-
Hercilio Silva
Nada é perfeito. Só esqueceu como era a vida antes dos sindicatos. Miséria e jornadas de 16 horas. Inclusive infantil.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
"Capitalismo, do jeito que é montando para funcionar no mundo, não beneficia o todo". Falar isto faz o sangue de um(a) liberal ferver.
-
Alexandre Almeida de Freitas
Entender, a priori, que sindicatos possuem força suficiente para impor sua agenda e submeter a vontade do dono da indústria aos interesses dos trabalhadores é, no mínimo, uma construção que me parece bem distante da realidade.
-
Carlos Amorim
O negócio dos sindicatos é lutar por benefícios da corporação. Quando há conflitos entre os interesses da corporação e do restante da sociedade, os sindicatos não tem pudor, como vimos com o sindicato dos professores na volta as aulas durante a pandemia. Mas... Maiores salários por força de "monopólio da categoria", não serão necessariamente pagos pelos consumidores, podem "piorar" a remuneração do capital. Além disso, os beneficiados terão maior poder de compra e poderão também consumir.
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Quando as grandes montadoras faliram em Chicago eles não se apertaram. Colocaram no colo do Obama. Aí até eu. Quem ela quer enganar ?
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Pay day week ago in Chicago.
-
Mário M Dias
A mão de obra não pode ser equiparada a outros fatores de produção como terra, capital, insumos, por uma razão muito simples: o trabalhador sente dor. Vale dizer, os salários são inflexíveis pra baixo; o ambiente de trabalho precisa ser salubre. Sem os sindicatos, os trabalhadores não teriam qualquer poder de barganha frente ao empresário, que não precisa vender sua força de trabalho pra sobreviver. A articulista sabe disso. Mas sua obsessão em praguejar contra a esquerda fala mais alto.
-
MARCOS CESAR MORAES
O liberalismo promove produção e renda sim. A eficiência na alocação recursos é a base. Mão de obra é um elemento na cadeia produtiva, uma mercadoria a ser vendida. Sindicatos têm a função de negociar um preço na mao obra, como forma de ajustar a capacidade de compra e valor do trabalho, q tb é importante na economia. Ainda q mecanismos ideais ajustem a economia, a relação sindical faz contrapeso ao capital.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Até pra quem, como eu, entende que o Brasil tem muita a ganhar se transformando em uma economia liberal o radicalismo da colunista incomoda. São posições ideológicas. Baseadas em teses em abstrato e assumindo um mundo ideal. Como se o funcionamento do mercado fosse perfeito. Ingenuidade na idade da colunista é muito feio de se ver. Não orna
-
José Cardoso
Não é a toa que as greves muitas vezes tem piquetes e ocupações de fábrica. O grau de sucesso de um sindicato está em restringir a oferta de mão de obra para aumentar seu preço. Uma questão interessante é: sem os sindicatos os salários e condições de trabalho seriam piores que são hoje em dia? É possível que sim, mas não tenho tanta certeza. É verdade que antes da Opep o preço do petróleo era bem mais baixo. Cartéis (por vezes) funcionam.
-
Valter Luiz Peluque
Premissa absurda, comparar perdas salariais ao controle de preços do petróleo pela OPEP, dizendo ser ciência econômica. Pode ser economista, mas precisa sair das fantasias teóricas e por o pé na realidade.
-
Osmir Dombrowski
Bobagens com grife de universidade norteamericana. Nunca vi tanta estupidez em tão poucas linhas.
-
Jove Bernardes
Destrua a estupidez dela, mas faça a gentileza de botar bons argumentos no lugar, explicadinhos, de modo a convencer o leitor de que quem tem razão é você. Senão a gente vai ficar com a impressão de que o que você chamou de "tanta estupidez em poucas linhas" só podem ser substituídas por outras estupidezes. Quer tentar?
-
-
ATILIO CORDEIRO
Me parece que a análise científica e matemática da professora foi bastante tendenciosa e anacrônica. A FIESP beneficia o todo? Acho que não! Tratar o valor do trabalho, do salário e/ou remuneração como "mero" custo, ou ainda compará-lo como mercadoria, joga fora todo arcabouço social conquistado após muitos esforços e negociações legítimas. Greve é bom? Acho que não! Salário baixo é bom? Acho que não! Trabalho e salário são valores, frutos da ação humana. Portanto, é dignidade.
-
Jove Bernardes
A Fiesp, só lembrando, é sindicato... patronal.
-
-
NACIB HETTI
Pelegos existem em todo o mundo. Mas em alguns países da América do Sul eles são mais atuantes.
-
Marcelo Albuquerque
Sindicalistas, vivem sugando o trabalhador, bando de vigaristas
-
NACIB HETTI
Se a gente muda o nome para Pelego pode entender melhor. Ou pior.
-
-
Luã Mourão
Deus do céu, este é o nível dos economistas de Chicago.
-
ROGERIO BANDEIRA
Ela quer que voltemos a inglaterra na revolução indústrial, trabalhar 16 horas sem direito alguma para encher o bolso dos capitalistas. Sem sindicatos não teriamos nem folga aos domingos nesse país. Não são perfeitos, mas são necessários.
-
Ricardo Fernandes
Os sindicatos brasileiros são um ranço do fascismo, assim como a excrescência da Justiça do Trabalho. Enquanto a unicidade territorial dos sindicatos consolidam o peleguismo; o nepotismo e as negociatas. Já a Justiça trabalhista é uma distorção assistencialista onde uma mentira descabida inventada pelos advogados do reclamante tomam ares de verdades absolutas. Em ambos os casos, funciona o achaque e a extorsão em busca de resultados financeiros.
-
Jonatan Teixeira de Souza
Que mulher burra.
-
Fabio Pera
Rapaz, esse é um dos textos mais desonestos que já li no jornal.
-
Fernando Alves
O próximo artigo da Deirdre vai defender a volta da escravidão no sul dos EUA e no Brasil. E a FSP vai publicar, porque qualquer ideia de direitista é considerada sacra pelos editores.
-
Roberto Carneiro
A senil senhora é tão cegamente pró empresas que quando afirma que O salário mais alto para encanadores ou trabalhadores automotivos sindicalizados tem que vir de algum lugar. O "algum lugar" é obviamente o bolso do consumidor não considera que o lugar de onde deve sair o aumento de salários é a margem indecente das empresas (e também dos imorais salários dos executivos) e não do aumento de preços. Tá ruim a cognição da moça! Melhor pedir pro chat gpt escrever qualquer bobagem.
-
Amarildo Caetano
A FSP s me cen sura
-
Amarildo Caetano
Se o trabalhador tiver um salário melhor vai consumir mais ,e aquecerá a economia.Sindcato faz parte da democracia..
-
Washington Santos
Bom, primeiro comparou valor de salário com preço de petróleo, então na cabeça "fim" é o mesmo, afinal produto consumido igual vida de trabalhador. Depois brincou com se não tivesse muito custo, aqui sendo o pagamento ao trabalho, os preços seriam competitivos. Depois igualou consumidor a acionista, como se o ônus do primeiro para garantir o lucro do segundo fosse a consequência mais natural de todas. Só lembrar que o consumidor é um trabalhador e depende do salário, que é o problema apontado..
-
Marcos Benassi
Que paciência, hein, meu caro? Só tenho a agradecer tal civilidade...
-
-
Clemente Coronel Ovelar
A inutilidade da existência dos sindicatos no Brasil está provado pela compulsoriedade das contribuições para sua subsistência, se fossem bons e necessários os próprios trabalhadores teriam a iniciativa de contribuir, e com prazer, o esforço de recriar o famigerado " imposto sindical" evidentemente é da esquerda que os usa como braço político
-
marilza abrahão
Sindicatos organizados e fortes são o pesadelo de todo patrão e seus economistas sabujos
-
Vicente Valcarcel
No fundo ela tá certa
-
Milton Fagundes
O raciocínio desta senhora sobre o tema é obtuso e equivocado. Quem decide sobre uma greve, não é o sindicato e sim a assembleia geral de todos os trabalhadores(as), Inclusive daqueles que não fazem parte do sindicato. Assim, para a abordagem que ela faz, falar em "monopólio" não faz nenhum sentido.
-
Paulo César de Oliveira
O argumento da professora é irrefutável. Se o salário dos sindicalistas aumenta, alguém tem de pagar a conta. Que são os consumidores. Nós. O sindicato é uma coisa muito boa para os sindicalizados mas muito ruim para todos os outros.
-
joão moreira
Entendo perfeitamente a política da pluralidade de pensamentos que a FSP adota na escolha dos seus articulistas. Sou assinante por causa de estratégias como esta. Mas alguns missivistas são de um constrangimento em termos de ideias que quase chega a ser engraçado se não fosse trágico. Essa titia Sukita é o melhor exemplo.
-
Marcos Benassi
Ah, a Tia Auntie poderia nos explicar como são realizadas as definições de preço das mercadorias nas prateleiras universais? E por que os "monopólios" só pode ser exercidos por empresas, nunca por associações entre pessoas (na suposição de que o termo seja justo ao caso, o que não creio)? Se o mercado é livre, e não somos obrigados a comprar nada, não seria o caso de fazê-lo, ao invés de ficar reclamando? Oh, céus, que canseira...
-
Hernandez Piras
Repulsivo!
-
Hernandez Piras
Esta senhora já defendeu todo tipo de liberdade econômica, inclusive para constituir monopólios privados (sim, há poucas semanas ela defendia o direito de empresas monopolizarem os respectivos mercados). Só a liberdade sindical é nociva, mesmo quando o trabalhador tem a liberdade de filiar-se ou não a sindicatos, escolher aquele da sua preferência e de aderir ou não a greves. Eis o reacionarismo mais puro fingindo-se de libertário.
-
Cristiano Jesus
Um gráfico que mostra a venda de sorvetes é quase idêntico ao gráfico que representa ataques de tubarão no mesmo período. Só que as semelhanças estão só nos meus olhos; não há relação causal nesses fenômenos. Esse texto é um exemplo disso, um festival de imposturas retóricas - falsas relações, exageros dedutivos, argumento de autoridade. Ou a autora não está preparada no tema, ou abusa do espaço que lhe é dado e da paciência alheia.
-
paulo werner
A professora dos nossos doutores em economia!
-
Peter Janos Wechsler
E ainda pode ganhar o Nobel da economia como uns vinte outros de onde ela veio. Ela sabe muito bem o que quer dizer, mas simplifica demais para os subdesenvolvidos como nós.
-
Marcos Benassi
Uai, Paulo, na mosca: foi 'fessora do Jjjeegues lá em Chicago. E vem agora Chicagar diretamente em nossas cabeças!
-
-
Gustavo Adolfo Sierra Romero
O seu achismo é ofensivo para qualquer inteligência ou a senhora se esqueceu dos lucros dos acionistas nessa equação? Pois eu acho que o bolo deve sim ser dividido entre todos e que a conta não deve sobrar para os consumidores e também acho que o lucro desmedido dos que efetivamente não trabalham e exploram o trabalho dos demais deveria ser reduzido. Acho que se o norte global vê com preocupação esse lucro desmedido que arrisca o futuro de todos, aqui no sul podemos começar a discutir o tema.
-
Daniel Amorim
Há diversos e conhecidos estudos, com dados e gráficos de fácil entendimento, mostrando a correlação entre momentos de força do movimento sindical e o aumento do poder de compra/redução da desigualdade. Mas nessas horas a liberal foge de gráfico pra falar mumbo-jumbo de comportamentos esperados como se isso fosse "ciência". hm.
-
Cleomar Ribeiro
... valeu e obrigado pela conversa!!!
-
Wellington Costa
a autora acha tudo errado. :) Espero que todo o trabalho dela seja ofertado gratuitamente para baixar o salário de todos os economistas liberais.
-
Marcos Benassi
Monopólio! Hahahahah!
-
-
André Tomio da Silva
Realmente, trabalhador a preço de banana vai comprar o que, mesmo? Uma banana.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.