Poder > Presidente perde força, e pressão do Congresso é novo normal da política brasileira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Esse "novo normal da polÃtica brasileira" nunca foi e nunca será normal, é chantagem desmedida, um parlamento vergonhoso, a qualidade de nossos parlamentares desde o mais remoto vereador de cidadezinha é péssima e imoral. O poder executivo sempre será refém e precisará negociar no atacadão tudo q precisar aprovar, mesmo q seja importantÃssimo p o paÃs. Em vez da folha desmerecer e avacalhar esse congresso, faz-se de desentendida e põe a culpa na gestão federal como se ela fosse desastrosa. Afff.
O problema não é o congresso ter poder, o problema é a qualidade do congresso. Os caras chantageiam o executivo, aprovam pautas ruins para o paÃs e não são responsabilizados pela mÃdia e outros Justiça. São tratados como inimputáveis.
OPresidente nunca teve força é só lembrar de como governou antes. Primeiro foi com o mensalão onde vários amigos e até mesmo petistas foram condenados mas ele não. Como a impunidade é a semente do novo crime Então Lula cria o petrolao e para sucede-lo coloca a então ministra das minas e energia. Petrobras loteada em 3 (diretores presos e confessos) 1PP 1PT E 1MDB onde distribuiam para o resto da base. Eu não tenho memória curta.
Votar errado dá nisso. Garanto que a grande maioria não se recorda em quem votou para deputados e senador.
Não importa se o presidente é de direita ou esquerda, quem manda é desmanda é essa ... do congresso, dos 2 poderes (arrisco a dizer dos 3); não tem que ceder às chantagens, chega de dar dinheiro aos que nada fazem, peite-os e se não aprovarem nada, vá a imprensa e dê nome aos bois.
Não é o presidente que perde força. A força foi perdida quando foi eleito o pior congresso de todos os tempos.
Agora a culpa é do congresso , ah tah! Não é o cara que fraquinho não , né ?
Uma Constituição parlamentarista num regime presidencialista! Só podia dar nisto!
Tem uma disputa entre Arthur Lira e Rodrigo Pacheco quem será o presidente do Brasil próximo ano. Acho que Lira ganha. O vice será a Codevasf
Nós povo brasileiro temos que por um fim nisso. Temos que sepultar esse Congresso Corrupto formado pós grupos como o famigerado Centrão que só traz desgraça para o PaÃs. Temos que ir à s ruas pedir o fim dessa desgraça. Se não conseguimos, vamos pedir a destituição desse Congresso e novas eleições. É impossÃvel governar com essa gente mediucres e corrupta.
Este congresso que temos hoje vem sendo construÃdo com a ajuda desta mÃdia bolorenta, atrasada, ignorante a anos...então quando vejo artigos de colunistas lambe lambe do neoliberalismo morto, reclamando ou apoiando as chantagens feitas por este congresso ...não lamento...pena que é o Brasil que perde, porque este congresso eleito não tem compromisso nenhum com o paÃs, lembrem ...são representantes de uma elite atrasada, com a ajuda de uma mÃdia mais atrasada ainda....
Imagina parlamentarismo um congresso desses
Enquanto o povo continuar votando nesse Câncer chamado CENTRÃO nada vai melhorar para o povo, somente pra eles.
Porque o voto bom legislativo é muito mais comprometedor. A cada dia a classe de legisladores está mais degradada… #mudabrasil
Governo de conciliação de classe significa cada vez mais avanço do congresso em leis que beneficiam somente eles. A corrupção segue a todo o vapor. Enquanto os governos não apostarem nas lutas de classe os congressistas fazem o que tem de pior, olhar somente para o próprio umbigo
Marlise Ferreira Perfeita a sua observação.
O que está por trás dessa extrapolação das funções legislativas é o desenvergonhamento do polÃtico brasileiro. A meta sempre foi se manter no poder e para isso precisam de dinheiro na engrenagem do coronelismo brasileiro. Para isso, existem 2 sistemas de desvio de verbas, o presidencialismo de coalizão com a distribuição de órgãos e farra em seus contratos, e recentemente o mecanismo de participação na execução do orçamento,, sem nenhuma estratégia nacional de direcionamento do investimento.
Lula nunca governou fez campanha pela reeleição desde 1° de Janeiro de 2003, elegeu Bolsonaro contra Haddad em 2018, que concorreu como sendo Lula condenado pelo STF, depois se reelegeu contra Bolsonaro como "descondenado" pelo mesmo STF, para governar o mesmo Brasil que encontrou, com o acréscimo de 100 milhões sem ter onde fazer cocô, que assim deixou. Namastê!
Sem noção são os que vêm aqui para não dizer nada, não comentar nada, não acrescentar nada e não contribuir com nada. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Pensem num comentário sem noção. . .
Precisa deportar todo o legislativo para Ga/za, eleger outro, com parlamentarismo. Alguns caracteirizados como Ha/mas e outros como ju/deus.
isso mostra que os 513 deputados e os 81 senadores trabalham puramente para defender os seus interesses, seja qual for o presidente, de direita ou de esquerda. eles trabalham para suas próprias empresas...não existe Brasil na cabeça deles. Veja como exemplo os próprios presidentes das casas, Lira e Pacheco...conseguem ficar milionários em poquÃsimo tempo, será que são gênios?
Quem manda hoje é o prefeito de Sorocaba!
Não foi o presidente que perdeu força. A força foi perdida quando se elegeu o pior congresso de todos os tempos.
Câmara dos deputados (maioria) = extrema direita + fundamentalistas religiosos, contra um governo de centro direita (Lula /Alckmin). O Mito e seus milicos implantaram essas barbaridade. Sem reforma polÃtica não tem Brasil ou apenas a extrema direita poderá sobreviver com as suas mentiras, Deus e armas.
Já deveriam ter instituÃdo o parlamentarismo e deixar esta lenga lenga de presidencialismo para trás , onde só gera insatisfação e problemas .
Seria pior que o inferno. Já pensou o malandra corrupto e chefe do corrupto Centrão Arthur Lira Primeiro Ministro?
Também acho. Esse tal de Presidencialismo de coalizão só favorece o centrão, pois não são responsabilizados por nada, e só aprovam leis que os ajudem a encher os bolsos ou as contas.
Só os fanáticos descomprometidos com o paÃs não reconhecem que o papel de Lula já foi cumprido, que era o de tirar Bolsonaro do poder. Que venha Alckmin agora urgente nem que seja pela instituição do Parlamentarismo por Emenda Constitucional. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Votar em deputados e senadores que são contrários a proposta do governo mais a qualidade do polÃtico que só deseja ganhar, mais pastor de festa junina buscando espaço na politica, mais um partido como PL sem compromisso com o povo , dá nisso.
O que a citada chama de Bolsonarismo nos da direita chamamos de bom senso. Bolsonaro se foi, descanse em paz. Tentar colar a rejeição dele a tudo que não for esquerda é tão infantil quanto o dizer que todo direitista apoia a tortura. Funcionou na Argentina, aqui nunca. Haddad dizendo que o Mourão torturou o Geraldo Vande ao vivo na Gazeta, sendo que o VP tinha 16 anos a época. A direita, desde que não tenha alguém com a rejeição merecida do Bolso do outro lado, vence tudo. Voltem a trabalhar.
Acho que o Lula rápio perdeu poder porque o PT amordaçou a Esbanja. Deixa a moça trabalhar.
Imagina o saudoso pária, com esse congesso que ele fornatou; hoje.!
basta analisar a qualidade de nosso kongreço !
Acho que o Lula rápio perdeu poder porque o PT amordaçou a Esbanja. Deixa a moça
Lula deveria ter defendido seu legado e sua historia e não deveria ter disputado essa eleição . Está queimando sua história .
Povinho merece os polÃticos que tem
Virou um presidente bananeiro e um banana para a Janja.
Muito frágil pelo imobilismo e letargia de sua equipe.Além de ideias muito atrasadas da coisa pública. Virou um marionete na mão do Centrão.
Tinha que ter secado geral para negociar. Agora parece tarde
Começa que não há necessidade de chamar conservadorismo (tradição brasileira) de bolsonarismo. Este uma arruaça dentro do conservadorismo. Nas repúblicas eh normal o povo legislar. Para o outro o nome diz executivo e estamos conversados. E não confundir o dever do STF em consertar falhas constitucionais. Tá tudo certo, só não venham com história de fraqueza de lula, onde ele não tem que ter força. Ele está fazendo , exemplarmente, o serviço dele.
Se o golpe dos bolsanaristas tivesse tido sucesso estariamos assim?
Agora, que esse Lira é o que tem de pior na polÃtica do Brasil, isso não resta a menor dúvida.
Cenário sombrio que se desenha para o futuro do Brasil. O Congresso será paulatinamente mais ocupado por pessoas ideologicamente radicais, pouco afeitas ao diálogo e ao atendimento das pautas sociais. Isso vai engessar a governabilidade de qualquer presidente eleito e o que veremos é a priorização de demandas especÃficas de igrejas, associações criminosas (milÃcias), conglomerados financeiros e interesses ilegÃtimos de segmentos como o agro (liberação de pesticidas, por exemplo). Triste!
Dura e sombria realidade com esse empoderamento tortuoso das bolhas do congresso!
O BR eh um monstro social no mundo. ConstruÃdo por séculos. Isso distorce a estrutura , dominada por uma minoria, massacrando a maioria. O conservadorismo sendo envenenado por um liberalismo, que tenta se reciclar no mundo , quer , sempre, corroer o progressismo, e são todos instrumentalizados pela nata do poder econômico, os banqueiros, que passam despercebidos e ilesos , enquanto aqueles se batem entre si.
O agro é top e o papa é pop
Nesse contexto todo, pensamos q todos os nossos problemas seriam resolvidos pelas "diretas já" na década de oitenta, de lá pra cá, avançamos bastante na energia elétrica, comunicações, saúde e educação, é inegável, mas saneamento básico, meio ambiente estamos perdidos, a fauna e a flora são vendidas a preço viu e aqueles q cometem delitos recebem multinhas. Noutro campo, o das instituições o q esperar dos herdeiros da casa grande, dos coronéis, oportunidade pra base da pirâmide social? nunca....
E nesse Congresso não faltam corruptos, crentes fundamentalistas, latifundiários, armamentistas, fascistas e semianalfabetos orgulhosos da própria incapacidade cognitiva: a borra da sociedade. Estamos bem.
Mas eles são eleitos, refletem a alma do povo. O BR eh isso. Nossos antepassados construÃram isso por séculos. E queriam consertar elegendo Bozo?! O joalheiro que serviu de escudo (furado) ao liberalismo, que a folha defende com unhas.
O Brasil é engraçado: presidencialista, mas com dois primeiros ministros; laico para isentar impostos e teocêentrico para impor pauta religiosa; dois parlamentos para um votar o que já foi pelo outro votado; truzentos conselhos com "getons" e o escambal, mas sem conselho do povo; o paÃs do futuro, mas com pé fincado no passado..... Enfim, além de engraçado, não é para amadores.
O congresso americano também manda muito. E o bipartidarismo às vezes mais atrapalha que ajuda, por reforçar o clima de polarização acentuada.
E o império do mal vai fazendo água. A diferença eh que nós nunca emergimos, sempre estivemos no fundo do esgoto.
Atualmente na Bananalândia, Arthur Lira manda e desmanda, Lula não apita nada.
Presidente bananeiro e ineficaz
Adivinha quem foi que deu poder a Lira lá atrás pra não ser impeachmado? Um já foi e se ficar inelegÃvel de novo pedirá música no Fantástico. O outro sairá em pouco mais de um ano.
"NÃO É O NOVO NORMAL NÃO..." O Congresso não foi eleito para o sistema parlamentarista, portanto está forçando o Executivo e ameaçando o Judiciário. O pres Lula da Silva não resistiu a pressão do Centrão do Lira, e entregou uma considerável parte do seu governo ao adversário inimigo (o bolsonarismo), e os ataques ao Judiciário já começaram! O pior da "velha polÃtica" está pior ainda, com o governo que prometeu a 'Esperança Democrática'. É preciso avaliar o atual cenário polÃtico do nosso paÃs
O apoio irresponsável da grande imprensa,por não apurar devidamente e não analisar contextualmente, os fatos que resultaram no impedimento de Dilma e na glorificação da Lava-Jato, muito contribuÃram para chegarmos ao estado deplorável em que nos encontramos. Esse Congresso é também, em boa parte, decorrência do apoio ao governo bolsonaro com sua polÃtica de armamento da população, de fortalecimento da influência de pastores ditos "evangélicos" e de participação e empoderamento de militares
Dilma foi o atraso e a falência econômica da nação, o mesmo caminho sendo feito agora pelo perdulário do Ignácio III.
A Dilma fez o maior estelionato eleitoral e que rou o paÃs para poder manter seu projeto de poder. A lava jato recuperou R$6 bilhões em corrupção. Sugiro A Organização, de Malu Gaspar. O esto são as suas Nararativas contra a realidade.
Com a dinheirama derramada no colo de caciques polÃticos da extrema direita, Boziloide não conseguiu se eleger, mas garantiu a eleição do pior parlamento brasileiro de todos os tempos. Não dá sequer para chamar de democracia relativa, essa coisa que se instalou no lugar do golpe militar-fundamentalista frustrado.
Eu não concordo com muitas pautas do PT mas nós elegemos um Congresso Incivilizado, se depender do Bolsonarismo: destruimos a educação, a economia, a saúde, a ciência, os direitos civis e até a Amazônia e o Pantanal. Se imporia as práticas mais vis de religião associada com ganho de dinheiro, sem a mÃnima espiritualidade. Tenho certeza de que até a Coroa Portuguesa não era tão atrasada quanto essa gente!
Perfeito. Um erro jamais justifica outro. Veja que o Coiso votava com Lula até o fim do mensalão, sem a mesada foi pra oposição eis que sempre fez parte do centrão. Eles são a ignorância e inutilidade. Não justifica a extrema corrupção das gestões petistas que culminaram na sucessiva prisão da cúpula petista. Nenhum serve.
A luta está sendo muito inglória a ponto de desejar a mudança para o parlamentarismo. O congresso é irresponsável e a punição vem, à s vezes, pela não reeleição. Com o parlamentarismo essa gente, metade ou pouco mais, seria obrigada a trabalha neste congresso. Mas ainda temos bons polÃticos que podem levar o Brasil avante
O Parlamentarismo já deveria ter sido aprovado no plebiscito de 1992, mas o povão embarcou nas mentiras da época. A constituição foi pensada para um regime parlamentarista. Hoje, o Parlamento piora os projetos e muda a legislação, sem ser responsável por nada. Se der certo é o Congresso que legislou; se der errado é culpa do executivo que não soube aplicar. Esse sistema só dá certo para o bolso do centrão; para o paÃs... nunca.
Punição pela não reeleição? De quem? Estes caras estão cada vez mais fortalecidos pelas emendas que mandam para seus prefeitos cupinchas em seus currais eleitorais. Violação clara do princÃpio da impessoalidade na administração pública. Aqui no RS um destes mequetrefes bolsonaristas criou uma campanha em municÃpios com votação por app para ver qual comunidade levaria um milhão para algum projeto local. No fim vai destinar um milhão para seis finalistas. Dinheiro público que ele vende como seu.
Podemos afirmar que esse "novo normal" foi institucionalizado por um ex presidente InelegÃvel que nunca gostou de trabalhar e deixou o famigerado centrão, que não tem pátria, tomar conta de toda arrecadação do paÃs.
O tal Fernando está em toda postagem falando de desgoverno. Os caras não tem embasamento técnico para sustentar isso. É incrÃvel a capacidade das redes bolsonaristas capturarem os cérebros dos cognitivamente menos aptos; ou se combate a desinformação, encarcerando a estrutura do gabinete do ódio e enquadra as redes sociais e seu eco de desinformação, os mais pessoas serão capturadas.
As NotÃcias Falsas (FN) não começaram e nem terminarão com o Bolsonarismo. Inclusive, a atual Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, foi vÃtima quando o PT lançou contra ela em 2014, ano em que nem se cogitava a polarização de hoje. O Janones está aà para reforçar que gabinetes de ódio podem acontecer em qualquer lugar. Concordo que as redes sociais são um desafio a ser superado, mas o "enquadrar" é que pode ser complicado. Não há diálogo com extremos, nem à direita e nem à esquerda.
Se você não usou, ok. Minha crÃtica foi ao uso da palavra sem lastro na realidade. Pessoas que ficam que nem papagaio repetindo algo sem fundamento dando eco as disseminações de sandices dos má intencionados da horda bolsonarista tem que ter sua cognição questionada. Não se trata de querer ser superior, mas é uma tentativa de fazer vocês se tocarem sobre esse comportamento irracional.
Eu nunca usei essa expressão lacradora chamada "desgoverno". Apesar pontuei seu ar de superioridade intelectual. Como a maioria dos acadêmicos de esquerda fazem. Homo superior. Intelectualmente apto. Inteligente.
Mais um cognitivamente inapto que me ataca. Quem é especialista em absurdos, são pessoas iguais a você e o Fernando. Você Rodrigo, aliás é uma figurinha carimbada por aqui. Tente subsidiar sua opinião sobre desgoverno; tenho certeza que nada se embasará no mundo real. O dia em que eu falar alguma sandice, fique a vontade em me ridicularizar. O governo tem erros, como todo tem, ainda assim nada comparado ao governo anterior.
Falou o cognitivamente apto. O homo superior. Na verdade cada lado da polarização acha que o outro é desprovido de inteligência. Poucos estão fora da bolha. Não parece ser o caso da André.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Presidente perde força, e pressão do Congresso é novo normal da política brasileira Voltar
Comente este texto