-
Luís Carlos Freitas Pereira
Diz-me quem premias e te direi quem és
-
José Cardoso
As mudança de paradigma ocorrem às vezes, mas me arrisco a dizer que são mais raras que aparentam. Há o caso da concepção heliocêntrica em vez da geocêntrica, a ideia de campos em vez de atração à distância, a extensão da inércia ao movimento livre em campo gravitacional, e o principio atomístico (do qual o quântico é uma extensão).
-
Vito Algirdas Sukys
Larry Laudan, ironicanente, aluno de Thomas Kuhn, disse que o modelo de mudança científica desenvolvido na Estrutura das Revoluções Científicas e em The Essential Tension está equivocado. Com seu modelo reticulado, Laudan diz que na mudança científica não apenas teorias, mas também metodologias e axiologias podem ser debatidas e modificadas. Depois da Estrutura, muita pesquisa histórica foi feita que desmonta a maior parte dos pressupostos de Kuhn, como a tese da incomensurabilidade.
-
Vito Algirdas Sukys
Ironicamente
-
-
Cristiano Jesus
O artigo apresenta bem a sociologia da ciência, a dinâmica da comunidade que faz ciência e, é importante dizer, esta não se faz nunca individualmente. Na minha opinião essa sistemática precisa ser discutida no Brasil, porque há quem transforma essa disciplina em discussão sobre teorias da conspiração, envolvendo um suposto mainstream que define deliberadamente um paradigma. Esses, em vez de disseminar o conhecimento, como fez a professora ganhadora do Nobel, agem para evangelizar seguidores.
-
José Augusto Bernabé
Pois é, o Brasil é tão importante, mas tão importante na Comunidade Científica mundial que nunca alguém daqui ganhou um Nobel e pelo andar dessa Carruagem do governo atual, jamais ganharemos, pois a "Ciência" aqui só serve para o Consórcio Nacional de Imprensa derrubar candidatos políticos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.