Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Felipe Araújo Braga

    Como estudante da USP digo: a universidade é muito autoritária e retrógrada.

    Responda
  2. marcos fernando dauner

    antigamente os rótulos eram esquerda festiva x direita reacionária . Quais os rótulos atuais ?

    Responda
  3. Antonio Renato de Andrade

    Gostaria de conhecer o rendimento acadêmico dessa turma.....

    Responda
  4. Leonardo Gama

    É a segunda reportagem a respeito desse assunto que não cita qual é a principal reivindicação dos grevistas, se ela é procedente ou não, nem qual é a posição da administração universitária sobre a situação. Transparência zero! "Não questionem o sistema." Eu duvido muito que os alunos trocariam as férias em dezembro/janeiro por reposição de aulas se não tivessem um bom motivo. (E aqui em baixo abundam especialistas de sofá com opinião pré-formada baseada em folclore e preconceitos.)

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Duas linhas de texto bastariam... mas dá muito trabalho...

  5. Marcos Longaresi Carvalhães

    Estou cansado, mas vou falar de novo, parte é um bando de mão cansada, militantes travestidos de estudantes, que estudam às custas do contribuinte, e ainda fazem greve. Enquanto isso tem estudante que rala o dia inteiro para pagar uma universade particular, do mais valor a esse do que para boa parte dos mãos cansadas da USP.

    Responda
  6. Rafael Adolfo Percovich Cisneros

    Eu gostaria saber qual a produção acadêmica daqueles estudantes que participam ativamente da greve?

    Responda
    1. Alexander Toledo

      Certamente é menlhor do que seu total desconhecimento em pontuação.

  7. Evando de Abreu

    Esquerdinhas que só fazem o mal

    Responda
  8. NACIB HETTI

    Eu já fui universitário e sei como é. Tudo muda com o primeiro emprego.

    Responda
    1. Augusto Colombo Junior

      Maurizio, ou não. Aí ficamos com a esquerda kor rupta administrando o país. E reitores de esquerda administrando o Ensino Superior do Brasil. O segundo mais caro do Mundo - perde apenas para os Estados Unidos - e que não produz absolutamente nada de relevante.

    2. Maurizio Ferrante

      É- infelizmente os ideais se aburguesam, e com isso temos coisas como centrão, propinas, materialismo extremado, egoismo, e outras atitudes bonitas como essas.

  9. João F Arantes

    Desde meu tempo de faculdade, esses caras só querem jogar caixeta , fazer greve e fumar maconha. Vejam a faixa- caloures. Idiotas úteis.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Eu também já fui universitário e sei como é. Tudo muda com o primeiro emprego.

  10. marcos fernando dauner

    antigamente o pessoal grevista podia ler Pasquim no diretório . Hoje, nem isso !

    Responda
  11. Fernando Santos

    Por acaso não é assim desde o 1o ano da escola do ensino fundamental? Se você não vai pra aula, você tem falta. Se tem muitas faltas, se não tem frequência mínima: você reprova por falta. Daí os bonitos querem forçar o calendário escolar inteiro mudar só pra caber na "greve" particular deles. As pessoas que se programaram para tirar férias da universidade e trabalho que se lasquem, pq não está na agenda revolucionária. Por favor, arrumem outro jeito de solicitar as coisas, FOLGADOS.

    Responda
  12. Daniel Poço

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  13. Mario Silveira

    A FFLCH está parada e ninguém percebeu ?

    Responda
  14. Marcelo Martins

    Pelos comentários aqui, vejo um bando de recalcados que nao tiveram capacidade de entrar na USP, e agora projetam suas derrotas pessois em forma de critica invejosa aos alunos que simplesmente estão lutando para que se cumpra a CF. Chega de aturar o projeto de destruição das universidades públicas. Se a reitoria estivesse preocupada com os estudos , abriria concurso para professores cujos quadros estão há muito defasados. Parabéns aos alunos. Aos bufos do fracasso neoliberal, calem-se.

    Responda
    1. Marcelo Martins

      Sr. Marco A Moreira, sua manifestação franciscana, eivada de rotulismo b ur ro e pregu iç oso que a extrema direita nos trouxe, nao serve para nada além de constatar que os estudantes estao no caminho certo. Saia da sua bolha.

    2. Marcelo Martins

      Sr. Gisele, a senhoea está totalmente mal informada, o concurso começa com a prova de seleção e somente termina com a chamada dos aprovados, a USP nao tem chamado nenhum aprovado pois deram prioridade para contratação de professores provisórios e sem concurso. Procure se informar melhor antes de dar opinião. Nao sei se vc percebeu mas existe grupos privados querendo acabar com as universidades públicas no País.

    3. Gisele Oliveira

      especificamente sobre o q vc diz da reitoria abrir concursos, ela já abriu, já teve contratações em algumas áreas e tem mais concursos rolando, serão 800 vagas pra novos docentes...porém precisa seguir os trâmites da contratação, não é de um dia pro outro. o ninguém fala é sobre a defasagem de funcionários, + d 8 anos sem reposição...quero ver qdo entrarem esses 800 quem vai dar suporte, n se fala em funcs como se não fosse essa categoria q de fato toca a universidade, n adianta docente sem func

    4. Marco A Moreira

      Senhor Marcelo a invasão não conta com o apoio do DCE , é mais uma ação infantilizada por arroubos ideológicos ou desespero devido a resolução adotada pelo reitor. A greve não tem mais sentido, perdeu força, acabou. A rotina na USP voltou ao normal.

    5. Marcelo Martins

      Só pra lembrar o estudante da USP não ganhou a vaga, ele ralou feito louco para lá estar, mas claro, isso é Coisa que vcs jamais terão capacidade de entender. Quanto à fala estúpida de que os grevistas estão desperdiçando o dinheiro público da sociedade pagadora de impostos, os estudantes também, assim como a família inteira deles pagam impostos em volume altíssimo, aliás, portanto o direito lhes assiste no exercício de greve ou qualquer outra manifestação.

  15. Marcos Longaresi Carvalhães

    Estou cansado, mas vou falar de novo, parte é um bando de mão cansada, militantes travestidos de estudantes, que estudam às custas do contribuinte, e ainda fazem greve. Enquanto isso tem estudante que rala o dia inteiro para pagar uma universade particular, do mais valor a esse do que para boa parte dos mãos cansadas da USP.

    Responda
    1. Enoque Sabino

      Cursos estão sendo fechados, professores não são repostos. Se informe.

  16. Vinicius Branco

    Deviam saber que a fanfarronice tem consequências.

    Responda
  17. josé cláudio do nascimento

    Eles devem tomar pau mesmo.

    Responda
  18. Vicente Valcarcel

    Tinha q cobrar mensalidade deles

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Tinha que cobrar é imposto sobre ignorância...

  19. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Esse reitor nao parece estar a trabalhar com a excelencia requerida pela USP. E o colegiado de Profs. para o assessorar melhor?

    Responda
  20. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    À toda ação existe uma reação na mesma força em sentido contrário. Desculpem. Não sou da área.

    Responda