Dora Kramer > O inimigo mora em casa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

Anteriores 1 2

  1. Hercilio Silva

    Quase perdido para quem tinha péssimas credenciais? Olha, nunca vi análise tão cheia de mágoas. Na verdade ganhou depois de ter sido perseguido politicamente pelo judiciário, ter a imagem queimada pela imprensa. Na verdade foi a vitória contra um uso ilegítimo e ilegal do estado por uma reeleição que se achava certa. Menos colunista.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A vitória foi por rejeição ao bozo, assim como a eleição do bozo foi por rejeição aos fatos que deixaram de ter existido.

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É tudo inveja dessa gente, Hercílio.

    3. Hercilio Silva

      Rodrigo desatualizado. A armação foi provada.

    4. Rodrigo Andrade

      Petrolão e Mensalão mandam lembranças. Ou você acha que a "lavagem" da imagem do PT promovida pela virada de mesa do judiciário foi engolida por todos os brasileiros. Pelo menos a metade segue convicta da corrupção grossa e cleptocracia protagonizados por Lula e seu PT

  2. MARIA F LUPORINI

    Sempre a mesma escolha recessiva matadora de criancinha sem merenda, extrema economia. Fingindo não saber que, se os juros artifialmente elevados caírem diminuiu a dívida pública. E se o PIB cresce também diminui a dívida pública. Mas, vamos mo caminho que perdeu as eleições: economia, fome e miséria. E pibinho.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Ué, esse governo não foi eleito pra fazer diferente? Falta o quê, capacidade?

    2. Pery Pedro

      Sim, pode gastar, depois arrecada e recupera. Pergunta pro Mantega e pra Argentina. Dá super certo.

  3. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Cara Dora mais um ótimo artigo,o governo garantiria superavit primário,secundário e outros se cria-se taxação ao besteirol emitido por tds os brasileiros com mais de 18 anos inclusive políticos e chefe do executivo.

    Responda
  4. Eduardo Freitas

    FHC e Michel Temer os melhores presidentes do Brasil. O resto é resto.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Nunca sê-lo-iam, como nunca foram. Nem com nhenhenhém nem com mesóclise.

    2. Julio Cesar Costa Santos

      Sério? Em que? Salto em distância?

    3. Horacio Cerzosimo

      Corretíssimo Eduardo, os dois últimos nomes que tivemos à altura do cargo. Era outro nível.

    4. Pery Pedro

      Com pesar incluo o Itamar na lista. Podem questionar meus métodos, mas nunca meus resultados.

    5. MARIA F LUPORINI

      Cu ru zes

    6. José Antônio

      Presentinho dele para Lula: A dívida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o país DEvIA 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de mauro Santayana, um prêmio à inteligência). Assim, o Lula pagou os US$ 40 bilhões de dólares de dívida junto ao FMI e tornou o Brasil em CREdOR do Fundo Monetário Internacional.

    7. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Pelo jeito o cogumelo do cachimbo estava estragado. Francamente!

    8. José Antônio

      ´´Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que ERA DE 534 bilhões de dólares, em 1994, CAIU PARA 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, oito anos depois. E isso, apesar de o senhor FHC ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pretexto de sanear as finanças e aumentar o crescimento (Mauro Santayana).

  5. Luís Cláudio Marchesi

    Não vou defender Lula e nem atacar as bobagens da presidente do PT. Mas o presidente está refém do Congresso e das emendas propositivas. Do outro lado do balcão, estão negociadores profissionais do dinheiro: Artur Lira e Rodrigo Pacheco. Tudo aprovado na gestão Bolsonaro. O povo - que paga a conta - não merece. Mas para eles (todos) dane-se o povo!

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Tudo aprovado na gestão Bolsonaro". Pode explicar o que foi aprovado que continua prejudicando o governo que já está aí há 10 meses?

  6. Alexandre Fonseca Junior Matos

    Não é justo. Eram outros tempos. Itamar um nacionalista, lançou FHC e deu protagonismo a CIRO. Hoje o voraz Centrão ameaça até a política econômica e a Economia do País. Lula procura salvar o País, Haddad a previsibilidade da economia que traz segurança e investimentos. Mais uma vez é a esquerda trabalhista que desenvolve o capitalismo democrático Brasileiro.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Lula procura salvar o país"... kkkkk o descondenado procura, no máximo, salvar a sua biografia. Coisa que o Mensalão e Petrolão, fartamente documentados, jamais permitirão

  7. Kelly Silva

    não tem como FHC voltar ser presidente.

    Responda
  8. LUTHERO MAYNARD

    Análise lúcida e brilhante. Lula não está recebendo do centrão a contrapartida pela qual pagou. Gleizi não atrapalha mais por falta de espaço. Está na hora de o Lula dar-lhe um cale-se! Se não for o Haddad, o PT, ou melhor, Lula, não terá candidato com chances de ganhar nas próximas eleições. O adversário forte mais provável seria o governador Tarcísio de Freitas, mas sua excelência está se apequenando tanto que caminha célere para a irrelevância.

    Responda
  9. Paulo Sales

    O que o texto demostra e prevê é a relidade, mas andar com o PT requer fidelidade e aceitação do bombardeio amigo. Se traem o tempo todo.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      cobra comendo cobra, sempre foi e sempre será assim

  10. NACIB HETTI

    O primo Haddad é o melhor ministro do governo. O mercado sabe disso e o apoia.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      O menos pior, vc diz

  11. José Ricardo Braga

    E a prorrogação das desonerações? Não foi iniciativa nem de Haddad, nem de Lula e sim do Congresso. Com desonerações fica impossível o déficit zero. O Congresso deixou a Lula a seguinte opção: A gente vai conseguir o déficit zero, mas o que sobrar é nosso. Lula não aceitou. Se o Congresso quer fazer proselitismo com o empresariado, que nem acaba com a CLT nem quer pagar sua parte nela, que então façam a digestão do déficit. Lula quer governar, não fazer papel de estátua, como foi o de Itamar.

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      Me sinto fazendo 'oposição' ao Lula, Dalton. Sei que vai rir desta 'inocência'. Mas o comentário do Hernandez, abaixo, pode me 'salvar' deste sono profundo. Ele ressalta que Itamar foi bom porque sabia seus limites. Alguém que aponta limites é oposição, né? O chato. Apontar os limites conhecidos não é oposição, no entanto, pra isto Lula já tem resposta pronta, é picuinha. Eu busco os limites desconhecidos com esta alteridade, ver onde ele pode 'escorregar'. Faço mais oposição ainda...

    2. José Ricardo Braga

      Dalton, não sei o que Lula quer. Não à toa faço grande exercício de alteridade pra tentar entender o que quer e como pensa (despir-me de preconceitos). Tenho tido algum sucesso nisto, tanto que previ aqui mesmo na coluna da Dora Kramer a postura que dias depois ele teria sobre indicação de Ministro para o lugar de Rosa Weber. Fiquei até imaginando que Dora fosse pensar que sou 'assessor' dele. Apesar de morar em Brasília, não sou.

    3. José Ricardo Braga

      Mas, e as desonerações? É questão simples de matemática: sem os empresários cumprirem suas obrigações legais da CLT não entra dinheiro pra custear a Previdência, o que provoca déficit inviabilizando iniciativas do Executivo. Quanto ao ex-presidente fico feliz com a generosidade que a história lhe conferiu. Infelizmente vivi a época, o que não me permite acompanhar a admiração.

    4. Dalton Matzenbacher Chicon

      Lula quer é viajar e brincar de ser secretário geral da ONU. Acorda, criatura !

    5. José Cardoso

      O Itamar acabou com a hiperinflação. Foi um dos presidentes mais bem sucedidos da história.

    6. NACIB HETTI

      O Congresso não quer fazer proselitismo. Quer fazer grana, muita grana.

    7. Hernandez Piras

      A "estátua" foi o Presidente que venceu a hiperinflação. Sem a magnífica articulação política montada por Itamar, FHC nunca teria conseguido estabilizar a economia. Só numa visão caricata da história, Itamar teria sido uma "estátua". Ao contrário de Itamar, Lula não reconhece as próprias limitações e é isto que vai arruinar seu governo.

  12. José Cardoso

    É que as orelhas do presidente não ouvem apenas o Haddad. O André Lara Rezende, filtrado pelo Mercadante, tem uma conhecida posição de que o tamanho da dívida pública não importa tanto assim. Para essa tese, a Argentina não consegue conter sua inflação porque grande parte de sua dívida é externa, enquanto que a nossa é detida por brasileiros, e em reais. O presidente certamente teme abraçar totalmente essa visão porque pode dar m..., mas ela enfraquece a disposição de fazer cortes no orçamento.

    Responda
  13. Alexandre Lemos

    Haddad fez uma gestão financeira impecável na prefeitura de São Paulo, como resultado apanhava dia sim dia também na mídia, com um protagonismo raramente visto pra um prefeito. O desdobramento disso foi Dória aventureiro ganhando no primeiro turno, e escalando o palácio do governo na dobradinha BolsoDoria alguns anos depois. Então, eu acho que o Lula entende um tiquinho mais de política que o Haddad e tenho certeza que entende um bocado a mais que a colunista.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Perfeito!

    2. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Perfeito!

  14. Flávio Guilherme

    O jornalismo brasileiro faz um desserviço à sociedade quando inverte o funcionamento do sistema político: é o presidente que precisa do Congresso para governar, não o contrário. E, infelizmente, o Congresso não se pauta por melhoria na vida dos brasileiros ou em fornecer condições para se governar. Aí quando aparecem escândalos de compra de votos de parlamentares as pessoas estranham. Mas, isso somente um sintoma de como o sistema funciona. O Brasil deveria repensar seu sistema político.

    Responda
  15. Jandir Santos Silva

    Mais uma viuva do FHC

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Olha, são muitas as viúvas do último Presidente que tivemos com P maiusculo, que deixou algum legado que não fosse desperdício ou corrupção

    2. Rodrigo Cabral

      Foco não é o FHC e sim a postura do presidente Itamar em relação ao seu ministro da fazenda.

  16. Rodrigo Andrade

    Faltam no mínimo 38 meses e no máximo 86 meses pra estarmos livre do Lula, PRA SEMPRE. Foco nisso, galera, pra atravessar o mar de patacoadas que ainda nos aguarda.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Luiz, não tenho político de estimação. Só concordo muito com o ditado: "Políticos e fraldas tem que ser trocados com frequência e pelos mesmos motivos"

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E quem o senhor quer no lugar dele?

    3. Rodrigo Andrade

      Maria, que tenhamos que aguentar 86. Será PRA SEMPRE

    4. MARIA F LUPORINI

      38 meses kkk. Verás.

    5. José Antônio

      Segundo o Banco Mundial, (worldbank1) o PIB do Brasil, que ERA DE 534 bilhões de dólares, em 1994, CAIU PARA 504 bilhões de dólares, quando FHC deixou o governo, OITO ANOS DEpOIS. E isso, apesar de o senhor FHC ter vendido mais de 100 bilhões de dólares em empresas brasileiras, muitas delas estratégicas, como a Telebras, a Vale do Rio Doce e parte da Petrobras, com financiamento do BNDES e uso de “moedas podres”, com o pretexto de sanear as finanças e aumentar o crescimento do país (M. Santayan

  17. wilson kfouri

    Lula confia e dá como sempre deu o maior prestígio ao seu ministro Haddad. É o presidente que tem que lidar com o congresso corrupto para viabilizar a pauta econômica do Haddad para atender a sua promessa de campanha de colocar o,pobre no orçamento e o super rico no imposto de renda

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      Mario Sérgio traficante?

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Rodrigo Andrade

      O congresso é corrupto, mas o PT e o resto da esquerda não... kkkkkkk. é rir pra não chorar

  18. Miguel Ruiz

    Juca Chaves afirmou certa vez que não queria ter sido compositor, cantor, instrumentista. Queria ter sido comentarista esportivo, mais especificamente, comentarista de futebol. Indagado pelo motivo dessa sua pretensão, afirmou: Para dizer coisas inteligentes na televisão. Dora... Faça como o Juca. Vá cantar, porque de política não entende nada, mas acredita que diz coisas inteligentes.

    Responda
  19. Gaya Becker

    O Brasil é um país tragicômico. Tem uma população de mais de 200 milhões de habitantes e parece não existir nenhum, fora Lula e Bolsonaro, para a presidência. Quanta decadência política e ausência de lideranças competentes. Somente os "puxadores" de voto patéticos seguem no páreo. É desanimador...

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Concordo plenamente! O nível das atuais lideranças políticas brasileiras é abaixo de zero.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      De acordo! Frustração total!

    3. Saul ribeiro

      É isso aí, Gaya Becker para presidente!

    4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Se candidate

  20. Wilerson Bessa

    Não acredito que Lula eleja "o mercado como seu malvado predileto". Suas gestões anteriores parecem apontar o contrário. Ele apenas não elege o mercado como sua prioridade única.

    Responda
  21. MARIA F LUPORINI

    Lula falou o que disse desde o primeiro dia. Apoiado, presidente. Até o presidente do grupo Santander elogiou. Haddad concorda, só que precisa negociar com os sanguessugas da nação. Avisa que a Bolsa está subindo hoje, Dora.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Sugiro Gardenal.

    2. MARIA F LUPORINI

      Subiu antes, Rodrigo. E tem matéria do presidente do grupo Santander falando o óbvio: se o PIB cresce, a dívida pública diminu e se alcança também a meta fiscal. Assim, como quando os juros exorbitantes caem. Não tem um jeito só, o jeito que perdeu as eleições.

    3. Rodrigo Andrade

      Caindo nesse momento, mas achei que isso não interessasse pros defensores do descondenado. Como funciona, Maria, quando o chefão fala uma besteira e a bolsa cai, dólar e juro sobe, "dane-se o mercado"? Mas quando abre em alta vocês correm pra comentar aqui que "tá tudo bem"? Sabemos que esquerdista é incoerente por natureza, mas aí já é exagero.

  22. José Augusto Bernabé

    Acho que pelo andar da Carruagem o Lula gostaria de chamar o Paulo Guedes mas, se ele pensar em voz alta isso o Partido lhe dá uma facada.

    Responda
    1. Ana Elisa Lobo

      Nunca vi um comentário tão sem sentido. O Guedes foi o pior ministro da fazenda de todos os tempos, e odeia pobre! Exatamente o oposto do Lula.

    2. Hernandez Piras

      Paulo Guedes foi o pior Ministro da Fazenda que este país já teve. Haddad pode muito bem ser sabotado por falas alheias; já no desgoverno Bolsonaro era o próprio Ministro da Fazenda que sabotava a si mesmo e a toda administração com suas declarações desastradas.

    3. MARIA F LUPORINI

      Não mesmo. Perdeu..não amola.

  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Meu Sr. É muito ódio

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      É inveja. No caso, pior que ódio.

    2. Rodrigo Andrade

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Rodrigo vá vender jóias.

    4. Rodrigo Andrade

      E do lado oposto, muita passação de pano

Anteriores 1 2

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.