-
Vera Luz
Excelente texto. Nada de manuais ou amarras. Cada texto tem que encontrar a sua forma. Sempre será uma aventura.
-
José Cardoso
Um texto prolixo é como café ralo. Há pouca substância para a quantidade de palavras.
-
Francisco Blazquez
Acho que com isso, você simplesmente encerrou a discussão, só me resta ir tomar um café. Daqueles que até dá para cortar com faca.
-
-
Raymundo De Lima
Lembrar que Ruy Castro e Julian Fuks tb participaram desta 'treta' sobre escrever bem. Lendo a biografia de Nelson Rodrigues por Ruy Castro, acho que tb contribui sobre o que era escrever bem para jornal e teatro daquela época e atualmente. Pq hoje não se usa palavras 'antigas': abissal, fuzarca, impropérios, fricotes, muxoxos, abestalhado, etc?
-
Carla C Oliveira
Muito bom!
-
Galdino Formiga
Texto bom e debate melhor ainda. Sem guerras e sem política.
-
Benedicto Ismael Dutra
De onde vem a força da arte de falar e escrever? Um escrito erudito, cheio de palavras difíceis e citações, frio, cerebrino, que qualquer Inteligência Artificial consegue fazer melhor, com certeza é vazio, passa raspando. Um texto escrito com a intuição, o coração, é forte e tem muito mais penetração na mente, na alma.
-
André Silva de Oliveira
Coluna genial! (Duas palavras...).
-
Francisco Blazquez
Não sei se todos notaram a inspirada citação de Thomas Mann na ilustração de Luiza Pannunzio, que tem tudo a ver com o texto e com uma frase de um discípulo de Chomski, Steven Pinker: um texto só fica bom depois de revisado 20 vezes. Ter concisão e ao mesmo tempo emocionar dá trabalho, só para os insatisfeitos e bons mesmo.
-
Joana Coloma
Boa tarde, caro Francisco, essa citação também aparece na crónica de Sérgio Rodrigues que o RAP refere. Adorei a ilustração!
-
-
Francisco Blazquez
Essa questão vem de outra: para que serve a literatura? Para ensinar e divertir, dizem Platão e Horácio. Para preservar também, o que não está escrito desaparece da cultura humana. Porém, não basta escrever. A prolixidade, ou usar três palavras para o que se pode dizer com uma, não diverte e nem é elegante, como Cervantes diz ao desocupado leitor, no conciso e divertido prefácio do Quixote.
-
CARLYLE VILARINHO
Estou gostando desse debate. Aguardo replicas e treplicas
-
Marcos Benassi
Ricardíssimo, um importante colunista social brazuca (pode haver aí uma contradição em termos, vá lá) dizia, sinteticamente: "Significa". Tô com ele e não abro - mesmo sem saber o que é que isso significava.
-
Francisco Blazquez
É, um ''significa" carregado de significado, não poderia ter sido mais conciso. O melhor de tudo é que aprendi a colocar aspas com sua mensagem, valeu.
-
-
Geraldo Lourenço Brita
Literatura em meio às batalhas de contínuas guerras...! Taí uma suficiente sugestão...! E que tal alguns sambas, entremeados de partidas de xadrez (o esporte mais violento de todos)...?
-
Flávio Tadeu Adriano Niel
Fato. O importante, em verdade, é emocionar e, além disso, comunicar seu pensamento. Outro exemplo de concisão e conteúdo é o "Discurso de Gettysburg" de A. Lincoln, quando definiu o que se entende por democracia até os dias de hoje: "o governo do povo, pelo povo e para o povo". Bom ler um texto agradável e inteligente nos dias que vivemos. Obrigado
-
Alcides Castro
Para a música vale o mesmo. Muitas notas ou poucas notas? Soando bem, está bem!
-
Fabrício Schweitzer
Emocionar (sinfronismo literário) - ofício dos poetas. Enquanto esperamos Godot, brindemos à Mrs. Dalloway.
-
Joana Coloma
Adoro a forma como o RAP escreve! É um dos motivos por que gosto tanto das crónicas dele
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.