-
Luís Júnior
O assunto é muito amplo e complexo. Freud falou sobre a inveja que a menina tem em relação ao pênis do menino, e por isso é muito criticado por algumas feministas. O debate precesia acontecer. Entre outras obras, gostaria de recomendar a História da Sexualidade, de Michel Foucault e Problemas de Gênero, de Judite Butler.
-
Carlos Weis
Excelente artigo, que se aplica a muitos outros temas. O tal cancelamento é fascista (autoritário, excludente, sádico) e precisa ser combatido por todes. A diversidade de pontos de vista é fundamental para as relações humanas, ainda mais na Academia. Não se pode repetir, em nome do Bem, as atitudes de grupos racistas, homofóbicos etc. A construção dos direitos humanos somente se dá no campo da liberdade, não da repressão.
-
Eládio Gomes
...eu sabia que ela não estava falando sobre sexo...nem deve saber o que é isso
-
Mário Sérgio Mesquita Monsores
Sexo. Fala-se muito. Pratica-se pouco.
-
Roberto Rangel
Certos mesmo estavam nossos índios e índias, que na época do descobrimento, segundo Gilberto Freire, não tinham nenhum preconceito contra nudez, homo sexualidade, poligamia e outras tantas bobagens trazidas para cá pelos europeus, através dos Jesuítas. Tinham muito a ensinar, mas os europeus tinham armas mais poderosas e achavam que por esse motivo sabiam tudo. Pelo menos aprenderam a se banhar diariamente.
-
Alexandre Pereira
O problema, como sempre, é a idiotice estrutural. Somada à covardia das instituições, leva à obsolescência da razão. Quem diria que, depois de todos os movimentos de 60 e 70, chegaríamos a isso. Darwin deve estar rolando de rir.
-
José Cardoso
O Micheal Foucault em sua história da sexualidade dizia que para os antigos, sexo era apenas a distinção biológica. Nada tinha a ver com o desejo, que era ligado a palavras como erotismo ou afrodisia. Um homem (sexo masculino) podia ter relações com outro sem que sua sexualidade mudasse com isso, o que era diferente era seu erotismo. Acho que hoje se confunde esses 2 conceitos.
-
Alexandre Pereira
Camile Paglia tem umas colocações muito interessantes sobre Foucault.
-
-
CAMILA ramalho rolim MARTINS
Fingir que sexo não existe e não importa é uma das maiores burrices potencialmente danosas da atualidade. Isso inderdita e danifica tanto o debate científico, antropológico, feminista etc... e ainda há quem bata palma.
-
Max Morel
Minha avó era mulher; minha mãe era mulher, minha mulher é mulher; meu avô era homem; meu pai era homem e eu sou homem.
-
Alexandre Marcos Pereira
Hoje em dia, as dinâmicas sobre identidade de gênero são acaloradas e as reações no Twitter são intensas. O Rick Gervais, conhecido por seu humor controverso e por abordar temas delicados, surfa nessa onda. Sou um crítico da cultura do cancelamento e da sensibilidade das redes sociais, particularmente em relação às questões de gênero. Isso só serve para alimentar uma tensão entre a liberdade de expressão, um bem maior, e o respeito pelas experiências e identidade de outras pessoas. Falta diálogo
-
Gustavo Biscaia de Lacerda
Eu concordo com o texto da autora. Mas eu também realmente gostaria que a autora explicasse o que ela entende por "positivismo biológico" e por que, supostamente, isso seria ruim.
-
André Jalles Monteiro
Precisamos falar sobre TUDO, principalmente coisas que incomodam. Porém, precisamos ter cautela quando apenas um pequeno grupo se sente incomodado. Possivelmente a grande maioria não compreende o que está em jogo e esse pequeno grupo pode enxergar, via experimentação na própria pele, coisas que precisam ser esclarecidas antes do início da conversa.
-
Ana Vázquez
Um monte de homem comentando aqui claramente sem nenhuma ideia do que tá acontecendo. Parabéns à colunista. A censura à pesquisa de mulheres sobre mulheres é real.
-
Alberto Melis Bianconi
Antropólogos são pessoas crescidinhas e informadas. Como mostra a coluna, sabem se defender. Então, nefasto é quando as tentativas de interdição, seja de uma exposição queer, seja de uma coluna falando de racismo reverso, se dão no espaço do público em geral, como é o caso das redes sociais.
-
LUIS PASSEGGI
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
LUIS PASSEGGI
A polêmica é sobre a afirmação < mulheres não têm pênis>? Bem, é uma questão interessante. Afinal como diria Lula as companheiras greludas tem que ter seu espaço. Ah, sim com câncer de próstata meio estranho mas vamos deixar e natureza (Darwin) agir certo?
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Não seria câncer de mama, ou de útero? Mulheres não têm próstata?
-
-
ISAIAS PASCOAL
Parabéns pela coragem em desafiar essas ideias imputadas como progressistas e q n aceitam o contraditório. Mais grave ainda por ser em universidade q aos poucos vão se tornando as âncoras de uma nova ortodoxia!
-
Adalto Fonseca Júnior
A colunista apostou pesado na polêmica pela polêmica. Não trouxe para o debate argumentação ou sustentação dos posicionamentos. Eles são divergentes e excluem um ao outro. Elas, as pautas identitárias, são as vilãs. Pronto. Está plantada a discórdia.
-
Adalto Fonseca Júnior
Você leu o posicionamento das representações citadas pela colunista? A colunista está semeando a discórdia indo contra a posições respeitosas adotadas por representação constituída e legítima. É tão difícil compreender o óbvio?
-
Adalto Fonseca Júnior
Você leuo posicionamento das representações citadas pela colunista?
-
Alexandre Pereira
Siga o conselho do Pedro, Adalto.
-
Adalto Fonseca Júnior
E você quando aprender a ter respeito pelas pautas identitárias vai se dar ao trabalho de ler o posicionamento das representações citadas pela colunista e verificar que elas mesmas acataram os pedidos das comunidades que não foram respeitadas. Aprenda a ler antes de tentar ofender.
-
Pedro Luis S C Rodrigues
Calma, quando você aprender a ler vai entender os argumentos
-
Rodrigo Cabral
A colunista trouxe a baila ,resumidamente, que a Academia não pode ser censurada. Somente essa ideia já seria ótima para oitenta% do progressismo atual, pois sempre haverá vinte% que se salvam da cultura do cancelamento.
-
Alberto Melis Bianconi
Concordo, e eu costumo me contrapor aos exageros das pautas identitárias, faz parte desse puritanismo do sec. XXI, que tem origem nas redes sociais. Mas a colunista vai atrás de assuntos para justificar sua militância anti-identitários. O máximo que poderia dizer seria: veja que curioso os ETs que povoam a academia enfrentam questões muito parecidas às dos seres humanos.
-
Hamilton Magalhaes
A colunista não apostou em nada, apenas trouxe a informação, quem quiser debater ou contestar (seria melhor dizer acusar) que o faça. Em ciência não cabe militância. Quem não gosta que procure outra coisa para se fazer.
-
-
Felipe Vasconcelos
Sabem qual o cerne de toda essa discórdia? Quando os métodos contraceptivos possibilitaram uma desassociação entre relação sexual, reprodução biológica e prazer sexual. Os avanços na área da saúde, com menos mortalidade infantil e mais expectativa de vida, com uma explosão populacional, só vieram acentuar todo esse processo. As conquistas desses movimentos só foram possíveis graças à esse pano de fundo. É o impacto das tecnologias que transforma nossas vidas e gera as mudanças de paradigma.
-
Paulo Sales
Eu não entendo bem textos que apenas narram acontecimentos. Parece algo híbrido, sem sentido. Mesmo que pareçam expressarem alguma opinião. A energia que se gasta sobre sexualidade humana se empregada na organização social de país tão desigual quanto o brasil, seria maravilhoso o resultado.
-
Felipe Vasconcelos
O que você escolhe narrar e como você narra faz toda a diferença...
-
-
Giovani Ferreira Vargas
kkk
-
Matheus Battistoni
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Matheus Battistoni
Eduardo, a tua malícia defensiva te entregou
-
Eduardo Rocha
Se não se curva, prefere de ladinho?
-
Jose Roberto de Souza
Essa teoria da conspiração eu não conhecia.
-
Hamilton Magalhaes
Para que financiar "ditadura gay" se pode distribuir anticoncepcional?
-
-
joão moreira
Extremista é extremista: de direita ou de esquerda, é tudo farinha do mesmo saco.
-
Rodrigo Andrade
Lygia, essa é a estratégia da ala Woke: interditar o debate na Academia porque as conclusões podem não suportar suas narrativas (e caprichos/delirios).
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.