Comentários para:

Educação em apuros

VER COMENTÁRIOS EM Muniz Sodre

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Jocimar Bruno dos Santos

    Professor Muniz Sodré, parabéns! Mais um belíssimo texto pra refletir e compartilhar!

    Responda
  2. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    " Outra questão (sobre EAD) é a evasão técnica: alunos se ausentam, deixando seus avatares nas telas.". Considerações do artigo são boas, mas sobre esta frase, não é porque alguém está presente em uma aula que está prestando atenção.

    Responda
    1. Jocimar Bruno dos Santos

      É possível que num universo de 100 alunos presentes, alguns, de fato, não prestem atenção à aula, mas a ausência dos 100 alunos... Bem, o resultado será certamente uma catástrofe.

    2. Rui Furtado

      Sim, mas se não está presente realmente não está prestando atenção.

  3. José Cardoso

    Os países desenvolvidos gastam 3 vezes mais que o Brasil por estudante na educação básica. Mas são 3 vezes mais ricos...Países semelhantes como México ou Argentina gastam o mesmo que nós. Quanto à EAD, acho que ela é mais adaptada a cursos teóricos, seja de exatas ou humanas, que à formação de trabalhadores. Não há como saber misturar massa, alisar parede, colocar piso, pintar, soldar, maçaricar, plantar, impermeabilizar, desentupir ou passar fio sem praticar bastante.

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Sêo Muniz, a confusão entre instrução e educação não é, nem nova, nem casual: é instrumento de manutenção de lucros, de "domesticação educativa" e de continuidade na segregação social. Desde meados dos anos 9O trabalhei com ensino a distância, até por volta de 2O14; vazei e fui fazer outras coisas menos predatórias, porque já não dava mais pé. Esperança, as boas expectativas, são essenciais à manutenção da motivação, e as perdi.

    Responda
  5. NACIB HETTI

    O Brasil nunca teve uma Política de Estado para a educação. Se desenvolve por espasmos e atende aos novos interesses políticos e econômicos dos lobistas de ocasião. A cada câmbio de governo aparece um especialista para dirigir o seguimento social mais importante da vida do cidadão.

    Responda
  6. Florentino Fernandes Junior

    O prof muniz, muito sabio e douto certamente, as vezes fala pra dentro da caixinha

    Responda
  7. Florentino Fernandes Junior

    Erick e Maria Teresa, obrigado pelos esclarecimentos. Agora entendi .

    Responda
  8. Nilton Silva

    Aldous Huxley tratou do assunto como ficção e hoje a coisa está aí pra quem quiser ver.

    Responda
  9. Florentino Fernandes Junior

    Corpos raciais como experimento de automaçao do posit educacional. Q diabo é isso?

    Responda
    1. Maria Teresa Meirelles Leite

      O colunista contrapõe o modelo de educação positivista, que Paulo Freire denomina Bancária, a um outro, que propõe o desenvolvimento do pensamento criativo. A EAD se encaixa no primeiro. Como é barato, atrai as pessoas de baixa renda, na sua maioria negra.

    2. Erick Santos

      Na medida em que os EAD atendem estudantes mais pobres e/ou que trabalham e entre esses há grande contingente de jovens negros, logo, esses são os que serão "educados" para a produtividade, já que , segundo o autor, é a pedagogia que mais se adequa ao EAD

  10. Fabrício Schweitzer

    A falência é múltipla. Com o mercado aquecido e o gado em linha, educação intelectual não faz falta. Se o finado ensino é presencial ou à distância, é só uma questão de ranking.

    Responda
  11. Rafael Gallina Delatorre

    EaD pode ser útil como formação complementar. Não pode ser substituto ao ensino mais fundamental. Será apenas mais uma forma de sugar o pouco dinheiro das pessoas para uma ilusão de que se está aprendendo. Precisamos impedir que a educação caia nas mão dos parasitas da sociedade. Não da pra exigir que as pessoas trabalhem cada vez mais cedo e mais horas por dia para ter um pouco de dinheiro para ser obrigado a recorrer ao EaD porque é barato e não tem tempo pra estudar.

    Responda
  12. Enir Antonio Carradore

    De fato, o EAD jamais gestará pessoas como são as paridas pelo ensino presencial. Diariamente vejo e incentivo a zeladora do edifício do meu escritório, que estuda pedagogia pelo celular; ela já passou da metade do curso; vejo o sacrifício dela para enxergar as letras minúsculas. Sem o EAD e o valor reduzido das mensalidades ela continuaria sem poder estudar. É grande a desvantagem do EAD, em comparação com aulas presenciais, mas para a realidade brasileira é o menor dos males.

    Responda
  13. Giovani Ferreira Vargas

    Claro que o colunista tinha tempo para ficar dentro de uma sala de aula sendo doutrinado... Elite acha que entende o povo.

    Responda
    1. Marcelo Fernandes

      O quê?

  14. JOSE ROBERTO GOMES ROCHA

    Bem...

    Responda