Ruy Castro > Jamais esquecer Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Esse colunista destilando esse ódio todo contra um polÃtico não pode ser normal, não concordar com o modo de um governante dirigir o paÃs o estado ou o municÃpio é próprio da polÃtica, crÃticas ácidas também, mas esse daà me parece problema pessoal
A questão é que esse ex criou problema pessoal com toda a população.
Perfeita a análise. A história serve, dentre outras coisas, para saber onde erramos a fim de que não cometamos erros idênticos. O Coiso prega a morte com frases como a ditadura deveria ter assassinado mais 30mil brasileiros. prega o caos como a defesa de ditadura mas toda nação que alcançou Bem Estar Social (objetivo final do Estado) com educação, saúde, segurança e inclusão tem democracia consolidada há tempos (e parlamentarista) vide europa ocidental. aprender com os exemplos errados e certos
Acho que vocês não entenderam o que é democracia. Democracia é governar para o "demo" (veja o significado em grego) Deus nos deu inteligência para nortearmos nossos destinos e os falsos profetas usam Deus para nos desviar do caminho.
Realmente Bolsonaro não pode ser esquecido exatamente para que nos lembremos do mal que ele representa ainda para o Brasil. O perigo ainda ronda nossa jovem democracia. E ainda há seus seguidores, os perigosos agentes do retorno do que houve de pior na república. Esquecer Bolsonaro jamais, mas deixá-lo inelegÃvel e condenado a alguns 25 anos pelos crimes cometidos é uma questão de justiça.
Isso
Eu acho que pros radicais que o apoiam quanto mais se fala dele, bem ou mal, melhor.
Já dizia o saudoso Erasmo Carlos numa música: falem bem ou mal, mas falem de mim. Por mim, ele teria o esquecimento Sideral.
Não são radicais. São InBécis mesmo. E perigosos.
Somos um paÃs onde por conveniência principlamente parte da elite tem memória seletiva . Infelizmante muitos necessitam de um "salvador da pátria " que só existe na cabeça deles e são doutrinados ´para ficarem divulgando o seu Ãdolo , onde os erros são omitidos e as qualdiades , quando as tem, são exaustivamente repetidas para justificar suas escolhas e preferências.
MAIS UM ENVIADO À MODERAÇÃO Caro Castro, sem ser partidário, apenas com senso crÃtico ideológico, tenho criticado o fato histórico do surgimento do "jair mentia bolsonaro", que mesmo com tudo que fez ao paÃs e ao povo, continua sendo idolatrado por milhares de seguidores e parte da mÃdia nacional. Estranhamente já era pra estar na cadeia, para ser chamado de PRESIDIÃRIO!!!
Palavras escritas em letras maiúsculas levam o comentário à moderação antes de ser publicado (como o seu, depois de analisado, foi). Gritaria desnecessária.
Parabéns por censurar meu comentário, vou pensar muito se vou renovar a assinatura com a Folha.
Perfeito. O Brasil precisa de memória, é o único antÃdoto contra a impunidade.
Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, e os jornalistas desta FSP vivem confundindo. Eu não vejo o Bild nem a Deutsche Welle publicando duas matérias por semana sobre Hi tl er.
Duas matérias por semana com quem é defunto há 78 anos? Não entendi.
Esquecer jamais, nunca esquecer os assassinos e torturadores fardados de 64, Bolsonaro e seus milicos são fruto desse perÃodo perverso.
Exato, o genocida cor rupto deveria era mofar na jaula.
O futuro do Brasil depende de como Bolsonaro for julgado e condenado. É muito sério isso.
Provavelmente falta de imaginação do colunista. Falta do que falar...
É por ter pessoas como você, que a despeito de todos os crimes cometidos por ele, ainda continuam idolatrando-o, que é necessário lembrar cada um desses crimes, todos os dias, até que ele, num julgamento imparcial possa ser responsabilizado pelo que fez ou deixou de fazer.
Os rojões estão guardados. Aguardando a hora de serem usados
Caro Ruy, sim "Acho hoje que devemos ser gratos a" coisa desgovernante. "Ao tentar destruÃ-la, ele nos ensinou o valor da democracia." Mas acho que você está sendo injusto, ele tem feitos memoráveis, por exemplo: transformou o na época juiz, agora marreco, em nada. Usando seus dois neurônios (tico e teco) conseguiu engambelar o amiguinho da mirian leitão e do wladimir netto com a promessa de alçá-lo a ministro do stf. Quando se deu conta o juiz de q foi ludibriado por um cara de 2 neurônios...
Pior, depois de ter sido exposto e ver seu sonho de uma noite de verão em curitiba ruir e cair no colo do "terrivelmente evangélico" mendonça, depois de ter saÃdo chutando a porta do "super ministério da justiça" (tentando salvar algum capital "moral"), ainda assim se permitiu ser utilizado nos debates da eleição de 22, como papagaio de pirata, pelo cara dos dois neurônios (esse q eu não falo nem escrevo o nome), q mais uma vez prestou novo serviço à nação revelando a face imoral da moral.
Afinal, além de sabermos como importante é a democracia, ficamos sabendo também que não existe corrupção só na polÃtica, ela existe também em setores do judiciário, na comunicação (mÃdias) e os maus profissionais de jornalismo (agora eles estão escanteados e caladinhos para ver se a gente esquece deles). Mas eu não vou deixar nunca de lembrar. Mas vou lembrar também que existe o bom jornalismo que é praticado pela maioria. Ainda bem!
A democracia e a justiça q temos não é perfeita, mas é bom q exista mesmo com suas imperfeições. Bom sabermos também q o q queriam nos impor naquele 8/1/23, seria tragédia da união da milÃcia + os maus militares + corruptores da boa justiça + corruptores do jornalismo + milicianos digitais. Surreal: A sÃntese escatológica, signo ou metáfora doentia de tudo isso seria a idosa de camisa verde-amarela q dizem, fez no stf o q este Frankenstein queria fazer no Brasil. A justiça salvou a democracia.
É, não deixa de ser educativo. Mas, tal como a bronquite da infância, ou aquela hemorróida que teve de ser operada, não é lembrança agradável. E não creio nesse alÃvio total que você preconiza, meu caro, o do pós-cana: esse tipo de sssaafadeza se condena a ser relembrada pra não haver repetição. Esse estorvo continuará na memória como infausto fato histórico.
Ainda bem que ten vc para cuidar dr Bolsonaro. Eu cuido do ladrão que voltou a presidência !
Rachadinha,rachadinha. Antes do crime houve um acordo com os jornal ões. Tem incautos que pode acontecer os piores males do mundo que serão sempre cérebro lavados.
Nenhum PolÃtico é ladrão. Pode praticar Peculato, isto é, furtar objetos públicos que tem sob sua guarda.
Um erro não justifica outro Barreto, veja que a extrema corrupção das gestões petistas que culminou com a prisão de 3presidentes do PT, Dirceu Genoino e Cunha mais 2tesoureiros e 1secretario e 2lideres de governo confessos não justifica a corrupção do Coiso que sempre foi centrão, tão pouco seus atos de traição
Eu se fosse você leria o art. I3B do Código Penal. O peixe morre é pela boca, cidadão.
Marluce O processo do lula foi anulado. Não prosseguiu por ele ter mais de setenta e a prescrição é contada pela metade. Inocentado não foi. Só que o ato nulo não gera efeito, razão pela qual votei para ele.
Chamar de ladrão quem legalmente foi inocentado, é crime!
Nas eleições angolanas de 1992 disputaram José Eduardo dos Santos, presidente no Poder e Jonas Savimbi, lÃder da organização armada apoiada pelo Aparthid sulafricano. Perguntados em quem votariam camponeses responderam: "Entre um ladrão e um assassino?" Eduardo venceu.
Não é dr, e jamais será. Alheio a isso ambos são ladroes e ambos têm de ser observados.
Eu vejo addom: "o paÃs está sob nova direção com antigas práticas ". Ou seja, a rr.... continua.
No Chile a gente fala Ni Perdón Ni olvido .Sempre Lembrando os assassinatos de Pinochet e a corrupção que acabou com o Chile . Aqui teve Bolsonaro que está vem vivo e que deixou mais de 700 mil mortos na pandemia .
Não consegue porque dá trela para os fanáticos do cercadinho. Mas memória seletiva é um problema sério. Tem gente que esquece de falar do maior corrupto que o Brasil já teve, aquele que ficou preso quase dois anos, comandou o maior saque institucional de recursos públicos e que enriqueceu sem nunca ter trabalhado de verdade. Para esse elemento que gerou pobreza, que mente descaradamente e cujo "amor" é um sofisma de ódio vingativo e mediocridade, a conivência. Que memória estranha essa, Sr. Ruy.
É Carlita. Os bilhões devolvidos foram doações, assim como o dinheiro em malas, cuecas e em caixas de sapato em aeroportos. Filhos que enriqueceram da noite para o dia concorrendo ao Nobel de Economia. Palestras para o além que, subitamente acabaram com o inÃcio da Lava Jato. Onde ficou a relevância do orador mais caro do mundo? Sumiu do nada? O que dizer de um patrimônio de R$ 7,2 milhões, declarado ao TSE, sem nunca ter trabalhado de verdade na vida? O que dizer do fanatismo cego e formatado?
Ah, Serrita! Já temos um ano de governo Lula. Já deu tempo de reunir as tais "provas robustas" que vc sempre disse ter contra o Lula, mas nunca mostrou? Apesar dos nossos sempre renovados apelos!
Não podemos esquecer Bolsonaro, porque o monstro é de sete cabeça, e matamos apenas uma! Quem quiser saber o poder do bolsonarismo, basta observar os velhos cabeça branca nas filas de lotéricas e hospitais! Eu cheguei a conclusão de que ser velho, não serve de exemplo para ninguém! Quem fala tem 66 anos!
Caro Adenor, na realidade boa parte dos cabeças brancas não sente saudades da ditadura, mas sim da dita dura. Por esta e outras razões é que resolvi envelhecer com qualidade de vida. O idoso que fica remoendo o passado vira minion kkkkkkk. Bom feriado.
Vc está certÃssimo Ruy Castro : esse miliciano psicopata genocida golpista corrupto causou prejuÃzos incalculáveis ao paÃs e deve pagar pós seus crimes hediondos.Não haverá sossego enquanto esse ser execrável não for preso
É preciso ter essa memória viva, para que á história não se repita !
Longe, muito longe de eu ser bolsonarista,tenho profunda aversão, mas o atual chefe do executivo, vamos pensar bem, um corrupto mor na polÃtica do paÃs né. Engana quem é palhaço e pelo visto...temos muitos.
Longe, çei...
O BozoNero é tão ruim que qualquer mais ou menos perto dele é maravilhoso.
Apresente as provas de algum crime cometido por ele, valorosa cidadã. Enquanto isto, são apenas words, words, words (Shakespeare).
Então somos todos palhaços sem distinção! Se não formos palhaço do Lula, seremos do Bolsonaro, do Ciro Gomes, ou de qualquer outro que vier a ser presidente do Brasil! No Brasil só não é palhaço, quem comanda a palhaçada!
Talvez vc possa apontar o que o atual chefe do executivo roubou, pois nem o marreco do Paraná conseguiu, mesmo c/ ajuda do FBI, só forjou provas. Aliás, talvez vc possa também dizer quantos filhos do Lula estão na polÃtica empregando milicianos e rachando verbas. Todas as maracutaias dos gov. PT foram praticadas pelo honesto centrão, ao qual foi obrigado a ceder cargos p/ governar, como se repete hoje.
Meu comentário ficou ininteligÃvel pois bloquearam o 1, muito estranho....
IninteligÃvel? Parece um perfeito comentário Bozolóide, prezada.
E ainda complementado, como um sujeito que faz parte da ABL, (alias, uma academia fadada ao fracasso) tem essa noção de apoiar um presidiário ??
Todo intelectual adora lula, Ruy? É intelectual, mas, pelo que leio, nunca foi adorador do Boiadeiro atual. Minha defunta mãe, então viva, certa época ao ouvir uma crônica que escrevi, pontificou: Neli, porque você não escreve um livro bem grosso para entrar na Academia Brasileira de Letras. E eu, agora, quero tanto.
Se lesse um centésimo do que Ruy já leu, se escrevesse na mesma proporção o que ele escreveu, não sairia repetindo falácias (vá ao dicionário se não souber o significado).
Que fracasso e qual apoio ?
Não vi no texto do Rio nenhuma referência de apoio ao governo do presidente Lula. Já q vc citou a ABL, Rui é fruto da leitura, por isso tem um raciocÃnio tão claro. Cadeia para Bolsonaro!
Se existir justiça no Brasil seu mito será o próximo presidiário!
Concordo plenamente, jamais podemos esquecer o que essa criatura fez em seus 4 anos de governo, tudo de mais desprezÃvel ele conseguiu, porém...fica a dúvida, quanto ao atual chefe do executivo......podemos permitir a amnésia??? Foi, e é, a pior pessoa que habita o planeta.
Que Lula esteja longe de ser uma unanimidade, é mais do que razoável. Mas ... "a pior pessoa que habita o planeta"??? Que cometário mais tres lou cado e descolado da realidade... Sugere um ranço pessoal. Será o caso?
A pior pessoa é reconhecida como o maio lÃder mundial da atualidade. Tirou o Brasil do mapa da fome, criou o maior número de universidades e institutos tecnológicos, criou programas como minha casa minha vida, luz para todos, Brasil sorridente, Bolsas para estudo, Fies, ciência sem fronteiras...vai se informar Marcia e deixa de ficar repetindo falácias (já aprendeu?)
Ótimo meu Caro! Continue com o seu difÃcil papel de denúncia e esclarecimento. Poucos entendem, ou não querem entender, o gravÃssimo perigo que passamos. O retrocesso que viverÃamos. A nossa responsabilidade pela continuidade da democracia brasileira , tão frágil e tão constantemente assacada , é enorme. Vamos em frente, parabéns pela matéria.
As condenações na justiça eleitoral nada representam diante do rosário de delitos cometidos pelo ex-presidente. A esfera penal promete novas e fortes emoções!
Continuem dando Ibope ao Bozo...
In rival como certos grupos 'esqueceram' de outros golpes perpetrados conta o povo brasileiro, a exemplo do Mensalão, Petrolão, a indicação de Lula para Temer ser vice de Dilma, os ataques aos fundos de pensão.... Amnésia seletiva..
Eloy, dois erros não fazem um acerto.
Nada se compara ao que fez Bozo. Bozo é o mito das coisas erradas. Tem gente que o acha o máximo e ainda poderia fazer mais se reeleito fosse.
Bolsonaro e seu desgoverno devem ser sempre lembrados e comentados, para que não se repitam jamais.
Triste ter de falar do traste mas é necessário. Não esquecer para não se repetir.
Também faço questão de não parar de falar desse criminoso e continuo desprezando a todos os que votaram nele, sejam amigos ou parentes. Não os perdôo pois são no mÃnimo irresponsáveis.
Tente lembrar, ou saber, o porquê de haverem votado nele.
calma, muita calma! não gostar tudo bem, mas impor gosto é outra questão.
O bozo está inelegÃvel mas o bozoasnoarismo continua +vivo q nunca ,motivo de lembrarmos sempre do risco q continua representando ,afinal S.Paulo, Rio e Minas ,pra dizer o mÃnimo, tem governadores alinhados c/o fascismo e a cartilha liberal , sem respeito à democracia. O único bem do bozo foi mostrar q no paÃs existem milhões de cidadãos q apoiam ditadura , tortura, ataque ao meio ambiente e povos indÃgenas ,falta de apoio à cultura ,ciência, saúde e nenhum apreço pelos + desassistidos.
Cara, que texto! Parabéns Ruy Castro! Sempre arrasando. Falou tudo.
Parabéns pelo texto, grande Ruy Castro
Adorei! Compartilho sua opinião. Se os crimes da ditadura militar tivessem sido averiguados e punidos, como esperamos que bolsonaro seja, não terÃamos ouvido um elogio a um torturador na Câmara dos Deputados, quando ele voltou pelo impeachment da presidente Dilma Roussef, e o paÃs não teria passado por todo horror dos quatro anos de governo.
Texto brilhante. Parabéns ao articulista. Lembrar para esquecer. Democracia para sempre.
É verdade, não devemos esquecer para q não se repita. Além da tentativa golpista de atingir a Democracia o GenocÃdio na pandemia, em dias de finados é uma tiste lembrança de tantos mortes por irresponsabilidade na compra de vacinas (com envolvimento de propinas); a prescrição de remédios ineficientes; q era uma gripezinha; deboche com a falta de ar dos doentes de Covid, são recordações terrÃveis de tempos tenebrosos. Já deveria estar atrás das grades. Criminoso é criminoso! Sempre.
Adenor saia do armário, você é Bozo raiz. Suas principais ideias (será que podem ser chamadas de ideias?) , estão justamente no que vc disse concordar.
Eu reprovo as ideias de Bolsonaro em quase tudo, menos no que tange a pandemia, o direito ao cidadão possuir armas e na duvida da lisura das urnas eletrônicas! Houve muita mentira e corrupção por trás da pandemia.
Ruy Castro, autor de belos artigos publicados nesta FSP, tem todo o direito de 'Jamais esquecer Bolsonaro.' Porém, embora seu alto nÃvel de conhecimento/inteligência, não consigo entender esta sua obsessão em falar de Bolsonaro. Ouso pensar que Ruy Castro, à s vezes, é acometido de pesadelos nos quais o ex-presidente sempre sempre está presente. Ruy, use seu talento para escrever artigos mais interessantes. Fico com a impressão de que todos os que não morrem de amores pela esquerda são idiotas.
Acho que sou só meio idiota, pois não morro de amor pela esquerda nem pela direita Pra mim quem fizer um governo que não mate o bode, nem deixe a onça com fome, está de bom tamanho!
José Victor, penso da mesma maneira, não conseguem esquecer a gestão Bolsonaro, porém, dão ibope para o Lula, corrupto , e todos nós sabemos que o atual chefe do executivo....não vale um sopro de ar, um engodo. Enfim....paciência, até quando né??
Mas ele escreveu este texto exatamente para explicar porque fala do traste bi in elegÃvel. Leia novamente então.
Esquecer maus governantes é dar chance a que novos maus governantes apareçam e tomem o poder. Total apoio ao Ruy por lembrar sempre do coisa ruim.
Uma coisa é não morrer de amores pela esquerda, outra é justificar as violações do ex-presidente, que morou na Flórida.
Acompanho o voto do relator, divergindo apenas no que tange ao "acolhedor presÃdio federal". A meu ver, qualquer Papuda ou Bangu tá de bom tamanho para o mhelyante provar que a cana é dura. Nada de moleza para o Bhelzhebhu.
mas isso foi ironia com certeza
O paradoxo do "lembrar para esquecer". Ótimo texto!
Os fascistoides ficam repetindo frases mentirosas nas redes sociais acusando Lula de ladrão e outras coisas. Esquema manjado de atribuir aos outros a caracterÃstica do seu candidato ou partido tipicamente fascistoide. Qdo vemos qq as condenações criminais de polÃticos noventa por cento são de partidos da direita conservadora. Isso são fatos. Da Petrobras é um exemplo. Anões do orçamento outro.
Concordo cem por cento contigo, Ruy. Não podemos nos esquecer desse espécime desprezÃvel. E temos que lembrar dele sempre denunciando todos os danos decorrentes de sua passagem pelo desgoverno brasileiro, incluindo a determinação dele em destruir as instituições e as liberdades. E o mais grave é que tentou, de forma hipócrita e oportunista, instaurar no paÃs o fundamentalismo evangélico. Um criminoso consciente. É isso que ele é.
Ter uma praga dessa na academia de letras mostra a decadência da ética , moral e da própria civilidade, o sujeito que diz ter respeito a democracia parece que tem uma obsessão cega e obtusa contra o ex mandatário do paÃs que nos deixou um legado incontestável. Isso é digno de psiquiatria, aliás , nas suas memórias consta que esteve internado junto com Raul Seixas !! Freud explica.
Tem razão! Deixou um legado imortal: as mortes de mais de seiscentos mil brasileiros, dentre elas minha irmã Clemeci, que faleceu em trinta e um de dezembro de vinte. Sob o silêncio cúmplice das autoridades civis: Legislativo, Tcu...! E só não foi mais, graças ao STF e a Doria que não teve medo do capetão cloroquina e impôs a vacina.
Legado para,quem? Joias, imóveis, ...certamente para fami licia. Voltamos ao mapa da fome, tivemos o maior número de mortos por covid, acabou com a cultura, entregou nossa floresta amazônica aos garimpeiros, aumentou o acesso às armas que certamente foram parar nas mãos de facções e do crime organizado, enfim legado negativo você quis dizer?
Renato, diz qual foi o legado que o famigerado deixou? Para facilitar a resposta, diz o que ele fez de bom nas áreas: educação, segurança, saúde, combate à corrupção, inflação, indústria, polÃtica externa, programas sociais.
Renato, diz qual foi o legado que o famigerado deixou? Para facilitar a resposta, diz o que ele fez de bom nas areas: educação, segurança, saúde, combate à corrupção, inflação, indústria, polÃtica externa, programas sociais.
renato bianco junior nem freud explica sua opinião.
Você não se envergonha de ser capacho de um miliciano genocida?
Um legado incontestável de mortes desnecessárias na pandemia, milÃcias, rachadinhas, roubo de joias....... o legado tem uma lista imensa e só de coisas negativas.
Qual foi o legado incontestável que ele deixou, na sua opinião? Queria saber.
Este comentário só pode ser um delÃrio que nem Freud e uma banca de psiquiatras explica. Que legado deixa o ge no ci da que fazia piada com mortos na Covid, que deixou passar de 700 mil mortes por pura incompetência e inação, pode deixar além da tentativa de golpe de estado contra a sociedade civil? Faz o favor, realidade é tudo, e não querer ver o que acontece é além da conta.
Legado incontestável: dezenas de milhares de mortes evitáveis na pandemia. Desarmonia nas famÃlias, face ao fanatismo estimulado por ele junto à sua militância. A volta da fome, que, o perÃodo petista tinha superado. De fato é um legado incontestável.
Um incontestável legado de destruição e morte. Como familiar de um dos centenas de milhares de mortos desnecessários na pandemia, sempre lembrarei bem o descalabro que foi. Um vexame internacional que sempre será relembrado, a despeito de alguns lunáticos que pediam a extraterrestres por intervenção militar quando perdida a eleição.
Nós explicamos: Bolsonaro ainda vai responder por supostamenre ter funcionários fantasmas e peculato sobre salários de funcionários públicos. Lavagem de dinheiro. Colocar o paÃs como pária Internacional. Não pagar precatorios. Vender refinaria por metade do preço possÃvel origem das joias. Setecentas mil mortes de covid. Peculato de joias. Falsificação doc público. Permitir a devastação da floresta Amazônica e pantanal. Tem muita coisa a responder
Ruy Castro não esquece de Bolsonaro por um motivo histórico. Com certeza, abre espaço para "patridiota" como você misturar a sintonia e "agredir um acadêmico", meramente por você ser um "direitista imbecil" Perdeu, Mané... aceita que dói menos.
Como sempre, Mestre Ruy, escreve com sÃntese e "apunhala" a realidade.O nome do Inominável já está registrado nos livros de História.Mais um capÃtulo "obscuro" que se junta ao "Getulismo" e à "Ditadura Militar".O que está me acompanhando neste primeiro ano do Governo Lula é a "incredulidade", pois alguns "bolsonaristas"(inclusive da famÃlia)ainda continuam arrotando "asneiras",como a convocação para 15 de novembro.Arrrghhhhh!
Oxalá!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ruy Castro > Jamais esquecer Bolsonaro Voltar
Comente este texto