras brotando no mundo e ainda por cima, vem um estrupÃcio grilando cabeças ocas e a seita de 'adorar pneus'. Ao povo, só resta falir!
O pobrema dessa falência é que atinge a todEs, né, caro Hélio? Se pudéssemos deixar falir só aos votantes nessas aberrações, tá, até que dava pra engolir. Mas a massa vota e a falência nos penetra, a seco e a todos? Gostei não.
Já q vale tudo nas eleições, até mesmo apelar para as crenças redentoras, sugiro aos adversários de Javier Milei q apelem divulgando amplamente q Diego Maradona teve uma aparição milagrosa - ladeado pelo Papa Francisco - na Igreja Maradoniana e profetizou q se os hermanos elegerem Milei, nunca mais vão ganhar uma Copa do Mundo e, q o Messi vai se aposentar antes da Copa. Eu acho q só o fanatismo pelo futebol é capaz de superar a insanidade pentecostal. Calma J. Spyer!!! É só brincadeirinha!
O pentecostalismo presta um imenso desserviço à civilização. E, sobre aquela essência religiosa que lhe deu origem, Nietzsche já escreveu o que merecia ser escrito...
O articulista se perdeu no meio do texto. Ao tentar atingir tudo o que não seja esquerda, se transformou numa metralhadora giratória, misturando alhos com bugalhos, verdadeira salada russa. Nesse afã de menosprezar o cristianismo (intolerância religiosa pra ele pode) enxerta no texto o termo pentecostal, parecendo até que não sabe o que significa (se souber é uma forçação de barra grosseira). (continua)
(continuação) Cita uma ordem de cavaleiros pagã que se articula com o cristianismo! Por fim, cita o termo virago, politicamente incorreto, no jargão esquerdista, resvalando para um fogo amigo. O negócio é falar difÃcil, mesmo que descambe para o gongórico.
Em tempo: e o articulista ainda vai pescar a expressão "guerra santa" lá nas cucuias para colorir sua salada russa, conceito caro ao Jihad islâmico.
Nosso paÃs é pobre, desigual e pouco intelectual. Fomos fundados por senhores de plantations, escravizados e submetidos. Nossas massas vivem em periferias gigantes, têm acesso a uma educação muito ruim, têm empregos muito ruins. Depois, se convertem a uma dessas igrejas pentecostais que trazem uma fé muito militante e primitiva, aà elegem um Bolsonaro. Tristes Trópicos.
Começaa a matéria com indignação PT que não pode falar nada. Em18,com Lula preso preferem não apoiar ninguém mesmo após a sucessiva prisão de sua cúpula, 3presidentes, 2tesoureiros e 1secretario do partido e 1 lÃder de governo no senado (DelcÃdio e 1lider de governo na camara (palici) e confessos. Poderiam ter apoiado Geraldo ou Ciro, mas a sanha pelo Poder é Enorme
Sem dúvida, tinham-se mais alternativas. Porém, é revelador, chocante e triste uma preferência massiva por um representante absoluto dessa dita falência civilizatória, em 2018 e por pouco não foi agora.
Rapaz, vira esse disco; essas estórias estão no mesmo nÃvel das pregações persecutórias da Damares Alves. Aliás, ela figura nos corredores do poder justamente porque tem gente que acredita e alimenta essas imagens simplificadas dos males do paÃs.
Existe uma “forma escravista” (Fascismo da Cor) da consciência; o velho e bom conceito de “alienação” se perpetua nas sociedades. No exemplo argentino, quem ri no final é o sátiro.
Vários paÃses mundo a fora tem demonstrado abdicar das ideias liberalistas, veja só. A princÃpio algo libertador, que através do capital prevalece as individualidades. Até que o caos se instale, e face vemos o ditador hora contornavel suficiente falando de privilégios já perdidos, porquê hora. Pecaram, e recorrem ao poder emanado do povo que sempre visto pecador. Ao Brasil seguir em frente ante esse pecado capital, depois cá estaremos à s assistências da ONU. Paz aos Hermanos!
Tenho para mim que figuras toscas como Bolsonaro, Trump e esse Milei chegam ao poder por meio de um hipnotismo coletivo criado, tudo junto e misturado, pelo culto a personalidade, pelo messianismo (as seitas pentecostais são terrenos férteis para isso), ou por uma operação mental do eleitor que é a mesma que leva uma pessoa a atirar um liquidificador na parede quando perde a razão. Desconfio que este último tem o peso maior na Argentina.
Chegaram ao poder por incompetência de uma esquerda ávida das benesses do Estado é incapaz de construir um projeto social relevante
O erro dos progressistas é acreditar que a massa tem o grande desejo de avaliar criticamente os acontecimentos. Enquanto dez vão a comÃcios, mil preferem assistir a novela e acreditar que um grande salvador vai resolver a vida de todos. É muito mais difÃcil se fazer compreender pelos princÃpios da esquerda. A direita sempre deteve o senso comum da crença popular.
Qual senso comum você acha que favorece a direita?
Não chores por mim Argentina!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Uma massa falida Voltar
Comente este texto