Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Benedicto Ismael Dutra

    O regime escravocrata criou uma nação sem renda, além disso diziam que rico não entra no céu, esqueceram de dizer que no inferno também há muitos pobres. O Brasil de 2023 não está muito diferente do Brasil de 1923, a vida está difícil, há desânimo, e o circo não segura mais. Permanece o atraso na economia, nas moradias, na saúde e educação. Ou seja uma nação atrasada onde a cada 4 anos uma novo grupo de presidentes, governadores, prefeitos e legislativo é eleito, mas o que fizeram de útil?

    Responda
  2. Artur Carmel

    O petê é contra o Estado Mínimo, mas não para de terceirizar as emoresaa e os serviços públicos. Vem aí Robocop II...

    Responda
  3. Rives Passos

    Precisamos desprivatizar o Estado. Socializar a democracia (participação de todos nas discussões sós rumos da nação). Hoje, menos de dez famílias fazem isso no Brasil. Casa Grande é Senzala, Gilberto Freire, sempre atual. VTF representa a Faria Lima e essas famílias.

    Responda
    1. Rives Passos

      Vamos a um exemplo: Casos Americanas. Rombo/fraude de 40 b. Demissões, prejuízos a fornecedores e bagunça sistemas bancários e de controle privados, danos irreparáveis à investidores..para ficar por aí. CPI privada no congresso. "-Ah! não há o que fazer nesse caso. Mas, vamos evitar que aconteça novamente (recomendação). Lehmann (Tábata), Sicupira e Telles! Há.há..há..o congresso é nosso com Lira e Pacheco. Porrrrteira fechada! A isso chamo Estado privatizado!

  4. Ricardo Arantes Martins

    O Brasil está entre as nações com maior carga tributária. Os tributos são indiretos e o povo nem sente. Quem ganha até 4salarios mínimos trabalha mais de 4meses por ano só pagando tributos e não sabem disso. Verdadeira extorsão estatal.

    Responda
  5. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Não apague meu comentário por favor, é um direito meu.

    Responda
  6. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    O Congresso é glutão e só pensa em verbas particulares. O Povo precisa sair às ruas e cobrar deputados e senadores com suas verbas impositivas e particulares.

    Responda
  7. RAYMOND KAPPAZ

    O BrSil, caro articulista, não precisa de mais impostos. Precisa sim, de políticos com vergonha na cara.Nao vi uma palavra do articulista sobre reduzir despesas públicas. Reforma administrativa nem pensar.Eliminar privilégios como salários e benesses também nem pensar. Integridade com a lei das Estatais o governo acabou de eliminar. Pobre Brasil de governantes carentes de espírito público.

    Responda
  8. José Cardoso

    Qualquer reforma verdadeira é difícil num sistema democrático. Minorias bem entrincheiradas defendem seu quinhão no congresso vetando mudanças. Um presidente respeitado e popular poderia fazer a diferença, mas não temos alguém assim faz tempo.

    Responda
  9. Marcelo Magalhães

    O escravo tinha direito a um lugar para dormir, recebia roupas, boa comida e assistência médica. Alguns eram alfabetizados e podiam se deslocar entre as cidades. Assim é o povo pobre e invisível deste país. Seu trabalho talvez lhe proporcione menos do que se proporcionava aos escravos. O modelo econômico não pode servir à perpetuação disfarçada da exploração do trabalhador. A financeirização da vida exclui a maioria das pessoas de uma remuneração justa. Valoriza apenas o capital.

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Guerra civil é pouco, a receita federal e as secretarias de fazenda dos estados estão inativando os cnpjs em débito cm o fisco, impedindo de emitir ou comprar cm nota fiscal, mesmo depois de uma pandemia desssa que ainda não cessou seus efeitos, muitas empresas estão voltando pra os fundos dos quintas, quem tá properando mesmo é o comércio eletrônico, pontos comerciais estão cm placa de venda ou aluga-se em todo país, acabaram o agricultor familiar e agora estão mirando os microempresários, fim

    Responda
  11. Antonio Pimentel Pereira

    A distribuição do icms arrecadado entre os estados poderia ser desconcentrada do sudeste apenas mudando a cobrança ao invés da origem cm agora pra o consumo, distribuindo melhor o recursos cm todos os estados da nação, mas os sudestinos só aceitam mudar nessa reforma tributária em 50 anos, rs. Já dentro de cada estado, aqui na bahia por exemplo, camaçari leva todas as indústrias, tinha 20 hab em setenta, hj tem 200 mil, feira de santana tá crescendo sem urbanização e violência, é a migração

    Responda
  12. Antonio Pimentel Pereira

    Virou uma febre ampliar impostos, daí tu acha q não haverá aumento de carga tributária nessa nova reforma remendo? desde 1965 quando o icm foi criado, entrou os serviços em 1988 ficando icms, daí a carga subiu de 20 pra 35%, tá insuportável. O pior ainda é a distribuição da arrecadação, pois os sudeste, origem de todo parque industrial, bancado cm investimento federal no passado, só no pac agora a região leva 40% e fica cm 60% de todo icms arrecadado e 90% dos royalties do petróleo, injusto.....

    Responda
  13. Alberto Melis Bianconi

    Sim, boa parte da esquerda acredita que a falta de recursos é ilusória, mesmo assim ninguém entre eles propõe garantir o sustento dos 20% mais pobres com transferências, como diz nas entrelinhas o colunista. E ele se diz inconsolado com a desfaçatez dos mais ricos... mas onde estava o jornal quando o agro dobrava e redobrava suas vantagens tributárias? Que é feio como as leis são feitas é sabedoria velha, mas o que dizer dos que se isentam de responsabilidade?

    Responda
  14. Hugo Oliveira

    O evangelista do austericidio desse jornalão golpista-lavajatista-guedista...conteúdo monocórdio sempre casado com a absoluta mediocridade !

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      É só cancelar a assinatura, olha que fácil!

  15. Fabrício Schweitzer

    O Brasil precisa é de um novo Congresso, instituições públicas fortalecidas e comprometidas com a sociedade, uma elite menos perversa e uma imprensa descolonizada, além de uma população minimamente educada e politizada. Acho que seria um pequeno passo. Ah, menos ganância.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pode mudar tudo, mas se não melhorar sua imprensa não vai adiantar nada.

    2. jose silva

      precisa eh de um novo presidente..isso sim!

  16. Vanderlei Nogueira

    Qualquer poupança supera a engenhosidade do INSS que foi planejado somente para militares e seus camaradas

    Responda
  17. Vanderlei Nogueira

    Exatamente, "casamento com a mediocridade", o cidadão paga duas vezes pela dívida, Tributos e Juros, você paga e não recebe nada, uma forma de subsidiar algo que nem vc conhece

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      vc pagador não tem nada a ver com os juros da dívida, isso não é seu

  18. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Pois é, VTF, a esquerda é a ruína do Brasil, mesmo quando não o governa ou o governou, que tenham sido míseros 14 anos em 523! Que o déficit seja coberto com aumento de impostos para os ricos! Depois conversamos.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Não foi o que ele disse nessa coluna. Mas a esquerda tem que entender que o mundo é injusto mesmo, e isso vai além da má vontade dos ricos. Ou seja, mesmo que a vontade dos mais ricos tenha comandado por 500 anos, será melhor para a própria esquerda que ela governe com equilíbrio fiscal, avançando sobre os recursos dos mais ricos na medida em que a democracia o permitir.

  19. Kelly Silva

    Guerra Cívil, agora mudou de significado? Depois não reclamem

    Responda
  20. Marcos Longaresi Carvalhães

    Fazuéle, que passa.

    Responda
  21. Amauri Costa

    Colunista volta-se contra a casta dominante ao eleger a origem de nossas mazelas sociais. Até aí…Mas ao tratar do espectro político, sobra apenas para a esquerda. Perfeito, afinal ela prepondera nos governos desde nossa República Velha. Lastimável.

    Responda
  22. PAULO CURY

    É uma pena que não consigamos impingir aos politicos a m de pais que somos, eles comandam tudo mas só ficam com o bonus, o onus é nosso.

    Responda
  23. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Um dos presidentes do congresso comprou um cavalo por duzentas pilas.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      O Sr. Silva prefere um que será condenado em breve.

    2. jose silva

      o presidente eh um ex condenado!!!