Reinaldo José Lopes > Filhos da luz e filhos das trevas Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. clóvis souza

    A entrada do Irã na guerra é o estopim da 3 guerra mundial. Nostradamus previu. E os Estados Unidos sabem disso.

    Responda
  2. Eduardo Giuliani

    Este texto está estranho. Do que sei os Manuscritos do Mar Morto são da comunidade de Essênios, que ajudavam as pessoas nas questões de saúde e espirituais. Nada de guerra. Nada de mundo material. Todos os bens dos membros eram deixados em um cofre. Que tipo de ser humano tira a vida de civis desarmados? Seja lá qual possa ser o motivo, Filhos da Luz (iluminação que instrui as pessoas)? Querer usar Gaza para justificar o Hamas é hipocrisia.

    Responda
  3. Marcelo Barbosa

    Fico enojado quando judeus extremistas escrevem algo do tipo "filhos das trevas", ironicamente são irmãos do mesmo pai Abraão, e Jetro, sogro de Moisés deu sua filha em casamento...o maior profeta do Judaísmo se casou com uma árabe mas esquecem quando lhes é conveniente.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Não é de todo absurdo o uso dessa expressão, quando a própria Escritura usa linguagem estigmatizadora sobre Ismael, de quem descendem os árabes: "Gênesis, 16:11 Disse-lhe também o Anjo do SENHOR: Eis que concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o SENHOR ouviu a tua aflição. 12 E ele será homem [jumento, no original em hebraico] bravo; e a sua mão será contra todos, e a mão de todos, contra ele; e habitará diante da face de todos os seus irmãos."

  4. Ronaldo Pereira

    O ataque do Hamas foi algo odioso e inaceitável, mas que alternativa o governo de Bibi Netanyahu deixou aos Palestinos depois de quarenta anos de repressão e invasão de território, ou alguém acha que Israel abrirá mão das áreas já colonizadas da Cisjordânia???

    Responda
  5. José Cardoso

    Depois de um ataque bárbaro e inesperado, uma frase dessa é compreensível. A reação instintiva, só moderada com o uso da razão, é exterminar completamente a causa de tanta tristeza.

    Responda
  6. Luiz Carvalho

    O SR. primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyaho vai prolongar esta guerra indefinidamente porque sabe que assim que as coisas acalmarem ele estará fora da politica israelense, sua carreira política já está morta e o sepultamento acontecerá no fim da guerra e esquife será carregado por Biden, Macrom, Rishi Sunak, e o presidente de Israel.

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Marcelo Brum, será? Golda Meir não foi assim depois da Guerra do Yom Kippur.

    2. Marcelo Brum

      Pelo contrário, uma vitória rápida seria o que poderia reverter a nova eleição a favor dele. Mas não é ele quem decide; foi declarada a guerra e há um Gabinete de Guerra no comando da Nação.

  7. Eduardo Giuliani

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Paulo Falcao

    Concordo com a crítica de Reinaldo José Lopes à frase publicada e logo apagada no perfil oficial do primeiro-ministro de Israel e com as reflexões do articulista, mas não deixa de ser surpreendente que ele não tenha notado que a ideia toda que ele resgata dos Manuscritos do Mar Morto é a essência do Estatuto do Hamas e demais grupos que defendem a Sharia.

    Responda
  9. Paulo Augusto

    O que dizer de um povo que diz ter sua origem num ser fictício....

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Incômodo nenhum. Acho triste pessoas no século XXI ainda acreditarem em lendas religiosas e pautarem suas vidas em cima de estórias absurdas.

    2. Joel Domingos

      Todos os árabes, dentre eles, os autoproclamados palestinos, assumem sua origem em Ismael, filho de Abraão, pai do povo hebreu. Daí, toda a querela entre árabes e judeus gira em torno de quem é o legítimo porta-voz de Deus: a Torá ou o Corão, escrito por Maomé.

    3. Joel Domingos

      Você se sente muito incomodado com o Senhor Deus e com quem acredita Nele, né, amigo? Que mal Ele lhe fez? As pessoas não podem exercitar sua fé? Isso é garantido na Declaração Universal dos Direitos do Homem, editada pela ONU, e na nossa Carta Magna de 1988. É o mais alto patamar civilizatório que a humanidade atingiu. Isso não tem nenhum valor para você?

    4. Sergio Siqueira

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  10. Alexandre Pereira

    Camarada, um exercício de extrema má-fé, pode-se dizer, ficar a espreita levantando cada deslise de linguagem mostra um lado Stasi típico dos SJW de cabaré. Daqui a pouco vai encontrar um gesto nazista nos trejeitos de Netanyahu, talvez o sinal de OK ou ajustando o paletó. No que concerne ao Hamas e demais terroristas (não os palestinos), não deveriam ter apagado a frase, pois está coberta de razão. A escuridão é o habitat de quem massacra inocentes, não importa quem os apoie.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Wlander, se existia alguma distinção, o Hamas acabou com as alternativas. Acho que ficar fazendo correlações com frases de milênios atrás, para tentar enquadrar pessoas de hoje é a mesma mediocridade que graça entre os radicais das seitas vigentes e dos que idolatram o grupo terrorista. Tendenciosa ou não, usar disso em uma análise mostra somente a vontade de fazer carnaval com o dá lá aquela palha e limitações de argumentação. Se gastou tempo em escrever a coluna, usasse argumento melhor.

    2. Wlander Kwasniewski

      Realmente não devemos ser ingênuos em acreditar que os jornalistas escrevem sem viés de ideologia, moralidade ou convicções. Afinal das contas nenhum de nós é assim, e , efetivamente, como identificar com idoneidade quem é isento? Por outro lado, o povo Judeu não dispõe de um Estadista (como as guerras exigem) e sim um político "faca nos dentes" que prega que sabe como resolver isso sem muita conversa. Ele tem a sua disposição o apoio das nações não árabes ricas do "ocidente" e dinheiro.

    3. Alexandre Pereira

      Uma visão um tanto unidirecional, Mykel, não acha? Que tal ampliar um pouco o entendimento? Netanyahu está muito longe de ser um santo, mas está muito longe do Hamas et caterva. Quanto às especulações, é achar que os israelenses são ingênuos demais, não acha?

    4. Alexandre Pereira

      Wlander, nesse caso, ele precisa de uma bússola moral para desviar do oportunismo barato. Deixe de ser ingênuo..

    5. Mykel Alexander Santos Gomes

      Netanyahu é testa de ferro das lideranças judaicas da linha se Ovadia Yosef e outros que não largaram um segundo a busca do terceiro templo, sacrifício do novilho vermelho. Etc . Esse pessoal que destruiu as tentativas de acordo entre Arafat e Rabin, e ainda usaram até de apoio ao Hamas na época. Jogam sujo sem receio algum.

    6. Wlander Kwasniewski

      Caro comentarista de texto, caso você não tenha se dado conta, os colunistas ou articulistas são contratados justamente por estar atentos às sutilezas dos fatos e estabelecer relações e análises que nós leitores não conseguimos ou não temos tempo para fazer. Não é exercício de má-fé, é análise de dados e investigação.

  11. Aderval Rossetto

    Certamente o ditador de Israel joga gasolina no fogo há anos, pela tentativa de supremacia territorial com assassinatos de palestinianos na Cisjordânia, e seus antecessores também; ou pelo apoio aos grupos ortodoxos frente ao liberalismo da integração regional e mundial.

    Responda
  12. Dalton Matzenbacher Chicon

    A mesma lógica em direçoes opostas, nutre o hamas e o governo de israel.

    Responda
  13. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    O Bibisolnaro o rei dos israelita se acha a última bolacha do pacote graças ao senil do Biden, porém se fosse mano a mano,Bibi não teria tanta certeza do futuro.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.