Samuel Pessoa > Novo cenário fiscal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Manoel Cardoso

    Perderam manés, te manca.

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    Estão com saudade só PG. Perdeu manés, não amola

    Responda
  3. José Cardoso

    É o caminho do menor esforço, com juros altos (exceto os subsidiados pelo bnde's), gastança e corruptos no governo. O Ciro já tinha cantado a pedra. Eu confesso que pensei que o luiz 19 tinha aprendido alguma coisa.

    Responda
  4. Alberto Melis Bianconi

    Essa coluna é uma reedição do Febeapá?

    Responda
  5. jose prado

    Facamos o seguinte: daqui a um ano o Sr publica outro artigo relatando o quais previsões o Sr acertou! E quaisforam equivocadas! Fica mais credenciado e será mais honesto em suas colocacoes!

    Responda
  6. João Leite Leite

    Tem que cortar despesas na política. Verbas pública para políticos fazer campanha é um absurdo. O dinheiro dos impostos que nós pagamos é para investir em projetos de desenvolvimento econômico para gerar riquezas e empregos para tirar o povo da ociosidade. Tem que reduzir o numero de ministérios. Tem muitas coisas erradas nos três poderes que tem que ser cortada para o país sair do atoleiro

    Responda
  7. Edson José Neves Júnior

    Se esse tipo de economista é crítico ao governo, então é sinal que Lula está no caminho certo. Fiz o L pra isso.

    Responda
  8. Alexandre Marcos Pereira

    Lula está seguindo à risca a receita de todo governo de esquerda para inviabilizar a economia. Aumenta gastos públicos de forma que excede a capacidade de financiamento do país, levando à déficits orçamentários e aumentando a dívida pública. Aumenta a intervenção do Estado na economia, com mais regulação e participação direta em setores estratégicos, o que limita a liberdade de mercado e gera ineficiência. Negligencia o controle da inflação, com afrouxamento da política monetária. Eleva impostos

    Responda
    1. Luiz Carlos D Oliveira

      Segundo o próprio colunista "ele está seguindo á risca" os eu Segundo gov, e o segundo governo foi o melhor de toda a República, então continua que está no caminho certo

  9. Klaus Serra

    Melhor deixar uma meta aberta aí se alcançar a meta a gente dobra a meta, assim, quem ganhar ou perder não vai ganhar nem perder.

    Responda
  10. Marcelo Fogaça

    Os números podem explicar por que na maioria dos países centrais a deficits na casa dos 3% ( estados Unidos são 8%) ?. E olha, eu acredito no real. Se me derem 100 reais eu guardo no bolso sem pensar...

    Responda
    1. andre lunardelli

      Países centrais podem ter défcits porque tem juros baixos sem que isto gere inflação, e isto é possível justamente porque tem instituições qualificadas e fortes, e porque tem renda alta - os países que as tem são os chamados "em desenvolvimento." Como sair deste círculo vicioso? Começa por fortalecer e melhorar as instituições, e derrubar a regra fiscal que este mesmo governo criou há menos de 6 meses é exatamente o oposto disto. Capiche?

  11. Marcelo Fogaça

    " governo Lula ( irresponsável com a coisa fiscal) vai receber nos próximos anos um quadro das boas medidas de 2015 A 2022" mas foi durante estes governos que ouve a maior erosão fiscal dos últimos anos sem quase se mexer uma palha para reverte-los. A herança bendita de FHC ( superavit de 3%) vem com traumas terríveis. Será que seus números chegam a elas?

    Responda
  12. Marcelo Fogaça

    Acho que o economista e muitos outros ortodoxos são o reflexo da falta de mercado de trabalho para engenheiros e cientistas na indústria da transformação, tecnológico e de inovação Brasileiro. Deficits de 0,25, 0,5 e 1% é a sina de muitos deles. Só se esquece que no mundo, todos os países se encontram com deficits na casa dos 3% ( até a Alemanha!). Temer, bolsonaro ( tragédias democráticas) são contabilizados e os números falam( sendo que houve uma erosão fiscal nos últimos) ok.

    Responda
  13. ADONAY ANTHONY EVANS

    A resposta ao artigo, está na manchete da Folha de hoje - Presidente perde força, e pressão do Congresso é novo normal da política brasileira -. Com a torcida ardorosa contra do Samuel. Todo o circo de horrores montado por Bolsonaro no Ministério, mais adjuntos, está hoje no Congresso. Ramagem, Damares, Moro, Mourão, Pazuello, Zé Trovão, Gilvan da Federal, Louca Zambelli, o que é que tu querias, Samuel?

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Agora desenha prá gente o Equilíbrio Fiscal.

  14. Marcelo Fogaça

    Talvez no Brasil, diferentemente dos países centrais, a excesso de matemática e pouco pragmatismo político. Quase como uma seita. Nos países centrais com deficits na MEDIA de 4% do PIB a uma prioridade. Emprego e algum bem estar. Aqui os números são usados por economistas com uma sensibilidade autista diferentemente do proposto por economistas políticos dos países centrais.

    Responda
  15. Bruno Sebastião Neto

    Teve gente comentando que Lula não é um estadistas ,basta ver há relevância(No mundo) do Brasil atual, e seus 10 meses de gestão, é muita inveja e doença mental !

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Tão relevante que não consegue autorização pra tirar 30 brasileiros da Faixa de Gaza

    2. Flávio Taylor

      Estadista? Não mesmo.

  16. Bruno Sebastião Neto

    Em primeiro lugar o estado não tem que ter lucro(Superávit )O lucro na realidade é o bem estar social ,logico com equilíbrio !

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Comparar superávit fiscal com lucro é uma tolice sem tamanho. O Estado não distribui seus superávits sob a forma de dividendos. Com o superávit primário se reduz a dívida pública e os custos da sua amortização. É plantar mais espaço para o investimento no futuro.

  17. Nelson Vidal Gomes

    Conclusão: Lula não é um governante muito menos um Estadista mas um especialista pós graduado em reeleição. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
  18. Lúcia Helena Hubie

    A questão de zerar a meta em 2024, foi uma estratégia desse governo, pra ganhar credibilidade. Porque vamos combinar eles não chegaram no governo ganhando de braçada. Porém, ninguém nunca acreditou, nessa escolha feita através do aumento da receita e não criar uma politica de redução de gastos, foi um tiro no escuro, só tenho visto batecai de cabeça, gestão eles são fraquinhos. Brasil ladeira abaixo.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Quanta bobajada junta!

  19. Josimar Soares

    Efeitos benéficos das reformas de 2015 a 2021? Só pode ser saudade do Bozo, do Guedes e do Temer.

    Responda
  20. Josimar Soares

    O economista tá com saudade do Guedes, do bozo e do Temer. Afirma que estamos colhendo os efeitos benéficos das reformas de 2015 a 2021. Dá uma moto e uma caixa de isopor pra ele entregar pizza. Mas não deixa mais fazer pilhérias no jornal.

    Responda
  21. Neucir Valentim

    A Folha já deu Lula como morto várias vezes. Mas ele insiste em ser Lula.

    Responda
    1. Neucir Valentim

      Lula Já fez sua parte na história. Primeiro presidente a ser três vezes eleito. Pelo menos Bolsonaro não terá NEM uma segunda vez. Graças a Deus.

    2. Rodrigo Andrade

      Pra nossa sorte, só se elegerá mais uma vez na pior das possibilidades

  22. Domingos dos Santos

    Não tinha me atinado para a questão do BC e sua composição, obrigado por relembrar esse ponto. Quanto ao resto, vai de acordo com as análises já posta, inclusive pelo colunista. Ressalta-se a síntese bem feita e clara, com hiperlinks que nos ajuda a relembrar o passado recente.

    Responda
  23. Marcus Castro

    Basta ler um terço dos comentários de qualquer notícia ou coluna envolvendo Lula e o PT para que se note claramente que os petistas são muito, mas muito parecidos com os bolsonaristas. Talvez não tão broncos, talvez não tão alucinados. Mas são idênticas a defesa intransigente de tudo o que é feito pelo governo que apoia, além da enorme dificuldade em lidar com fatos contrários. Por isso ambos criam realidades paralelas. Triste sociedade.

    Responda
    1. Mariano Barbosa

      Votei no Lula mas concordo

  24. andre lunardelli

    Mais uma vez militância petista, maciçamente presente nos comentários, se comporta como se fosse contra a matemática - mas na verdade é contra seriedade em matérias jornalísticas quando estas apontam erros de governos do partido. Por outro lado, parabéns a Haddad pela escolha de Paulo Pichetti, que tem probidade e competência impecáveis.

    Responda
    1. andre lunardelli

      Países centrais podem ter défcits porque tem juros baixos sem que isto gere inflação, e isto é possível justamente porque tem instituições qualificadas e fortes, e porque tem renda alta - os países que as tem são os chamados "em desenvolvimento." Como sair deste círculo vicioso? Começa por fortalecer e melhorar as instituições, e derrubar a regra fiscal que este mesmo governo criou há menos de 6 meses é exatamente o oposto disto. Capiche?

    2. Marcelo Fogaça

      Talvez no Brasil, diferentemente dos países centrais, a excesso de matemática e pouco pragmatismo político. Quase como uma seita. Nos países centrais com deficits na MEDIA de 4% do PIB a uma prioridade. Emprego é algum bem estar. Aqui os números são usados por economistas com uma sensibilidade autista diferentemente do proposto por economistas POLITICOS dos países centrais.

  25. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O blablabla serviu aí menos pra mostrar ao gado psdbista o que foi fhc, que vive sendo homenageado por aqui, quando querem falar mal de lula.e o articulista torce/projeta uma metamorfose lula fhc. Quem viver vera.

    Responda
    1. Max Morel

      Boa, Rodrigo, ri muito com o seu comentário.

    2. Rodrigo Andrade

      Impossível entender um comentário tão mal escrito

  26. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Samuel P. , a cada texto, só confirma o jornalista medío cre que sempre foi. Pau-mandado dos editores. Alguns dirão que ele não é jornalista e sim economista. Nesse caso a coisa piora. Jámais conseguiu fazer uma análise respeitada entre economistas sérios.

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Samuel impessoa é economista respeitado hernandez? Em que mundo fictício? Impessoa é um economista insignificante. Dá uma olhada no Lattes dele. Uma vergonha. Economista que não publica nada exceto colunas de jornal em linha com os meios de comunicação para não perder o emprego. Uma tática velha e conhecida. Insignificante e desonesto.

    2. Rodrigo Andrade

      Sério mesmo? Consegue citar nomes desses tais economistas sérios e as evidências da conclusão entre eles dessas análises? Ou a fonte é só mesmo "vozes da minha cabeça?"

    3. Hernandez Piras

      O Prof. Samuel Pessoa não é jornalista; é economista e colunista deste jornal (você sabe a diferença entre um articulista e um colunista? Pelo visto, não) Se você acompanhasse o debate acadêmico deste país - o que é claro que não faz - saberia que a opinião dele está em linha com o que pensa boa parte dos economistas das melhores escolas do País.

  27. Ricardo Knudsen

    Mediocridade é elogiar a política econômica do governo Bozo. Vale lembrar q o colunista lavou as mãos entre Haddad e Bozo, mas com evidente apoio ao posto Ipiranga. A democracia quase se foi, muitos milhares morreram sem necessidade na pandemia, a civilidade retrocedeu, mas o colunista elogia o governo Bozo e sua herança. Como Hayek, Pessoa prefere um ditador neoliberal do q um democrata de centro-esquerda.

    Responda
    1. Ricardo Knudsen

      Rodrigo, eu não te engano, vc se engana sozinho.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      O neoliberal pode não ser um ditador, mas precisa dele pra aplicar os golpes.

    3. Rodrigo Andrade

      Centro-esquerda? Me engana que eu gosto

  28. Adriano Dos Santos Bras

    E se pararmos de pagar os rentistas? Isso ninguém fala… o Ideal e cortar gastos sociais e entre outros para os mais pobres, viva o mercado

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Se o cara é rentista ele vai colocar o money onde paga mais e é mais seguro. Ele é um especulador cara.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Não pague o banqueiro e vc verá o que acontece. Eles acabam de aprovar lei que joga vc na rua se deixar de pagar a casa q vc comprou com empréstimo dele e ele já recebeu duas casas , mas vc ainda deve uma terceira.

    3. Rodrigo Andrade

      Amigo, defina rentistas. É o cara da Faria Lima que tem milhões ou é o senhorzinho que aplicou no Tesouro Direto pra complementar sua aposentadoria do INSS? 2,4 milhões de brasileiros têm aplicado, em média, 50 mil reais no Tesouro. É nesses que vai ser dado o calote pra pagar os privilégios de desembargador?

    4. Daniel Salomon Guimarães

      Se você parar de pagar, você quebra os fundos de pensão, entre outras consequências geniais. Dará certo, confia.

  29. JORGE CESAR BRUNO

    Infelizmente essa obsessão por obras a qualquer custo, demonstra uma visão ultrapassada e pouco inteligente! O presidente Lula deveria ser o fiador da política monetária do seu ministro da Fazenda! O presidente Lula deveria se inspirar no Lula 1, ao invés dessa briga boba, com o mercado financeiro! Responsabilidade e a chave para um governo exitoso!!

    Responda
  30. vanessa silva

    País medíocre

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Sim! País medíocre, comandado por péssimos políticos.

  31. Marcelo Gonçalves

    O analista morde e assopra, não disse a receita do sucesso. A meta inatingível de zero para o déficit público era mentiroso. O Brasil nos governos Temer e Bolsonaro, não investiram nada, apenas pagou juros altíssimo, para o deleite dos investidores, que nada investem no país. O Lula está certo, tem que investir nas necessidades de desenvolvimento o país, baixar os juros e apostar nas políticas sociais.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Pagou juros altíssimo", com Selic a 2%?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Colocar o governo Coiso como régua para qualquer medida não dá. Os coisos sempre foram inúteis. Décadas deles no Congresso e aprovaram duas leis insignificantes. No governo não foi diferente nenhum novo projeto no congresso para Energia, infra, crescimento, segurança, o que não justifica a irresponsabilidade petista tão pouco a extrema corrupção de suas gestões que culminou na prisão de toda sua cúpula e dois líderes de governo confessos

  32. José Carlos Soares Costa

    Eu sempre acho interessante a defesa e o elogio para a reforma da previdencia, realmente a aprovação de regime unico de previdencia, tratando o brasileiros como iguais, como manda a constituição, reunindo todas as categorias como a dos militares e do funcionalismo público, a eliminação de isenção de contribuição para qualquer categorias, e principalmente a cobrança dos devedores, os grandes devedores como clubes de futebol e outros. Acordei...passaram a conta para os mais pobres, era mais facil.

    Responda
  33. José Carlos Soares Costa

    Eu sempre acho interessante a defesa e o elogio para a reforma da previdencia, realmente a aprovação de regime unico de previdencia, tratando o brasileiros como iguais, como manda a constituição, reunindo todas as categorias como a dos militares e do funcionalismo público, a eliminação de isenção de contribuição para qualquer categorias, e principalmente a cobrança dos devedores, os grandes devedores como clubes de futebol e outros. Acordei...passaram a conta para os mais pobres, era mais facil.

    Responda
  34. Marcelo Fernandes

    Sim, o Brasil casou com mediocridade. Samuel Pessoa acerta uma vez ou outra. Mas quando ele fala de "efeitos benéficos do esforço reformista de 2015 até 2021" as coisas se complicam. Basta lembrarmos do cenário de desemprego, fome, morte e desespero no Brasil da pandemia e do bolsonarismo.

    Responda
  35. José Carlos Soares Costa

    A analise é interessante, mas faltou apresentar soluções, porque a proposta é meta fiscal com défit zero, mas ao contrario de alguns comentarios o que é aprovado vem do congresso, e apos muita negociação para não dar isençoes, nem reduzir arrecadação por aliquotas menores, e principalmente não criar mais despesas em coisas inuteis.

    Responda
  36. Ricardo Arantes Martins

    Uma política populista e irresponsável na busca do poder. Agora repete-se. Haddad aumentou tributos e instituiu novos justificando para tanto o deficit zero o qual Lula deixou claro que não irá cumprir. além de uma facada nas costas temos que a dívida pública só faz crescer em relação ao Pib nos últimos tempos. Estamos cada vez mais pagando juros a bancos sem amortizar. ao revés no entanto se conclui, eis que não para de aumentar.

    Responda
  37. WAGNER SOUSa

    É sempre o mesmo argumento: a bonança de Lula nos anos 2000 foi resultado das "reformas" de FHC. Agora, deve chegar forte a 2026 pelo "ciclo reformista 2015-2021" ahahahah como é sortudo o Lula! A força não tem a ver com políticas sociais, PAC, investimentos públicos, aumento do salário mínimo mas com as "reformas". É o mesmo articulista que atribui o sucesso da China a um suposto liberalismo e não à ação do Estado.

    Responda
  38. José Davi

    Que gente mais tediosa e sem imaginação… o mau do Brasil é Lula e a bondade reina na faria lima e blá-blá-blá. Não conseguem fazer uma análise honesta ? Só ideologia neoliberal fajuta?

    Responda
  39. vicente machado

    Eu gostaria que o jornalista fizesse uma análise das isenções concedidas pelo Governo a cerca de 10 grandes grupos de empresas para elas criarem empregos. Saber realmente se esses tais empregos foram criados? Também verificar essas devoluções de impostos para as empresas. Somente uma delas vai receber 4,7 bilhões de reais de impostos pagos pelo contribuinte. Se possível ainda, comparar as despesas brasileiras com juros da dívida pública com economias mundiais semelhantes a do Brasil.

    Responda
  40. DERLAN TROMBETTA

    Até quando os "expert" em economia vão insistir que o único caminho para o crescimento do Brasil é o arrocho fiscal? Quando eles vão admitir que ele só ajuda aos especuladores e asfixia os investimentos e produz recessão. No final o autor afirma que a economia brasileira poderá ter novamente ótimos índices de crescimento, a exemplo dos demais governos Lula, só porque ele tem SORTE. E querem que a gente leve suas opiniões a serio!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Os "experts" são a voz do dono.

  41. PAULO CURY

    O governo tinha que deixar de ser perdulário e incompetente e focar naquilo que realmente trás benefícios para a população, que basicamente é saude, educação e segurança. Mas ele insisti em ser uma Suíça em um pais desigual e ai é dinheiro pelo ralo que não acaba mais, e o mais pobres não participam, apenas recebem as migalhas que escapa dos que dominam o poder e vão sendo a bucha para um governo populista e que não resolve nada.

    Responda
  42. raimundo campos

    Nosso casamento com a mediocridade é antigo. Breve fará bodas de prata. Triste.

    Responda
  43. PAULO CURY

    gostaria de saber de onde vem estes números, 125 milhões em insegurança alimentar? Nem que vc pegue toda a classe D , que não vive nestas condições daria este número. Alguém inventa um número e ai para modificar é impossível. Pegue Heliopolis por exemplo, la vivem 200 mil pessoas, todas estão em insegurança alimentar? extrapola para rocinha, sol nascente e outras, diga que 50% estão nestas condições e vc não consegue 10 milhões É muita mentira para apoiar um governo fraco e incompetente

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Pedro. A falta de dinheiro para comprar produtos de qualidade leva a população a consumir ultraprocessados, que aumentam o risco de obesidade. Não espero que as pessoas saibam disso, mas espero que sejam mais humildes e respeitosas.

    2. Pedro Luis S C Rodrigues

      É tão ridiculo que tem matéria da própria Folha, baseada em numeros do IBGE, dizendo que 56,8% da população brasileira está acima do peso, A conta simplesmente não fecha. Pessoal criou a categoria de "obesos em situação de insegurança alimentar", mas, basta ler respostas como a que o colega Magalhães deu ao seu comentário para entender que até as 4 operações são dificeis pra turma

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Paulo, basta você dar um Google e vai cair na rede Penssan. Concordo com você, o governo Lula é fraco do coração e está tirando o povo da miséria. Quanto a competência também concordo, pois não precisa muita para reverter todas as medidas do seu reinelegível.

  44. vicente machado

    Estamos aí com o Governo devolvendo perto de 30,5 bilhões de impostos já recolhidos. Estamos aí com empresas,beneficiadas com isenções de impostos para criar empregos , sem ter a comprovação de que tais empregos foram criados.

    Responda
  45. vicente machado

    Tem que ver essa de devolver perto de 30,5 bilhões de impostos pagos por contribuintes para as empresas. Só para uma delas , de cigarros, vai ser devolvido perto de 4,7 bilhões. Outra coisa são isenções para gerar empregos. Devia continuar se fosse comprovado que foram realmente gerados tais empregos. Isso é possível fazer uma comparação

    Responda
  46. vicente machado

    Tem essas isenções de impostos para empresas: ocorreu o aumento dos postos de trabalho após a concessão. Isso basta o Governo comparar os dados de antes e depois. Outra coisa é esse absurdo, denunciado pelo Governo, de devolver perto de 30,5 bilhões de impostos para empresas . Imposto que foi recolhido pelo comprador. Só para a Souza Cruz são 4,7 bilhões.

    Responda
  47. Marcelo Magalhães

    Com o golpe na presidente Dilma, o governo promoveu um teto de gastos sociais, a precarização de contratos trabalhistas, o confisco da previdência do pobre e os maiores juros do planeta para remunerar acumuladores gananciosos. Essas medidas geraram 125 milhões de brasileiros em insegurança alimentar e 33 milhões com fome. O missivista presta homenagem a essas medidas. Inacreditável!

    Responda
    1. Marcelo Magalhães

      Prezado Rodrigo os ricos ganham na inflação alta e ganham mais ainda no combate à mesma. Como sempre disse Maria da Conceição Tavares, sem bons resultados sociais não se pode chamar nem de economia. Portanto essa conversa fiada de economista funcionário de banco só serve para aparecer na grande mídia para enganar o povo, pois não deveria ser sequer mencionado em cursos universitários.

    2. Rodrigo Andrade

      A turma que fugiu da aula mais básica de economia, como vc, Marcelo, não entende até hoje que inflação alta é o que de pior se pode fazer à população mais pobre de um país.

    3. Marcelo Magalhães

      Prezado Roberto, você acerta sobre a minha ignorância em economia. Nas minhas leituras constam a responsabilidade dos modelos macroeconômicos favorecerem a população, caso contrário são encomendas das classes dominantes. Acerta também quando diz que eu não faço ideia para onde teria ido a economia sem as reformas, é verdade, eu não consigo imaginar nada pior do que a fome e a miséria. Muito obrigado pelas suas preciosas palavras.

    4. Roberto Freire

      Se não tivessemos feito a reforma da previdência e não tivéssemos subido os juros onde estaríamos? Como estaria a inflação? Quanto recurso teríamos para investir em saúde e educação? Você tem ideia das bobagens que replica?

    5. Roberto Freire

      Inacreditáveis são seu desconhecimento de princípios básicos econômicos e a facilidade com que você expõe sua ignora ncia.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.