Ilustrada > Clube da Esquina é mais sofisticado que a tropicália, afirma Edu Lobo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Samuel Gueiros Jr

    Edu Lobo é genio musical mas sua obra nao emplacou. Mostra indisfarçavel ressentimento e faz essa dicotomia Mpb x Tropicalia para reaparecer.

    Responda
  2. Angela Rabello

    Faltou colocar a entrevista, publicaram apenas a introdução

    Responda
  3. paul constantinides

    quem esqueceu do Clube da Esquina? álbum super festejado. acho q a obra do Edu Lobo é pouco percebida, sempre toca aqui em casa. belíssimo trabalho. agora dizer que Clube da Esquina é mais sofisticado, ou o q seja, em relação a Tropicália, não vejo razão para comparar. Dois belíssimos momentos da musica brasileira.

    Responda
  4. Paulo Rêveur

    Aonde está a matéria ?

    Responda
  5. Claudio Goldman

    Só isso ?

    Responda
  6. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Não sou crítico de arte e Edu tem muita história na música e, claro, O Grande Circo Místico, para mim. Além de Embarcação...Mas penso que ambos os grupos de compositor@s/cantor@s tiveram suas atuações motivadas e efetivadas por compromissos semelhantes: criar, não se deslocar da realidade, das emoções, do futuro. Como não associar a margarina de Baby à margarina de O último tango em Paris numa espécie de sincronia, se quiserem o toque chique da Antropologia, do paralelismo cultural ?!

    Responda
  7. Renato Aparecido Terezan de Moura

    Sério isso ? Cadê a matéria ? rsrs

    Responda
  8. Abrão Lacerda

    Concordo com o "mais sofisticado" no que diz respeito à melodia, mas para letra, projeção nacional e internacional, sucesso e importância artística e histórico-social é a tropicália sem dúvida. Sem contar que o clube da esquina trilhou o caminho aberto por seu antecessor.

    Responda
    1. Roberto Jorge Chaves Araujo

      Rs...a melodia de Baby chega ser a bethoviana. E a melodia e letra de Miserere Nobis reprentam uma síntese histórica, social e cultural multissecular associada à transformação social e à época de sua produção. Genial.

  9. Paulo dos Reis

    Eu acho graça. Muita graça mesmo. Grandes nomes da arte, ultimamente, estão perdendo uma grande chance de ficarem calados. E olha que sou de Belo Horizonte! rsrs

    Responda
  10. Gregorio Amarante

    Gosto é gosto e isto não se discute, mas a Tropicalia foi infinitamente mais relevante e transformadora que o clube da esquina. Viva Caetano, Gil, Nara Leão, Rogério Duprat e os Mutantes.

    Responda
    1. José Fernando Marques

      Mas Nara pertence ao movimento anterior, o da bossa nova. Ou melhor, pertence à dissidência politizada da bossa nova. Com ela e outros - Edu Lobo e MPB-4 inclusive - nasce a MPB, reunião dos acordes sofisticados da bossa de Carlos Lyra e Roberto Menescal aos gêneros tradicionais do samba e do baião. Edu faz parte deste último movimento. E Nara deu a sua força à Tropicália. O Clube da Esquina, ele tem razão, é musicalmente mais sofisticado.

  11. Milton de Andrade

    É só isso mesmo? Ou eu não estou encontrando a matéria completa?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.