Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARCOS ANTONIO BENE SANCHES

    Estava em Gênova em 2 de outubro. Estava em Nápoles em 3 de outubro, via navio . E já cruzei com Mario Sérgio Conti em novembro de 2019, próximo a avenida Paulista, em São Paulo. Assim é a vida.

    Responda
  2. José Cardoso

    'O Saara está chegando ao sul da Europa'. É o pensamento de um português casado com uma amiga brasileira. No Algarve já não se planta arroz. Não tem água para isso.

    Responda
  3. Maria Lopes

    A camorra controla a coleta de lixxodesde sempre em Nápoles (onde pode haver montanhas, literalmente, de lixxo nas calçadas. Não sabia que já tinham chegado a Gênova. As milícias cariocas usam a mesma lógica das má/fias italianas.

    Responda
  4. MARIO VAZQUEZ AMAYA

    Como uruguaio, conheço vários pratos da culinária lígure assimilados à cultura platina e naturalmente tenho antepassados de Gênova, o que explica meu interesse em um dia conhecer a região. É lamentável ver que uma teoria conspiratória como a dos "chemtrails", que surgiu nos EUA, está apodrecendo cerebros num lugar tão bonito.

    Responda
  5. jarbas cabral

    As estradinhas sinuosas da Toscana são maravilhosas, mas as Minas Gerais têm sempre uma fazendinha depois da curva e uma vaca mastigando um capim meio seco. As cidades históricas da Itália são mundialmente reconhecidas, mas as de Minas têm um sol amarelo que mistura sua cor nas ruas de pedras azuis e tem um cafezinho com pão de queijo e um cadinho de conversa antes, durante e depois, fora o frango com quiabo que se come rezando. Não vou nem falar do Galão da Massa que aí é covardia.

    Responda
  6. VITOR LUIS AIDAR SANTOS

    Por isso costumo aproveitar melhor os passeios europeus em dezembro e janeiro, por incrível que pareça - esta reflexão se refere aos zilhões de turistas em CinqueTerre, mas serve também outros pontos da Itália. Cheguei a fazer Sicilia também em Dez/Jan e geralmente éramos os únicos presentes nas atrações turísticas.

    Responda
  7. wilson mazza junior

    Lá dolce vita!!!

    Responda