Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Cardoso

    É difícil mentir sobre a inflação. As pessoas sabem o preço das coisas. Embora o plano real tenha supostamente acabado com ela, lembro de ter comprado um jornal no dia seguinte ao plano por sessenta centavos. E um quilo de chã por 3 reais. Os preços, em ambos os casos, multiplicaram por dez nos últimos 29 anos. Por isso defendo a meta zero.

    Responda
  2. Marcos Benassi

    Quem defende a responsa fiscal? Uai, a Farinha Lima. Sempre que não seja atendida, evidentemente.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Cara, eu sou de esquerda mas achei seu comentário muito ruim: responsabilidade fiscal é fundamental para qualquer governo conseguir que a economia cresça e investir no social. Você está defendendo "irresponsabilidade fiscal"? Como foi com a Dilma?

    2. Ricardo Arantes Martins

      Farinha Lima! Bom rir do que é sério logo cedo numa segunda. Valeu Benassi e bom dia.

  3. Cleomar Ribeiro

    ... parece que o Lira tem aquele habito desagradável de dobrar e apertar exageradamente a mão do outro no cumprimento de mãos!!!... Tem-se que drenar as asas deste operador do centrão!!!

    Responda
  4. Vanderlei Nogueira

    Censura claro, Estudo da Noruega: país se tornou rico com a descoberta de petróleo no mar do norte, IDH é de 0,957....e a descoberta de petróleo no Brasil? Em 2006, descoberta do pré-sal, o país tinha um IDH de 0,807, após a descoberta de petróleo caiu para 0,758...Todas as vantagens competitivas do país foram anuladas por economistas e políticos...Quanto mais riquezas descobre, mais pobre fica

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      A economia aqui é voltada para a Elite Política econômica

  5. Rubens Ventura

    Esse populismo de emendas comprativas de população mediocre transforma a cada dia o país mais pobre, vamos acabar com a reeleição.

    Responda
  6. Fabrício Schweitzer

    Interessante é perceber essa preocupação em relação à economia, se mentem ou não, durante um governo minimamente inclusivo. Falando em governos mentirosos, lembro do cara que golpeou o governo Dilma, dizendo que o Brasil, então, teria segurança jurídica. Se não foi mentira, foi piada. Tem tudo para ser mentira, pois usava suas mãos para tentar imprimir veracidade.

    Responda
    1. Rubens Ventura

      Foi golpe parlamentar, Dilma não entendeu o que é presidencialismo de coalizão.

  7. André Silva de Oliveira

    A irresponsabilidade fiscal não pode levar a outro resultado que não seja o desastre econômico. Respondendo à indagação do colunista, nem Lula, nem Haddad nem tampouco o Centrão defendem a responsabilidade fiscal de modo crível. Estamos à deriva.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Vc mora onde?

  8. Jorge Rodrigues

    Mentir sobre os indicadores econômicos e adotar contabilidade criativa são abjetas características dos governos populistas, ineptos, irresponsáveis, patrimonialistas e seguidores dos obtusos conceitos propagados pelos economistas "desenvolvimentistas". Lula, Dilma e os Kirchners se enquadram nessa nociva categoria.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O PG não mentiu?, só os governos do PT?, sei

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Foste até bem. Acaso no final não esqueceste algum nome para acrescentar?! É sempre um incômodo ter político de estimação. Não é vero?!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      O bozinho também.

  9. NACIB HETTI

    No mundo parcialmente alfabetizado a mentira sobre economia é um importante instrumento de controle social, principalmente em países de governança populista, que têm uma linguagem própria a ser assimilada pelo ouvinte.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      A direita não mente, sei

  10. andre lunardelli

    Perfeito! Países centrais podem ter défcits porque tem juros baixos sem que isto gere inflação, e isto é possível justamente porque tem instituições qualificadas e fortes, e porque tem renda alta - os países que não as tem são os chamados "em desenvolvimento." Como sair deste círculo vicioso? Começa por fortalecer e melhorar as instituições, e derrubar a regra fiscal que este mesmo governo criou há menos de 6 meses é exatamente o oposto disto.

    Responda
  11. Valter Junior

    Está muito claro quem defende o que, quanto e porquê. Só não vê quem não quer.

    Responda