Cotidiano > 2 de novembro: qual é a origem do Dia de Finados? Voltar

Comente este texto

Aviso

Essa página não esta mais disponível.

Leia Mais

  1. Dalton Matzenbacher Chicon

    Respeito os adeptos da prática. Mas confesso que considero isso uma grande besteira. Tenho a constante presença do meu falecido pai e avós em minha memória. Sonho regularmente com todos eles. Jamais visitei o túmulo de nenhum, em momento algum. E não irei fazê-lo.

    Responda
  2. SileneMaria de Sousa

    Temos memórias afetivas dos nossos entes queridos que já não estão mais juntos a nós.E nesse dia dedicado a eles, lembramos com saudade dos tempos da nossa convivência e de td que nos ensinou e orientou para o caminho do bem.

    Responda
  3. IZABEL DA PENHA SPEDA

    Resumindo, mais um feriado pro povo gastar dinheiro em flores pra levar no cemitério, comércio total.

    Responda
  4. Manoel Raimundo Alves

    Ao contrário. O dia de finados surgiu, graças à idolatria diabólica do povo pagão, que deixa de crê nas escrituras Sagradas, para seguir costumes e tradições pagãs. É isso.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Os relatos mais antigos da Bíblia mostram que a adoração a Javé era pagã: estava ao lado de outros deuses e tinha até uma esposa: Aserá. A Bíblia foi escolhida bem depois da formação da Igreja no caso do Novo Testamento e bem depois do cativeiro na Babilônia, no caso do Antigo.

  5. Cleomar Ribeiro

    ... parte05 de meu ensaio: ... Equinócio de Segundo semester é o renascimento da estrela, O Sol, no hem Sul! E é a Morte da estrela, hem Norte!... O equinócio de primeiro semestre???... Segredo Fascinante!!!... Não vamos beber Toda a garrafa de aguardiente Hoje, né prssoal! Vamos deixar uma meia garrafa de aguardiente para a Páscoah???... Já, é???...Show???

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    .. quando eu puder soliciatrei sutorizaçoes sagradas das autoridades constituídas para coletar os ossos de papai ( que Deus o tenha por lá) que estão em Saco plástico no depósitobdo cemitério para cremaçâo!... Pegarei a s cinzas e volocarei Nas Ãguas Sagradas e Mágicas do Oceano Atlântico!... É uma questão de Tempo! ...

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ...parte04 de meu ensaio: ... Ceremonia não-medieval, a Mitra está na cabeça de Osíris. Os escritores da cristandade só tonham uma fonte de inspiração para escreverem suas rstórias sagradas, fonte greci-egípcia). Então, tudo que é Sagrado para vós é Sagrado para nós! O passado ainda é o presente, o presente ainda é o passado! Estamos plantando as mesmas sementes sagradas e mágicas!!!... Rendam-se, Anhangueras!!!Rendam-se!...Rendam-se!... ..

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... Parte02 de meu ensaio: ... E o dia dos Mortos se dá a quarenta dias do equinócio de Segundo semester do ano,( Equinócio de primavera, hem Sul, e equinócio de outono, hem Norte). O número quarenta era o número de províncias (ou nomos) em que o Egito se encontrava dividido na época da Morte de Osíris.

    Responda
  9. Cleomar Ribeiro

    ... parte02 de meu ensaio: ... Osíris ensinou aos humanos as sagradas instruções para operar as sagradas plantations de graos, frutas, ervas medicinais,..., e o pastoreio!Nesta Era de posperidsde,Os humanos o presenteava com louvores e homenagens diversas, Seth, movido pela inveja, e mais sententa e dois cúmplices o trairam e assassinaram Osíris.Os gaúchos de fronteira receberam as instruções sagrada de operação de plantations e traíram a população do Sagrado e Mágico Planalto Central! Traíras!

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... Isíris, I governantes da Terra (/Egipto/), foi assassinado por seu irmão, Seth. Não houve funeral, Seth colocou o sacófago no Rio, o corpo morto de Osíris alanaçançou o mar e desapareceu! Sua esposa Ãsis, chorou e orou ( Homenagem aos entes queridos mortos)na Beira do mar( O Cemitério dos Pássaros-Deuses)! ...o espírito de Ãsis encontrou o es0írito de Osíris, eles copularam no Reino dos Espítitos e ela deu a Luz ( pariu) o Deus Hórus! Osíris então passou a governar o Reino dos Mortos!...

    Responda
  11. Valderi Silveira Pinto Júnior

    Orar para um pneu é um absurdo, mas orar pelos mortos, em muotos credos, acredito ser lógico.

    Responda
  12. FRANKLIN MAGALHAES RIBEIRO

    É certo que a celebração dos fiéis defuntos é algo mais ligado ao catolicismo, mas rezar anualmente nos túmulos é anterior à idade média e decorre do judaísmo, nada obstante o yahrzeit tenha se tornado popular nessa mesma época.

    Responda
  13. niemeyer franco

    Lembrar dos mortos é uma prática, digamos, quase diária. Orar por eles, lembrar deles com amor e orgulho de suas vidas. O que foi, foi. Não volta, mas podemos amenizar algum sofrimento que possa existir. Perdoar, muita fé e gratidão - isso é o que vale.

    Responda
  14. Geraldo Filho

    Particularmente acho um pouco estranho esse tipo de "comemoração", o legado de quem já se foi deve ser lembrado de forma positiva e com respeito. Mas é só minha opinião como disse.

    Responda
  15. SILVIA MARCONDES BOLIVAR

    Muito interessante essa "oportunidade" de galgar degraus através dos vivos. Assim as igrejas reúnem mais fiéis e dinheiro.

    Responda
  16. Biaggio Talento

    Nada contra o livro citado na matéria, mas "O nascimento do purgatório", Jacques Le Goff, é obra fundamental para se conhecer o dogma do Purgatório.

    Responda
  17. Marina Gutierrez

    Eu aproveito o dia de Finados e minha visita ao cemitério para encontrar parentes, amigo/as e conhecidos e conversar um pouco com todos.

    Responda
  18. Rinaldo Bastos Vieira Filho

    Tradição macabra e realmente medieval. Mais um feriadão para praia.

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Ao menos dedique pensamentos & lembranças aqueles que te trouxeram ao mundo ! Seus avós ! Seus parentes . Reflexões quando criança … Dívidas que temos com eles .

  19. marcos fernando dauner

    visitar o que "sobrou" dos túmulos . Nos dois túmulos da minha família = pais e avós paternos em um e avós maternos e bisavós em outro , todas as letras dos nomes e das data nascto/morte foram vandalizados/furtados . Encontrei até túmulos com a tampa aberta . Devem ter roubado algo dos cadáveres . situação absurda no principal cemitério de buracoville

    Responda
    1. ricardo caselli moni

      Depois de mortos ficam as lembranças boas quando éramos crianças . Cada um com sua religião e respeito aos mortos . Por isso este dia ..

    2. ricardo caselli moni

      Desde os tempos antigos se roubavam túmulos . Os antigos egípcios estão aí para provar !!

    3. Marina Gutierrez

      O mesmo ocorre no cemitério onde meus antepassados estão sepultados. Não respeitam nem os mortos.

    4. João Carlos Silva

      Concordo plenamente. No túmulo do meu pai só restou a parte de alvenaria, já que as peças de bronze foram todas elas roubadas. Fora isso a sujeira dos cemitérios é também algo a ser notado. Funcionários aos montes, sentados nos túmulos de braços cruzados.

    5. João Carlos Silva

      Concordo plenamente. No túmulo do meu pai só restou a parte de alvenaria, já que as peças de bronze foram todas elas roubadas. Fora isso a sujeira dos cemitérios é também algo a ser notado. Funcionários aos montes, sentados nos túmulos de braços cruzados.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.