Juliano Spyer > Neurocientista de Stanford adota oração como terapia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. RILER BARBOSA SCARPATI

    É o indivíduo que adotou a terapia para si mesmo como prática por não encontrar resposta pra muita coisa. Não é o cientista. O título nos leva a crer que ele adotou a terapia como prática científica, em sua rotina de trabalho. Como se ele estivesse dizendo: é possível por meio da ciência desvendar os mistérios da fé.

    Responda
  2. SONIA GUTIERREZ

    Alguns médicos, muitos, já falaram de sua observação qto a diferença entre pacientes que mantém a prática da oração e a sua recuperação e na dor física comparativamente aos que não o fazem. Agora, a matéria é fraquinha, sem muito conteúdo.

    Responda
  3. Josimar Soares

    O cara fala que é cientista e anuncia a descoberta do fogo. Tião Carreiro tava certo: mundo veio tá perdido!

    Responda
  4. Edno Oliveira

    Esse neurocientista abusou dos equívocos nessa entrevista. Como um ateu ou agnóstico vai orar já que não tem a quem dirigir sua súplica, pedido, o que seja? Um iniciado em meditação pode conseguir resultados bem superiores a uma oração. Pedir a Deus para remover os defeitos de caráter é um pleito e tanto, ele deseja muito mais que o perdão. Tudo considerado, acho que ele tentou imprimir alguma diferenciação na sua religiosidade, denotando alguma dose de narcisismo.

    Responda
    1. Teresa Cardoso

      Orar não é pedir, nem suplicar. Vem do latim Orare - significa falar ou repetir um texto ritual.

  5. edilson borges

    jãodedeus também rezava e dava passe prá curar. deu no que deu.

    Responda
  6. Maurício Cruz

    Minhas duas avós praticaram isso a vida toda. Nada de novo sob o sol...

    Responda
  7. Nilton Silva

    A grande maioria já acredita em algo maior do que nós mesmos e é exatamente por isso que estamos nos destruindo. Talvez o excesso de muletas seja a causa dessa destruição.

    Responda
  8. Davi Britto

    Excelente texto! Por favor, mais textos sobre cultura, ciência, arte e espiritualidade !

    Responda
  9. Mario Rudolf

    Eu entendo ele.Há algo muito maior dentro de nós. Eu confio.

    Responda
  10. Eduardo Rocha

    No desespero vale tudo: Jesus, Exu, Zeus, Buda, Zé Pilintra, Thor... Rezar é a evidência mais comum, e compreensível, de que deus é fruto das necessidades e carências humanas. Agora, há aqueles que oram em silêncio, sem incomodar ninguém. Mal não faz...Contudo, há a Igreja Univeral do Reino da Alienação. Sugiro que o neurocientista visite um desses lugares para esvaziar a mente e os bolsos...

    Responda
  11. Teresa Cardoso

    Existe futuro para a prática religiosa vivida individualmente e sem igreja? Claro que existe. Dentro de cada um de nós, existe um Deus acima de qualquer explicação, com quem conversamos rotineiramente e que é essencial para a nossa vida. Necessitar de uma igreja e de um pastor sonegador de impostos e ávido por dinheiro é transitar no mundo do crime organizado.

    Responda
  12. Luiz Walter Corsetti Doederlein

    Não se trata problemas com falsidades. Daí para a cura gay e o fanatismo islâmico é um passo.

    Responda
  13. Thyrso de Carvalho Jr

    Penso que é preciso entender três coisas: primeiro, crer em algo sobrenatural, bom e imensamente poderoso, pode ajudar a controlar a arrogância e o egoísmo naturais dos homens; segundo, que a ciência (de importância fundamental) não consegue explicar tudo, especialmente na dimensão metafísica, por falta de instrumentos; terceiro, que muito do que no passado não passava de conjetura, foi, posteriormente, incorporado ao matrimônio científico. Salve a liberdade de expressão.

    Responda
  14. Iraia Galindo

    Aproveito a oportunidade para sugerir ao articulista , que é evangélico, a leitura do livro "JESUS E JONH WAYNE", da Historiadora Kristian Kobes. Ela nos mostra o quanto os movimentos evangélicos têm traído o Cristianismo

    Responda
  15. Hercilio Silva

    Viagem na maionese, se for pra igreja vai adorar os falsos Messias da atualidade. A depender da religião, não são todos, estão na loucura do fim do mundo de novo. Até o velho é antigo conflito no oriente médio é usado pra essa nova previsão do fim do mundo.

    Responda
  16. Helder Casa Grande

    Neurocientista e Influencer né? Esse cara é presença certa no feed do youtube do pessoal que acompanha a Intellectual Dark Web. Jon Rogan e amigos.

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    O texto tenta nos enganar em dois níveis. O primeiro, no título, que dá a entender que a neurociência reconhece a importância da oração. Na verdade, trata-se de uma posição totalmente pessoal. O segundo, a proposta de "legitimação científica" dos espetáculos grotescos dos (neo)pentecostais, frequentes em seus cultos. Mais uma vez comprovado que o Spyer não é um cientista, mas um "crente" a serviço da sua, digamos, "fé".

    Responda
  18. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    O texto revela um ser humano bem-sucedido que descobriu que a vida vai mais além e que Aquele que está do outro lado do véu se aproxima daqueles que o invocam com sincera humildade. Jesus anunciou que nós somos os verdadeiros templos onde Deus habita, em Espírito e em verdade.

    Responda
  19. José Cardoso

    Não há problema em ser um pouco louco desde que se controle a loucura. Mas apresentar o indivíduo como 'Neurocientista de Stanford' não deixa de ser uma mensagem subliminar do tipo: 'a ciência descobre a verdade da religião', o que é falso. É o indivíduo, e não o cientista, que tem essa prática.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Ótimo. Esses indivíduos arrumam cada coisa.

  20. jose eduardo serrao

    Qual a novidade do texto? Aqui nos terreiros, mas tribos, nos hospitais isso já acontece. O fato de ser neurocientista, não tem nada de ciência. E a ciência nunca criticou isso, apenas o abando de tratamentos bem estabelecidos pelos alternativos.

    Responda
  21. Alaor Magno

    Quanto mais se reza, mas a assombração aparece. Admitir o mal é acreditar que ele existe e faze-lo materializar tornando o sofredor dono de algo importante em sua vidinha imunda.

    Responda
  22. Paulo Sales

    O último parágrafo tem duas questões equivocadas. Chama de religião o que deveria ser chamado de experiência com Deus e levanta a questão da religião (novamente usado errado) sem igreja. Igreja é local para culto e vida espiritual com Deus não é religião.

    Responda
  23. Fabrício Schweitzer

    Depois da destruição da natureza, só resta orar. Típico do puritanismo.

    Responda
  24. Cristiano Castro

    Excelente escrita. Texto inspirador!

    Responda
  25. Esechias Araújo Lima

    Exatamente isso, Marcos. A humildade é a postura correta para a empatia, creio eu.

    Responda
  26. LUANNA ASSUN O

    A pergunta do final deveria ser o contrário: Existe futuro para a religião enquanto instituição? As instituições (católica, neopetencostal, espírita e etc) estão em franca diminuição de poder (religioso ao menos). Penso que cada vez mais as pessoas se verão livres da obrigação de se ajoelhar num tempo por saber que oração é Deus estão simplesmente em Todos os lugares. Eu estou nesse crescente grupo dos sem religião.

    Responda
    1. LUANNA ASSUN O

      Concordo que, no Brasil, o poder político e econômico das igrejas (neopetencostais) é um perigo para o Estado laico. Inclusive, com o aumento desse poder nas comunidades, como do Rio, é um perigo até pra segurança à existência de outras religiões. Mas isso não é poder religioso no sentido que a matéria trata... No sentido da matéria que defendo que elas estão perdendo. Fé # Religião/instituição.

    2. Iraia Galindo

      Cada vez mais a força do poder religioso está aumentando. No Brasil, por exemplo, logo logo, teremos uma teocracia evangélica no poder.

    3. Leonardo Trindade

      Queria muito viver nesse mundo que você descreveu. No meu mundo a religião tem cada vez mais poder sobre o estado e tem lutado para impor seus costumes por meio de leis. Aqui existe até uma bancada da Bíblia, que fica a cada dia mais forte. Recentemente fizeram um grande círculo de oração dentro de um prédio público para comemorar uma tentativa de acabar com o casamento gay. Mas eu vivo em outro mundo né...

    4. Paulo Sales

      É uma tendência.

  27. osmar Carneiro

    Da religião dos outros todos somos ateus

    Responda
    1. Anna Flavia Ribeiro

      melhor definição

  28. Fauzi Palis Junior

    Oração profunda e verdadeira, independente de crenças, é sinônimo de humildade e conexão. O difícil é a compreensão de profundo, verdadeiro, crença, humildade e conexão.

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Perfeito.

  29. Marcos Malta Campos

    Para pensar, e para sermos mais humildes

    Responda
  30. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    A oração seja w nome tenha é sempre bem vinda. Tento agradecer e não só pedir. Cada dia é uma luta com nossos egos. Se não formos soberbos, debochados e tivermos um pouco de humildade no dia a dia, já tá de bom tamanho.

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Inspirador. Falta explorar mais o assunto.

    2. Cida Sepulveda

      Inspirador. Falta explorar mais o assunto.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.