Mariliz Pereira Jorge > Vidas judias não importam Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 3 4 Próximas

  1. Mateus Bego Bueno

    Que argumentação desonesta! A colunista iguala a indignação com as ações terroristas de Israel com o apoio ao terrorismo odioso do Hamas contra israelenses. Com isso, alimenta uma visão maniqueísta em relação ao conflito. Vidas israelenses importam tanto quanto vidas palestinas! A tempo: só os terroristas defendem o terrorismo.

    Responda
  2. neli faria

    O pessoal preocupado com a Faixa de Gaza, principalmente a esquerda, e não vê que o Brasil é uma grande Faixa de Gaza. A esquerda é contra Israel, porque lá os homossexuais são respeitados, o aborto é livre, a maconha recreativa é permitida,aí a esquerda não teria nada para defender. A esquerda é contra Israel, porque é apoiada pelos EUA...esquerda incoerente! O que esperar de quem apoia ditaduras seletivamente!

    Responda
  3. Diego Mentor

    Feminista quando convém. Humanista seletiva. Vc é o tipo de gente q apoiaria o apartheid na Ãfrica do Sul pq mandela é um terrorista e os negros deveriam negociar com os brancos. Nojo.

    Responda
    1. neli faria

      Sou feminista! E por ser feminista Apoio Israel. Sou Humanista: por ser humanista apoio Israel. Humanismo seletivo seria apoiar sequestro de crianças e idosos.

    2. neli faria

      Por ser feminista, ela tem razão ao apoiar Israel. Lá as mulheres são livres. Digo isso, porque conheço, e bem, Israel e alguns países do mundo árabe.Israel é o moderno em comunhão com o antigo. Nas praias de Tel-Aviv pode ver mulher com biquíni minúsculo e famílias de judeus ortodoxos passeando. Eu vi, não li. Não é humanismo seletivo: humanismo seletivo é quem apoia o sequestro de idosos e de crianças.

    3. Marina Gutierrez

      Diego,assino embaixo. Feminista só para sua tribo.

  4. Diego Mentor

    Não sei se vc apenas deve explicações aos seus patrões ou se tem ojeriza a árabes. Vc tem um senso de justiça e de direitos humanos bem seletivo, apenas para os seus. Feminista quando convém, humanista quando convém. Se importe com uma das 3000 crianças mortas por Israel, elas tb tinham nomes. Uma hipócrita strictu sensu, me causa ânsia de vômito, me deixa mal

    Responda
    1. neli faria

      Humanismo seletivo é quem apoia o sequestro de idosos e de crianças.

  5. Luciano Prado

    Como não importam? Importam sim e são, inclusive, valoradas. Por exemplo, quantos vidas palestinas são necessárias contar para valer uma judia? Pelos meus olhos castanhos não há diferença; são vidas humanas. Já olhos verdes "estão cegos, cegos que veem, cegos que vendo, não veem".

    Responda
  6. neli faria

    O povo preocupado com a Faixa de Gaza e o Brasil é uma imensa Faixa de Gaza. Até o ataque terrorista do Hamas, quantos morreram lá? E quantos morreram cá. E o nosso amado líder, o boiadeiro atual, preocupado com a Gaza, sendo que a Gaza é aqui.

    Responda
    1. neli faria

      Marina: concordo! Mas, sequestrar idosos e crianças, não é próprio de Ser humano. O Brasil é uma Grande Faixa de Gaza, sob o silêncio obsequioso dos políticos.

    2. Marina Gutierrez

      Injustiças devem ser denunciadas , aqui, em Gaza, onde quer que aconteça, somos todos seres humanos, cad vida vale o mesmo.

    3. neli faria

      José Roberto: meu fanatismo é pelo Santos ! Político seja o boiadeiro atual, seja o anterior, é para ser cobrado e não idolatrado. Ao digitar o meu voto em lula, ao contrário do Rebanho, não deletei meu senso crítico, minha inteligência.

    4. neli faria

      José Roberto: meu fanatismo é pelo Santos, apenas! Político seja o boiadeiro atual, seja o anterior, é para ser cobrado e não idolatrado. Ao digitar o meu voto em lula, ao contrário do Rebanho, não deletei meu senso crítico, minha inteligência.E , quem elegeu o bolsonaro foi o lula, tanto que em vinte e dois elegeu seu seguidor em São Paulo com o mesmo candidato:haddad.Votei para ele, também...deveria ter anulado.

    5. José Roberto Franco Reis

      Ah, que saudade do geno cid chefe de gabinete, com o grande chefe de estado da COVID falta de ar e mimimi e do golpismo feliz dia sim outro também. Brasil, como éramos felizes e não sabíamos não é Neli?

  7. Maria Antonia Di Felippo

    É preciso criar o Estado da Palestina.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Maria Antônia: já foi criado pela ONU em 1948, mas os líderes de Israel não concordam com um estado palestino, querem a terra sem os palestinos. E nesse projeto colonialista são apoiados pela USA e União Europeia.

    2. Neimar Oliva

      Exatamente. E seria um estado amigo do Líbano, da Síria, da Jordânia, do Egito, da Turquia, do Iraque, do Irã, da Arábia Saudita, do Iêmen, da França, da Rússia, da China etc etc. Caramba!? São problemáticos!

  8. Ana Carla Lima Portela

    É sério este título? Israel já matou só de crianças palestinas bem mais que os ataques terroristas do Hamas. O Hamas foi e é brutal, por isso Israel tem o direto de ser pior? Já mataram em seu próprio terror o triplo de palestinos. Qual é a vida que não importa?

    Responda
  9. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

    É óbvio, a dor da perda de parentes num ataque como o do Hamas é algo absurdo. Assim como os que estão agora perdendo familiares em Gaza. Mas a culpa não é só dos terroristas, o gov de Netanyahu, também é responsável pelas atrocidades que estão sendo cometidas. O gov. investiu na divisão entre os palestinos, enfraqueceu a Autoridade Palestina e incentivou os assentamentos. Caiu na armadilha do Hamas, inclusive em termos de propaganda. Quem está bombardeando uma cidade cheia de crianças?

    Responda
    1. ASTROGILDO Ferreira de Mello Junior

      Israel perdeu essa gue rra. Vai vencer no campo militar, mas no campo político e diplomático não. Assim como os americanos perderam nos ataques de 11/9 e no Vietan. Os russos estão perdendo a gue rra da Ucrania. Esperemos que pelos menos se livrem de Netanyahu e dos partidos religiosos. Difícil, mas quem sabe um milagre acontece.

  10. Maria Antonia Di Felippo

    No momento o senhor Benjamin Netanyahu está pedindo a demissão do Secretário Geral da ONU. A justificativa é que o competente senhor António Guterres relatou todos os fatos, sobre a opressão de Israel que durante tantos anos, o mundo achou mais cômodo ignorar.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      E que o Primeiro Ministro de Israel não quer, que ninguém no mundo ou fora dele comente.

  11. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

    Se o veiculo adotasse os mesmos critérios aplicados na moderação dos comentários dos assinantes jamais teria dado espaço para a publicação desse texto. Pouco ou nada importando a região; a nacionalidade; a orientação; o time para qual torce, e ouso dizer, a espécie. TODAS AS VIDAS IMPORTAM.

    Responda
  12. marcelo um torres teixeira leite

    Boa tarde Mariluz! Vidas sempre importam! Mas há diferença entre o antissemitismo e a islamofobia? Atenciosamente Marcelo Torres

    Responda
  13. VAGNER DOJA BARNABE

    Respeitável articulista, leia com atenção o excelente texto de Glenn Grenwald publicado hoje nesta mesma Folha. Ótimo Glenn

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Vagner, obrigada, vou ler.

  14. VAGNER DOJA BARNABE

    Respeitável articulista, leia com atenção o excelente texto de Glenn Grenwald publicado hoje nesta mesma Folha. Ótimo Glenn

    Responda
  15. Adauto Lima

    Vidas judias importam tanto quanto vidas palestinas. Estude e aprenda que Palestino não é sinônimo de terrorista.

    Responda
    1. Antonio Araújo

      E quem disse isso?

  16. Alberto Soares Soares

    Querida articulista, todas as vidas importam! Não podemos generalizar opiniões, nem visões, nem tampouco defender relativizar o que fez o Hamas, terrorismo contra civis , tanto da Hamas , quanto do Estado de Israel, contra civis indefesos, merece nosso total repúdio! Agora o Estado sionista está usando como pretexto o que fez o Hamas, para promover uma verdadeira carnificina contra a população civil da Palestina. Basta!!!

    Responda
  17. Felipe Araújo Braga

    Moça, desculpa, mas você está muito rancorosa com a guerra! Vidas judias importam sim, mas as vidas palestinas também. As vidas negras inclusive (quando Bolsonaro fez piada com os quilombolas, dizendo que não pesavam mais que sete arrobas, muitos membros ilustres da comunidade judaica riram, e sei que muitos judeus protestaram, mas a senhora estava entre eles? Ou a senhora apoiou Bolsonaro?). A vida de todos importa!

    Responda
  18. Paulo Sales

    A polícia israelense prendeu a famosa atriz árabe-israelense Maisa Abd Hadi, sob suspeita de "incitação ao terrorismo" depois que ela fez uma publicação no Facebook relacionada aos ataques do movimento islamita palestino Hamas contra Israel em sete de outubro. Maisa Abd Hadi, que mora na cidade de Nazaré, no norte de Israel, foi detida na segunda-feira, disseram a polícia e seus advogados nesta terça. É só a gente comentar aqui mesmo!

    Responda
  19. Paulo Gallo

    Senhora Mariliz, Israel é um estado assassino e merecedor de todo repúdio. A desastre que Israel está provocando na faixa de Gaza é a prova disso! Esse estado deve ser contido, custe o que que custar! Israel, Estados Unidos e parte da Europa são os verdadeiros terroristas! São 7.900 (sete mil e novecentos mortos em menos de um mês). Está na hora de algumas nações reagirem contra essa barbárie judaica!

    Responda
  20. Heitor Almeida

    Mariliz, você precisa procurar ajuda

    Responda
  21. Alberto Melis Bianconi

    Vejam só: a Folha fechou a caixa de comentários da notícia que informa que Israel prendeu uma atriz arabe-israelense que fez uma postagem contra a segregação de Gaza. E Israel quer parecer uma democracia ocidental e a Folha parecer moderninha.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      É fato. Parece que a FSP não quer compromisso com o assinante.

  22. Eduardo Nogueira

    Ninguém é contra os israelenses, mas contra o governo de Israel, o atual primeiro ministro fez seu nome com agressividade contra palestinos, o mesmo primeiro ministro cometeu uma falha de segurança que possibilitou a invasão de seu território por homens armados e o consequente massacre, esse mesmo ministro ataca o povo palestino, não o Hamas, sem qualquer responsabilidade, em parte para esconder sua falha, quando acusado, acusa, acusa todo e qualquer crítico de antissemita.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Benjamin Netanyahu quer acabar com o sanguinário Hamas, Então, por quê não ataca os subterrâneos onde os terroristas estão? Tantos anos de opressão será que o senhor Netanyahu não sabia que um atentado violento e insano poderia acontecer? Na minha modesta opinião, esse senhor não se importa nem sequer, com a vida dos israelenses .Para ele o que importa é o poder.

  23. Mauro Timo

    Israel foi agredido covardemente e tem todo o direito de se defender. Pode-se discutir a intensidade do contra-ataque Israelense mas não o seu direito a defesa, o Hamas massacrou de uma só vez 1.400 civis inocentes e isso é terrorismo. Shalom!

    Responda
    1. neli faria

      O povo olha para lá e não percebe a Faixa de Gaza que é aqui. Até o ataque dos terroristas quantos palestinos e israelenses morreram lá? E quantos morrera, cá?Shalom!

    2. Joao Cellos

      Quem está proibindo Israel de se defender? Mas o que o estado terrorista israelense quer é fazer um massacre, que já maior do que sofreu. Toda a palestina tem que pagar? Palestina livre!

    3. Maria Antonia Di Felippo

      Fato terrível.

  24. Luis Carlos Rodrigues

    Cara Marília, como não vive mais no planeta terra com esse teor de apreciação do conflito entre Hamas e Israel, caiu no meu conceito. O mundo inteiro está contando o número de palestinos mortos(até agora, 6500) para ver se corresponde aos 1400 judeus mortos, sanguinariamente sim, mas mortos. Guterres falou claro , convicto e corretamente, ninguém aguenta passivamente 56 anos de prisão a céu aberto. Um dia a casa cai!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Benjamin Netanyahu não engana mais ninguém.

  25. Ivo Ferreira

    Independente do horror das guerras. Da covardia e matanças cometidas por ambas as partes. O brasileiro gosta de tomar partido dos que considera mais fracos. É um tal de viva Cuba, viva Venezuela, muito bom árabes.... mas, quando arruma um dinheirinho, corre pra Miami

    Responda
  26. Augusto Valmor da Rosa

    Matar uma população da palestina como vingança, impedir a saída de estrangeiros e controlar agua e luz e combustível , com isso Israel perde todo o apoia que tanto tenta impor para a humanidade. Jesus cristo ensinou : Amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a si mesmo.

    Responda
  27. Ana Elisa Lobo

    Não sei em que país você vive, Mariliz. Talvez numa bolha. Eu ouço exatamente o contrário. Fazem pouco dos milhares de inocentes mortos por Israel e só falam do ataque vil a Israel, desumanidade do Hamas, etc. A sua parcialidade sionista chega a parecer bur rice.

    Responda
  28. Orasil coelho pina

    As ideologias esquerdistas e direitas são a praga da humanidade, basta ver estas duas tendências relevam as atrocidades que o Putin tem feito na Ucrânia!

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      E as catástrofes naturais que Deus envia contra a humanidade? Ninguém condena, só porque a discussão é sobre Hamas e Israel? Quanta injustiça das redes sociais!

  29. Maria Antonia Di Felippo

    Todas as vidas importam. israelenses, judeus, palestinos e mulçumanos. Só o senhor Benjamin Netanyahu não aceita isso.

    Responda
  30. Berenice Gaspar de Gouveia

    Todas as vidas deveriam importar. Mas o que realmente vale é o lucro trilhonário da indústria armamentista. Seu produto final é a morte. Seja palestina, seja israelense, seja ucraniana ou qualquer outra. De preferência longe dos países produtores

    Responda
  31. sergio ribeiro

    Todas as vidas importam. O que tem sido muito comentado nestes dias é essa infeliz ideia que só importam as vidas de um dos lados. É preciso acabar com estas visões simplistas e muitas vezes infantilizadas de que existe um vilão e um mocinho num problema tão complexo como o conflito entre Israel e Palestina.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Você viu alguém dizer que só se importa com as mortes de um dos lados? Ou muita gente dizer que muitos outros só se importam com as mortes nos grupos contrários aos defendidos por aquela muita gente inicial? É sempre a lógica de dizer que defendemos a vítima mais vitimada... Aí vão lembrar do holocausto na segunda guerra, da escravidão no Egito, e do que mais for necessário.

  32. Eduardo Elói

    Tanto quanto vidas palestinas. Não se trata disso. Nas guerras, não tem essa não. Guerra é o produto da incompetência humana para lidar com as diferenças.

    Responda
  33. Luiz Eduardo Cantarelli

    Todas vidas importam. Considere portanto que Judeus sufocaram os palestinos numa faixa de terra por décadas e ainda usaram parte para assentamentos . Verdade é que não tiveram a misericórdia que tanto imploraram no passado recente.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      E todos esses anos o mundo fingindo que não vê. Olha o resultado.

    2. Maria Antonia Di Felippo

      Benjamin Netanyahu não engana mais ninguém.

  34. jose carlos toledo junior

    Tenha dó Mariliz. A emoção já lhe tomou a razão e falta pouco para lhe tomar a alma também. Veja outras coisas.

    Responda
  35. João Neutzling Jr

    A vida dos judeus importam da mesma forma que as vida dos palestinos. A ação do Hamas foi um ato de terrorismo sim, mas os palestinos suportam há décadas a ocupação militar de israel dos territórios palestinos, confisco de propriedades, demolições de casas, check-points insuportáveis, prisões arbitrárias, assassinatos e ataques terroristas dos colonos. Toda esta violência desencadeia atos de terrorismo do Hamas, a solução é a criação do estado Palestino soberano, sem ocupação para viver em paz.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Concordo em gênero, número e grau.

    2. Max Morel

      Qual estado Palestino? o da faixa de Gaza do Hamas ou o da Cisjordânia da Autoridade Palestina?

  36. Laércio Góes

    Você só vê nas redes sociais o que lhe convém. O mesmo comportamento e comentários observo não só nas redes sociais como na mídia profissional, a exemplo da Globo News. Os palestinos são desumanizados e justificam a matança israelense com o direito de defesa de Israel. Quais são os direitos dos palestinos? E como podem lutar por eles? Poderia dizer? Excluindo o terrorismo, é claro, porque além da barbaridade, é burrice.

    Responda
  37. Carlos Sotomayor

    Me parece que tem aumentado o número de opinionistas sem nenhum compromisso com um mínimo de isenção. Acabam recorrendo ao que supostamente criticam: extremismo, fanatismo. Fatos, lógica, regras de argumentação são desprezados e substituídos por versões de porta-voz de exército, por discursos de autoridades. Está cada vez mais difícil utilizar a Folha como fonte de informação e análise

    Responda
    1. Paulo Sales

      É o chamado jornalismo uber, antes conhecido como ctrl c - ctrl v.

  38. Luiz Carlos Ribeiro

    A colunista tenta uma análise independente, mas não consegue. Posso dizer de outro modo, "vidas palestinas não importam", que estaria com a mesma razão.

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      A vida dos funcionários da ONU, Cruz Vermelha, Médicos sem Fronteiras e a de todos os profissionais de saúde que atuam na faixa de Gaza, tb importa. A vida dos brasileiros, e de todas as pessoas que aguardam para sair da zona de guerra tb importa. E o poderoso senhor Benjamin Netanyahu quer "ensinar lição" , em represália, negando visto. O Primeiro Ministro não engana mais ninguém.

  39. João carlos Gonçalves de souza

    O que estamos vendo ultimamente é um massacre de povos na Ucrânia , em Gaza , Israel e outras guerras esquecidas pelo mundo . O mundo cada vez mais poluído , alterações climáticas graves e uma polarização política mundial . Mas o que precisamos é de paz para viver e cuidar de pessoas.

    Responda
  40. josé SOARES

    Vidas judias e palestinas importam sim.Mas atos terroristas contra civis , quer do Hamas ou do governo de Israel importam sim .

    Responda
  41. Paulo Falcao

    Desde o dia 7 de outubro, o Hamas e a Jihad Islâmica dispararam mais de 7.300 foguetes contra Israel. Pouco mais de 7% apresentaram defeito, caíram e atingiram áreas aleatórias da Faixa de Gaza. Isto significa que ao menos 510 foguetes caíram sobre a população de Gaza, sem aviso prévio, sem controle, sem preocupação humanitária. Pergunto: que percentual dos civis mortos na Faixa de Gaza foram vítimas dos 510 foguetes aleatórios do Hamas e da Jihad islâmica?

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      Todos nós sabemos que os grupos terroristas são cruéis e desumanos, só não imaginava que o senhor Benjamin Netanyahu, se juntaria à eles nessa barbárie.

  42. Alcione Malheiros dos Santos

    Qualquer vida importa. O que o hamas fez é terrorismo. Vil. Covarde. O que Israel fez desde sua criação com palestinos é vil, cruel. Os massacres de Deir Yassin, Dawayima, Tantura, de Israel contra os palestinos, foi terrorismo. Durante a invasão nazista em países europeus, quando um soldado alemão era morto, o exército executava dez civis, para servir de exemplo. É o que Israel está fazendo. Já são seis palestinos mortos para cada Israelense. A maioria crianças. Isto é massacre.

    Responda
    1. José Bernardo

      Comentário perfeito, Alcione! Permita-me subscrever.

  43. Flávio Sasso

    Mariliz, lute pela paz.

    Responda
  44. Alberto Henrique

    Vidas palestinas nunca importaram pra forças armadas israelense,cada um luta como pode.

    Responda
  45. Laudgilson Fernandes

    Quando alguém dá razão a qualquer dos lados, já tomou posição. Israel aplica e não é de hoje uma opressão violenta contra o povo palestino. O Hamas foi alimentada e se tornou no que é hoje, um grupo terrorista que não só ataca Israel como sobrejulga o povo palestino. Não vejo nada ali que se possa defender. Terrorismo de ambos os lado e só. São covardes pois neste conflito que paga são seres humanos que apenas queriam viver e se possível em paz.

    Responda
  46. Luciano Siqueira Mina

    .....agradeça a Israel e suas décadas de desrespeito as resoluções da ONU e a ocupação de territórios que não lhe pertencem e submeter suas populações a um campo de concentração a céu aberto . .a semeadura é opcional mas a colheita obrigatória, infelizmente ...

    Responda
    1. João Neutzling Jr

      Isso mesmo, perfeito comentário.

  47. neli faria

    Apoiar terroristas? Muita incoerência.Para esse povo , sequestrar idosos, crianças é normal., porque é contra Israel . Jovens se divertindo e os terroristas matando. E autoridades brasileiras? Preocupadas com a faixa de Gaza e o Brasil é uma imensa Faixa de Gaza. Até o ataque dos Terroristas do Hamas, quantas vidas haviam sido perdidas na Faixa de Gaza original? E na Faixa de Gaza chamada Brasil? E os oportunistas: oh... para lá e para cá... nem te ligo!

    Responda
    1. Jorge Alves

      Pois é, cara. Uma hora a corda arrebenta. Se aqui o povo pobre e ferrado pegasse em ar mas pra cima dos ricos, a coisa ia virar. Mas aceitamos o golpe, a prisão de candidatos através de convicções, as reformas neoliberais. Lá o buraco é mais embaixo.

  48. José Augusto Bernabé

    Vejo esse sentimento em todas as postagens do PT pela sua presidência, e do governo federal tirando foto com o Roger Walters, autentico antissemita de longa data. Nada contra ou a favor a essas opiniões e sentimentos, pois por aqui na terrinha, nossas opiniões tem o mesmo peso das opiniões do angolanos, ou seja, nenhum. Somos insignificantes para o mundo Ocidental.

    Responda
    1. Alberto Henrique

      Com certeza tu é um b@sta. Rsrsrsrsrs

  49. José Augusto Bernabé

    Vejo esse sentimento em todas as postagens do PT pela sua presidência, e do governo federal tirando foto com o Roger Walters, autentico antissemita de longa data. Nada contra ou a favor a essas opiniões e sentimentos, pois por aqui na terrinha, nossas opiniões tem o mesmo peso das opiniões do angolanos, ou seja, nenhum. Somos insignificantes para o mundo Ocidental.

    Responda
    1. josé SOARES

      Eta complexo de vira lata.

  50. José Augusto Bernabé

    Vejo esse sentimento em todas as postagens do PT pela sua presidência, e do governo federal tirando foto com o Roger Walters, autentico antissemita de longa data. Nada contra ou a favor a essas opiniões e sentimentos, pois por aqui na terrinha, nossas opiniões tem o mesmo peso das opiniões do angolanos, ou seja, nenhum. Somos insignificantes para o mundo Ocidental.

    Responda

1 2 3 4 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.