Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Davi Britto

    Os hebreus têm direito a defesa, mas suas ações são desproporcionais!

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Propo rcio nal seria deg ola r 40 be bes, e matar com inten ção 1.400 civis, estup rrar jovens ns, tortu rrar e etc? É isso?

    2. Dagmar Zibas

      Muio. Limpeza etnica em curso.

    3. Dagmar Zibas

      Muio. Limpeza etnica em curso.

    4. Dagmar Zibas

      Totalmente. 1.500 perdas de um lado e 10 mil de outro, sendo 4 mil crianças.

  2. Aleksander Hada Ribeiro

    Hamas construir abrigo antiaéreo? Com que cimento? Com que ferro? Ou a colunista "esqueceu" que o estado sionista terrorista israelense impõe bloqueio a décadas, impedindo a entrada.. veja só.. de material de construção. Melhor dar um google antes se escrever suas colunas

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      Cintia Klein, posso não concordar com os métodos do Hammas, mas eles são, hoje, a principal força contra a ocupação Zion Ista. Assim como os vietcongs, quando lutavam contra a ocupação estadunidense, usam túneis para surpreender o inimigo.

    2. Cintia Klein

      500 km em extensão de túnel, segundo o Hamas. Que apenas o grupo pode usar para se proteger. (Os palestinos ficam expostos) Já o metrô de Londres tem 400 km de extensão.

    3. Marcelo Brum

      Só 500 km de tún eis ..

  3. José Cardoso

    Bom saber que há quem pense com clareza por aqui. Só não compro a ideia de que o povo palestino de Gaza é apenas vítima do Hamas. O apoio interno deve ser grande, como o do bolsonarismo aqui, mesmo que não seja majoritário.

    Responda
    1. Ronaldo Almeida

      José Cardoso, óbvio que o povo palestino apóia o Hammas. E esse apoio só tende a crescer. Afinal, é a principal força a lutar contra a dominação Zion Ista, já que o secularista Fatah foi ludibriado pelas falsas promessas de Oslo.

    2. Joaquim Branco

      Infelizmente, esse raciocínio justifica a vingança e a morte de quatro mil crianças palestinas. Deveriam se lembrar do patriarca quando este suplicou a Deus para não destruir sodoma e gomora se nelas houvesse alguém justo. Certamente, a maioria do povo palestino não gosta do controle e da ocupação, porém não concorda com o que o Hamas fez.

    3. Joaquim Branco

      Infelizmente, esse raciocínio produz à vingança e serve de justificativa para a morte de 4000 crianças palestinas. Deveriam se lembrar do patriarca quando este suplicou a Deus para não destruir Sodoma e Gomora se nelas houvesse alguém justo.

  4. Cintia Klein

    Becky, excelente. Ontem, li por aqui, um casal de Palestinos que negou o ataque cometido pelo Hamas. Conceitos e fatos estão sendo levados a um campo da fantasia.

    Responda
    1. Ivandete gomes oliveira

      Fantasia é matar uma população acuada que não tem para onde ir. Fantasia esquizofrênica.

    2. maria gouvea

      4000 crianças mortas não são fantasia. Cintia, está guerra vocês já perderam . E perderam muito mais que isso , a humanidade , por exemplo, algo tão caro a cultura judsica

    3. neli faria

      A esquerda apoia o Hamas, porque os EUA apoiam o estado que foi agredido em sete de outubro. Como apoiou a derrubada do Xá em setenta e nove e hoje silencia quanto as mortes de mulheres por falta do pano na cabeça.

    4. Dagmar Zibas

      Sim. Fantasia que vilarejos na Cisjordânia são cercados por colonos e protegidos por seu exército. Fantasia que as perdas trágicas do 7 de outubro estão sendo compensadas por 10 mil perdas do outro lado sendo 4 mil bambinos. Pare de defender o indefensável.

    5. Dagmar Zibas

      Sim. Fantasia que vilarejos na Cisjordânia são cercados por colonos e protegidos por seu exército. Fantasia que as perdas trágicas do 7 de outubro estão sendo compensadas por 10 mil perdas do outro lado sendo 4 mil bambinos. Pare de defender o indefensável.

  5. Max Morel

    E o antissemitismo prossegue nos comentários.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Não tente a velha prática de taxar toda critica ao cruel expansinismo e limpeza étnica praticada vc sabe por quem (Folha não permite dar nome aos bois) com o detestável e o inconcebivel antissemitismo.

    2. Dagmar Zibas

      Não tente a velha prática de taxar toda critica ao cruel expansinismo e limpeza étnica praticada vc sabe por quem (Folha não permite dar nome aos bois) com o detestável e o inconcebivel antissemitismo.

  6. Severo Pacelli

    Triste essa manipulação das verdades, para atender ordem do Deus estado-unidense, que agora se juntou ao Deus israelense.

    Responda
  7. Emerson César de Campos

    Conseguiste resolver uma ten são mile nar com argu mentos bem qualificados, funda mentados na parcia lidade . Onde que criti car a mata nça dos dois lados é ser an ti se mi ta? Uma vida em Is rael vale mais que outra na Pales tina? Assim fica bem difí cil te per doar por ter digitado 17 na urna.

    Responda
    1. Ivandete gomes oliveira

      Perfeito.

    2. Francisco Jose Longo

      MM

  8. neli faria

    Quem sequestra crianças em tenra idade e idosos merece o menoscabo sideral de quem pensa objetivamente e não é do contra porque o país atacado em sete de outubro é apoiado pelos EUA.

    Responda
    1. neli faria

      Sr Ronaldo e Dagmar .quem xinga ou não conhece a língua portuguesa ou não sabe fundamentar. Apontei o que ocorreu em sete de outubro. Esquerda incoerente. A mesma esquerda que em setenta e nove apoiou a derrubada do Xá, hoje silencia quanto o que ocorre no Irã.

    2. Ronaldo Almeida

      Esse argumento é de uma tolice impar. A esquerda apoia a luta do povo pa.les.tino contra a ocupação zion.ista. A esquerda é contra o ge.no.cí.dio do povo palestino. A esquerda é pela convivência pacífica, como era antes de o atual Estado ter se imposto pelas armas.

    3. Dagmar Zibas

      Seu argumento é falso. Veja os fatos. 7 de outubro foi uma violência inominável, uma crueldade. Foram 1.500 vitimas. Mas isso justifica a ceifa da vida de 4 mil crianças do outro lado? A destruição de 2 mil prédios, hospitais, escolas, 23 mil feridos que não dispõem de qq assistência? Acorde para a realidade e deixe de pensar na polarização esquerda X direita. Aqui se trata de revanche cruel de um exército super armado sobre civis encurralados.

    4. neli faria

      A esquerda apoia o Hamas, porque os EUA apoiam o estado que foi agredido em sete de outubro. Como apoiou a derrubada do Xá em setenta e nove e hoje silencia quanto as mortes de mulheres por falta do pano na cabeça.

    5. Ricardo Arantes Martins

      Acho que a questão aí é que um erro não justifica outro. Nunca

    6. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      E quem bombardeia indiscriminadamente "crianças e tenra idade e idosos" merece o que?

  9. neli faria

    A esquerda, principalmente a brasileira, é a favor do Hamas, por contra os EUA. Quando o Xá foi derrubado, uns amigos festejaram por ser o Xá apoiado pelos EUA.Agora silenciam quanto as mortes de mulheres por falta de pano na cabeça. A esquerda, por ter apenas cultura ideológica , não sabe que o País cuja capital é Tel-Aviv aborto é livre, maconha recreativa é livre, não são perseguidos os homossexuais e feministas. Conheci em abril de 2017,passei meu aniversário,29, lá.E amei.

    Responda
    1. Roberto Freire

      Perfeito, Neli. Esse viés ideológico que cria todos esses especialistas em Banco Central, guerra Rússia Ucrânia e agora Oriente Médio. Sem perceber fazem papel de jihadistas. Deveriam assistir as cenas em Paris ou Barcelona para entenderem melhor o efeito do que pregam.

    2. Dagmar Zibas

      Argumentos risíveis. Vexe-se pela cegueira. Ninguém é a favor da tragédia inominável de 7 de outubro. Mas somos contra um exército poderosíssimo bombardear incessantemente um.povo encurralado. Já são 4 mil vidas de crianças perdidas. Universidade, hospitais, escolas, 2 mil prédios residenciais destruídos. 23 mil feridos sem assistência médica. E, sim, Telaviv continua linda. Vergonha pela falta de compaixão de quem se diz cristã

    3. neli faria

      Pois é, Luís, por isso digo que é incoerente. Wilson: o senhor conhece Tel Aviv? Já conheci outras cidades mais linda do que ela: Ama, Damasco, Istambul, Trabson, Aleppo. Meu aniversário passei em Jerusalém e em Belém, na Cisjordânia. Cidade que acho linda e recomendo visitar é Cornélio Procópio Paraná e Brazópolis.A esquerda apoia o Hamas, porque os EUA apoiam o estado que foi agredido em sete de outubro.

    4. wilson mazza junior

      Kkkk, a cada 10 minutos uma criança palestina é morta...Tel Aviv é linda....kkkk

    5. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas quem é contra o aborto, a maconha, os homossexuais e feministas no Brasil é a direita.

  10. wilson mazza junior

    É só umas bombinhas em cima de milhares de crianças inocentes...o que são milhares de crianças palestinas mortas...tudo normal...

    Responda
  11. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Enquanto líderes bilionários do Hamas levam uma vida de luxo no Qatar ..." Se isto é mesmo verdade, como não se usou o mesmo esquema que fez com os oligarcas russos para acabar com isto? Mossad conseguiria facilmente acabar com isto se quisesse.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Os caras estão morrendo aos milhares, mas o olho gordo só enxerga a riqusa alheia, né mesmo?

    2. neli faria

      Isso a esquerda incoerente não vê.

  12. Joao Quadros

    E o antissemitismo prossegue. Não adianta mesmo tentar dar luz a quem soh gosta de trevas.

    Responda
    1. Joao Quadros

      Que mania de taxar de fascista qualquer cousa dos que discordam.

    2. Marcelo Brum

      Mil e 600 anos de Igre ja falan do que mat aram Cris tô já uma ideia do porque...

    3. Severo Pacelli

      Só sendo ingênuo ou fascista para não ver o caos que ocorre hoje e sempre na Palestina. E pior que usam Deus para justificar tais crimes.

    4. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Mas, Javeh, qual a razão desse eterno antissemitismo?

  13. SILVIA M MACHADO TAHAMTANI

    A comunidade judaica (não toda), por ter passado por tudo que passou, usa como uma "licença poética", a narrativa de dizimar uma população de civis em pleno século 21! Shame on you!

    Responda
    1. neli faria

      Não é bem isso Pesquise, senhora Sílvia e constatará que graças a Deus os Palestinos vivem.

    2. Marcelo Brum

      Eram 750 mil em 1947. Hoje mais de 6 milh ões. Onde você achou o dizi mar? É guerra, morte de lado a lado.

  14. Ricardo Andrade

    O inverso é ser pró-massacre.

    Responda
  15. Max Morel

    Está certíssima.

    Responda
  16. Mariano Barbosa

    O Ha ma. s é horrível mas o que o país que você defende está fazendo também é. Nem toda crítica a este é anti-semita. O argumento ignora essa grande verdade.

    Responda
    1. Marcelo Brum

      Se você fosse o país, faria o que exat amen te com o Ham. as?