Luiz Felipe Pondé > O silêncio místico, do ponto de vista comportamental, é a mais pura elegância Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pondé, como sempre, elegante!
Touché. A Elegância espiritual acompanha a elegância cotidiana.
Eu não conheço outro ateu - pelo menos não em contexto brasileiro - que abraça de forma tão elegante o tema da mÃstica e das religiões, com destaque para a tradição judaico-cristã. Ele demonstra respeito e admiração. É diferente do ateu praticante que, porque leu Richard Dawkins e Sam Harris, se sente autorizado a ver toda expressão religiosa como ''delÃrio''.
No caso desse grupo talvez haja outra razão para o silêncio. No islamismo, só Maomé é profeta. Portanto alardear contato direto com Alá pode ser perigoso para a saúde.
obrigada, caro evhandro chruz
respeito e homenagem a um antigo e um atuante professor, me senti homenageada , profe camila
Sim os Malamatis, poderiam ser interpretados como os "gentios" da BÃblia e parece que estes são os que o Deus torce pois os outros parece que pela Lei não terão salvação desde quando foi inventado o Dinheiro.
Bandido bom é bandido quieto.
Como muitos aqui embaixo, sugiro que o sr. exercite mais a arte de calar-se.
Em décadas passadas, aderi ao mantra "silêncio" e com isso, penso ter bebericado um pouco da harmonia do Universo, uma vez que este é silencioso por excelência...! Hoje, exercito "conjunto", em forma de soneto, conforme sugere James Mangan, n'"O Segredo da Vida Fácil", com resultados além das expectativas...! Convém ainda mencionar "O Poder do Silêncio" de Carlos Castaneda, bem como o pré requisito de manter-se 5 anos em silêncio para ingressar nos cursos epicuristas na Grécia Antiga...!
E segue a pre gação reli giosa nesta coluna. O rolando lero da filosofia bem poderia ser alcunhado de pas tor, ra bibi, mu lá. Citar mÃstica no islã sem mencionar os Jinns, mostra quão seletiva é a escrita deste colunista, sempre disfarçada de alguma erudição. Daqui a pouco a FSP chama Si las Ma lafaia pra fazer pregação junto com Luizinho. Lamentável.
* se não gostas
Bruno Maria José Camacho, achas mesmo que por tua implicância eu deixaria de me manifestar? O mesmo serve pra ti, de gosta de comentários crÃticos ao teu guru, basta não os ler.
Se não gosta, basta não ler... Muitos que comentam têm implicância gratuita... (por Maria José)
Eventualmente vc poderia imitar os malamatis e ficar em silêncio pois tem falado muitas besteiras ultimamente
A propósito, sobre elegância, uma frase atribuÃda ao Duque de Windsor afirmava que elegante é passar desapercebido.
Tive a oportunidade de estudar mÃstica com o Faustino na UFJF, antes dele se aposentar. Pena que você não voltou mais a dar seminários em Juiz de Fora.
Que elegância plena realmente. Cada um vive sua espiritualidade sem querer impôs seus dogmas a ninguém e muito menos ser tentado a desvios éticos que passam pelo desejo de aniquilamento do outro. Vou pesquisar mais sobre esse movimento. Aliás, também os árabes tem textos belÃssimos sobre o divino no amor carnal.
Não consegui entender, pelo excelente texto, se os evangélicos do boso são elegantes. Alguém pode me ajudar?
Não ouso explicar nada, mas noto que eles falam 'linguas' que só entende aquele que fala e Deus, evidentemente. Ou seja, silêncio mÃstico é o oposto do que eles praticam, mas Deus está ouvindo tudo, lá na frente eles acertam as contas.
Muito bom!
Jack Kerouac, em Va@g@bundos do Dharma, por meio de seus personagens, recomendou que fiquemos distantes de qualquer religião ou via mÃstica que nos prive do s3x0. Entendo que essa foi uma boa forma para dizer que viver lambuzado de vida é a mÃstica mais sensata para experenciar o divino. A tradução judaico-cristã tende ao idealismo e isso é o mesmo que deitar no caixão e esperar a morte chegar. Malamatis, no relato do texto, é o idealismo mais extremado que já vi.
Em "tradução", lê-se "tradição".
Substitua os números por palavras - drible à censura.
O que significa os "3x0" ?
Ótimo texto. Não sabia nada sobre os Malamatis. É uma postura muito humilde e coerente diante da divindade.
Adorei Pondé. Belo texto. Os inteligentinhoscestao babando como sempre
Foi usada a palavra "mÃstica" e "mÃsticos" e "mÃstico" e "mÃstica" tantas vezes que parece que é de propósito pra ser "chatinho". Tal qual a palavra "inteligentinhos" rs
Você veio comentar "mÃstica", "mÃstico" "mÃsticas" e "mÃsticos" só para dizer um pouquinho mais de "mÃstico" e "mÃstica", assim demonstrando ser outro "chatinho" com todo esse misticismo. Olha, Jorge, você não passa de um "mÃstico" e sua mulher é "mÃstica" pura. Um abraço cheio de misticismo.
O tema do texto é a mÃstica, portanto, o uso das palavras "mÃstica", "mÃsticos" e "mÃstico" foi adequado.
Platitudes em um texto árido.
A expressão usada pelo articulista no 12º parágrafo (Beleza de Deus) me remete à passagem bÃblica: "1 Crônicas, 16:29 Dai ao SENHOR a glória de seu nome; trazei presentes e vinde perante ele; adorai ao SENHOR na beleza da sua santidade." E por falar em elegância, atribuÃ-se a Leonardo da Vinci a máxima: "A simplicidade é o mais alto grau de sofisticação."
O cara é bom, um ótimo filósofo/pensador brasileiro, mas que texto cansativo de tanto que tive que ler mÃstico. Ô Leandrinho, não teve nenhum revisor de texto à disposição pra te dar uma dica sobre isso? O uso de palavras e expressões portuguesas que te auxiliariam na progressão textual, cadê?
Errata: onde se lê "Leandrinho", leia-se "Pondézinho". Confundio-o com o Karnal. "My bad, sorry!".
Olá, achei legal a ideia. Parabéns, seus textos inspiram muita gente.
Sobre o silêncio mÃstico... ficarei em silêncio, embora já tenha dito: "ficarei em silêncio". Pô, mas como é q a gente fica em silêncio sem parecer ou dizer q estamos em silêncio? Acaba q o silêncio pode ser até uma forma de ostentação silenciosa do silêncio. Legal seu texto Pondé. Mas sugiro q retire de suas escolhas lexicais a expressão "No tocante", afinal ela remete nosso imaginário a tempos terrÃveis, só imagináveis antes dos séculos 13, 14, 18 ou 9 dos "malamatis" citado pela Vitória.
E sinal de Sabedoria também. Belo texto, Pondé. Gostaria de saber mais sobre os Malamatis. Se alguém puder me indicar algum livro, agradeço.
Grande Pondé, fui aluno nos anos 1980, de Cláudio Ulpiano, um professor de filosofia na UFF. Tinha que brigar por um lugar para assistir as aulas, pois sempre as salas estavam trasbordando de alunos de outra escolas no Rio, que vinham a Niterói assistir suas aulas. Mesmo que bastante diferentes, você me lembra muito meu velho professor, e por isso venho aqui prestar meus respeitos. Quando puder, nos fale um pouco sobre a tradição Sufi. Forte abraço.
cara os textos do pondé são quase sempre sensacionais... obrigado por mais um....
Belo texto Ponde! Estamos carente de elegância, também espiritual !
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Luiz Felipe Pondé > O silêncio místico, do ponto de vista comportamental, é a mais pura elegância Voltar
Comente este texto