Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    Mais um ataque da reitoria aos estudantes e contra a universidade. Todo apoio aos estudantes! (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    antigamente os Diretórios Acadêmicos serviam para que os alunos jogassem truco, pingue pongue, lessem Pasquim e fumassem algo . Mudou o quê ? Não existe mais o Pasquim !

    Responda
  3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Desculpem a notícia pela metade. O Reitor chamava -se Pedro Calmon. Magnífico Pedro Calmon ! Como tb não posso deixar de lembrar outro grande Magnífico Reitor Dr Horácio Macedo. Pesquisem

    Responda
  4. Leonardo Gama

    Obrigado por dar a notícia pela metade, Folhosa! Faltou explicar só um pequeno detalhe: por que alunos desses dois institutos, Fflch e Each, ainda se mantêm em greve? Na Each, especificamente, o texto diz que os estudantes reivindicam melhorias estruturais por exemplo. Que melhorias seriam essas? E qual é a posição da Reitoria da USP sobre as reivindicações que não foram atendidas? Ficou parecendo um conto literário sem final...

    Responda
  5. Luiz Ferretti

    Nossos ricos recursos e impostos na lata do lixo, financiando esses imprestáveis. Realmente somos muito ricos para suportar e pagar tais caprichos.

    Responda
  6. RAUL MASCARENHAS

    Greve é um direito deles. Sempre tentarão usurpar seus direitos. Sejam firmes! A greve prejudica quem faz, mas ajuda os que irão entrar. E só para lembrar, eles não estão fazendo greve por benefícios. Estão fazendo greve para que contratem professores!!!

    Responda
    1. Isaque Trajano

      É isso aí. É uma pena que nem todos enxergam isso e pensam que estamos sendo mesquinhos olhando só para nosso umbigo. Mas é por motivos evidentes com a própria universidade, que postergava contratar mais profs desde a pandemia.

  7. Gustavo von Krüger

    Jubila esses caras! Tem muita gente que ficou para trás no vestibular que gostaria de ocupar as vagas dessa turma, para estudar!

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Kruger... Kkk.. vá estudar. Essa faculdade não serviu p nada. Eu mimadinho. Aliás. Qual empresa vc administra ? A da família ?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Voltando a seu comentário. Tem gente q quer sim . Mas primeiro tem q ser aprovado. Senão como vai entrar. ? Qual sua solução?. O aluno q foi aprovado faz greve e é retirado pois tem um q não foi aprovado mas quer entrar p universidade. É isso mesmo ? E se o aluno q entrar aí se deparar com as condições de estudo resolver apoiar uma greve. Tira ele tb ?

    3. Gustavo von Krüger

      Mesquita, já faz tempo. Só entra com vestibular, e só fica quem estuda! Mimadinho cai fora que tem gente que quer estudar

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Gustavo houve um reitor da UFRJ q pressionado por militares q queriam invadir o campus disse o seguinte. Aqui só se entra com vestibular. Boa noite

    5. Gustavo von Krüger

      Hahaha, Leopoldo! Vc é Gozado! Repete tudo igual papagaio.

    6. Dario Leopoldo

      Nem todos os alunos apoiaram a greve. E as demandas da greve são justas. Não querem privilégios. Querem professores!

    7. Dario Leopoldo

      Nem todos os alunos apoiaram a greve. E as demandas da greve são justas. Não querem privilégios. Querem professores!

    8. Dario Leopoldo

      Fala de quem não conhece a Universidade e nem entende o que está acontecendo em relação a esta greve especifica. É fácil perceber os estudos foram insuficientes para uma compreensão mais ampla sobre o assunto.

    9. Gustavo von Krüger

      Estudasse, sim! Mas por que não ocupar a vaga de quem parou de estudar depois que passou no vestibular? Não quer, tem quem quer, uai

    10. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Estudasse

  8. EZIQUEL D VILA

    Só podia ser os de Filosofia e Artes para continuar a greve. Esses são os cursos dos pichadores e canhotos.

    Responda
    1. EZIQUEL D VILA

      Canhoto = Esquerdopata, grevista, sindicalista, lulista etcc...

    2. Leonardo Gama

      Esse aqui não sabe nem o que é a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e quer dar pitaco. A vergonha quer passar no crédito ou no débito?

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Pelo seu português seria de bom alvitre que voltasse p universidade.

    4. marcos fernando dauner

      complementando - aqui na mesa do meu computador , o mouse também fica na minha mão esquerda .

    5. marcos fernando dauner

      Mais respeito para com os canhotos . Eu sou canhoto, escrevo com a mão esquerda desde o curso primário , mas nunca fui pichador . A propósito, acabei meu curso na ufpr em quatro anos .

  9. marcos fernando dauner

    Eu acabei meu curso de quatro anos - ADM- em quatro anos . Meus filhos acabaram seu curso de cinco anos; em cinco anos . é assim que precisa ser . Turistas ficarem matriculados dez anos numa Universidade público, ocupando vaga, é um absurdo .

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Os regulamentos atuais da USP determinam que os alunos de graduação têm como prazo máximo 50% a mais que o período ideal para conclusão do seu curso. Um bacharelado em engenharia de 10 semestres pode ser terminafo em no máximo 15 semestres. Ou seja, bem menos que os 10 anos a que você se referiu. Algumas coisas são mais folclore do que realidade.

    2. marcos fernando dauner

      Caro Leonardo - eu estou afirmando que é um absurdo um aluno de Engenharia poder ficar se matriculando em disciplinas no curso por dez anos seguidos . Isso está no regulamento !

    3. Leonardo Gama

      As universidades já tem regras e prazos bem definidos nos seus regimentos. O que estás sugerindo? Expulsão arbitrária?

  10. marcos fernando dauner

    Reprovou por falta ? Adeus ! É preciso abrir espaço para quem quer estudar . Outra coisa ridículo que persiste há muito tempo é manter alunos por nove, dez anos na Universidade . curso de quatro anos - precisa acabar em até cinco . curso de seis anos - em até sete e meio . e fim de papo .

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      Caro Felipe - alunos de Engenharia, por exemplo . O prazo mínimo é cinco anos, mas podem ficar o dobro . Meu filho é engenheiro, acabou em cinco anos, mas conviveu com aluno que ficou dez anos na faculdade e depois foi jubilado porque não conseguiu acabar o curso

    2. Leonardo Gama

      Hahaha! Não, meu caro. Expulsar um aluno no meio do curso não abre uma nova vaga. E, se esse aluno tinha condições de concluir o curso satisfatoriamente, é só dinheiro dos nossos impostos jogado fora. Seu argumento(?) é risível: a universidade pública não é uma linha de montagem de "capital humano". Além das aulas, os alunos têm opção de fazer atividades de pesquisa e extensão universitária e muitos aproveitam essas oportunidades para, por exemplo fazer iniciação científica, intercâmbio, etc.

    3. Felipe Araújo Braga

      De onde você tirou esses dados? Que os alunos ficam dez anos na universidade?

  11. Marcos Longaresi Carvalhães

    Não todos, mas parte é um bando de mão cansada, militantes travestidos de estudantes, que estudam às custas do contribuinte, e ainda fazem greve. Enquanto isso tem estudante que rala o dia inteiro para pagar uma universade particular, dou mais valor a esse do que para boa parte dos mãos cansadas da USP.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Você parece que nunca esteve na USP, por isso fala esses absurdos. A greve ocorreu porque havia turmas sem professores, ou seja, a USP está com falta de professores, salas lotadas, turmas sem aula por falta de docente. Será que você consegue entender?

  12. Terra de Moraes

    Além da EACH e da FFLCH, a FAUD também está ainda em greve.

    Responda
  13. Terra de Moraes

    Entrei esse ano e se eu for reprovado por falta serei jubilado. Assim como todos Caloures. Isso porque existe essa política: se está no seu 1° ano de ingresso e você repete por falta, automaticamente tem a matrícula cancelada. Parece que a Reitoria da USP odeia estudante.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Isso vai contra a CF88. Procure seus direitos

  14. Florentino Fernandes Junior

    Seria bom. Seria otimo. Mas moramos no brasil. Duvideodó

    Responda