Ana Cristina Rosa > Novembro, mês da paciência negra Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Luciano Ferreira Gabriel

    2.1 Novembro, mês de lembrar da Princesa Isabel, Rui Barbosa, João Clapp, Castro Alves, Maria Tomásia, Joaquim Nabuco (dentre outros). Este último, um dos mais destacados abolicionistas fundadores da Academia Brasileira de Letras e da Sociedade Brasileira Contra a Escravidão. Todos eles (as) fundamentais para a abolição, os quais juntamente com brancos (já que a etnia parece importar tanto)

    Responda
  2. Luciano Ferreira Gabriel

    2.2. maçons, católicos e também mestiços, como José de Patrocínio, André Rebouças, Antônio Rebouças, José Rebouças, dentre outros tantos trouxeram um pouco mais de iluminismo à ex-colônia. É preciso esclarecer bem as questões senão temos um buraco negro de ignorância sobre datas importantes, como a Anielle em seu Fepeabá (Festival de Besteira que Assola o País). É o mês da paciência da História.

    Responda
  3. Gustavo Michelin

    Fica tranquila que agora temos o ministério da igualdade racial, vulgo ministério da hipocrisia.

    Responda
  4. José Cardoso

    O abolicionismo foi um movimento amplo, talvez o primeiro grande movimento popular de nossa história. Participaram dele negros, brancos e mestiços.

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Uai, Ana, o peçoau tá certo: deve-se ter gratidão *à princesa Isabel* - quem for dela descendente, pode auferir tal benefício. Todos os demais, poderão ser alvo de justificada raiva, particularmente os descendentes de famílias "quatrocentonas", cuja riqueza tenha origem na cafeicultura e exploração mineral, tradicionalmente empregadoras de mão de obra escrava. E o povo comum tinha também um ou outro escravo em casa, não? Sei lá, tô meio desconfiado desse "agradecimento" à dona Isabel...

    Responda
  6. Vanderlei Nogueira

    Nenhum cidadão branco consegue viver no país sem Proteção especial 24 horas por dia, negócios, relacionamentos e trabalho

    Responda
    1. Maurizio Ferrante

      O que isso tem a ver?

    2. Maurizio Ferrante

      O que isso tem a ver

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.