Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. EMANOEL TAVARES COSTA

    É o famoso complexo de vira-latas

    Responda
  2. José Cardoso

    Desenhou muito bem a realidade desse aglomerado de países. Mas faltou dizer que a Rússia é (ainda) uma superpotência nuclear. Não tem muita capacidade de construir como a China, mas pode destruir bastante.

    Responda
  3. Bruno vasconcelos

    É o máximo que podemos esperar de um professor que gasta tempo postando fotos com suas roupas de estilo inglês no Twitter…um texto escrito muito mais para gerar polêmica do que informar de verdade.

    Responda
  4. Aderval Rossetto

    Não cita que Arábia Saudita, Argentina, Egito, Emirados Árabes, Etiópia e Irã entrarão no Brics ano que vem, elevando para quarenta por cento do planeta. Países que selam o fim do poder ao petrodólar. Ainda que outros quatorze países aguardam sua vez, denotando a perda de total apoio ao norte-ocidental. Chegamos ao poder via mão de obra barata, e não um maléfico acordo de Bretton Woods, graças às energias renováveis para todos.

    Responda
  5. Marcelo Carneiro da Rocha

    Botar lá encima talvez seja ilusório mas botar lá embaixo além de arrogante é estapafúrdio.

    Responda
  6. JOAO FERREIRA

    O Brasil está sempre no "clube" errado, feito adolescente rebelde que busca auto-afirmacao. A China (comunista?) tem dezenas de empresas americanas de alta tecnologia, dando emprego a chineses que produzem computadores e Chips que são vendidos a preço de banana nos EUA. O Brasil, que odeia o comunismo, não tem uma, sequer! É dureza...

    Responda
  7. paulo werner

    Esse aí vai tomar cada susto nos próximos anos

    Responda
  8. maria cristina dellatorre

    Um artigo arrogante, como se já soubéssemos tudo e não tivessemos nada a aprender com os demais países dos BRICs. A China e Índia tem rede de ferrovias, podíamos aprender com eles, Rússia também. Desenvolveram educação, tecnologia e aprenderam muito e puseram em pratica. Somo incapazes de entender que precisamos estudar mais e por em prática o que aprendemos com os outros países. Artigo insosso que demonstra falta de conhecimento.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Não entendi seu comentário, consta no estatuto dos Brics que os países compartilharão tecnologia entre si, assim, abertamente e gratuitamente?

  9. Valdir Teixeira da Silva

    Blocos de países não pode viver de sonhos, mas da realidade.

    Responda
  10. Julio Shiogi Honjo

    O salário médio dos trabalhadores brasileiros caiu mais de quarenta por cento nos últimos quatro anos próximos passados. A recuperação dessa perda será difícil, principalmente se permanecer a quantidade de informais que cresceu assustadoramente nesse período.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Oi? O salário médio do brasileiro caiu mais de 40% nos últimos 4 anos? Fonte?

  11. Rodrigo Andrade

    Dá pra esperar menos ainda depois da indicação de Dilma Rousseff, a mãe da maior recessão Brasil em 100 anos, pro comando do Banco. Aquela que não consegue construir uma frase coerente, com começo, meio e fim. Parece uma piada, mas é a triste realidade.

    Responda
    1. Aderval Rossetto

      Esquece que seu Pato deu gafes gramaticais. E ela estava tecnicamente certa quando previu estocar o vento, de energia eólica em diversos tipos de baterias.