Wilson Gomes > Por que Lula e a esquerda não estão alinhados na questão Israel-Palestina? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
" mas de entender por que a posição de Lula e a dos militantes petistas estão desalinhadas dessa vez". Simples, qual paÃs da América do Sul vende armas para todo mundo, árabes e, eventualmente judeus também? Nome começa com B e termina com rasil. O presidente não vai querer entrar nesta briga e acabar com este mercado consumidor brasileiro
A questão é complexa e há esquerdistas com posições bem divergentes a respeito desse assunto. Ao contrário do inÃcio da república islâmica no Irã, quando a coisa era uma novidade, todos hoje sabem que o ideário muçulmano é altamente conservador nos costumes (para dizer o mÃnimo). Está nas antÃpodas das posições da esquerda, muito mais próximas dos costumes vigentes em Israel.
Lula é mestre e sabe o valor do pragmatismo no cargo que ocupa. Defender a paz e a causa humanitária precede qualquer qualificativo do ato ou daquilo. Não existe divergência, portanto, na essência da questão. Mesmo divergindo no discurso , a causa é a mesma.
Não há desalinhamento, é apenas superfcial. Na verdade, essa aparente divergência, é um sintoma de que o PT e a militãncia sabem, ou intuem, que a posição de Lula não é sincera, se deve apenas a uma exigência do cargo
A esquerda brasileira ainda vive nos anos 60! Por isto vai perdendo espaço para uma direita raivosa!
Não é só Lula e a esquerda não some-se aà parte da direita brasileira w o resto do mundo que não concordam com o número de mulheres e crianças inocentes mortas por Israel nesses ataques desproporcionais a Gaza.
Ótimo artigo, explicando certa divergência entre Lula e bases mais ideológicas do PT. É natural pois, quando alguém está no poder, tem que seguir regras mÃnimas dessa condição, governar para o paÃs e não para um partido. Mas não era habitual no PT.
Ba nd ido é ba ndi do
Simbologia da luta do oprimido vontra o opressor. Talvez isso explique a dific do pt na seg publica
o fato é que aquela região continua a resolver seus problemas como o fazia há dois mil anos, ou seja, confinamento e limpezas étnicas, os egipcios fizeram, o rei david tinha licença para matar em massa, direto de deus. O imperio romano quando esteve lá decidiu fazer suas limpezas. O tempo não passa por lá, toda a tecnologia de israel é para servir ortodoxos de isaque. E pior, se a situação fosse inversa, o mesmo tipo de massacre estaria ocorrendo mudando as posiçoes.
Uai, seu Wilson, tá bem explicado. E, certamente, ajuda o fato de que Israel não parece ter a mesma consideração para com os humanos que habitam fora de suas fronteiras e aqueles que dentro estão. Supostamente, numa democracia, pode-se ter opinião divergente acerca deste fenômeno, não? TaÃ.
Os jornalistas da Folha e os paus-mandados dos editores, como esse Wilson Gomes, não têm alcance para perceber o que Lula, o operário, sem sabença de papel passado, já percebeu em relação a essa guerra. Vocês ainda insistem em trazer o que está havendo para um debatezinho interno medÃocra, como se, com esse tipo de informação barata, fossem capazes de cumprir um propósito único: aproveitar a guerra para detonar Lula. Lula está tão acima disso. Vocês só influenciam o leitor raivoso mesmo.
O artigo não "detona" Lula em nenhum aspecto, só indica uma divergência entre a posição do lÃder e outros militantes de esquerda. E se há um "leitor raivoso" aqui é você, que ao menor pretexto, inclusive por não saber interpretar o texto ou não ter paciência para lê-lo, enxovalha o jornal e os colunistas.
Fato.
Lula percebeu o que o bolsonarismo está explorando.
Lembram de Cesare Battisti o terrorista acolhido pelo PT e defendido por Luiz Roberto Barroso (aquele petista do comicio da UNE, hoje no STF) que acabou condenado na propria Italia? O historico de Lula e do PT com terroristas já é antigo.
Gostei do artigo. Obrigada.
Lula fazendo o que pode. Já fez muito em chamar de terrorismo o que o Hamas fez. De resto, apenas o discurso padrão sem assumir posição, com soluções vazias de conteúdo. Quando ele fala em solução negociada eu sempre fico confuso. De um lado um estado, Israel. Do outro um grupo terrorista sem uma liderança definida. Como negociar?
Exato. É a mesma posiçao ambigua e covarde em relaçao a Ucrania querendo que a vitima divida a culpa com o agressor. E ainda tem a cara de pau de se oferecer como "mediador". E grande parte da imprensa apoia essa esquerda quando costuma chamar criminosos de "suspeitos".
Artigo passa-pano pra Lula e o PT. Tenta dissimular o que está claro: Lula e o PT pensam a mesma coisa. O autor tenta isentar Lula das declaraçoes absurdas de seus auxiliates que no fundo queriam agradar o chefe pois sabem o que ele pensa do Hamas. E todo mundo já sabe o que o Hamas pensa do PT pois são "companheiros". A proposito, Maduro quer invadir a Guiana e de que lado Lula e o PT vão ficar?
Sr. Wilson, dizer que a esquerda faz ordem unida é um pressuposto falso. A esquerda majoritária é democrática, ao contrário de uma, também falseada, a qual o Senhor usa de espantalho para seu direitismo anfÃbio.
Cuidado com seus delÃrios, a "esquerda majoritária" que apoia ditaduras só existe na sua cabeça. O PT não é sinônimo de esquerda e há muitos exemplos de esquerda democrática no mundo, inclusive na América Latina.
A esquerda majoritaria apoia regimes como Venezuela, Cuba, Nicaragua, Russia e agora o Hamas. É autoritaria e antidemocratica. So usa a democracia para chegar ao poder depois busca o absolutismo como ocorre nesses paises tão respeitados por Lula e o PT. O Foro de Sao Paulo é a ponta de lança para alcançar uma ditadura continental.
Prof wilson, guardo todas as suas colunas. Q inteligencia! Q clareza!
A decisão do governo israelense de cortar alimentos, água e eletricidade a uma população civil cativa (em Gaza) ameaça não só piorar uma crise humanitária crescente – poderá endurecer ainda mais as atitudes palestinas durante gerações, minar o apoio global a Israel, contribuir para o mãos dos inimigos de Israel e minar os esforços a longo prazo para alcançar a paz e a estabilidade na região”, disse Obama, que é democrata.
Samuel, reduzir o adversário a ratos e outros animais, é o primeiro passo para discursos genocidas. Há algumas décadas, eram os nacional-socialistas que se referiam aos judeus como ratos . Hoje você faz o mesmo com os inimigos de Israel. Cuidado com o discurso homicida: você pode acabar se acostumando.
O Hamas fez de Gaza um bueiro de ratos infestando os subterraneos com a conivencia de muitos palestinos que agora sofrem injustamente. Vai ser preciso destruir e desinfetar aquela rede de esgotos habitada por ratos terroristas para que um legitimo Estado Palestino seja implantado e respeitado por Israel.
Sou lulista, mas lamento muito a insensibilidade de Lula em relação ao povo ucraniano que sofre há mais de um ano a covarde agressão militar da Rússia, Lula bem poderia dar um puxão de orelha em Putin. Sim, Lula poderia dizer que Israel tem todo o direito de autodefesa, inegociável, porém, dados da Jewish Library desde 1920, mais de 100 anos, demonstra que para cada israelense morto há 3,65 palestinos mortos, a desproporção do revide de Israel só aumenta o ódio e desejo de vingança.
Ótimo texto pra quem acredita no Lula
Kkk
Wilson, você não vai fazer sucesso com esse tipo de argumentação. Artigos panfletários, mesmo que dissimulados subliminarmente, não convence ninguém que tenha o mÃnimo de senso crÃtico. Quer ser jornalista sério, seja honesto e escreva a verdade.
Pelo menos os auxiliares de Lula foram mais sinceros mas assim o fizeram sabendo que o chefe pensa a mesma coisa.
Bom texto. Doentes de alma, colocam qualquer causa a perder com sua irracionalidade. Tão ruins quanto aquilo que dizem criticar.
Muito interessante a observação. Talvez porque Lula esteja já na sua terceira experiência de governo, o que amadurece qualquer pessoa em todos os nÃveis. E há grande parte da esquerda que não só dispensa a conexão com a realidade e os fatos, mas sabidamente sofre de dicotomia moral ao defender sem problemas um terror abjeto como o do Hamas.
Haddad deixou de ganhar por quanto ? Seja honesto !
... de acordo com o real, os Anhangueras estão em ressonância com os insurrecionistas russos e venezuelanos e outros diversos! Dentro deles está aquela ideia: ... Que se dane a população, tanto daqui Quanto de la! Eles torcem mesmo é para as lideranças manterem os acordos que permitem a todos se perpetuarem no topo das lideranças das cadeias produtivas!!!...
Boa matéria! Poderia se acrescentar que a crença é alimentada pelo preconceito estrutural de 2000 anos contra o povo judeu, que no Brasil tornou-se estrutural. Claro que a esquerda da qual normalmente faço parte não aceita esta marca porque enfim não há preconceito no Brasil. Só que há, sim, e o povo judeu continua sendo alvo preferido.
Vão indo nesta toada...que logo preconceito pode virar opinião formada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Wilson Gomes > Por que Lula e a esquerda não estão alinhados na questão Israel-Palestina? Voltar
Comente este texto