Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João A M

    Insistir neste ponto, na necessidade de existirem mulheres nos orgãos de decisão chineses, não é coisa da "tal cultura woke", mas sim do feminismo modernista liberal. Cultura woke é o seu exagero, pretendendo desconstruir as meta-narrativas existentes, negando inclusivamente a Ciência de forma a acabar com tudo o que tenha a ver com o homem ocidental branco racista cisgénero heterosexual e colonialista em nome de pretensas opressões. Não tem nada a ver com isto.

    Responda
  2. Teresa Cardoso

    Custa muito caro essa harmonia chinesa.

    Responda
  3. Fernanda Magalhães Lamego

    A misoginia grassa na China, feministas são oprimidas ou fogem do país, como mostrou matéria na Economist da última semana. Uma vergonha para o "glorioso" PC chinês! Excluir 50% da população do poder por seu sexo biológico. Revolução já!

    Responda
  4. CARLOS ALBERTO CERETTA

    Sobre esta matéria, duas observações: Primeiro apenas homens se manifestaram, até aqui, em comentários e, segundo, alguns comentários mostram como tem homens idiotas e que se alinham a sistemas opressores sobre mulheres.

    Responda
    1. márcia corrêa

      Verdade. Impressionante isso, considerando que são ocidentais orgulhosos de não serem comunistas. É uma piada que homens que se dizem democratas, achem que igualdade de gênero "é bônus" ou que "passeatas feministas" são desnecessárias no sistema capitalista. Os comentários só atestam o quanto são parecidos com o Xi.

  5. RICARDO RODRIGUES SILVA

    uma pergunta incomoda: Quantas mulheres % morreram na luta pelo comunismo na China?Querem os bonus do poder mas na hora do sacrificio quem morre sao os homens

    Responda
  6. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    Mas esse problema é político ou cultural? Qual o papel da mulher na sociedade japonesa por exemplo? Será muito diferente da chinesa?

    Responda
    1. Milton Nauata

      Sim, são muito diferentes, não há mais aquela submissão ao homem, mulheres tem independência e faz prevalecer as suas vontades, é mito q ficou na cabeça do homem ocidental, democracia plena e povo civilizado, estive lá e constatei "in loco".

  7. Nilton Silva

    As feministas ocidentais, que gostam de fazer passeata em locais onde a democracia impera, poderiam visitar a China pra defender os direitos das mulheres de lá.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Pesquei um tom estranho e deliberado nesse comentário machista.

  8. josé cláudio do nascimento

    Se você tá se preocupando tanto, que vá para China abrir uma ONG feminista. Kkk

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Agora finge que é inteligente e conte uma piada engraçada.

  9. Aderval Rossetto

    Só o futuro voto livre ajudará a China nesse sentido!

    Responda
  10. Ho Hsin Tsai

    Sou a favor da igualdade de gêneros, mas esse é um problema de sociedades patriarcais na qual o Ocidente sofre do mesmo problema. A diferença é que no Ocidente, esse problema serviu ao capitalismo na forma de mão de obra barata. Hoje tenta-se forçar um aumento da participação delas por meio de quotas. Mudar o pensamento das sociedades patriarcais é muito difícil. Na China, o governo é feito por mandarins por meritocracia e historicamente isso sempre foi assim. Deve haver algum meio para reverter

    Responda