Poder > Negra filha de boia-fria se lança a vaga no STF para 'quebrar barreiras invisíveis' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Acho que ela tem que ir para o STF por ser uma mulher capacitada e por conta da representatividade . As pessoas, quando se trata de negros, sempre querem dizer que é filho de boia fria, isso é aquilo . Talvez uma seja uma forma de preconceito velado, ou mesmo, uma falsa ilusão de dizer que mesmo na desvantagem social é normal ocupar os cargos de destaque nesse paÃs . Sempre digo que essas pessoas não são parâmetro pq via de regra, tem um QI acima da média . O nosso grande desafio, é a educação.
meu irmão, analista aposentado do TRT, declara que a apoia plenamente. Sai uma mulher do TRT (gaúcha), entra uma mulher do TRT (mato-grossense) .Troca justa .
ONORIO GONCALVES DA SILVA JUNIOR, não sei em que estábuhlo você nasceu pra achar que tem o direito de agredir quem faz algum comentário que lhe não agrada, pouco me importa a sua opinião, sem educação. Continue vivendo nessa sua bolha de ilusão, nessa realidade paralela que só existe na sua cabeça. Eu disse e reafirmo, essa senhora é uma coitada de achar que será indicada ministra de alguma coisa por esse presidente retrógrado e patrimonialista.
Que grosseria a sua hein!!
Não me recordo de ter presenciado tantas sugestões "republicanas" quando foi nomeado o terrivelmente evangélico e o terrivelmente negacionista no governo passado.
Eu entendo os cuidados do Lula: Depois da indicação não tem retorno, o ultimo desconhecido que foi indicado por ele - O Joaquim Barbosa, negro, pai pedreiro e mãe dona de casa - dos critérios aqui defendidos, só não era uma mulher negra. E deu no que deu para o bem e para o mal. Com a atual composição do Congresso Nacional, o mais baixo nÃvel desde a década de 1980, o mais prudente para o Lula é se fixar nos nomes de Flávio Dino e Jorge Messias.
Sua sugestão é ridÃcula
Joaquim Barbosa, o primeiro ministro negro do STF, se aposentou com 59 anos, voluntariamente. Poderia ter ficado até 2029. Espero que ela, se for nomeada, não faça o mesmo.
Qual o problema de se aposentar depois de uma década no STF? Existe algum demérito ? Acho até bom para haver uma maior rotatividade de ministros . Se for nomeada, não deve nada a ninguém a não a Seus e a si mesmo, posto que tem as credencias constitucionais necessárias para ocupar o cargo. Será uma jurista, não uma ativista . É preciso parar de achar que pessoas de cor são coitadas, opto que de certa forma é um racismo velado ...
Linda história, parabéns! Não existe candidatura ao STF, onde a escolha cabe apenas ao presidente e depois aprovação pelo Senado.
Hoje surgiu um nome de peso para rivalizar com os três nomes colocados como favoritos. A magistrada tem conhecimento técnico superior aos três nomes, tem histórico ilibado em décadas de dedicação frente a magistratura !!! Representa minorias é mulher é negra !!!! Espero que movimentos sociais de todas as vertentes que lutam pela diversidade possam lutar pelo nome da magistrada. Que seja o criterio para escolha o amigo pessoal do presidente.
realmente a chance é zero. Tem nomes de "peso" na lista, que tem um bom "QI" (quem indica).
Quem diz chance zero como senhor tem uma lógica própria que respeito porque em regra o mundo caminha pela lógica do poder, mas existe fatores que desafiam essa lógica, o Lula é um deles, quem imagina que Lula sairia da prisão e viraria Presidente ???? Digo o mesmo neste caso. Hoje temos um novo nome que deve ponderado. Nome que tem competência e representa uma luta pela diversidade
Coitada, não tem a manor noção de como são as nomeações para as vagas de ministros do STF....chance dela é zero.
Coitado é você com seu comentário desrespeitoso. Aqui tivemos centenas de apoio de pessoas cultas e informadas em favor do nome da magistrada. Se as pessoas se limitassesm a ter seu pessimismo o mundo ainda estaria usando carroça ou roda quadrada. Muitas mudanças no mundo são fruto da ousadia de quem tem brilho e ousa. Hoje é um marco de coragem e um novo nome surge no cenário e nada é impossÃvel.
Não interessa se é negra, branca, parda, Ãndia etc etc, o que interessa é o saber jurÃdico e apartidário .
Você tem razão. E te digo e ouso desafiar quem diga o conrrario que a magistrada tem todos os atributos para ser ministra da corte constitucional!!!!
A dona Adenir tem muitÃssima e cientÃfica razão em seu arrazoado: 5O anos de pesquisa de alta qualidade em Psicologia sócio-cognitiva indicam que a percepção da própria capacidade pode ser alterada pela observação. O senso de capacidade tem relação direta com a motivação para empreender um curso de ação, e, importantÃssimo, para resistir à s intempéries do caminho. Coisa linda, Dona Adenir, é nóis.
Parabéns pelas suas sábias palavras !!! Concordo em número gênero e grau !!!
Só no sonho. Esses idosos que chegam na presidência são do tempo que mulher só servia para a cozinha. Mudaram um pouco o discurso, mas a prática é que não confia em mulher e não tem nenhum compromisso com agendas raciais. Mas não custa tentar né.
Em 2023, já passou, e muito, da hora de termos uma ministra com o perfil como o dela.
"Notório saber jurÃdico" não diz absolutamente nada. O que seria este saber? Os juÃzes e ministros interpretam a lei como querem e fazem análises polÃticas. Por isto precisamos de ministros ou ministras comprometidas com os mais pobres e com os trabalhadores. Com compromissos polÃticos para interpretar as leis para os mais necessitados e para um projeto de um paÃs mais justo.
Parabéns pelo seu comentário !!!
Tive o privilégio de ser aluno da Dra. Adenir e fico muito feliz com essa possibilidade. Sua trajetória profissional demonstra altivez e capacidade jurÃdica inquestionáveis para ocupar o cargo. Torço muito para que dê certo.
Também fui aluno dela e tenho orgulho em chancelar suas palavras. Parabéns !!!
Mesmo sendo o STF fosse composto por duzentos e um magistrados(as) , haveria cidadãos com notório saber jurÃdico, lÃdimos representantes de determinado segmento da sociedade civil, não comtemplados .
Vamos ver se o Lula é realmente justo. Não aceito menos do que isso
Que grandeza sua posição. Penso o mesmo !!!
Lula tem conhece ? v. é deputado do centrão ?
Está-se perdendo de vista o critério constitucional que deve primordialmente prevalecer para nomeação ao cargo de ministro do STF: notável saber jurÃdico. E isso importa sobremaneira, pois os temas postos à apreciação e deslinde do Colegiado, em sua maioria, têm importância fundamental à vida da nação. Nas últimas nomeações prevaleceu o interesse pessoal do Executivo, que se curvou à pressão de grupos organizados da sociedade civil. É lamentável !
Tem que tirar o chapéu para essa vencedora. Ela no STF seria muito bom para o paÃs.
Seu comentário foi brilhante !!! Só quem conhece as arguras da vida sabe o que o senhor está elogiando. É uma vencedora em todos os termos !!
Marca esse gol Lula!
Nomeia ela Lula , por favor. O senhor estaria colocando no cargo alguém "terrivelmente competente" , " terrivelmente qualificada ", " terrivelmente povão " e os brasileiros , especialmente os" terrivelmente desassistidos" ficariam " terrivelmente representados". Tome esta atitude Sr Presidente, o Brasil merece.
A diversidade deveria ser a principal caracterÃstica para escolha de um ministro para o STF, homem, mulher, não homem , não mulher, brancos , pretos , indÃgenas, e outros quaisquer grupo que necessita de representatividade. Entretanto, me preocupa o fato desses futuros membros da mais alta corte serem contaminados pela espécie de pacto que existe entre eles de perpetuação do poder , se protegem independente do foro Ãntimo . Pelo pouco tempo que ficou Joaquim Barbosa , o que não seguiu a regra.
A principal caracterÃstica deveria ser o compromisso com os pobres e os trabalhadores. Tendo estes compromissos, poderia entrar as caracterÃsticas étnicas e raciais.
PeraÃ. Os membros do STF podem ter milhões de defeitos, mas não esse aà de "pacto pela perpetuação do poder". Quem escolhe suas excelências é o presidente da República e quem aprova ou não a escolha é o Senado.
O STF virou a casa da Mão joana mesmo, perdeu sua idoneidade, hoje por lá o judiciário só serve para disputas politicas e só faltava incluir essa da diversidade, não representa mais a Carta Magna s Lei, representa Classes. Que pena.
Adenir é gigante! Competente, preocupada com a coletividade e intelectualmente completa!
O mais importante é o posicionamento polÃtico dela a favor das classes populares e trabalhadoras. Inclusive para lutar contra o racismo.
Eduardo Rodrigues, a reportagem deveria mostrar outras qualidades da candidata, se ela tiver, como o compromisso polÃtico e social. Somente ser mulher e negra não basta.
A Dra Adenir é gigante!
Ou seja, que ela tenha posicionamento polÃtico pelas classes populares
A Constituição da República estabelece que ministros do STF devem ter notável saber jurÃdico e reputação ilibada. Não IMPORTA a cor, religião ou condições socioeconômica!
Pois é e colocaram um terrivelmente evangélico (este foi o critério) e o Cássio Nunes!
Então tá tudo errado. Todos os STJ tem rabo preso. Reputação ilibada!? Kkkkk
Tens alguma dúvida que a Dra. Aldenir o tenha? Porém é óbvio que além disso, a questão da diversidade é de suma importância. Como explicas e justificas que em mais de 100 anos de história. O STF tenha tido 171 ministros, e dentre eles apenas 3 mulheres. Nunca tivemos profissionais do Direito com alto saber jurÃdico? A própria reportagem cita varias, e com fotos. A única coisa que justifica essa ausência, é a prevalência de um patriarcado anacrônico e ignóbil.
O que importa é ter formação de alto nÃvel, ter lido os grandes sociólogos, filósofos e teóricos do Direito, conhecer os clássicos da literatura, ser autor jurÃdico;ser negra, filha de boia-fria e até mesmo desembargadora do trabalho - só em SP há quase 100 deles - não é suficiente. Se preencher esses requisitos, ótimo. São parâmetros curriculares os do Alexandre Moraes, Gilmar Mendes, Barroso. Não há espaço aqui, quem quiser veja no Google . De outra forma o nÃvel continuará ladeira abaixo.
Se for uma desembargadora mulher e negra, porém de posicionamento polÃtico contra as classes populares, pode até aumentar o preconceito. A bancada evangélica bolsonaristas tem deputadas mulheres e negras.
Quem disse que é suficiente? É óbvio que precisa ter notório saber jurÃdico, mas o fato de ser mulher e negra ajuda a superar preconceitos.
Parece piada dizer que de boia fria a desembargadora só em SP tem mais de 100. Parece viver em um mundo paralelo. Igual ao currÃculo dos que o senhor nomeou que tem milhares no paÃs, pois basta pelo seu critério mirar em escolhidos que tem vida acadêmica. O Supremo não é a academia e judicar não é magistério. Lamentável pessoas fazerem comparações esdrúxulas para tentar desqualificar uma candidata com totais atributos para o cargo
Será outra como Anielle Franco?
Que mentalidade rea cionária. Certaamente bo zolóide
Tá feio folha.... quer pautar a indicacao de Lula ao STF, logo vcs que junto com toda a imprensa o jogaram nas grades, já sabendo que era uma perseguição polÃtico ideologica da "justiça" de Curitiba? Lula nem imagina quem é essa senhora! E está cheio de mulheres com o perfil dela bolsonaristas, de extrema direita, vai saber!
É sério este seu comentário. Sua cegueira é lamentável
É uma magistrada brilhante, preparada, honesta e humana. Será uma grande constitucionalista !!! É um nome mais preparado do que os que circulam atualmente na lista de preferidos, pois é uma desembargadora de carreira com muita experiência e além disso tem a representatividade de ser mulher e negra. Seria uma escolha histórica.
è maior de trinta e cinco anos de idade ? tem notório saber jurÃdico ? está em dia com sua situação eleitoral ? OK ! pode pleitear a vaga .
Um gesto positivo e polÃtico (no bom sentido). Não sei quais as chances de Lula positivar tal candidatura mas serve para abrir os olhos. Suas origens pouco importam. Aliás até o "notável saber jurÃdico" previsto na Constituição para o mister da função de Ministra do Supremo parece pouco importar ultimamente, o que não é o caso da candidata por suas qualidades delineadas na matéria.
Lula não vai cometer os mesmos erros do passado. Ele sofreu na própria carne as consequências de escolhas com base neste ou naquele lobby da imprensa ou de quem quer que seja.
A diversidade no STF deve começar pela fixação de sua competência exclusivamente para o julgamento da matéria constitucional controvertida, tudo mais, inclusive o julgamento dos HCs deve passar a do STJ. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
ação entre amigos. isso vai de terrivelmente evangélicos até terrivelmente petistas. são todos farinha do mesmo saco.
Esse tÃtulo apresenta duas questões gramaticais, a primeira "se lança a" não deveria ser "se lança à "? E a segunda quebrar barreiras invisÃveis não é entre aspas?
O Lula quer alguém que NÃO tenha medo da Imprensa, que julgue com forme as provas não seguir o Julgamento da Imprensa como fez por exemplo a Carmen Lucia no HC do Lula.
O Lula quer alguém como Cristiano Zanin para o STF e Augusto Aras para a Procuradoria Geral da República. Vai ser difÃcil. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
O tofoli que foi reprovado duas vezes em concurso para juiz - juizinho, na verdade, e só está onde está porque seu feito mais relevante, antes do stf, foi ter atuado como office boy do zé Dirceu. Esperar o quê dessa república de bananas?
Cuidado Lula ....deve ser patrocÃnio do Agro.
Sempre me pergunto a quem interessa essa discussão, ou vcs acham que é por pura bondade? Joaquim Barbosa foi um perseguidor implacável da esquerda durante o mensalão e depois saiu de cena. Mulheres do STF votaram contra o HC de Lula e a consequência foi a eleição do inominável. Identitarismo é um câncer. Quer mudar a justiça? Estabeleçam cotas para os cargos de juiz em primeira instância, pq é ali que os pobres são julgados. No STF está discussão só serve para o interesses escusos.
Para sua informação, já existem cotas na primeira instância. De resto, seu raciocÃnio é elitista: quer dizer que mulheres e negros podem ter acesso à primeira instância, mas não ao órgão máximo do judiciário? Devem julgar somente os pobres, deixando o julgamento das grandes causas nacionais para 11 homens brancos? Ou você acha que não há mulheres negras de notório saber jurÃdico e ilibada reputação moral?
Como assim?! Joaquim Barbosa foi perseguidor implacável da esquerda?! Quer dizer que "perseguidor da esquerda" é todo aquele que julga o Direito contra seus interesses?Joaquim Barbosa sequer julgou Lula! Com essa definição você acaba de inocentar Sergio Moro de tudo quanto lhe acusam. O faz emergir como "árvore que deu bons frutos e por isso é apedrejada para que estes caiam e sejam consumidos, pelos famintos por dinheiro público e poder."Não há nada em Marx que justifique a corrupção. Namastê!
Excelente observação parabéns
Diante de tanto palpite é melhor Lula pedir conselho ao Bolsonaro.
A diversidade no STF deve começar por sua reforma com base em 4 pilares: configuração ( 27 Ministros, um por cada Unidade Federativa, o STJ tem 33) competência ( exclusivamente para o julgamento de matéria constitucional controvertida), acesso ( eleição por Colégio Eleitoral) Mandato ( 10 anos formando o tripé de 04 da Câmera e 08 do Senado) . Do jeito que está é que já não pode ficar. É como penso. Namastê!
Um estado e uma cidade visceralmente bolsonarista indicam uma Magistrada e pelo fato da mesma ser afro descendente é motivo da mesma ser nomeada MInistra do STF. Presidente nomeia com certeza alguém alinhado ao seu ponto de vista , vide as nomeações dos dois últimos nomeados por Bolsonaro que até hoje são advogados de defesa do cassado. Lula vai nomear quem ele quiser. O fato da mesma ser afro descendente não vai influenciar em nada a nomeação.
Lula está desconfortável para nomear um novo Ministro do STF, que lhe seja tão fiel como Cristiano Zanin e um Procurador Geral da República, que seja tão infiel à República como Augusto Aras. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
A capacitação para ocupar qualquer função de estado deve ser a competência, que é a garantia do justo e eficiente e não apenas a condição de natureza racial, de gênero, de orientação sexual ou quaisquer outras.
Em sendo a pessoa com a qualificação que vc diz ter, que seja indicada e empossada. Qualquer que seja sua condição. quqlquer qe seja sua condição.
Concordo com o senhor mas no caso estamos diante uma pessoa extremamente capacitada que passou em um dos concursos mais dificeis da área jurÃdica e tem décadas de experiência na magistratura e ainda conjuga a representatividade simbólica de mulheres e negros. Para lembrar que as escolhas do Supremo não são técnicas, são pontuadas por interesses, neste sentido é mais aceitável um interesse que vosa contemplar a diversidade que o interesse perante pessoal do mandatário.
Parabéns pela linda e Inspiradora trajetória, mas o governo Lula anda defenestrando mulheres e no páreo há homens muito bem apoiados. Porém se ela conseguir o apoio do centrão ou de Arthur Lira, suas chances serão reais. Essa turma continuou a dar as cartas nesse governo.
O fato de Lula ter que dividir seu governo com o centrão é culpa dos eleitores que elegeram esse grande número de deputados de direita. Não tem como governar com minoria, nesta Constituição de formato parlamentarista.
Que tal uma terrivelmente evang.?
Ter no tÃtulo se lança parece meio preconceituoso. Talvez pudesse ser: Negra filha de boia-fria é candidata a vaga no STF para 'quebrar barreiras invisÃveis'
O Lula vai nomear o Bessias, mais um branco. Vcs são muito ingênuos
Parabéns, sofreu e conseguiu, será uma juÃza constitucional exemplar.
A fsp gostaria de indicar o juiz Pinochio das Araucárias.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Negra filha de boia-fria se lança a vaga no STF para 'quebrar barreiras invisíveis' Voltar
Comente este texto