Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. SILVIA KLEIN DE BARROS

    Que delícia de texto, quase tão bom como uma cachacinha ao entardecer ;) obrigada Renatinho!

    Responda
  2. Cleomar Ribeiro

    ... Este texto na Minha opimiaão pessoal é um fake news com figurino de texto criativo!... Très Intrigant!!!... Não se pode permitir que fake news se torne historiografia. Irmãs e irmãos, fiquem olhos abertos ( inclusive o 'Third Eye') com fake news, elas podem vir de mentes incautas sob efeito de cachaças e substâncias diversas! Todo cuidado é pouco. Um tecido muito tênue separa fake news e fantasias baseada em factos...

    Responda
  3. Nilton Silva

    O cachaceiro é um incompreendido.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não, mau interpretado

  4. Cleomar Ribeiro

    ... o processo de destilação foi aperfeioado em Alexandria. Muitos cereais, frutas e vegetais diversos passaram pelo processo. Os povos árabes não apreciavsm destruir cereais e frutos deliciosos no processo de obtenção de alcohol, eram preciosos demasiado ( a escassez de terras férteis no deserto obrigou-os a proibir o consumo de álcohol), pelos vasos de pressão. Os árabes já conheciam cristais de hidrocarbonetos (xisto, petróleo) eram bem usados por eles, tinham uma destilação rústica.

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    O processo de destilação para obtenção de alcohol ja eracbem conhecido na Iberia, e em Bizâncio e em regiões da Índia. O processo de produção de bebida alcólica da cana-de açucar ja era realizada nas Terras de cultivo de cana-de açucar na índia, ha mais de sérculos antes da colonização nas américas. Mas a cachaça é muito boa! Às vezes escritor quando bebe cachaça exagera nas doses, estómago vazio, visita a historia das coisas e volta com fantasias. De Facto, está fantasia não ressona com o fato!

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      Revisão01 de meu ensaio:... ... talvez a palavra cachaça foi inventada por aqui naquele tempo lá atrás , mas o processo de destilação para obter alcohol da cana-de açúcar, não foi inventado por aqui não!...tem humano que vai na historiografias e retorna poeta! Tem escritor que vai na historiografia retorna com o texto sem a ressonância com o facto. Onde se Lia '...' Retorna porta...'; ler agora: '... retorna poeta... ', de acordo com minha revisão.

    2. Cleomar Ribeiro

      ... talvez a palavra cachaça foi inventada por aqui naquele tempo lá atrás , mas o processo de destilação para obter alcohol da cana-de açúcar, não foi inventado por aqui não!...tem humano que vai na historiografias e retorna porta! Tem escritor que vai na historiografia retorna com o texto sem a ressonância com o facto.

  6. Antonio Catigero Oliveira

    Não me importo com o que qualquer cidadão -- seja político ou não --, consuma em seus momentos de laser e descontração. Portanto, defendo a santa privacidade de todos\as e me confraternizo com o colunista e o presidente. Vamos brindar com uma cachaça de alambique envelhecida em barril de umburana. Aliás, ainda não entendo um bebedor de uísque ''envelhecido'' durante anos, estragar a bebida com gelo, ou pior: energético... Mas cada qual com seu gosto; o resto é puro preconceito mesmo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Por isso que tomo pura mesmo kkkk até uísque

  7. José Cardoso

    Como a produção de açúcar veio para o Brasil da ilha da Madeira pelos colonizadores portugueses, é bem possível que Cabral já tivesse cachaça em suas caravelas.

    Responda
  8. Paulo Bruno Cardoso

    Muito bom e necessário artigo! Pena que grande parte da sociedade jamais terá discernimento para entender o que foi escrito aqui. "Sua história deu samba e brilhou no carnaval Portugueses, plantaram a cana nesse chão (nesse chão) Pelas mãos da escravidão Num verde mar, o ouro a fermentar".

    Responda
  9. José Roberto Martins Filho

    Ao escrever um artigo sobre cachaça o autor, com pretexto de dizer que a ofensa é de direita, em relação a Lula, revela-se também um reacionário de direita, ou seja, ofende o presidente da mesma maneira, tentando escrever disfarçado. É triste e lamentável constatar a hipocrisia. É preferível dar as caras...

    Responda
    1. Ricardo Fernandes

      Só falta dizer que o falastrão é abstêmio e não faz uso imoderado desse destilado popular, utilizado dos despachos de umbanda aos convescotes dos novos ricos?

  10. mauricio silva

    Nunca bebi cachaca, nunca fumei cigarro, nem maconha e nem outas drogas, nao sou evangélico e sim ateu, mas assim como todos podem ter o direito de beber cachaca, socialmente ou virar alcoolotra, sou a favor de acabar com essa politica errada de combate as drogas e discriminalizar todas e investir em educacao e tratamentos de qualidade e cobrar impostos!

    Responda
    1. CID MAROCCI GONCALVES SILVA

      Só faltou uma coisa: aumenta a pena de quem cometer infrações sob efeito. Com maior liberdade, vem mais responsabilidade.

  11. Luiz Alberto Brettas

    Excelente artigo...

    Responda
  12. Amarildo Caetano

    Cachaceiro é quem fábrica a cachaça,somos apenas meros consumidores.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Por isso falei acima que era erro de interpretação kkkkk falou tudo

  13. Guilherme Torres Godoy

    Em defesa do bom comentarista. É fácil fazer um comentário na Folha, ao final ele, o comentário não passa pela censura, assim aqui entra o todo vale. Diretamente isso que está ai ( o comentário) alude diretamente o presidente Lula, passou pela não censura da Folha, e muitos gostaram ate bateram palmas. Faltou tema para Renato Terra, da guerra o tema já acabou, é normal, do Boso nem falar, assim só faltam as metralhadoras (ainda faltam duas) assim, falar que é comentário de mal gosto sei la.

    Responda
    1. Fabio Pera

      Rapaz, não entendi foi nada do seu comentário.

  14. Rocia Oliveira

    Excelente artigo! Colunista sempre antenado!

    Responda
  15. José Aparecido Ramos

    Belo texto.Gostei.Vou procurar passar por aqui mais vezes.Obrigado.

    Responda
  16. Evandro Botteon

    salve aos cachaceiros e cachaceiras!

    Responda
  17. Vicente de Oliveira Sampaio

    Cachaceiro é todo aquele que consome cachaça. Sou cachaceiro!

    Responda
  18. Marcelo Innecco

    Inacreditável é chamar de açúcar refinado um açúcar que cause osteoporose, ciclotimia, depressão, bipolaridade e cárie. Refinado em quê? Refinado para que grupo? Refinado para se diferenciar do grosseiro? Quimicamente refinado não é quer dizer refinado para estar à mesa: então deveria estar escrito obrigatoriamente Açúcar Quimicamente Refinado. Não acredito que por ser refinado, o Petróleo possa ser comido...

    Responda
  19. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O Neymar não tem Bola de Ouro porque é um biriteiro em suas festanças. Até na sua atual Liga de futebol tem gente melhor que ele. Mas com certeza vai ganhar muito ouro como seu parça brasileiro.

    Responda
    1. João Carlos Dored Dored

      Neimar e Tite são duas aberrações. Adquiriram fortuna e fama e, em troca, não deram nada ao Brasil além de mau exemplo e derrota.

  20. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O Neymar não tem Bola de Ouro porque é um biriteiro em suas festanças. Até na sua atual Liga de futebol tem gente melhor que ele. Mas com certeza vai ganhar muito ouro como seu parça brasileiro.

    Responda
  21. Jorge Rodrigues

    A única característica boa do Lula é ser apreciador de cachaça. O Brasil tem excelentes cachaças. Assim como o Lula, muitas vezes eu prefiro uma boa cachaça a outras bebidas.

    Responda
  22. Fernando Dolci

    Se cachaceiro é termo que denigre o bebedor de cachaça, e me incluo; qual o termo p/ designar o bebedor de whisky, como era Churchill?

    Responda
  23. Cristiano Kock Vitta

    A cachaça é uma droga legalizada,

    Responda
    1. Paulo Bruno Cardoso

      Açúcar e sal, "in natura", matam mais pessoas que as drogas ilegais. Ou seja, hábitos alimentares carregados de fast food e refrigerantes, são muito mais nocivos a saúde do que um cachacinha bem saboreada.

    2. Luiz Alberto Brettas

      Assim como o açúcar, a TV, o sertanejo universitário, ...

    3. Aristides Silva

      Sim, assim como o whisky e os benzodiazepínicos.

  24. CARLOS Alberto Corteletti

    Cachaça é um produto genuinamente brasileiro. Cachaceiro é o fabricante do produto. Bebida brasileira tem grande consumo no Brasil e no mundo. Não vejo problema em consumir uma branquinha, pinga, mardita etc, há aqueles que consomem a bebida e não tem coragem de assumir.

    Responda
  25. Bruno Sebastião Neto

    É melhor ter um cachac. inteligente do que ter um ignor./estup./assac./ditad. do tipo Bol. !

    Responda
  26. Dagmar Zibas

    Muito bom.

    Responda
  27. Helio Sisco

    Pinguço!

    Responda
  28. carlos campos

    Melhor um cachaceiro que governa pra todos mas especialmente para os mais pobres, do que um leitecondensadeiro falso , fascista, que governa em proveito próprio , dos amigos e das elites egocêntricas , que só querem levar vantagem em tudo.

    Responda
  29. adao vasoncelos

    Que maravilha de texto, Renato. Me deu até ânimo de macetar um limãozinho e preparar uma só com limão. Viva a cachaça e os cachaceiros do bem.

    Responda
    1. Geraldo Lourenço Brita

      "Nosso inconsciente está estruturado pela linguagem", disse colunista da fsp (Tati?), citando Jacques Lacan...! Hoje ainda quase abro garrafas de vinho homenageando comentário suscitado por Dráuzio Varella; mas não, preferi a cachaça em previsão ao que leria neste artigo...! Antevisão...?

  30. Ricardo Batista

    Agora a treta é com a Piracanjuba. Que autoestima elevada têm esses minions : acham que com seu "enorme" poder de compra podem levar grandes empresas à falência, kkk. Mas aposto que, na hora que o locutor do mercado anuncia o leite a quatro reais, saem tudo atropelando os outros, kkk. E isso aí : caipirinha é tudo de bom, basta não exagerar. Cada mala abstêmia andando por aí, inclusive o ex, que só bebe leite moça.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      De fato, Gino: Bolsonaro é um porre sempre, permanente.

    2. GINO AZZOLINI NETO

      Avise o Presidente que não pode exagerar. Sóbrio já é um porre!