Demétrio Magnoli > Brincando com a estrela de Davi Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Pois é. A Rússia é respeitada porque tem arma nuclear, senão já teria sido varrida.
Hermanos do poder. Hermanos do mais forte. O homem é o lobo do homem.
Demétrio, baseado em que evidências é possÃvel afirmar que "o mais provável" é que foram mÃsseis errantes partidos de Gaza é que atingiram o hospital em 17/10 ?!?!
Estados Unidos, o todo poderoso da geopolÃtica ocidental decide o roteiro da “guerra ou operação especial” A Rússia e a China decidem o roteiro da guerra ou operação especial na Ucrânia. A China decide como será a guerra ou a operação especial em Taiwan. O Brasil, jornalistas e assonantes são palpiteiros.
Excelente! Sem partidarismos, o governo israelense parece estar mesmo querendo limpar Gaza. Os crimes hediondos do Hamas não justifica a eliminação do povo palestino.
A extrema direita que hoje governa o estado judaico perdeu o prumo e está colocando água abaixo toda uma empatia da humanidade para com esse povo. Vê -se claramente que o capital que acumularam por décadas estão sendo gastos em aparatos bélicos, não pra se defender, mas sim para genocidar um povo, que julgam inferior. Também estão gastando rios de capital para tentar reverter nas mÃdias o asco que provocam com tamanha covardia.
As suas fontes sobre o que aconteceu no hospital são EUA e Inglaterra? Isso é sério mesmo?
Seria mesmo falta de decoro dizer Never Again hoje, no dia que invadiram a casa de uma francesa, a esquearam e pintaram uma suás ti ca em sua porta ? E o que dizer das su ás ticas em Jerusalém oriental hoje ?
Esfaquearam na barriga e a deixaram em estado grave
Seria falta de decoro classificar como genocÃdio o cerco a Gaza com a chuva de bombas sob a população civil!? Acho muito bom ler esse tipo de opinião vinda do Demétrio. Assim, eu me lembro que quando discordo dele em outros temas é porque uma questão moral nos distingue.
Isso explica a matança de milhares de crianças?
"Nem tudo que acontece são crimes de guerra israelenses". se a realidade tornou-se complexa, sempre há muros para se subir, como demonstra o caro colunista. de todo modo, noto a importância quase salvacionista do advérbio do inÃcio da frase. depois, não me diga que são os outros os marotos.
ao insistir em suas diatribes contra a esquerda, o colunista entra em auto-contradição performativa com o teor mesmo do restante da coluna. confesso que me divirto em vê-lo enrascado no meio da complexidade. de resto, gostei de vê-lo confrontando o relativismo moral de jorge pontual na globo news, ainda ontem.
"Verdade provisória", honestamente, é o fim do mundo. "Verdade Provisória" é a minha, a que eu quiser. "Verdade provisória" é aquela que quem tem o poder impõe. "Verdade provisória" foi quando os EUA dizimaram o Iraque dizendo que havia armas biológicas. Não respeitam a inteligência dos leitores....
Perfeito. "verdade provisória" é a maneira mais canalha de manipular a opinião pública. É atribuir o benefÃcio da dúvida à quilo que se sabe mentira.
Excelente e oportuno, Demétrio!
De tudo que li. Penso “limpeza etÃlica” - precisa ser definida conceituada. Para servir de maneira manejo universal. Para ñ permitir o duplo julgamento. O resto não passa mentiras contadas como verdades. Talvez de alguma humbridade aos nomes de vivos e mortos citados nesta resenha.
O que será limpeza etÃlica? Limpar com álcool?
O combate ao mal não justifica punição coletiva. Sei. Duas grandes guerras, a expansão soviética, os demais conflitos no oriente médio, et caterva, dizem o contrário. Definido o tamanho do mal, está OK? E quem define? Um grupo de tecnocratas da ONU? EUA, Rússia, China? Lamentavelmente o texto, dessa vez, é desconexo. Que o Hamas liberte os reféns e se entregue.
A maioria do povo israelense escolheu ser governado por um grupo polÃtico radical de direita sanguinária e infanticida, precisa assumir as consequências polÃticas e morais de sua escolha.
Esse Xandinho é uma piada. Ainda bem que temos um Xandão a altura no STF que salva o nome.
É, e o outro lado escolheu a madre Tereza? Larga mão, camarada! Basta o Hamas se engregar que a guerra acaba.
Demétrio, Vasculhei os sites do The Guardian, Le Monde, NYT, BBC e DW e não encontrei nenhuma prova de que o hospital em Gaza tenha sido atingido por foguetes do Hamas. Por favor compartilhe suas fontes ou essa conversa vai parecer coisa do zap zap!!!
A verdade provisória do colunista aspeando o genocÃdio não é condizente com a magnitude do crime de guerra e o documento da inteligência citados.
Tanto nos ataques do Hamas como no vinganca israelense há claramente crimes de guerra. Por um milésimo disso o TPI condenou o Putin. Voltando à questão de Gaza, o problema é que de um grupo terrorista, o terrorismo já é esperado. Agora, praticado por um paÃs poderoso se torna mais grave ainda.
A alegação de antissemitismo é anacrônica.
Não, não é. Antes fosse somente exegero.
Agora eu entendi! GenocÃdio com aspas é o genocÃdio do bem. Sem aspas é do mal. Obrigado Demétrio! Uma aula irretocável de geopolÃtica misturada com história e linguÃstica.
Sugiro ao Sr.Demétrio ou seus seguidores enviar este texto para a Carla Zambelli, para que a mesma se esclareça minimamente e pare de demonizar palestinos como se fosse todos Hamas.
Toda verdade é provisória nos ensina Karl Popper. O que caracteriza uma afirmação cientÃfica é a possibilidade de ela se sujeitar ao teste da falseabilidade. A verdade cientÃfica é válida até que outra melhor explique os fatos. Newton, sob alguns aspectos, foi desmentido por Einstein, o que não retira o valor cientÃfico da Teoria da Gravidade.
Acho que deveria ficar fora de exatas e se ater à filosofia.
A morte é uma verdade definitiva.
O Hamas é de fato classificado por muitos paÃses e organizações internacionais como uma organização terrorista. Seus atos de violência são injustificáveis e cruéis. Táticas que visam intencionalmente civis, prática que é amplamente condenada pelo direito internacional, merece severo repúdio. Delenda Hamas.
Ismael que se cuide,o povo palestino está recebendo um arsenal de estilingue de última geração.
No episódio da Torres Gêmeas a reação americana não foi sair bombardeando milhares de civis e inocentes. Demorou, mas os norte-americanos foram investigando e acabaram por matar apenas os terroristas .
Só apor Deus, deuzimar. Quantas crianças mataram em Cabul gênio.
Os americanos não bombardearam Kabul?
Deus prometeu aquelas terras aos jud$us,vamos respeitar.
Piadista.
“Verdade provisória”, que beleza, nova maneira de impor a narrativa dos Estados Unidos, pelo menos foi criativo.
Não tem justificativa deixar um Estado e governo Netanyahu praticar terrorismo contra população civil Palestina : matar de sede , de fome , sem acesso serviços urgência e emergência . É angustiante , e ainda ver globo news e cnn passarem pano para essas atrocidades , justificar barbárie.
Práticas como retaliação por punição coletiva indiscriminada, com o cerco a milhões de civis privados de água, alimentação, medicamentos e submetidos a bombardeio constante se aproximam sim de práticas nazistas - só uma visão inviesada não reconhece isto. E o autor deveria incluir, entre suas "verdades provisórias", a cuidadosa cotação de vÃdeos feita pela Al Jazeera.
Demétrio deveria se limitar à Globo News, mas conhecida atualmente por Globo Pitaco, pois lá não tem ninguém escrevendo comentários e destruindo sua "verdade provisória".
Uma pérola do incorrigÃvel Demétrio: acabou de inventar a verdade provisória. E ainda critica o ombudsman por não adota-la.
O único crime de guerra é perder a guerra.
A parciallidade acintosa do articulista consegue omitir o que ocorre na Cisjordânia onde colonos israelenses, armados e estimulados pelo governo Netanyahu, invadem aldeias, assassinam pequenos proprietários de plantações (leia matéria do NYT no Globo de hoje), e ninguém os cita como terroristas. O direito internacional garante a resistência armada como instrumento de ocupado contra ocupante. Mais moderação, portanto, na citação do Hamas. Partigiani e Marquisards também eram "terroristas"
Maria, melhor rever história.
Vale lembrar que os heróis que se levantaram no gueto de Varsóvia, bem semelhante a Gaza, também foram taxados de terroristas pelos alemães e muitos poloneses.
Esse libelu-la arrependido pratica para incautos o que o velho corcunda Lichtenberg denunciava: "A mais perigosa de todas as falsidades é uma verdade ligeiramente distorcida." - e isso sob o nome de opinião e notÃcia. Nessa boca o mal não é banal.
Neste caso já não mandam para a moderação como forma de atrasar os comentários que contrariem a linha do jornal. Agora cortam mesmo. Não usei uma única palavra que conste do que todos estão falando, portanto a desculpa não se sustenta.
Fiz a experiência João, e tudo o que consegui preservar foi a frase solta publicada acima. Mas é curioso, porque outros comentários, com palavras muito mais fortes e agressivas, aqui mesmo, o jornal publica.
Isso aconteceu comigo duas vezes, nesta semana. Mesmo sem querer me rebaixar à censura imposta pelo jornal, reeditei o texto. Não passou. O aviso censor persistiu.
Estrela de 6 pontas, sem proprietario.
Perfeito, Demetrio!
Perfeito, seu artigo!
IncrÃvel como o colunista Demétrio Magnoli insiste em malabarismos retoricos repetitivos em sua cruzada contra os palestinos. Até o ombudsman da Folha passa pelo seu escrutinio
O porta-voz do governo israelense, postou no twiter o bombardeamento do hospital. Mas seu Magnoli gosta de versões oficiais. Talvez ele sustente o suicÃdio de Wladmir Herzog. Afinal ir ao espontaneamente ao Dii-codi era um verdadeir suicÃdio.
Excelente artigo. Impecável!
O antissemitismo puro e duro é mesmo fato. Agora, classificar/denominar/metaforizar o terrorismo israelense como maroto é "passar o pano". O resto, 99%, é informação digna de aplausos e elogios.
situação complicada . Assim como haverá mortes hoje á tarde no RJ, após a partida Boca x Flu
O Hamas se impôs ou foi eleito pra governar a Faixa de Gaza? Quem escolhe ser governado por um grupo terrorista precisa assumir as consequências de sua escolha.
Mais um Silva de lingo ente. Certamente minoria pois há Silvas verdadeiramente humanos, exemplo, nosso atual presidente.
E o que falar da escolha polÃtica da maioria do povo israelense?
A maioria do povo escolheu ser governado por um grupo polÃtico radical de direita sanguinária e infanticida, precisa assumir as consequências polÃticas e morais de sua escolha.
O Hamas foi eleito. Depois acabou com as eleições. Uma ditadura. Igual aquela da qual muitos patriotas brasileiros morrem de saudades. E a postura radical e criminosa do Hamas é interessante para a extrema direita. Enquanto houver conflito não haverá um estado palestino.
Tipo aqui, anteontem, ontem, e hoje ?
E quem como você, que parece ter escolhido o Bozo, também assume as atrocidades que ele cometeu?
Justificando o bombardeio de civis de forma deliberada?
O ombudsman da Folha se acha no direito de omitir informações publicadas por jornais internacionais altamente conceituados. Se acha no direito de julgar monocraticamente o que é verdadeiro e o que não é. Se comporta como se tivesse direito de censurar o noticiário e não de informar.
Tanto malabarismo.
Demétrio parece aquele jogador que a bola foge dele no campo, e pensar que na primavera árabe este colunista escrevia para que o mundo aceitasse a irmandade muçulmana como força polÃtica sensata, ninguém lembra disso Demétrio mas eu lembro viu.
Demétrio está fazendo grande esforço para moderar seu discurso. Este texto está bom. Mas continua o erro de achar que quem aponta indÃcios de genocÃdio em Gaza perpetrado por Isra ël estaria praticando um "antissemitismo maroto". Nada a ver.
Quem quiser entender a questão palestina recomendo o livro A Limpeza Étnica na Palestina de autoria de Illan Pappé, ex-professor de História da Universidade Haifa
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > Brincando com a estrela de Davi Voltar
Comente este texto