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  1. Patricia Silveira

    Os cafés dessa starbucks são tão fracos que não sei como conseguem sair do copo. Sou muito mais um cafezinho de padaria ou de qq cafeteira que temos por aqui.

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  2. Luis Nascentes

    Só lamento pelos empregos perdidos mas nunca me atraiu ou fez sentido para mim. Talvez um outro fator contribuiu: o estilo de vida saudável não combina com bebidas doces gigantes.

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  3. filipe moura lima

    Dá-lhe sarrafada, Marcão.

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  4. filipe moura lima

    Gostei da sarrafada na orelha dos estadunidenses.

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  5. Alessandro Nems

    E dai ? O autor nunca foi num starbucks …. Sim, vamos acreditar

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    1. Luis Nascentes

      Se você leu, você sabe a resposta. Se leu e não entendeu, te traduzo: sim, ele foi. Qual o problema?

  6. José da Silva

    Conversa que ensinou o Brasil a fazer café... Minha vó passava um café delicioso muito antes dessa porcaria americana. Era café de supermercado, moído na hora como era costume naqueles tempos.

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  7. sandoval abreu sader

    Café bom passado na hora no Café Nice no Centro de BH

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  8. David mazzuca

    Fico triste pela perda de mais um local para tomar um café e sentir o espirito desta bebida. Quanto ao negocio, acredito que seu maior problema, sejam estes fundos que só visam o lucro a todo custo. Ao jornal e ao colunista, até pouco tempo atrás era o máximo, tudo que alguém poderia querer e agora serve porcaria.

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  9. Luiz Eduardo Cantarelli

    E o pão de queijo quentinho com uma manteiga derretendo? Quem nunca comeu, não entrará no céu.

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    1. Luis Nascentes

      Pão de queijo já tem muita manteiga. Carece por mais não! Heresia. Rsrsrs

  10. Angela Oliveira

    Já vai tarde, essa Starbucks. Já passou da hora de valorizarmos o que é nosso, no quesito alimentação muito mais saudável e gostosa do que a "american way"

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  11. Alberto Bianco

    Expresso por 15 reais, tô fora

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  12. Adriana França

    Café ruim, doces péssimos, salgados piores ainda. E tudo muito caro. Vai falir.

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  13. Michel Marques

    Essa análise não me convence. Vivia cheia. O problema foi de gestão mesmo.

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  14. Celso Augusto Coccaro Filho

    Nunca vi nada demais. Ambiente que lembra Disney. Café não acaba na bebida.

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  15. Teresa Cardoso

    Já vai tarde.

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  16. Marcos Roberto Banhara

    Parodiando o Simão, bem que o Colunista poderia usar nas suas futuras colunas, o seguinte: Antifranquia Reloaded, a Missão. Continuo com minha heroica e mesopotâmica campanha 'Morte as Franquias'!

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  17. Joao Victor Celestino O W Pontes

    Não há dúvidas de que o Starbucks é uma franquia americana. Agora, dizer que não faz (fez) sucesso em Pindorama porque tem café ruim, com excesso de açúcar e copos grandes. O Mc Donald’s e o BK são franquias americanas, oferecem sanduíches que alguns podem dizer que “não são os melhores”, mas é inegável seu sucesso. Talvez o Starbucks tenha sofrido por outros motivos que não ser americana ou oferecer bebidas com tudo e um pouco de café.

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    1. Joao Maluf

      O artigo mostra que a Starbucks ao provocar o aumento da exigência pela qualidade do café no Brasil (e no mundo) foi vítima do seu próprio sucesso. A qualidade do café servido por aqui aumentou muito nos últimos 10 anos e a franquia não acompanhou.

  18. Ricardo Fernandes

    Estive recentemente em Buenos Aires e me surpreendi com o fato, que mesmo diante de uma crise econômica catastrófica, franquias internacionais que deixaram o Brasil, continuam atuando lá: Cabify; Glovo; Forever 21; HSBC etc. Existe ao de errado aqui?

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    1. Alberto Bianco

      Forever 21 tem preço de brechó lá fora e de marca de luxo aqui no Brasil, tem que quebrar mesmo.

    2. Diego Rodrigues

      Ou podes perguntar: estamos acertando aonde? A saída destes denotaria fracasso porque?

  19. Ricardo Fernandes

    O principal problema do café do Starbucks vem de origem: padrão americano de café aguado com um custo proibitivo para o brasileiro médio. Vende muito mais a cultura americana do que um produto atraente para o consumidor nacional. Café gelado e/ou aguado, definitivamente não agrada ao paladar brazuca. Vale como modismo superfaturado, não como estilo de vida.

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  20. Flávio Taylor

    A Folha mente que o comentario passará por moderação. Eles nunca publicam o que escrevo. Aqui é uma ditadura.

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    1. Luis Nascentes

      Publicaram esta… rsrsrs

    2. Galdino Formiga

      A primeira moderação é automática (palavras, termos); a segunda é por critério pessoal (conceitos, opiniões). Insista na publicação. Não fazem moderação por agressões dos leitores. É preciso denunciar.

  21. Flávio Taylor

    Lendo os comentários da até desânimo. Starbucks é um conceito que vai muito além do café, que não é ruim). Nas lojas de Nova Iorque (mais de 35 só em Manhattan) a música mais tocada sabem qual é: a Brasileira. É cada comentários aqui, mistura decanti americanismo com xenofobia. Passa seu café na cafeteira da vovó e deixa em paz que curte Starbucks.

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    1. Marcus Acquaviva

      Claro que a gente deixa você se deliciar e se sentir especial num Starbucks. Mas vá antes que feche.

  22. Flávio Taylor

    Cada um tem sua opinião. Adoro Starbucks. Que triste que vai fechar.

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  23. W Ponciano

    Era una cafeteira que tinha um café ruim. Aí não há muita salvação mesmo.

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    1. Galdino Formiga

      Os preços elevados + café com pouco café + lojas chics afastam a maioria dos consumidores.

  24. ANTONIO CARLOS GERMANO GOMES

    O fracasso tem diversas explicações e nenhum segredo. O sucesso tem segredo e raramente explicações reproduziveis.

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  25. wanice duarte de medeiros

    Infelizmente o Custo Brasil não tem nada de abstrato. É muito real com excesso de impostos, legislações impossíveis, corrupção, criminalidade, insegurança, a lista é longa

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    1. wanice duarte de medeiros

      Diego, padarias e cafés são dois conceitos, mercados e serviços completamente diferentes, além do costume brasileiro e principalmente paulistano d e frequentar a padaria diariamente para comprar pão, almoçar e aproveitar para comprar frios e outros produtos. Não vamos à padaria para sentar e passar horas conversando ou usando o wifi tomando um cafezinho

    2. Diego Rodrigues

      E com tudo isso não faltam padarias triunfando e servindo cafés todos dias. Nah, impostos e criminalidade e corrupção não explicam o valor exorbitante daquelas bebidas pseudo chiques. Faliu porque não se esforçou, não eh assim que avaliamos o sucesso dos indivíduos? Vamos instituir o coitadismo pra empresas? Eh culpa eh dos outros?

    3. Ricardo Fernandes

      E tem o custo modismo, preços de aeroportos não podem ser praticados em todas as lojas.

  26. Marcus Acquaviva

    Vai tarde, não fará falta alguma.

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  27. Paulo Augusto

    Parei uma vez para provar o café dessa loja. Foram 2 goles e lata de lixo...

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  28. Edgar Alves

    Problema que o esquema de franquia é péssimo para o empreendedor. É ótimo para o franqueador, que nunca perde. O risco fica todo para o franqueado. E ainda por cima outro empresário pode abrir o mesmo negócio sem as altas taxas e royalties mensais. O Starbucks tem mt mérito na inovação que trouxe na forma de fazer o café e suas variações. Copiar depois é fácil. Assim como outras franquias vindas dos eua. Pra mim o problema maior é esse modelo de franquia. Altas taxas mensais e regras rígidas.

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  29. Claudio C

    Esse artigo falou tudo o que eu penso e sinto. Marcos Nogueira colocou os pingos nos is. Parabéns!

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    1. Galdino Formiga

      O artigo e os comentários.

  30. Nilton Silva

    Bela análise mercadológica.

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  31. DIONYZIO ANTONIO M KLAVDIANOS

    Sim Correto M

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  32. Cristiano Kock Vitta

    Empregos sólidos com investimento sólido na tradição brasileira de fazer café, que avança e oferece cada vez mais possibilidades de lucro, expansão e prazer. A Starbucks sempre serviu produto medíocre e a carga de trabalho, a exemplo de outras franquias norte-americana era sufocante e exaustiva. Vão com Deus, ianques.

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    1. Cristiano Kock Vitta

      Taylor, acho que você faltou à aula de interpretação de texto ou não sabe o que é anticolonialismo. Meu pensamento seguiu a mesma linha do hipercapitalismo de mercado praticado pelos EUA, aquele país que tem o protecionismo mais perverso da face da Terra. Se você quiser brincar de politicamente correto na economia, compre um joguinho da Grow.

    2. Flávio Taylor

      Pensamento estragado e xenófobo.

  33. Alexandre Assis

    Amigo, o café melhorou no Brasil muito antes de a Starbucks chegar - Santo Grão, Suplicy, Il Barista, vários outros cafés gourmet fizeram muito sucesso. Só depois de o café gourmet estar instalado no brasileiro foi que a Starbucks decidiu vir para cá. Além disso, a recuperação judicial é da controladora de várias marcas, como Eataly, Subway, além da Starbucks. Ou seja, pode não ter nada a ver com o café. Acho que o colunista leu só a manchete da notícia.

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  34. Juan Carlos Magdalena

    O pedido de recuperação judicial é da empresa q detém a marca no Brasil. Essa empresa detém outras marcas, como o Eataly por exemplo. O motivo do pedido pode ser outro. Acho q o colunista se emocionou um pouco.

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  35. Fabio Almeida

    Comemoração por má gestão, lojas fechadas, empregos perdidos e perda de arrecadação no consumo e na venda. Não sou fã dessa cadeia Estadunidense, mas era mais uma opção. O que então sugerem no lugar pra suprir a demanda e trazer os empregos de volta?

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    1. Marcus Acquaviva

      Uma opção horrorosa, para um público idem.

  36. Nelson Maria de França

    Os órfãos da marca reuniram-se no lugar certo para derramarem suas lágrimas.

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  37. Virgínia Oliveira

    Café ruim e lugar pretensioso. Já vai tarde.

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  38. Aderval Rossetto

    Que o próximo seja a rede McDonald's, com ingredientes maléficos à saúde e alargamento do fosso social prejudicando os pequenos comerciantes similares brasileiros.

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  39. ULISSES RIBEIRO ROCHA

    Já vai tarde. Tomara que a falência das redes de fast food não demore.

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    1. Luis Nascentes

      Né nosso não. É do dono das Americanas. Sobra nada para nós não.

    2. Flávio Taylor

      Só lembrando que o Burguer King hoje pertence a um grupo Brasileiro. O Burguer King em todo o planeta é nosso.

  40. Eduardo Rocha

    Conheci o Starbucks em viagem ao exterior, século passado. Para o viajante médio era uma boa parada: café, wifi e banheiro (com senha). Pedi um American Coffee, água suja de café, que despejei em um vaso de planta na rua. Quando o Starbucks chegou ao Brasil, fui uma única vez para não voltar mais. O cronista captou bem o fracasso da marca.

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    1. Marcus Acquaviva

      Logo no começo das redes sociais, foi quando o Starbucks estourou aqui. Eu tinha colegas idiotas que faziam selfie lendo livros com uma xícara ou aquele copo de cappuccino deles, com a legenda "momentos especiais". Muito ódio por essas pessoas e pelo lugar, tão honestos e verdadeiros quanto uma nota de 3 reais.

  41. Galdino Formiga

    A falência era inevitável. O texto e os comentários explicaram muito bem.

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  42. Galdino Formiga

    Caro é ruim. Não é café.

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  43. Marcelo Fernandes

    Cirúrgico como de costume. Foram tarde. Eu jamais dei 1 real para esses gringos. Sempre preferi qualquer padoca paulistana minimamente honesta. Vamos comemorar com café e pão de queijo, mas à moda da casa. Chega de ser vira-lata.

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  44. Vito Algirdas Sukys

    Não há um botão em uma máquina, que você aperta e lhe entrega o melhor café. A diversão está em achar um atalho para o intento, que por sua vez leva a outras jornadas; ligado ao modo de vida brasileiro. Em Tiradentes gosto de ir a um café, movido pelo aroma, comer pão de queijo e jogar conversa fora. Uai. Nosso café evoluiu muito.

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  45. Audrey Constant Bruno

    Falando em café ruim: o café servido nos voos da Gol não tem definição nem comparação. É imbebível. O do Starbucks é só mixuruca e caro.

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    1. Luis Nascentes

      Falência a gol também!

    2. Valeria Cavalcanti Rolla

      Acho que nos voos eles usam café solúvel…. Não há pretenção gastronômica

  46. celio caus junior

    Faltou esforço Capitalismo cobra o preço

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    1. Galdino Formiga

      Faltou café. Essencial!

  47. Pedro Luis S C Rodrigues

    Concordo com quase tudo, exceto dizer que a starbucks subiu a régua do café por aqui. Café é horrível, ruim mesmo. Sempre tivemos cafeterias decentes. Até a Frans café e café do ponto são melhores. Pra não mencionar os espressos de inúmeras padarias

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    1. Marcus Acquaviva

      Eduardo, quem viajasse ao sul de MG na década de 90 (época da minha infância), já conheceria cafés bons. Mas você tenha razão na maior parte do que escreveu.

    2. Eduardo Rocha

      Creio que é uma tese a se pesquisar. Realmente antes de conhecer o Starbucks, no exterior, não tinha ideia do que era arábica, robusta, cafés de origem, etc. Pode ser coincidência ou realmente a marca deu um empurrão no consumidor médio. Até a década de 1990, café era apenas café para mim.

    3. Galdino Formiga

      Ruim, caro e falso chic.

  48. Francisco Barbosa

    A única coisa charmosa da marca era o nome e a logomarca, com inspiração melvilleana, o café realmente é muito ruim e se mantinha no Brasil pelo wifi e pelo conforto (menos luzes e mais sofás).

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  49. Artur Carmel

    E o café expresso,quem trouxe ? AA hobque quanto mais opcoes, melhor...As máquinas italianas de expresso nem sempre tiram um bom café. Angora ,se os operadores damarca seencalacraram,aí já é outra história....A Star u ks vendia "conteúdo",além de afe. Hà erca de 10 anos ninguém falava em"cafeteria' no Brazil, onde ao "o que dá certo " sai a corrupção e a impunidade

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  50. Hernandez Piras

    Nunca gostei da água suja que vendem nessa rede. Quanto às franquias brasileiras, frequentei duas delas na região da Av. Paulista e ambas eram péssimas, tanto pelo produto quanto pelo atendimento. Era como jogar dinheiro fora!

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