Dora Kramer > O inimigo mora em casa Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Não entendi nada. Lula não pode acenar a hipótese de não ser candidato em 2026, mas tem que entregar o governo a Haddad como Itamar entregou a FHC? Além do mais, discordar não é o mesmo que tirar autonomia e Haddad, de longa convivência com Lula, Haddad sabe lidar com essas excentricidades do presidente.
Por enquanto , hipotéses ! Não tem outro assunto para escrever ?
Itamar foi o mais republicanos de todos os presidentes da história desta República Tropical! Se Itamar tivesse organizado uma escolinha para ser presidente, Lula seria aluno do antigo Grupo, anterior ao Ginásio, que hoje se chama básico e ou primário!
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Cláudio, você está se referindo àquela pessoa que foi condenada por corrupção em três instâncias da Justiça?
Sim, ele contrata escândalos futuros, como é o caso da entrega da Caixa ao Lira et caterva.
A Dora fez apenas um aviso de que o comportamento de Lula não beneficiaria um plano de indicar Haddad a sua sucessão e as pessoas estão cheias de raiva nos comentários. Respira, lê e interpreta o texto, pessoal. Essa defesa cega do governo sem capacidade crÃtica não interessa a ninguém.
Não adianta, a cegueira ideológica não permite isso.
Não adianta tentar criar um clima de desavença no governo. Não vai funcionar, está funcionando de forma redonda. Alguns "jornalixos(as) de plantão, se reportam há 20 anos no passado para fazer comparações esdrúxulas, vivem do passado querendo ressuscitá-los e depois dizem que o PT vive do passado. Excremento do jornalismo pago.
Não existe força polÃtica no Brasil que defenda honestamente o equilÃbrio fiscal. Só a oposição. Até virar poder. Não importa se é PT, PL ou Centrão. No poder querem gastar. Na oposição querem controlar os gastos. Dos outros
Ataques ao Executivo Federal, por "inte rés -ses" dos patrocinadores, a gente vê por aqui, e mais nada.
Nunca vi tanta abobrinha num só texto.
Viuvas de fhc.
Querem tirar a merenda das crianças? A gaze do Sus? Que mais?
A teta da boca dos mamadores.
Lula sempre se nutriu das "não verdades" e teve a seu favor não bons governos, todos conservadores e nada reformadores como o são os dos Estadistas, mas a ausência de concorrentes. Haddad sempre declarou que era Lula na campanha eleitoral então foi Lula quem elegeu Bolsonaro, portanto será Lula quem derrotará Haddad. Está é a diferença entre os Estadistas que governam para a nação e os medÃocres como Bolsonaro e Lula que o fazem para si próprios. Namastê!
Exatamente.
Tenho mais de 15 mil comentários neste site e nunca ofendi ninguém e usei de má-fé argumentativa. O que tem a ver PIB com condição sócio-econômica de um paÃs? A Venezuela tem o quarto Pib da América Latina. O Brasil de Lula continuou o mesmo de quando ele assumiu o governo pela primeira vez. O maior juros do mundo e 100 milhões sem ter onde fazer cocô por falta de saneamento. Mas isso não importa para os pseudosintelectuais frustrados que o seguem e têm onde cagar. Namastê!
Como que vc explica que fomos a sexta economia do mundo no governo do Lula?, para com a ca na lhi ce de sempre poxa vida, e quem elegeu o bozo foi o marreco com o passa pano de vcs que foram muito bu rr os
O cérebro do namastê deu noh. Leopoldina virou trem e estácio eh uma estação também.
Porque não te calas? Só os dois artigos da folha , na sequência do seu, já mostram que lula está certo. Itamar, fhc? Outros tempos. Vc não eh tão ignara que não saiba disso. Além do mais fhc quebrou o BR quatro vezes e comprou a reeleição. Só o gado te acompanha.
Rodrigo acorda o FHC triplicou a dÃvida externa comprou a reeleição e para ter empréstimos do FMI mandou aumentar a taxa de aprovação nas escolas e acabou com a educação e mais inventou o mensalão
FHC, o Presidente que estabilizou a economia, acabou com décadas de hiper inflação e pavimentou o caminho com reformas pra que Lula 1 fosse um sucesso, quebrou o paÃs 4 vezes? Pode detalhar melhor em que ocasiões foram essas 4 "quebras"?
é impressionante, agora vem as viúvas do FHC criticar a fala do Presidente e que não disse nada de mais, o imprensa
Correta a abordagem. O gado agora mudou de lado. Gado é gado em qualquer situação. Não tem espÃrito crÃtico em nenhuma situação de conflito.
Vc está certo no tocante (Bozo!) As caracterÃsticas gadais. E eh prova manifesta disso.
não está correta pq se vc se define como gado eu não e o que o Presidente falou não é nada de absurdo apenas uma percepção dele e não quer dizer que vai acontecer
isso é do governo do estado a merenda, o Sus vai muito bem tente usa-lo vc vai se surpreender
A Jovem Pan se transformou em Folha Pan. Pelo menos esta parece limpinha, como na era Collor. A Pan original fede a esgoto (famiglia B).
A rede JP agora é aqui.
Ixiii, antes eu reclamava do gado do Boçal, agora vou ter que ouvir o gado do Crustáceo. Gado é gado, segue o berrante! Pelo confronto das boiadas, cada vez mais se pensa menos e mais se afunda Banânia sob o comando dos nossos brilhantes deputados do centrão.
Ricardo o haddad não se elegeu por causa da globo e do marreco de Curitiba
Ah!! Mas sorte do Br que ainda sobra vc. Né?!
Ah! e lembrem que o Haddad esteve com o Lula para ele, ainda preso, apoiasse uma chapa Ciro-Haddad para presidente o que nos teria livrado do Boçal, mas como o Lvla é só o Lvla e não a nação, negou.
Falou a terceira via órfã.
Perdemos Reinaldo Azevedo, Vladimir Safatle, Jânio de Freitas e outros
Itamar Franco promeveu FHC, que se aninhou com ACM e todo o PFL. Depois deu uma rasteira no próprio Itamar...mas claro, Lula em seu terceiro mandato após 580 dias preso não sabe fazer polÃtica. A senhora é quem sabe...
Minha tristeza com Lula não é aquilo que fez de errado, ou mesmo do que o acusam, mas a enorme vaidade eleitoral que o fazia eclipsar as estrelas de seu partido. Suplicy, no auge, teria sido um baita presidente.Elegante, a voz do povo na figura da elite. Mas, não, preferiu uma pessoa obediente. Dilma, honesta, sofreu por seu pecado.
João vc precisa buscar na história para saber mais da realidade e Suplicy na Presidência seria muito pior pq ele é mais sossegado
Os nexos causais apresentados parecem coerentes e de compreensão razoável. A intensidade é onde mora o exagero da colunista. Ela acaba fantasiando um desacordo entre Lula e Haddad. Lula expressou a percepção dele. Vamos parar de fantasiar desacordos. Pra que erodir a confiança? Limpa seu coração.
concordo Adauto só que a imprensa não tem coração e sim interesses
Qual é a novidade, Dora? Lula sempre entregou seu governo ao Centrao. Que resultou em Mensalão,Petrolão e prhizão. Deixou fritar Palocci,Dirceu, GenuÃno e Mercadante, possÃveis então seus sucessores. Preferiu Dilma, acreditando em sua falta de brilho e ausência de ameaça ao seu ego insensato. Jogou contra Haddad em 2018 ao definir apenas nos últimos dias seu apoio ao hoje seu ministro da Fazenda. A demora custou a derrota do PT . Agora joga contra Haddad novamente. Qual a surpresa?
Permita-me tomar por minhas essas duas palavras.
Pobre esquerda…se satisfaz em ofender a articulista ao invés de atacar os fundamentos. Que miserê!
Quem ofendeu diz aà pra nós punirmos
Sem argumentos.
Sem surpresa. Não é de hoje que o Haddad se presta ao papel de clown do presidente. Ja não fez campanha com máscara como se fosse outro candidato?? Faz bem o papel de poste.
É duro ler isso!!! " Tendo quase perdido para uma figura de péssimas credenciais" Me engana que gosto. Seu voto o inelegÃvel teve.
É triste ver como essa senhora envelheceu aceleradamente. Que fofoqueira s q n. JK
O centrao eh como um cancer. Toma todos os recursos da nacao, paralizando-a, e a continuar sua acao deleteria, tende a reduzir o Brasil uma pais sem importancia, um mero ajundamentos de feudos (agro, pecuaria, bancos, trafico), cercado de pobreza. Num primeiro momento cabe a Lula estancar o fortalecimento desse mal. Num segundo, eh preciso retirar recursos do mesmo e direcionar a populacao menos assistida. Isso trara retorno em atividade economica, que aumentara arrecadacao, puxando juros baixos
Isso já está acontecendo pq o STF já proibiu e o governo já direcionou com o bolsa famÃlia maior e vem mais por aà tem de dar tempo
Dora KLAN
Venezuela então....um paraÃso socialista! Cuba? O céu na Terra!
Bolsonaro 705 mil.
O que os petistas não cobseguem enxergar é a a Argentina! São vesgos?
Não. Há um louco na disputa. Muitas vezes pior que 705 mil. Ah! Não gosto do PT. Mas, o geno é pior.
Nas no caso de Itamar não foi altruÃsmo ou esperteza! Fii oor desespero mesmo! A inflação aneacava voltar se o pkano real fracassasse!
Excelente coluna.
Não adianta, a mÃdia, "pseudo intelectual" mesmo quebrando a cara com o governo anterior, não aceita Lula e sua luta por benefÃcios aos mais pobres. Eu não vejo nenhum colunista publicando a favor de diminuição de benefÃcios aos mais ricos. Mas quando Lula quer aumento de gastos que favorecem os mais pobres, eles são os maiores alarmistas sobre déficit fiscal. Turma de hipócritas, porque sabem o que está acontecendo, ao contrário do bolsonarista comum que é em sua maioria ignorante.
DionÃsio não dá para comparar a economia dos USA com a nossa pq além do dólar eles tem outra mentalidade lá não tem emenda do relator que é um roubo legalizado, e o Zé está correto pq os governos do PT são progressistas quer dizer para o povo, pode errar mas é
Karin, entao segundo seu raciocinio os EUA sao uma nacao de trezentos e trinta milhoes de hipocritas. Devem R$ cento e cinquenta Trilhoes, e continuam gastando como se nao houvesse amanha. O Brasil quer incluir miseros R$ cem bi para programas socio-ambientais e vcs vem aqui pregar que nao temos como pagar. Ora, tenha do! Temos que economizar entao, para que o Tio Sam continue gastando do nosso dinheiro (sim o Brasil eh um dos maiores credores dos EUA).
Hipocrita é quem quer gastar o que não tem.
Os gastos não são para beneficiarem os mais pobres. Somente tolos creem nisso. Os gastos são para lograr vantagens eleitorais. Estultos empedernidos conduzem essa pueril esperança de que lula seja um estadista ou minimamente honesto. Alheio a isso, o descalabro bozista não constitui créditos às trapalhadas lulistas.
Lula era o candidato para vencer a aberração que lá estava. No entanto, está longe de ser um Presidente responsável em vários assuntos, especialmente economia e relações internacionais. Sempre soubemos disso. O paÃs sobreviveu com um presidente xingando as pessoas e criando crises institucionais sérias todos os dias no cercadinho, pode perfeitamente ignorar a falazada populista do presidente e seguir em frente.
Dalton vc nega que o Lula trouxe mais investimentos para o Brasil?, trouxe mais dinheiro para a Amazônia?, então vc ainda é um bozolino não se desprendeu do cordão
Não só pode como deve, notadamente seguir em frente. Mas os babões apaixonados pelo sujeito alimentam a soberba descabida que nutre a existência dele. É um irretorquÃvel sabotador, em especial do Haddad. Sabotou a candidatura dele na eleição que nos trouxe o bozo. Sabota o paÃs ao se envolver em inócua pretensão de conduzir questões internacionais, sem direcionar a devida atenção e maturidade aos problemas internos nossos. É um pavão, que finge, e mal, ora ser águia e ora ser abelha.
Com essa Selic nas alturas não como aumentar os rendimentos de imposto que o governo arrecada e se quiser zerar a taxa de gastos públicos vai ter que paralisar o crescimento do paÃs, tendo que cortar verbas da saúde, da educação e da "minha casa, minha vida" ainda mais que o Congresso está aprovando "pautas bombas" para reduzir a folha de 17 setores da economia, sem contar com as prefeituras de cidades com menos de 142 mil pessoas. Isso vai fazer com que o INSS trabalhe no vermelho.
INSS sempre trabalhou no vermelho. O governo sempre trabalhou no vermelho, e isso não necessariamente é problema. O problema é o tamanho do número em vermelho, cuja (ir)responsabilidade governamental é fundamental na sua definição.
Lula já mostrou que seria, digo seria, mais conhecedor de economia que o próprio presidente do Banco Central.
O bob field só conhece a economia melhor pra ele pq ele quer o dólar alto para ganhar no offshore
Jamais seria.
Tenho escrito neste espaço de comentários e seguirei porque é relevante, não podemos descartar declÃnio cognitivo. Há sinais. Não é etarismo, é visão sóbria e realista da realidade, é considerar uma possibilidade concreta. A acompanhar o comportamento do presidente nos próximos anos.
Observa-se que tem piorado.
Nosso principal problema fiscal se chama selic, que reduz arrecadação e é a maior despesa do governo. Lula Janja combatia BC com foco em redução do juro. Se fosse honesto nesta linha terÃamos aumento de um trilhão na poupança fiscal por ano. Teria recursos para os investimentos. Quando alinha seus interesses ao centrão do juro alto, não haverá crescimento e melhora de emprego e renda. Só saberemos disto efetivamente quando tiver o controle do BC.
Gilmar, o economistas abaixo ganham dinheiro em renda fixa e não fazem disclosure de conflito de interesse na hora de fazer comentários. Liberal ideológico não gosta de método cientÃfico.
Eduardo os economistas abaixo não sabem ou não perceberam que quem aumentou ouros foi o bc é só ver quanto era nos anos anteriores, então estavam errados? e éramos a sexta economia do mundo
De 97 até hoje o Brasil perdeu mais de 30 trilhões de PIB por causa do juro. A ideologia liberal vende a ideia de que o BC precisa pagar juro para atrair capital. Não revelam que se o Brasil fosse captar no mercado internacional pagariam menos de 8 porcento de juro ao ano, em inflação de 5 porcento. Taxa de juro de banco central é para maximizar emprego, e tem o risco mais baixo do paÃs.
Ratifico, com veemência, todos os comentários abaixo.
Pery Pedro, você se lembra bem qual porção do congresso NÃO apoiou o plano real né?
Pedro, comentário irretocável. É simples assim, mas ainda assim não vai entrar na cabeça de 90% dos que frequentam essas bandas, que até hoje acham que o juro é alto porque alguém quis que assim fosse e por nenhum outro motivo.
O juro não baixa quando voce combate o BC. Os juros baixam quando os credores aceditam que serão pagos de volta. Para isso, ajuda o governante ser sério e nunca ter sido preso. Também ajuda seu ministro ter um compromisso com o déficit fiscal e a responsabilidade de não gastar muito mais do que se arrecada. A matemática não é de esquerda nem de direita, como a Argentina está aprendendo. Quanto mais irresponsável você se porta, mais caro te cobram. Se não entendeu, leia de novo. É importante.
Colunista fala como se tivesse sido Lula que elegeu o centrao para tomar o congresso. Nao, cara colunista, quem elegeu o centrao foi o povo cujo entendimento foi aleijado por anos a fio de desinformacao e noticias futeis vindas da midia. Colunistas como a senhora, ate pouco achava ser uma escolha dificil, entre a a eleicao de um irresponsavel ladrao de galinhas e a de Haddad. Quem faz campanha contra o representante da eficiencia administrativa sao os senhores(as) colunistas da midia Tupiniquim.
O Bozo já é passado. Está na hora de parar de colocar a culpa nos outros, fechar a boca e começar a governar.
Tolice. Lula faz campanha contra Haddad desde a eleição que nos trouxe o bozo.
Dionisio, a colunista tem razão. O Itamar fez coisas melhores, inclusive: como "elogiar" o queiridissimo da mÃdia chapa-branca FHC, chamando-o de oportunista. É claro, como omitir é também desinformar, melhor crucificar Lula a ter que dar informações completas quando se faz compareações. Mas, para não ser injusto, pode ser que a jornalista estivesse em Saturno à epoca. Não é lá que ficam os anéis?
Pery deve ter tentado fazer piada, ao dizer que o desgoverno bosnaro, nao entregou o gov nas maos do centrao, enquanto se dedicava a negocios mais lucrativos, tipo contrabando de joias, retiradas de casj no cartao corporativo, etc. Falhou meu caro. Sua piada nao teve a menor graca. O centrao foi eleito na esteira da nuvem de fake news, criada pela midia para destruir o PT. Nuvem essa aproveitada pelo desgoverno, que enquanto afanava quinquilharias, deixava o centrao pilhar o pais.
Leitor fala como se fosse o Congresso o problema. Não, caro leitor, o probema é eleger um presidiário que vem negociar de joelhos e que todos sabem que é um balcão de negócios. O Bolso aprovou a reforma da Previdência, a mais difÃcil de todas, sem abrir mão de nenhum ministério nem doar a presidência de nenhuma estatal. Tinha apoio popular e não tratava o povo como filhos. Este é o mesmo congresso que aprovou o Plano Real, o Teto, as reformas. Apesar deste corrupto medonho e sua corja.
Lula, o Soberano, tá gagá !
Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi de ''gagás'' em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do paÃs subirem significativamente (Jornal do Brasil). Publicado em 17/03/2023 à s 18:46 / Alterado em 17/03/2023 à s 18:51
O sarcófago continua aberto e a múmia escrevendo assombrações. Itamar o topete aquele da moça com a parte debaixo a mostra é a referência dela. Complicado.
Sim, Armando, aquele parvo é o responsável pela gestão de maior impacto da nossa história. Isso porque colocou o combate à inflação acima da sua vaidade. Como fez o Bolso. Como fez o FHC. Nenhum governante quer ser conhecido como o da responsabilidade fiscal, seja de um paÃs, seja de um clube de futebol. Mas, acredite, alguém vai pagar a conta. Agora seja uma pessoa educada e denuncie seu próximo comentário. Aqui não é o seu boteco. Ou eu vou fazê-lo.
Dora fala o óbvio, e à s vezes, como agora, não é pouco. Começa com uma bobagem: Lula pode não se candidatar. Lula se candidata desde que pode se candidatar, e vai continuar até o dia final. Lula é o partido, o inÃcio e o fim. Bolso elegeu Tarcósio, dezenas de deputados, senadores. Lula elege Lula. Como diz o Ciro, é sombra de mangueira e nada cresce embaixo. Por fim, acusa o golpe. Como disse o editorial, o governo se sabota. Lula 3 poderia ir bem ou não. Este governo, Dilma 3, vai muito mal.
Após Lula claramente desautorizá-lo na meta zero. Na verdade todos sabiam que era altamente improvável a meta zero que Haddad vendeu a fim de aumentar tributos e aumentar nova carga tributária a fim de acalmar o mercado. Fato é que seria bom se o governo falasse a real. no mais poderia dar uma meta, números mais confiáveis. O que não da é aumentar a dÃvida pública em relação ao Pib cada vez mais. ano após ano nas últimas décadas gastamos mais do que arrecadamos. dará ruim no futuro.
O governo bate cabeça e Lula sabota seu governo, seu ministro, o paÃs. Minha opinião, dos articulistas de esquerda e de direita, e do editorial da FSP. Só discordam as faxineiras de plantão. Ah, mas se todo mundo sabia, tudo bem o Haddad prometer e ele desautorizar. O anterior era pior. Eu acho. Passa de novo. Faltou um cantinho ali.
Dorinhal, desde o Estadão, vc continua tão direitinha e tão fraquinha que dá dó!
É que a verdadezinha dói um pouquinho em quem alimenta paixões pelo maior estadista da galáxia.
Ah Haddad falava déficit zero e a imprensa dizia não é viável, tá errado. Aà Lula disse que não é viável, e a imprensa bate por concordar com ela. E não vai cortar a merenda das escolas pra agradar a imprensa.
Sim, de um governo espera-se coordenação entre seu presidente e seu ministro mais importante. Não espera-se o mesmo entre o Presidente e a imprensa, por mais que esta seja comprada.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > O inimigo mora em casa Voltar
Comente este texto