Comentários para:

Lula sabota o país

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. MARIA F LUPORINI

    Lula falou o óbvio: que existe um projeto de desenvolvimento do país que o Congresso está inviabilizando por não passar a agenda econômica do governo, não importa o tanto que sejam atendidos em suas chantagens. E que o povo brasileiro não vai sofrer com contingenciamentos por causa dessa gente, Mercado inclusive. O Brasil não vai economizar cortando investimentos e políticas públicas.

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Não, ele não sabota o País, quem sabotou o País foram os jornalistas esquerdistas e o Consórcio Nacional de Imprensa que botaram ele lá. Não tirem o seu da reta não, vcs são responsáveis por essa aberração.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Manera aí na cloroquina seu moço.

    2. MARIA F LUPORINI

      Errei. Quem sabotou o país foram os herdeiros de Bozo.

    3. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O país, para a Folha e a grande imprensa tão demonizada pelo bolsonarismo é o mercado financeiro. Vaca Sagrada. A Folha e a grande mídia jamais tocaram em Paulo Guedes.

  3. José Augusto Bernabé

    Não, ele não sabota o País, quem sabotou o País foram os jornalistas esquerdistas e o Consórcio Nacional de Imprensa que botaram ele lá. Não tirem o seu da reta não, vcs são responsáveis por essa aberração.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pur iso qui nóis quiria distrui aquela purcaria di palácios. Má num deu certu.

  4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    O mercado é vaca sagrada.Lula tocou na vaca sagrada deste jornal. O jornal sempre preservou em formol Paulo Guedes.

    Responda
  5. max ribas

    Meu Deus, quanta indignação, fohia! Interessante anotar que ninguém fez um editorial sequer parecido com este quando o povo brasileiro morria aos magotes por falta de vacina e a fila do osso dava voltas na quadra. A parte boa é que agora sabemos a quem serve a imprensa e a mídia em geral.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Ontem quando tentei escrever os excelentes fundamentos econômicos do Brasil, a Folha me censurou.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu tinha algo a dizer, mas fui censurado pela Folha.

  6. MATILVANI MOREIRA

    Estelionatário!

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu tinha algo a dizer, mas fui censurado. Acho que não se pode escrever vaca? sagrada?

  7. JORGE CESAR BRUNO

    Estranho que todo mundo sabe não ser factível o déficit zero no ano de 2024, mas causou escândalo no mundo econômico e jornalistico, algo que todos já sabiam! Bom, pelo menos anima os abutres e vende mais jornal! Rs

    Responda
  8. José Bernardo

    Uma telha caiu sobre a cabeça da galinha e ela saiu a gritar: "o céu está desabando!" O grau de desproporção e alarmismo desse editorial é da mesma monta; a diferença é que a desproporção aqui é meticulosamente calculada. Quanto ao editorial sobre o congresso que achaca e chantageia e que, ele sim, sabota o país, não vou ficar esperando por ele, mesmo porque nunca virá...

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      José. Já pedi à Dora Kramer um artigo com essa mesma crítica ao Congresso. Também duvido que ela o escreverá. Editorial, nem pensar.

  9. Nilo Mismetti

    Vocês esperavam algo melhor?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Eu esperava e está muito melhor. Só de sabermos que eleições serão respeitadas mo Brasil é um alívio e tanto. O resto também está muito melhor.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Eu esperava e tenho. No mínimo melhorou o clima dos almoços de família.

  10. Peter Janos Wechsler

    Analfabetismo econômico camuflado de política social.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Alfabetização econômica é gente disputando ossos em açougue? Se isso é alfabetização, quero ser analfabeto. O presidente tem a sensibilidade que falta às nossas elites e classe média marcadas pelo escravismo.

  11. José Eduardo de Oliveira

    pobre Brasil, tão longe da Civilização e tão perto da Argentina. Mas não é a Argentina de Kirchner não, é a Argentina de Perón. Is the end!

    Responda
  12. Marcelo Magalhães

    Interessa ao neoliberal uma legião de pobres e miseráveis para manter acesa a ideia de que todos tem que se submeter ao capital para poder sobreviver. O Brasil teve a demonstração disso através de Meirelles e Guedes, que levaram 125 milhões de brasileiros à insegurança alimentar e 30 milhões à fome. Paralelamente incharam desproporcionalmente os cofres dos acumuladores gananciosos, promovendo a maior chaga da atualidade, a desigualdade. Lula trouxe o país de volta à dignidade.

    Responda
    1. max ribas

      Este é o problema, Marcelo: existe uma boa parte da elite brasileira que não reconhece nenhum direito do povo à dignidade; sonham com o tempo da escravidão e anseiam por sua volta.

  13. Cristiano Jesus

    O Brasil é praticamente ingovernável. Imagino o dia que verei no jornal um mapa de influência do país, semelhante ao do México dividido todo por áreas de dominação dos cartéis do tráfico; aqui serão das milícias e afins. Lula é o último dos Moicanos, personagem resiliente de um projeto de país organizado por instituições e com um plano de desenvolvimento e saneamento da pobreza. Essa é a discussão que precisa ser travada. Já a Folha, bem, cada vez mais parece um panfleto de sindicato patronal.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Bravo!!

    2. max ribas

      De fato, você tem razão. Quem manda no jornal são os anunciantes. Você já viu alguma notícia dizendo que o mercado imobiliário está em crise e os preços estão baixando? Nem vai ver, pois não interessa às construtoras. Com a política é a mesma coisa.

    3. Cristiano Jesus

      Quanto a fala do Lula, acho que seu discurso seria efetivo - mais em resultados e menos em provocar falatório -, se focasse sempre na positividade e no aqui e agora. Esse é o seu papel. Se o capitão do navio se sente em apuros e entregue, imagina como ficam os demais.

  14. Jean Michel

    Sou antipetista irredutível, o suficiente para não subestimar Lula e reconhecer que a análise política da FSP decepciona: é nítido que a fala dele foi política, direcionada a um centrão que está cobrando caríssimo para passar projetos de austeridade fiscal. Lula tentou tirar de si a pressão pelas reformas, jogando o setor privado para cima dos caciques do Congresso. Mas é isso: o jornalismo se rendeu ao etarismo e a maluquice da Venezualização do Brasil.

    Responda
    1. Jean Michel

      Rodrigo, de quais votos o Arthur Lira, o proprietário da Câmara, precisa? De 58.134 votos em Alagoas? (Foi a votação do candidato eleito com menor votos naquele Estado em 2022). Pelo "recall" do nome dele, pela projeção nacional, não há a menor preocupação com isso. A sua análise está bem errada, repete uma intuição mal digerida de populismo. Os caciques do Congresso interagem diariamente com o [e sofrem pressão do] capital financeiro e produtivo - tanto de suas bases quanto dos grandes centros.

    2. Rodrigo Andrade

      "Jogando o setor privado"? E desde quando os caciques do Congresso dão a mínima pro setor privado? Eles querem se perpetuar no poder, pra isso precisam de voto. Pra ter voto, precisam gastar e Lula deu a senha que o governo não vai se opor à sanha. É tão difícil entender isso?!

    3. MARIA F LUPORINI

      Parabéns. Foi exatamente isso.

    4. JORGE CESAR BRUNO

      Olha, eu sou de centro esquerda, mas confesso que fiquei com inveja do seu texto! Resumiu de forma clara, simples e inteligente! Parabéns!

  15. Rodrigo Andrade

    O maior inimigo do PT é o próprio PT, e frequentemente na figura da sua maior "estrela"

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Felicio, pode ser que venha mesmo porque o povo Brasil já demonstrou o quanto vora mal. Só que depois de 2030, LULA NUNCA MAIS!!! Já estou estocando foguetes pra comemoração desse evento histórico!

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Pode chorar à vontade, o quarto mandato vem aí.

    3. JORGE CESAR BRUNO

      Só é estranho que mas seis últimas seis eleições, o PT e seu líder, saíram vencedores em cinco! Tá bom pra você? Rs