Opinião > Língua brasileira Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Anna Amélia Meule

    Eu gostaria de pedir, por gentileza, as referências. A primeira é esta; A primeira vez que aparece a denominação "língua portuguesa" é num texto de 1430. Qual é o texto? A segunda é isto de dizer que em galego se dizia 'vi ela'. Pode dar uma fonte? Gramática?

    Responda
  2. Graça Sette

    Artigo ótimo, claro e conciso.

    Responda
  3. Nerisvaldo José Santos

    Parece que no inglês, acontece a mesma coisa.

    Responda
  4. Nerisvaldo José Santos

    Parece que no inglês, acontece a mesma coisa.

    Responda
  5. Cristiano Jesus

    Rivalidades linguísticas são, na minha opinião, uma bobagem das maiores que há. Isso só afasta povos e gera preconceitos. Há um outro problema muito mais grave em curso que é o empobrecimento da língua. Eu estive a ver videos e a reparar que as pessoas não têm mais capacidade de criar uma fala consistente e articulada; são grunhidos como "véi", "vixi", "aff" e palavras assexuadas aos montes. Vejo nisso a mesma realidade colapsada do imperdível e urgente filme Idiocracia.

    Responda
    1. Anna Amélia Meule

      Falta mais seriedade com a língua nestes tristes trópicos. Sim, há variantes faladas, e são todas maravilhosas. Mas incentivar a língua padrão, uma boa dicção, vocabulário diversificado é dever não só da escola, mas de quem está também à frente agora dos meios de comunicação. Não vejo esses vídeos, não vejo TV, abomino podcast que extrapolam o uso de 'a gente' 'com a gente' 'pra gente' etc etc. Prefiro um nós com o verbo conjugado no singular como se faz em Minas Gerais. Tanta 'gente' cansa

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.