Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. RILER BARBOSA SCARPATI

    Aí VTF, eis o que disse Lula: "Deixa eu dizer para vocês uma coisa. Tudo o que a gente puder fazer para cumprir a meta fiscal, a gente vai cumprir. O que eu posso te dizer é que ela não precisa ser zero. A gente não precisa disso." Isso é bobagem?

    Responda
  2. Vanderlei Nogueira

    Estudo da Noruega: país se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o país tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do país foram anuladas por economistas e políticos...Quanto mais riquezas descobre, mais pobre fica.

    Responda
  3. Adauto Lima

    Não foi por falta de aviso. O Ermínio de Moraes já disse quase quarenta anos atrás que a saída é Cumbica. Seria boa notícia se no futuro pudéssemos repetir os mesmos suspiros que lemos aqui. Mas é provável que, se ainda existirmos como nação, a situação vai ser muito pior.

    Responda
  4. Milton Vasconcelos

    Estranho a atitude da Folha , sempre apoiou o Lula , mesmo quando dizia as maiores sandices, agora o defenestra por dizer batatinha , das duas uma ou caiu em desgraça pelo STF patrão ou deixou de contribuir para a Mídia Corporativa ! Viva o Sistema , Viva, Viva…

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Vêtêfê, caríssimo, não posso dizer, infelizmente, que não concordo com o fato de que há uma inversão - ao menos discursiva - de prioridades. Botar essa questão no colo do Lula é que não enxergo justo: a que perguntas respondeu? Que debate se consegue nesse legislabóstico de Herda? Aliás, a pergunta que suscitou a frase que tanta celeuma levantou, salvo engano, não foi da folha?

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Pois é! Parece que os jornalistas do mercado são como aves de rapina que ficam à espreita para explorar exaustivamente os dizeres do Lula sinserão! Aí a Bolsa cai, dólar sobe e muita gente ganha dinheiro.

    2. Artur Carmel

      Viuge...Lula, agora, não garante o que fala. E seus seguidores, tb.

  6. Artur Carmel

    Cadê meu comentário, FSP ? O editor é lulopetista? Não basta aquele aviso de que "os comentários não refletem a opinião do jornal"? Vou terminar cancelando minha assinatura.

    Responda
  7. Manoel Marcilio Sanches

    Lula deveria ser proibido de falar de improviso. Insiste em simplificar problemas complexos. Deu a entender que a meta é impossível de ser cumprida. Foi pior que a fala da Dilma de dobrar a meta quando atingisse a meta.

    Responda
    1. antonio brito

      Ao contrário, deve falar a vontade. Assim esclarece os absurdos que pensa sem o artifício dos discursos que escrevem para ele ler.

  8. Ivo Ferreira

    Lula no caminho certo. Certo pra trazer o Bozo ou um de seus asseclas para a presidência nas próximas eleições. Um ano após as eleições, continua viajando e prometendo ilusões. Um fiasco total.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Luiz Idoso da Silva não se reelege, com Bolsonaro inelegível qualquer Ciro Gomes ou Simone Tebet será melhor para o país!

  9. jose pessoa da silva

    Ágora tenho certeza que o Lula esta no caminho certo os colunistas da faria lima estão com comichão oooo soldade !!!!

    Responda
  10. Airton Borzi

    Uma pergunta simples diante de tanta idiotice escrita: qual país têm um deficit ZERO?

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Apenas países cujos mandatários tenham responsabilidade integral com a sociedade e com as gerações futuras. Os outros são irresponsáveis, ao gastar mais do que arrecadam, inflacionando o meio com a emissão de moeda.

  11. Alexandre Cunha

    Venham para o ES aqui é a terra santa com melhores em tudo

    Responda
  12. Alberto Melis Bianconi

    O jornalismo econômico deveria agradecer o governo, porque sempre tem um instrumento para desopilar o fígado. Se Lula diz A, não se importa com B, se fala de B deveria tratar de A. O problema deles não é o déficit, é Lula. Lula faz o que o mercado quer de fato, joga limpo, reconhece o problema e informa sua intenção. Que o operador de mercado precisa reagir rápido, ok, mas jornalistas poderiam fazer mais que essa oposição de botequim.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Não se pode falar das "ações" de Lula... É pecado capital...O texto do colunista coloca Lula onde ele está, agora; perdido e rodeado por bandidos incompetentes. Do Congresso, passando pelo STF e a maioria dos seus ministros. Mas isso não importa...Lula detesta a meritocracia.

  13. maria camila machado almeida

    saneamento básico, escolas reformadas , concurso par inss e sus, reformulação do atendimento de pacientes de covid longa, vacinação com as devidas campanhas em mídia nacional, no trasnsporte coletivo, mais pessoal de saúde da família, mais creches, ou seja, infraestr, nenhum prefeito deveria aceitar ter idh igual ao de Melgaço , profe camila

    Responda
  14. Alfredo Gomes de Azeredo

    Se algum sensato aconselhasse esse articulista no sentido de focar, de forma inteligente, didática dois ou três desse emaranhado de itens citados, com certeza o leitor/assinante, teria algum ganho. Essa algaravia sem uma linha mestra argumentativa, seria a mesma lógica de se falar de bactéria à física quântica em meia hora. Menos, dentro desse olhar, sempre será mais.

    Responda
    1. Artur Carmel

      Linha mestra argumentativa...Que máravilha ! Providenciem narrativas ufanas e pragmáticas. Rápido!

  15. DAVID ZUGMAN

    O que espera o escriba? Uma inteligência atualizada no poder. E so um velho com velhas ideias e muita esperteza para enganar a todos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      É justamente o que o presidente não faz... O jornalista sim, faz, quando prevê o caos, ou a bonança se o governo segue sua cartilha. E nossa experiência deveria exigir dois pés atrás com qualquer cartilha de economia. É também o que o seu consultor de investimentos faz, quando dirige seu dinheiro segundo os interesses da instituição em que trabalha. E vocês deveriam agradecer, porque é velhinho simpático em quem acham que é fácil de bater.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      O escriba espera que se dissipe a letargia apaixonada da população que se diz, e se julga, pensante.

  16. Moezio Martins dos Santos

    A Folha Fascista queria que o Lula enganasse, mentisse e fosse como a Folha é: cínica. O Presidente Lula está de parabéns por ser sincero. O povo brasileiro não precisa viver enganado, nós temos o direito de saber quando as coisas vão bem ou mal. Somos nós que pagamos por tudo, então temos o direto de saber. Só que isso for nós pilantras que nós roubam.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Perfeito Moezio! O jornalismo de Banânia é deprimente.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Então deveria ele dizer que as coisas não somente vão mal, como em assim conduzidas, piorarão. Mas não, posto que é mentiroso e enganador compulsivo, mostrando-se falsamente sincero sob lampejos verbais em conformidade à tola expectativa dos seus adoradores. O bozo fez mesmo. Dilma, por sua vez, foi sincera, sem disfarçar a estupidez, posto que incapaz de tanto e notoriamente incauta.

  17. JOAO LUIZ S VENDRUSCOLO

    Tem que internar o velho num asilo

    Responda
  18. Thiago Ferreira

    Fico imaginando o chilique que seria dado pela Folha e alguns de seus articulistas caso fossem americanos e se deparassem com a dívida pública americana....

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se estivessem nos EUA, acreditariam em qualquer mentira do governo, não sofreriam do complexo de vira-latas de que sofrem por aqui.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não creio. Lá há produtividade, e o mundo não se incomoda com a dívida dos EUA. Enquanto for necessário o trabalho de 5 brasileiros para igualar a producão de 1 norteamericano ou canadense, p. ex., será assim. Credores não têm preocupação com devedores que demonstram poder pagar. O problema são devedores sem expectativa de, ao menos, incremento na capacidade de pagamento. Devedores perdulários são, sempre, um alerta. Vide Brasil.

    3. Carlos Rogerio Camargo

      Bah, Danton, o problema mais grave é o colonizado defender o colonizador! Os EUA financiam sua dívida pública (impagável) com o lastro 'imposto do dólar' usado moeda de troca mundial. Mas isso está acabando, por 'culpa' também dos americanos, que se arvoraram em confiscar as reservas de quem eles ficam com raivinha: Venezuela, Rússia entre outros. Hoje, qual país quer suas reservas guardadas nestes países 'livres' (e.g. EUA, Inglaterra)? E o movimento dos BRICS em comercializar em outras moedas?

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não creio. Lá há produtividade, e o mundo não se incomoda com a dívida dos EUA. Enquanto for necessário o trabalho de 5 brasileiros para igualar a producão de 1 norteamericano ou canadense, p. ex., será assim. Credores não têm preocupação com devedores que demonstram poder pagar. O problema são devedores sem expectativa de, ao menos, incremento na capacidade de pagamento. Devedores perdulários são, sempre, um alerta. Vide Brasil.

  19. José Cardoso

    No ano que vem muda o diretor do BC. Provavelmente entrará alguém que toma cerveja com o presidente. Os juros de curto prazo devem então cair apesar do aumento do deficit. Claro que se a inflação não disparar não há problema. Mas se disparar, só nos restará tocar um tango argentino.

    Responda
  20. Alexandre Cunha

    No ES não tem pobreza, falta mão de obra, cem mil vagas, o estado é enxuto a população vive bem, e nunca mendigamos recursos a União, ao contrário, mandamos três vezes mais recursos,do que recebemos. O povo capixaba trabalha dia e noite, principalmente no interior

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Tal qual em SC.

  21. MARIA F LUPORINI

    Papo furado. Os números do Brasil estão ótimos, ótimos fundamentos, enormes reservas internacionais. A grita é dos banqueiros, especuladores e sonegadores bilionários, que não querem pagar impostos, donos da mídia nacional.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Essa coisa de pagar imposta causa urticária nessa gente mesmo.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Essa pessoa necessita medicação, urgentemente. Ou suprimir o, talvez, uso de psicoativos.

    3. Rui Furtado

      Em relação as reservas os níveis estão abaixo dos valores do governo Dilma. As instituições financeiras comemoram os juros altos (pelo menos no início), no longo prazo o pais e a população pagam o defict e os juros. Em relação as medidas para aumentar a arrecadação dos ricos pouco contribui para a redução do deficit. Vai ser difícil, dizer que e’ papo furado não ajuda a engajar mais pessoas numa discussão séria dos desafios.

    4. Alexandre Cunha

      Quem paga imposto é consumidor final, banqueiros e empresas que dão lucro só recolhem.

  22. Nilton Pereira

    * colunista

    Responda
  23. Nilton Pereira

    Quem é este comunidadeina fila do pão msm? Jornalismo brasileiro indo de mal a pior...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Se eu escrevesse em meu comentário os adjetivos que o colunista usa para falar do governo, seria censurado pelo jornal.

  24. José Augusto Bernabé

    É isso, abriu a boca sai m, e ainda o Mario Sabino jornalista pediu pra Janja falar pra ele calar a boca. Pode isso ? Consultem a "Ciência". Com a palavra o Consórcio Nacional de Imprensa.

    Responda
  25. NACIB HETTI

    Fala o que não deve e a bolsa cai. Os insiders compram e vendem na alta provocada por uma declaração otimista do próprio presidente. Eu já vi este filme um monte de vezes.

    Responda
  26. Cristiano Jesus

    A questão é em que mundo você quer viver, se é naquele que favorece a acumulação e aceita a desigualdade como natural, ou onde há segurança social, mas que por isso o trabalho é também social, não para promover enriquecimento. Os países da zona do euro, por exemplo, tem déficit nas contas desde sempre e é uma região que nunca recomendo para quem quer guardar dinheiro para acumular bens no Brasil, aliás acho que os EUA é o único que serve para isso e ainda se você nunca ficar doente.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Vc exemplifica o bem estar social em países com governos comprometidos com a educação e instrução das duas populaçoes. Eles têm produtividade. O nosso problema básico antecede a desigualdade econômica. Trata-se de desigualdade intelectual. E gastar irresponsavelmente não resolveu, não resolve e não resolverá. Tampouco é util a argumentação pueril quanto a isso, ainda que bem intensionada.

    2. Cristiano Jesus

      Alexandre, isso é o lugar comum desde que eu me conheço por gente. Sempre ouvi essa ladainha e até acreditava nela. Mas a verdade é que é possível ter tudo isso e ainda garantir vida minimamente digna para qualquer cidadão. Você só vai ter que abrir mão do luxo e do consumismo.

    3. Alexandre Cunha

      Vc tem celular? Tv? ar condicionado, automóvel, geladeira,tudo é comprado com a sobra do seu custeio de vida, poupança é necessária, as invenções foram e são financiadas pela poupança e não pelo desleixo de gastar tudo que ganha, acumular riqueza é o bônus do sofrimento de deixar de fazer coisas luxuosas.

  27. Alexandre Cunha

    O ES tem em caixa seis bilhões, que tal os incompetentes de Brasília nos chamar pra resolver.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O ES não tem pobreza, a infraestrutura está ótima, é estado de primeiro mundo? Se não for, estão economizando para banqueiro em cima do sofrimento da população potiguar.

    2. Manoel Raimundo Alves

      Tanto dinheiro assim em caixa, e sempre com Pires na mão mendigando recursos do governo federal. Devaneios!

  28. Marcelo Fogaça

    Acho que a aula magna com Stiglitz no programa roda viva não ajudou o vinicios a rever um pouco sua ideia (vira-lata) da coisa fiscal, tamanho da dívida em relação a seus pares, juros praticados pelo BC ( ainda na malfadada equaçãozinha de Fridman). Ele( VTC) nao entendeu que TODA a dívida pública é ativo privado ( poupança dos ricos). A curva de juros de longo prazo é nosso novo fantasma ( o anterior era meta de inflação)

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Toda dívida é dívida, pra quem não interessa, resolvam e paguem, manda quem paga, paga quem manda.

  29. Marcelo Fogaça

    Energia verde? Ok. Precisa-se de recursos. Escolas em período integral? Ok. Precisa-se de dinheiro ( investimento/aluno). Sus? Cadeira produtiva da saude? Ciência e tecnologia?. VTF, tudo, exatamente tudo que vc propõe como linha condutora essencial do governo, esbarra na maldita ideia que nos assola a mãos de 40 anos. Questão fiscal. Acho que o Brasil, como foi em muito outros países, precisa-se de menos economistas e mais de pragmatismo( realidade)

    Responda
  30. Waldemar Stocco

    o país é uma piada, que desgraça um país tão rico em recursos naturais, e pessoas, mas na classe política temos nossa mais fraqueza, corruptos, incompetentes, e de toda sorte de abestalhados. e molusco assim como bozo abrem aboca e defecam besteiras, caramba, será que não é possível que haja alguém com bom senso pra auxiliar e prever as sandices ditas por nossos infelizes desgovernantes? Será essa a sina do Brasil, de ter apenas políticos e governantes mequetrefes?

    Responda
  31. Mario Silveira

    Para o abismo ...

    Responda
  32. Luiz Eduardo Cantarelli

    Governo Lula não é perfeito como gostaria o articulista , mas é infinitamente melhor que o de Bozo. Tá bom! Vamos crescer mais de 3% do PIB e as instituições funcionam normalmente. Tá com saudade fio?

    Responda
    1. Alexandre Cunha

      Bozo superávit, incompetentes déficit

  33. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Este lula só engana o gado terraplanista socialista petista. É a proópria nota de 3 Reais. Estamos ferrados de novo

    Responda
    1. Tomaz Laureano Neto

      Nem milagre faz um Bolsonarista ver a realidade

  34. AILTON SOUZA

    Nunca li tanta bobagem num só texto. O Brasil por exemplo no governo Bolsonaro foi o período que menos cresceu, perdendo para os governos de Fernando Henrique, Lula, 1o de Dilma e Temer e não vi uma linha do seu Torres Freire a respeito. Jogo sujo!

    Responda
  35. Alexandre Cunha

    Quem fala demais dá bom dia a cavalo.

    Responda
  36. Ednilson Deo

    Ora, se seu pai está doente e você não tem recursos próprios para saúde dele qual alternativa você terá senão se endividar para cuidar dele, assim é o Brasil, ou procuramos o SUS, ai voltamos ao setor público, para aqueles que são a favor das privatizações, pois bem, a questão não é essa. Precisamos de ações emergenciais para educação pública, saúde pública, segurança e por aí vai.. O erro não esta em se endividar, mas na ganância do mercado financeiro em cobrar juros altos.

    Responda
  37. Hermes Yaly

    PT no poder, Brasil no abismo. Às vezes demora um pouco mais mas o fim é sempre o mesmo. Lula I e II só não foram a antecipação de Dilma I e II porque a China financiou os seus esbanjamentos e barbeiragens na economia.

    Responda
    1. Val Valente

      Então, viva a China !!!

  38. paulo werner

    Eitah, subiu na gilete! O colunista já consultou a série histórica do déficit? Recomendo

    Responda
    1. Fernando Alves

      As contas do governo central em 2023 têm sido marcadas pela queda real de arrecadação, após forte crescimento observado em 2021 e 2022. Além do aumento real da despesa. Em consequência da queda da arrecadação e aumento da despesa, o resultado primário no acumulado até setembro/23 registrou um déficit de R$ 93 bi, em contraste com o superavit de R$ 37 bi em igual período de 22. Uma diferença de R$ 131 bi, a preços constantes (fonte IPEA). Dito isso, Paulo, faz o L.

  39. leonardo oliveira

    É o próprio governo sabotando a si mesmo. Suicídio econômico. É um Biden bananeiro.

    Responda
  40. leonardo oliveira

    Perfeita a colocação do colunista. Ele escreve posicionando a verdade dos fatos, a realidade tem que ser dita, ninguém quer o pior .Mas o presidente está indo contra e desmoralizando todo um esforço de sua própria equipe econômica.Portanto , contra o Brasil , é melhor ficar calado.

    Responda
  41. Cleomar Ribeiro

    ... o colunista chamando de burro Este, aquele outro, ..., outro acolá, muito estranho isto daí!...ih, isto mostra que a Folha tem Sugar-Daddy insatisfeito!!!...

    Responda
  42. Cleomar Ribeiro

    ... oh, quem redige editoriais de economia política da Folha ( Sugar-Baby de Anhanguera ( Sugar-Daddy)),pessoal!!!...

    Responda
  43. Rives Passos

    Vinicius, você falou isso pro primeiro ministro do Brasil, Artur Lira? Sobre educação, qual sua opinião sobre tributação de dividendos? O conceito de "diversificar" é bastante defendido de onde você vem, né?, Faria Limer.

    Responda
  44. Hugo Oliveira

    Como esse cara que escreve é medíocre e partidário.. Jornalão golpista-lavajatista-guedista, nada mais que isso !

    Responda
  45. LORENA PARDELHAS

    Bobagem, e muito pior por ser eivada de rancor, ressentimento e torcida pelo pior, é o que escreve na coluna o jornalista Vinícius das quantas.

    Responda
  46. Nasemar Hipólito

    Se continuar agindo assim o presidente, com tanto tiro no pé, seu governo nem precisa de inimigo! Mais um sinal de que ele não envelhece bem...

    Responda
  47. Marco A Moreira

    Excelente artigo.

    Responda
  48. Carlos Rogerio Camargo

    Mestre em administração pública, cara pálida? Além da grosseria e maus modos, não aprendeu nada. A Folha é que precisa de renovação. Artigos escritos com a bile e pouco cérebro.

    Responda
    1. Carlos Rogerio Camargo

      Fatos? Quem liga para os fatos? A bile da elite é por causa do 'impostos dos ricos', aprovado nesta semana. Como pega mal criticar esse 'fato', escolhem qualquer outro para criticar. Como diria Nelson Rodrigues: "... se os fatos provam o contrário, pior para os fatos'.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      E os fatos ?

  49. marcio jose albino

    Calma , sem pânico.

    Responda
  50. Pery Pedro

    Energia, escola infantil, risco de privatização da saúde, ambiente Não interessam a este governo. Só interessa dinheiro. Antes, com medo de ser preso, fez o maior esquema de corrupção da história do Brasil. Agora já não tem mAis medo. O Bonner o inocentou. Não é a elite que não gosta de ler. É o seu presidente. Uma tragédia. Uma vergonha. Parabéns aos envolvidos. Vocês conseguiram. O Lula só vocalizou o que a direita sempre soube. O compromisso não é com o futuro. É com o próprio bolso.

    Responda
    1. Rives Passos

      Para o fígado, Figatil!