Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Rita Torraca Gordin

    A grande marca desse artigo é que ele conta que esse cigarro eletrônico está para aprovação na Anvisa. É isso? Inacreditável notícia q no entanto tem q ser levada a sério e impulsionar a gde mídia inclusive a Folha a aprofundar no assunto.

    Responda
  2. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Excelente artigo!

    Responda
  3. Marina Gutierrez

    Nesse momento uma conhecida está na UTI, provavelmente nos últimos dias de sua vida, com vários problemas de saúde devido ao cigarro.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      E minha irmã que tem aneurismas cerebrais, além de problemas cardíacos graves e respiratórios e mesmo assim não consegue parar de fumar. O vício do cigarro é incontrolável para muitas pessoas.

  4. Aderval Rossetto

    Os combustíveis fósseis serão muito mais mortíferos.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Continue fumando. Longe dos outros.

  5. Emanuel Mello

    o Brasil precisa de cotas pra fumante é muito preconceito tá doido

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      A morte de milhões de pessoas que utilizaram cigarros e dos milhões com insuficiência cardíaca e câncer não te sensibiliza?

    2. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Fique sossegado: o senhor está incluído.

    3. Alesandro Da Silva

      (Pré) conceito?? Se tá de brincadeira? Não há preconceito quando se trata de nicotina, amigão! Tem se estudos comprovação científica de que essa é uma droga lícita perversa. Minha filha está sem o avô. Hoje ela fica triste. Diz ela; "hoje papai, é dia de ir vê o vovô que o cigarro levou". Não há preconceito, existe mortes e dor.

    4. Renato Almeida

      Quanta bobagem. Então você é a favor de estimular crianças a se viciarem em cigarro? Você não deve ter filhos. Não é possível.

    5. Aderval Rossetto

      Só não ensine seu filho.

  6. FLAVIO ZOLETTI

    É perverso doutor. Vejo todo dia crianças, saindo do colegio, atravessando a rua na minha frente consumindo essa nova forma de fumaça. Outro dia saí na noite e parecia que estava em uma sauna. Não tem o q fazer seu Dráuzio, é uma guerra perdida. Assim como o clima, assim como a guerra, assim como o mercado financeiro. O ser humano é perverso em sua maioria. Não em sua essência

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... os anhangueras-Agro-Tobaco abastecerem de ouro suas caixas e de escravos suas gaiolas por dezenas e dezenas e ... e dezenas de anos operando a cadeia produtiva do tobacco!!! Lema deles: ... 'que se dane a população do planeta!'!!...

    Responda
  8. Vito Algirdas Sukys

    Nos EUA, se você é um não-fumante, casado com um fumante, suas chances de você morrer de câncer de pulmão do fumo dele ou dela é de um em sessenta mil.

    Responda
  9. Vito Algirdas Sukys

    Nos EUA, fumantes de cigarros comuns têm maior incidência de câncer de pulmão, laringe, esôfago, pâncreas, rim, bexiga e lábio do que não fumantes. Os fumantes são mil por cento mais propensos do que os não fumantes a desenvolverem enfizema crônica e bronquite crônica.

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    Nos EUA, o risco de que um usuário de primeira viagem de cigarros comuns se tornará viciado é nove em dez. Qual o risco de um usuário de primeira viagem de cigarros eletrônicos se tornar viciado no Brasil? É uma questão que nossos legisladores terão que debater.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      A proibição é o que têm que debater.

  11. Vito Algirdas Sukys

    Nos EUA, suas chances de parar de fumar na primeira tentativa, são menos do que vinte por cento. Muitos fumantes tentarão, mas menos do que cinquenta por cento terá sucesso, mesmo depois de repetidas tentativas.

    Responda
  12. Vito Algirdas Sukys

    Adolescentes que tentam fumar são dezesseis vezes mais propensos a fumar como adultos do que aqueles que não fumam nos EUA. Quantos serão propensos a fumar cigarros eletrônicos, no Brasil, na vida adulta?

    Responda
  13. Jonatan Teixeira de Souza

    Sempre lúcido, doutor.

    Responda
  14. maria araujo

    Excelente artigo, Drauzio, muito sensato. O que pode nos salvar é a Anvisa ter bom senso e postura científica. O conselho federal de medicina tem o dever moral de se manifestar. Basta de assistir inerte a realidades até podem ser mudadas

    Responda
  15. Vito Algirdas Sukys

    Em1993, nos EUA, a Environmental Protection Agency, EPA, estimou que se você tivesse mais do que35 anos, e fosse exposto ao fumo secundário ou passivo, no trabalho ou em outros lugares públicos, suas chances de contrair câncer dos pulmões fatal era de um em trinta mil cada ano. Qual o risco se exposto ao cigarro eletrônico?

    Responda